ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS
CONECTADOS
HISTÓRIA-SEMANA 20º - 19 a 23 de outubro.
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
CAPÍTULO 12: ABOLIÇÃO IMIGRAÇÃO E INDÍGENISMO NO
IMPERIO. (páginas 203 A 218).
COMPONENTE CURRICULAR: História
UNIDADES TEMÁTICAS: O BRASIL NO SÉCULO XIX.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O ESCRAVISMO NO BRASIL DO SÉCDULO
XIX: PLANTATIONS E REVOLTAS DE
ESCRAVIZADOS, ABOLICIONISMO E POLÍTICAS MIGRATORIAS NO BRASIL IMPERIAL.
HABILIDADE: (EF08HI20) IDENTIFICAR E RELACIONAR ASPECTOS
DAS ESTRUTURAS SOCIAIS DA ATUALIDADE COM OS LEGADOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL E
DISCUTIR A IMPORTANCIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS.
ATIVIDADES
ALUNO:
_______________________________________ TURMA: ________
PROFESSORA:
FRANCIANE SALES
FAÇA A
LEITURA DO CAPÍTULO 12: ABOLIÇÃO
IMIGRAÇÃO E INDÍGENISMO NO IMPERIO. (páginas 203 A 218), PARA RESPONDER AS
QUESTÕES ABAIXO.
1) Que Lei proibiu a entrada de escravos
no Brasil?
2) Cite dois fatores que contribuíram
para a Abolição?
3) Enquanto durou a escravidão, houve
resistência. Explique essa afirmativa.
4) O que foi o abolicionismo?
5) Cite três importantes abolicionistas.
6) Como era defendida abolição pela
elite brasileira e o governo de D.Pedro II?
7) O que estabelecia a Lei do Ventre
Livre de 28 de setembro de 1871?
8) Quem liderou uma organização secreta
chamada de Caifazes e o que ela promovia?
9) Fale um pouco sobre a Lei Áurea.
10) Comente sobre a vida difícil dos
recém-libertos.
11) Elabore um pequeno resumo sobre a
IMIGRAÇÂO no Brasil.(páginas 214 a 218).
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