19 outubro, 2020

6º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - 20ª SEMANA - (A/B/C/D/CF)

 Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Período: 20ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof.ª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Relação entre textos

 

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

 

Habilidade: Interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso / (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis) expressando avaliação sobre o texto lido. / (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos

 

Caro aluno, alguns textos apresentam a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, como, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Sabemos que a nossa sociedade está cada vez mais visual e, por isso, é muito importante que você aprenda a interpretar este tipo de texto, relacionando os elementos visuais aos verbais. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.


Observe o infográfico abaixo:


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-03/casos-de-dengue-no-pais-caem-80. Acesso em: 02 de maio de 2019



1.   Em relação ao infográfico, é correto afirmar que

a)   o número de casos de dengue na região sul é maior que o número de casos na região Sudeste.

b)   o número de municípios em risco aumentou de forma preocupante entre os anos 2013 e 2014.

c)   o número de cidades em situação de alerta é maior que o de cidades em situação satisfatória.

d)   o número de cidades em situação satisfatória é menor que o de cidades em situação de risco.

 

Observe a charge abaixo.



Fonte: https://d.emtempo.com.br/charges/80980/charge-do-em-tempo--05-de-outubro-2017--malika. Acessado em 02 de maio de 2019.

1.   A crítica que pode ser observada na charge é a respeito

a)   do uso exagerado da tecnologia, que leva os jovens a esquecerem os livros.

b)   da busca dos jovens por aparelhos eletrônicos sempre mais avançados.

c)   da preferência dos jovens pela leitura ao invés da tecnologia.

d)   do perigo que a tecnologia pode representar aos jovens.

 

Observe a imagem abaixo




3.   A figura acima sinaliza que é necessário

a)        aniquilar todos os insetos.

b)        combater o mosquito da dengue.

c)        proteger os mosquitos inofensivos.

d)        respeitar as placas de trânsito.



Durante essa semana, vamos ler e conversar sobre esse famoso poema de Manuel Bandeira, O Bicho. Para responder corretamente as questões abaixo, leia-o com atenção e mais de uma vez se necessário.





01. Ao ler apenas o título do poema, o que você imagina que seja esse Bicho?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02. No terceiro verso da primeira estrofe, a palavra “cantando” pode ser substituída por qual outra sem haver mudança de sentido da estrofe?

___________________________________________________________________________________

 

03. Pesquise no dicionário: o que significa a palavra “voracidade”?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

04. Na segunda estrofe, o eu-lírico afirma que o tal bicho, “Quando achava alguma coisa, / Não examinava nem cheirava: / Engolia com verocidade.”. Por que você acha que ele fazia isso? Será que importava pra ele a qualidade do material que encontrava no lixo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

05. Ao concluir a leitura do poema, responda: o bicho que você imaginou ao ler o título é o mesmo bicho do qual o eu-lírico está falando? Por que?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

06. Por que você acha que o eu-lírico usa, no último verso do poema, a expressão “meu Deus” quando constata que o bicho que catava comida no lixo era um Homem?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

07. O poema foi escrito em 1947, ou seja, há 73 anos. No entanto, você acha que ele se mantem atual? Por que?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Leia agora o trecho de uma notícia retirada do site G1.com, que foi publicada em julho desse ano.

 


 

Até 132 milhões podem passar fome em 2020 por causa da pandemia, dizem agências da ONU

 

Crise do novo coronavírus dificultará meta da ONU em erradicar a fome no mundo até 2030.

Por G1

13/07/2020 16h29  Atualizado há 3 meses





Manifestante com roupa com a inscrição "fome" protesta no bairro de Puente Alto, em Santiago do Chile — Foto: Ivan Alvarado/Reuters

O mundo poderá ter mais 132 milhões de pessoas passando fome em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, informou relatório sobre alimentação assinado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (13).

No relatório, os órgãos reconhecem que a crise da Covid-19 "está intensificando as vulnerabilidades e inadequações do sistema de alimentação global". Segundo a ONU, esse sistema se representa por todas as atividades e processos de produção, distribuição e consumo de alimentos.

Em 2019, diz o relatório, havia 690 milhões de pessoas passando fome — 10 milhões a mais do que no estudo feito no ano anterior. Portanto, com a pandemia, o total nessas condições poderia passar de 800 milhões — ou seja, cerca de 10% da população mundial.

Preocupação com o futuro

 

Segundo a ONU, a fome vem voltando a aumentar no mundo desde 2014, ainda que vagarosamente. O dado preocupa porque a tendência reverte décadas de diminuição no número de pessoas famintas. As regiões mais preocupantes são as seguintes:

 

  • Ásia: 381 milhões de pessoas passam fome
  • África: 250 milhões
  • América Latina e Caribe: 48 milhões

 

O aumento da fome no mundo serve de alerta para a ONU porque, com as pioras nos indicadores, dificilmente os países cumprirão a meta de erradicar a fome a partir de 2030.

Além da pandemia, outras crises que o mundo já enfrentavam antes mesmo dos primeiros casos de Covid-19 contribuem para os dados ruins: guerras como a do Iêmen — uma das crises humanitárias mais graves deste século — pioram o cenário da fome no planeta.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/13/ate-132-milhoes-podem-passar-fome-em-2020-por-causa-da-pandemia-dizem-agencias-da-onu.ghtml

 

08. Qual é o tema dessa notícia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. A fome é algo que acontecia apenas na época em que o poema O Bicho foi escrita? Por que?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Como a crise do coronavírus se relaciona com o crescente número de pessoas passando fome ao redor do mundo?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. O que o poema do Manuel de Barros e a notícia retirada do site G1 tem em comum e o que tem de diferente?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário