23 outubro, 2020

8º ANOS HISTÓRIA 20ª SEMANA - FRANCIANE SALES

 ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
HISTÓRIA-SEMANA 20º - 19 a 23 de outubro.
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 12: ABOLIÇÃO IMIGRAÇÃO E INDÍGENISMO NO IMPERIO. (páginas 203 A 218).
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: O BRASIL NO SÉCULO XIX.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: O ESCRAVISMO NO BRASIL DO SÉCDULO XIX: PLANTATIONS E REVOLTAS DE ESCRAVIZADOS, ABOLICIONISMO E POLÍTICAS MIGRATORIAS NO BRASIL IMPERIAL.

HABILIDADE: (EF08HI20) IDENTIFICAR E RELACIONAR ASPECTOS DAS ESTRUTURAS SOCIAIS DA ATUALIDADE COM OS LEGADOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL E DISCUTIR A IMPORTANCIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS.

ATIVIDADES

ALUNO: _______________________________________ TURMA: ________

PROFESSORA: FRANCIANE SALES

FAÇA A LEITURA DO CAPÍTULO 12: ABOLIÇÃO IMIGRAÇÃO E INDÍGENISMO NO IMPERIO. (páginas 203 A 218), PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO.

1)     Que Lei proibiu a entrada de escravos no Brasil?

2)     Cite dois fatores que contribuíram para a Abolição?

3)     Enquanto durou a escravidão, houve resistência. Explique essa afirmativa.

4)     O que foi o abolicionismo?

5)     Cite três importantes abolicionistas.

6)     Como era defendida abolição pela elite brasileira e o governo de D.Pedro II?

7)     O que estabelecia a Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871?

8)     Quem liderou uma organização secreta chamada de Caifazes e o que ela promovia?

9)     Fale um pouco sobre a Lei Áurea.

10)  Comente sobre a vida difícil dos recém-libertos.

11)  Elabore um pequeno resumo sobre a IMIGRAÇÂO no Brasil.(páginas 214 a 218).

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