19 outubro, 2020

8º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 20ª SEMANA - (A/B/C/D)

PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS – 2020

8º ANOS - ANOS FINAIS - 20ª SEMANA

Profs: Leonardo/ Marcos/ Mariane


Habilidades: (EF69LP40) (EF69LP42)

 

Olá, pessoal! Na atividade passada nós estudamos sobre o verbete enciclopédico, vimos os locais onde normalmente encontramos esse gênero, discutimos sobre como nossos pais/avós pesquisavam quando não existia a internet e observamos a diferença entre o verbete enciclopédico e o do dicionário. Hoje nossa atividade dará continuidade ao verbete. Vamos começar?

 

Observe a imagem abaixo e reflita:



 

a)    O que você vê?

b)    Você acha que 1 minuto é pouco ou muito tempo?

c)    Você acredita que em 1 minuto é possível transmitir informações para alguém?



Agora você assistirá à um vídeo que foi vencedor do 1º festival do minuto da Universidade Anhaguera- SP 2015.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=_MCa1PjN-uQ


Questão 1.  Após ter assistido  ao vídeo, reflita sobre ele e responda:

a)    Você já tinha visto esse vídeo, o que achou?

b)    Qual é o assunto dele?

c)    Qual foi a duração do vídeo? Curta ou longa?

     d)    Como ele inicia e como termina?

     e)    O vídeo consegue transmitir informações consistentes?

    f)     Qual a importância das imagens para a transmissão das informações?

    g)     Qual a relação entre as imagens e o texto? Elas se parecem?

   h)     Há pausas no que foi escrito ou o texto é lido direto, sem pausas? Por que você acha que isso aconteceu?

i)     Para você, qual o efeito da música de fundo?

j)     Qual é a importância do assunto que foi visto no vídeo para você? Você concorda com o que ele trata?

k)    Agora que viu o vídeo, você continua com sua opinião de que 1 minuto é muito ou pouco tempo?

l)     Esse vídeo conseguiu transmitir um conhecimento ou mensagem em 1 minuto?

 

Saberia dizer como esse tipo de vídeo que você acaba de ver é chamado? Esse vídeo trata do gênero VÍDEO- MINUTO que tem a finalidade de homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto. Como você viu, existem festivais que dão premiações para pessoas que criam vídeos como esse e os grandes vencedores são aqueles que mais alcançam em 1 minuto transmitir a melhor mensagem e informação.

 

 

 

Questão 2. Agora é sua vez de pesquisar algum vídeo-minuto na internet (instagram, tik tok, youtube). Explique o porquê você escolheu esse vídeo e do que você mais gostou nele. No final, envie para seu professor o link do vídeo.


Caro aluno, estabelecer relações entre as partes de um texto, tanto entre os parágrafos quanto dentro de um mesmo parágrafo é uma habilidade fundamental para compreender seu sentido global. A coesão é a maneira pela qual relacionamos as partes de um texto, como se as estivéssemos “costurando”, de maneira que ele se torne uma unidade de sentido. Essa “costura” dos textos pode ser realizada através do uso dos conectivos e outros elementos. Ao reconhecer esses elementos, você poderá identificar facilmente quais palavras estão sendo substituídas e/ou repetidas para facilitar a continuidade do texto e a compreensão de seu sentido. Para que isto se torne mais claro, observe a questão a seguir.


Leia o texto.

 

Por que todo mundo usava peruca na Europa dos séculos XVII e XVIII?

Não era todo mundo, apenas os aristocratas. A moda começou com Luís XIV (1638-1715), rei da França. Durante seu governo, o monarca adotou a peruca pelo mesmo motivo que muita gente usa o acessório ainda hoje: esconder a calvície. O resto da nobreza gostou da ideia e o costume pegou. A peruca passou a indicar, então, as diferenças sociais entre as classes, tornando-se sinal de status e prestígio. Também era comum espalhar talco ou farinha de trigo sobre as cabeleiras falsas para imitar o cabelo branco dos idosos. Mas, por mais elegante que parecesse ao pessoal da época, a moda das perucas também era nojenta.

“Proliferava todo tipo de bicho, de baratas a camundongos, nesses cabelos postiços”, afirma o estilista João Braga, professor de História da Moda das Faculdades SENAC, em São Paulo. Em 1789, com a Revolução Francesa, veio a guilhotina, que extirpou a maioria das cabeças com perucas. Símbolo de uma nobreza que se desejava exterminar, elas logo caíram em desuso. Sua origem, porém, era muito mais velha do que a monarquia francesa.

No Egito antigo, homens e mulheres de todas as classes sociais já exibiam adornos de fibra de papiro – na verdade, disfarce para as cabeças raspadas por causa de uma epidemia de piolhos. Hoje, as perucas de cachos brancos, típicas da nobreza europeia, sobrevivem apenas nos tribunais ingleses, onde compõem a indumentária oficial dos juízes.

Fonte: http://valdinere123.blogspot.com/2015/07/d2-estabelecer-relacoes-entre-partes-de.html. Acesso em 07 abr 2020.

 3. No trecho “elas logo caíram em desuso”, a palavra destacada se refere a

 a)    adornos.

 b)    aristocratas.

 c)    cabeleiras.

 d)    perucas.


Leia o texto abaixo.

A decadência do Ocidente

O doutor ganhou uma galinha viva e chegou em casa com ela, para alegria de toda a família. O filho mais moço, inclusive, nunca tinha visto uma galinha viva de perto. Já tinha até um nome para ela – Margarete – e planos para adotá-la, quando ouviu do pai que a galinha seria, obviamente, comida. Comida?! Sim, senhor. Mas se come ela? Ué. Você está cansado de comer galinha. Mas a galinha que a gente come é igual a esta aqui? Claro.

Na verdade, o guri gostava muito de peito, de coxa e de asas, mas nunca tinha ligado as partes do animal. Ainda mais aquele animal vivo ali no meio do apartamento.

O doutor disse que queria comer uma galinha ao molho pardo. A empregada sabia como se preparava aquilo? A mulher foi consultar a empregada. Dali a pouco o doutor ouviu um grito de horror vindo da cozinha. Depois veio a mulher dizer que ele esquecesse a galinha ao molho pardo. A empregada não sabe fazer? Não só não sabe fazer, como quase desmaiou quando eu disse que precisava cortar o pescoço da galinha. Nunca cortou um pescoço de galinha. Era o cúmulo! Então a mulher que cortasse o pescoço da galinha. Eu?! Não mesmo! O doutor lembrou-se de uma velha empregada de sua mãe. A Dona Noca. A Dona Noca já morreu – disse a mulher. O quê?! Há dez anos. Não é possível! A última galinha ao molho pardo que eu comi foi feita por ela. Então faz mais de 10 anos que você não come galinha ao molho pardo.

Alguém no edifício se disporia a degolar a galinha. Fizeram uma rápida enquete entre os vizinhos. Ninguém se animava a cortar o pescoço da galinha. Nem o Rogerinho do 701, que fazia coisas inomináveis com gatos.

Somos uma civilização de frouxos! – sentenciou o doutor. Foi para o poço do edifício e repetiu: Frouxos! Perdemos o contato com o barro da vida! E a Margarete só olhando.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. A decadência do Ocidente. In: A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p.98. Adaptado.

 

 

 4. “A empregada sabia como se preparava aquilo?”

A palavra destacada no trecho se refere

 

a.    à civilização de frouxos.

b.    à galinha ao molho pardo.

c.    à receita de Dona Noca.

d.    ao pescoço da galinha.


Observe a tirinha a seguir.



 Fonte: https://vacilandia.com/ra-zinza-quanto-uma-tirinha-tem-que-ser-boa/. Acesso em 7 abr 2020.

 

5.  Ela teria que ser perfeita”

A palavra destacada no trecho acima se refere à

 

a.    tela.

b.    timeline.

c.    tirinha.

d.    trabalheira.

      Caro aluno, você já sabe que compreender a articulação entre as ideias de um texto é um componente fundamental para se tornar um bom leitor. Para que seja capaz de realizar uma leitura eficiente, você precisa perceber que todo texto tem uma razão de ser, ou seja, é elaborado para enfocar uma ideia específica. Esta ideia específica é desenvolvida em uma progressão: há uma proposta, explícita ou implícita, que consiste em apresentar início, meio e fim. É preciso que você compreenda, então, que a progressão da ideia se constrói através do trabalho conjunto entre informações principais e informações secundárias. É com base em sua ideia principal que o texto se desenvolve. Entretanto, para sustentar e comprovar a informação principal, são necessárias informações secundárias. Essas informações se integram entre si para estabelecer uma unidade de sentido. A relação entre a informação principal e as secundárias garantem a coerência e coesão do texto. Para que consiga identificar a informação principal de um texto, é necessário que você relacione as diferentes informações de forma a construir o seu sentido global, ou seja, que relacione as múltiplas partes que compõem o todo significativo que é o texto. Para que isto fique mais claro, observe a questão a seguir.


Leia o texto.

 

Encontro de ansiedades

O pai Irineu, a mãe Florinda e os filhos Lúcia, Eliana e Ronaldo (...) tiveram uma experiência bastante inusitada. A família de índios Guarani, do Pontal do Paraná, litoral do Estado, foi convidada para visitar os alunos da Escola Atuação em Curitiba.

Foi um encontro de ansiedades: de um lado, as crianças indígenas amedrontadas com tanta gente para recebê-las no ginásio da escola; de outro, os alunos curiosos e inquietos com a presença de novos visitantes.

No fim das contas, tudo terminou bem: as crianças índias não falam português, mas receberam toda a atenção dos novos amigos e voltaram para a sua aldeia com muitas cestas de frutas e outros presentes. A turminha da escola adorou a experiência e garante que aprendeu muito com a atividade. A troca de ansiedades acabou se tornando troca de carinhos.

Gazeta do Povo. Curitiba, 29 abr. 2000. Gazetinha, p.5.

 6.  Pode-se afirmar que a ideia principal desse texto é

a.    a curiosidade dos alunos com a presença das crianças indígenas.

b.    o convite da família de índios para visitar a escola Atuação.

c.    o medo das crianças indígenas ao ver tanta gente para recebê-las.

d.    o sucesso do encontro entre os alunos e as crianças indígenas.


Agora é a sua vez! Resolva as questões a seguir e exercite a sua habilidade de diferenciar as partes principais das secundárias de um texto.

Leia o texto a seguir.

 

Rock in Rio anuncia Bon Jovi, que já foi atração do festival em 2013 e 2017

Banda americana volta para sua nona passagem pelo Brasil.

Não, você não leu errado: a banda americana Bon Jovi fará sua terceira apresentação no Rock in Rio num intervalo de quatro edições — ficou de fora apenas em 2015. O grupo de hard rock liderado pelo cantor Jon Bon Jovi será a atração principal do Palco Mundo no dia 29 de setembro, o primeiro domingo de evento, que até então só tinha a presença da cantora e compositora britânica Jessie J confirmada para o Palco Sunset.

Em sua oitava passagem pelo país, em 2017, o agora grisalho Bon Jovi e seus companheiros trouxeram o repertório de “This house is not for sale” (2016), 13º e mais recente álbum da discografia do grupo. Além das novas faixas, clássicos como “Livin’ on a prayer” e “It’s my life”, compuseram o repertório da banda que entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll no ano passado.

Fonte:  https://oglobo.globo.com/cultura/musica/rock-in-rio-anuncia-bon-jovi-que-ja-foi-atracao-do- festival-em-2013-2017-23418322.

Acesso em: 20 de ago de 2019. Adaptado.

 

 

 7.  A informação principal desse texto é a de que a banda Bon Jovi

 

a.    estará no Rock in Rio pela terceira vez.

 b.    ficou de fora do Rock in rio em 2015.

 c.    será a atração principal do Palco Mundo.

 d.    já se apresentou no Brasil oito vezes.


Leia o texto abaixo.

 

Uma nova descoberta

Cientistas australianos e britânicos descobriram como acelerar o processo de fotossíntese, pelo qual as plantas transformam a luz solar em alimento. O estudo, que pode expandir a produção de cereais como milho e sorgo, foi publicado na revista “Communications Biology”.

Os pesquisadores notaram que aumentar a produção da proteína Rieske FeS, que controla a taxa pela qual os elétrons fluem durante a fotossíntese, acelera todo o processo. Isso pode levar a um incremento na produção agrícola.

“Testamos o efeito de aumentar a produção da proteína Rieske FeS e descobrimos que ela aumenta a fotossíntese em 10%”, disse a pesquisadora Maria Ermakova, do Centro de Excelência em Fotossíntese Translacional (CoETP) do Centro de Pesquisa Australiano (ARC).

“A proteína Rieske FeS pertence a um complexo que é como uma mangueira através da qual os elétrons fluem, então a energia pode ser usada pelo mecanismo de carbono da planta. Ao superexpressar essa proteína, descobrimos como liberar a pressão da mangueira, para que mais elétrons possam fluir, acelerando o processo fotossintético”, disse Ermakova.

Essa foi a primeira vez que os cientistas geraram mais proteína Rieske FeS dentro das plantas C4. Até agora, a maioria dos esforços para melhorar a fotossíntese foi feita em espécies que usam a fotossíntese C3, como trigo e arroz. [As siglas C3 e C4 se referem a se um composto de três ou quatro carbonos é produzido inicialmente.] Isso ocorre apesar do fato de que as espécies de culturas C4, como milho e sorgo, desempenham um papel fundamental na agricultura mundial e já significarem alguns dos cultivos mais produtivos do mundo.

Fonte:  https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/cientistas-descobrem-meio-de-acelerar-a- fotossíntese-em-plantas/ar-AAG1jJ1.

Adaptado. Acesso em: 20 de ago de 2019.

 

 

 8.  O fragmento que contém a informação principal do texto é

 a.    “Cientistas australianos e britânicos descobriram como acelerar o processo de fotossíntese”.

 b.    “Os pesquisadores notaram que aumentar a produção da proteína Rieske FeS, [...] acelera todo o processo”.

c.    “A proteína Rieske FeS pertence a um complexo que é como uma mangueira através da qual os elétrons fluem”.

d.    “Até agora, a maioria dos esforços para melhorar a fotossíntese foi feita em espécies que usam a fotossíntese C3”.

 


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