Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan / Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia
OBJETO DO
CONHECIMENTO: História dos
combustíveis e das máquinas térmicas.
HABILIDADES: (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas
térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e
problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e
máquinas.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola:
_________________________________________________
7º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá
estudantes!! A aula de hoje será sobre os diferentes tipos de combustíveis que
existem. Para saber mais, acesse o link abaixo, leia o texto “Fontes de
Energia” e responda:
Link do Texto: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/
Questão 1: O que são fontes de
energia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Como as fontes de
energia podem ser classificadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que são energias renováveis? Cite cinco exemplos de energias renováveis.
___________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que são energias não renováveis? Cite dois exemplos de energias não renováveis.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos aprofundar os conhecimentos a respeito dos combustíveis. Para isso,
acesse o link abaixo, leia o texto “5 combustíveis alternativos para você
considerar” e responda:
Link do Texto: https://juntosnocaminho.com.br/5-combustiveis-alternativos-para-voce-considerar/
Questão 1: Quais as vantagens de
se utilizar combustíveis alternativos nas frotas de veículos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Quais os combustíveis
alternativos citados no texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Já tinha ouvido falar de alguns desses combustíveis alternativos? Quais?
___________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA
ANO: 7°ANO Nº DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA DATA ___ /
___ / ___
HABILIDADE:
(EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando
os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
propostas individuais e coletivas para sua preservação.
Leia o texto.
Você sabe o que provoca
a destruição da camada de ozônio? Se ainda não sabe,
vamos descobrir agora! A camada de ozônio é uma espécie
de capa composta por gás ozônio
(O3), sendo
responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol
que atingem a Terra. Essa camada
é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse,
as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer
de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema
imunológico.A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da
atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de
ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior
quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra. As atividades humanas têm
agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias
químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos
(CFCs), principal poluente que destrói a camada de ozônio.
01- A radiação
ultravioleta (UV) do Sol, pode causar grandes danos aos seres humanos. Cite
duas doenças relacionadas a esse tipo de radiação ultravioleta.
a) O2
b) O3
c) CO2
d) CFCs
Nenhum comentário:
Postar um comentário