Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Período: 20ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Prof.ª: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Relação entre textos
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Habilidade: Interpretar textos com auxílio de
material gráfico diverso / (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis) expressando avaliação
sobre o texto lido. / (EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre
estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes
visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos,
quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos
Caro aluno, alguns textos apresentam a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, como, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Sabemos que a nossa sociedade está cada vez mais visual e, por isso, é muito importante que você aprenda a interpretar este tipo de texto, relacionando os elementos visuais aos verbais. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.
Observe o infográfico abaixo:
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-03/casos-de-dengue-no-pais-caem-80.
Acesso em: 02 de maio de 2019
1. Em
relação ao infográfico, é correto afirmar que
a) o número de casos
de dengue na região sul é maior que o número de casos na região Sudeste.
b) o número de municípios
em risco aumentou de forma preocupante entre os anos 2013 e 2014.
c) o número de
cidades em situação de alerta é maior que o de cidades em situação satisfatória.
d) o número de
cidades em situação satisfatória é menor que o de cidades em situação de risco.
Observe a charge
abaixo.
Fonte:
https://d.emtempo.com.br/charges/80980/charge-do-em-tempo--05-de-outubro-2017--malika.
Acessado em 02 de maio de 2019.
1. A
crítica que pode ser observada na charge é a
respeito
a) do uso exagerado
da tecnologia, que leva os jovens a esquecerem os livros.
b) da busca dos
jovens por aparelhos eletrônicos sempre mais
avançados.
c) da preferência dos
jovens pela leitura ao invés da tecnologia.
d) do perigo que a
tecnologia pode representar aos jovens.
Observe
a imagem abaixo
3.
A figura acima sinaliza que é necessário
a)
aniquilar
todos os insetos.
b)
combater
o mosquito da dengue.
c)
proteger
os mosquitos inofensivos.
d)
respeitar
as placas de trânsito.
Durante essa semana, vamos ler e conversar
sobre esse famoso poema de Manuel Bandeira, O Bicho. Para responder corretamente as questões abaixo, leia-o com atenção e
mais de uma vez se necessário.
01. Ao ler apenas o título do poema, o que
você imagina que seja esse Bicho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. No terceiro verso da primeira estrofe, a
palavra “cantando” pode ser substituída por qual outra sem haver mudança de
sentido da estrofe?
___________________________________________________________________________________
03. Pesquise no dicionário: o que significa
a palavra “voracidade”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Na segunda estrofe, o eu-lírico afirma
que o tal bicho, “Quando achava alguma coisa, / Não examinava nem cheirava: /
Engolia com verocidade.”. Por que você acha que ele fazia isso? Será que
importava pra ele a qualidade do material que encontrava no lixo?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Ao concluir a leitura do poema,
responda: o bicho que você imaginou ao ler o título é o mesmo bicho do qual o
eu-lírico está falando? Por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Por que você acha que o eu-lírico usa,
no último verso do poema, a expressão “meu Deus” quando constata que o bicho
que catava comida no lixo era um Homem?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. O poema foi escrito em 1947, ou seja, há
73 anos. No entanto, você acha que ele se mantem atual? Por que?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia agora o trecho de uma notícia retirada
do site G1.com, que foi publicada em julho desse ano.
Até 132 milhões podem passar fome
em 2020 por causa da pandemia, dizem agências da ONU
Crise do novo coronavírus
dificultará meta da ONU em erradicar a fome no mundo até 2030.
Por G1
13/07/2020
16h29 Atualizado há 3 meses
Manifestante com roupa com a inscrição
"fome" protesta no bairro de Puente Alto, em Santiago do Chile —
Foto: Ivan Alvarado/Reuters
O mundo poderá ter mais
132 milhões de pessoas passando fome em 2020 por causa da
pandemia do novo
coronavírus, informou relatório sobre
alimentação assinado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (13).
No relatório, os órgãos reconhecem que a crise da Covid-19 "está
intensificando as vulnerabilidades
e inadequações do sistema de alimentação global". Segundo
a ONU, esse sistema se representa por todas as atividades e processos de
produção, distribuição e consumo de alimentos.
Em 2019, diz o relatório, havia 690 milhões de pessoas passando fome —
10 milhões a mais do que no estudo feito no ano anterior. Portanto, com a
pandemia, o total nessas condições poderia passar de 800 milhões — ou seja,
cerca de 10%
da população mundial.
Preocupação com o futuro
Segundo a ONU, a fome vem voltando a
aumentar no mundo desde 2014, ainda que vagarosamente. O dado preocupa porque a tendência
reverte décadas de diminuição no número de pessoas famintas. As regiões mais
preocupantes são as seguintes:
- Ásia: 381
milhões de pessoas passam fome
- África: 250
milhões
- América Latina e Caribe: 48 milhões
O aumento da fome no
mundo serve de alerta para a ONU porque, com as pioras nos indicadores,
dificilmente os países cumprirão a meta de erradicar a fome a partir de 2030.
Além da pandemia, outras
crises que o mundo já enfrentavam antes mesmo dos primeiros casos de Covid-19
contribuem para os dados ruins: guerras como a do Iêmen — uma das crises humanitárias mais graves
deste século — pioram o cenário da fome no planeta.
Fonte:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/07/13/ate-132-milhoes-podem-passar-fome-em-2020-por-causa-da-pandemia-dizem-agencias-da-onu.ghtml
08. Qual é o
tema dessa notícia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09. A fome é
algo que acontecia apenas na época em que o poema O Bicho foi escrita? Por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Como a
crise do coronavírus se relaciona com o crescente número de pessoas passando
fome ao redor do mundo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. O que o
poema do Manuel de Barros e a notícia retirada do site G1 tem em comum e o que
tem de diferente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário