Secretaria Municipal de Educação, Ciência e TecnologiaProjeto
Professores e Alunos Conectados 7º ANO – CORREÇÃO DE
FLUXO – ANOS FINAISATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 20ª SEMANAProf. Djan / Prof. João Miranda ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo –
Anos FinaisCOMPONENTE
CURRICULAR: CiênciasUNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e evolução OBJETO DO CONHECIMENTO: Sistema Sol, Terra e Lua. ClimaHABILIDADES:
(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da
Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à
sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos
tridimensionais. IDENTIFICAÇÃONome Completo:
_______________________________________________Escola:
______________________________________________________7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
O
assunto de hoje será os movimentos da Terra. Para relembrar o assunto, acesse o
link a seguir: https://youtu.be/TUy6SC2MRig e assista ao video “Rotação e Translação da Terra – Os Movimentos
do Planeta Terra”, que explica como ocorrem esses movimentos. Depois de
assistir ao vídeo, pratique o que aprendeu fazendo a seguinte experiência:
pegue uma lanterna (ou aparelho de celular), uma laranja (ou qualquer outro
objeto redondo) e vá para um quarto escuro. Com uma das mãos, ilumine o objeto
redondo com a fonte de luz, enquanto que, com a outra mão, tente girar o objeto
redondo como se fosse o planeta Terra realizando um movimento de rotação.
Agora, descreva o que aconteceu, respondendo as seguintes questões:
Questão 1: A sua fonte de luz,
que corresponde ao Sol, iluminou por completo o objeto redondo, que corresponde
à Terra? Explique sua resposta. __________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Questão 2: Pelo que praticou, é
possível dizer que, quando há Sol no Hemisfério Sul, nunca há Sol no Hemisfério
Norte? Explique sua resposta.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora, vamos
relembrar e fixar alguns conceitos importantes sobre o assunto, que foram apresentados
no vídeo anterior. Se necessário, assista ao vídeo novamente e responda as
questões a seguir:
Questão
1: O que é o movimento de rotação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Questão 2: O que é o movimento
de translação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Atividade 3
Agora vamos
aprofundar ainda mais o conhecimento no assunto aprendendo a relacionar os
movimentos da Terra e as suas consequências no nosso dia à dia. Para isso,
acesse o link https://brasilescola.uol.com.br/geografia/movimentos-terra.htm e leia o texto “Movimentos da Terra”.
Em seguida, responda as questões a seguir:
Questão 1: Quanto tempo dura o
movimento de rotação da Terra? __________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Questão 2: Quais as
consequências do movimento de rotação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Questão 3: Quanto tempo dura o
movimento de translação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Questão 4: Quais as
consequências do movimento de translação da Terra?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário