29 outubro, 2020

7º ANO CIÊNCIAS 21ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan / Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: História dos combustíveis e das máquinas térmicas.
HABILIDADES: (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola: _________________________________________________
7º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 Atividade 1

Olá estudantes!! A aula de hoje será sobre os diferentes tipos de combustíveis que existem. Para saber mais, acesse o link abaixo, leia o texto “Fontes de Energia” e responda:

Link do Texto: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/

Questão 1: O que são fontes de energia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Como as fontes de energia podem ser classificadas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: O que são energias renováveis? Cite cinco exemplos de energias renováveis.

___________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: O que são energias não renováveis? Cite dois exemplos de energias não renováveis.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Atividade 2

Agora, vamos aprofundar os conhecimentos a respeito dos combustíveis. Para isso, acesse o link abaixo, leia o texto “5 combustíveis alternativos para você considerar” e responda:

Link do Texto: https://juntosnocaminho.com.br/5-combustiveis-alternativos-para-voce-considerar/

Questão 1: Quais as vantagens de se utilizar combustíveis alternativos nas frotas de veículos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Quais os combustíveis alternativos citados no texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Já tinha ouvido falar de alguns desses combustíveis alternativos? Quais?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________ 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2020

COMPONENTE CURRICULAR:      CIÊNCIAS DA NATUREZA

ANO: 7°ANO Nº DE AULA: 3°, 4° E 5° AULA DATA  ___  / ___ / ___

HABILIDADE: (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

 

Leia o texto.

 

Você sabe o que provoca a destruição da camada de ozônio? Se ainda não sabe, vamos descobrir agora! A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra. As atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs), principal poluente que destrói a camada de ozônio.

01- A radiação ultravioleta (UV) do Sol, pode causar grandes danos aos seres humanos. Cite duas doenças relacionadas a esse tipo de radiação ultravioleta.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 02-      Explique a importância da camada de ozônio para as plantas e os seres humanos.

 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 03-          Qual o gás poluente que diminui a camada de ozônio ao ser liberado na atmosfera que já foi produzido excessivamente nas indústrias em geladeiras, freezers e spray?

a)       O2

b)       O3

c)       CO2

d)       CFCs


Nenhum comentário:

Postar um comentário