26 outubro, 2020

EJA - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): MARIANE FROTA - 21ª SEMANA - III e IV

EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: EJA – Ensino de Jovens e Adultos 

Componente Curricular: Língua Portuguesa 

21ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Mariane Frota

Objeto do conhecimento: Leitura


Aluno (a):

Habilidades: (EF69LP03) (EF69LP04) - Fotorreportagem


Olá alunas e alunos! Você já ouviu falar sobre o gênero textual Reportagem? A Reportagem é um texto jornalístico geralmente publicado em revistas e jornais (impressos e virtuais), mas que também pode aparecer em programas televisivos. O objetivo principal da reportagem é informar a população, o seu leitor, sobre algum assunto de importância social (temas como política, saúde, educação, economia, meio ambiente...) de maneira mais profunda do que a notícia, além de conter dados de pesquisas, falas de especialistas no assunto e até o ponto de vista do repórter que a escreveu, por isso, objetiva também mostrar o olhar do repórter sobre aquele assunto e ajudar o leitor a formar a sua própria opinião também. Por isso é muito importante que nós façamos uma leitura crítica ao nos depararmos com uma reportagem.

Pois bem, o gênero textual dessa semana é muito parecido com a Reportagem, é a chamada Fotorreportagem. Só em ler o nome do gênero textual dessa semana, já podemos compreender que se trata de uma reportagem a partir de fotos. E é isso mesmo!

A fotorreportagem é um gênero muito mais visual, imagético, não tem muito texto escrito. Ele vai registrar a visão do repórter sobre aquela realidade através da fotografia, ou seja, a fotorreportagem vai relatar a realidade por meio de imagens. A opinião do repórter vai aparecer nas fotos através dos ângulos na fotografia, da perspectiva que ele vai escolher para registrar aquele momento.

Em sua estrutura, a fotorreportagem é composta por títulos (que pode ser um geral para várias fotos da mesma fotorreportagem) e legenda (pequeno texto que está logo abaixo de cada foto, complementando uma ou outra informação daquela fotografia).

Vamos ver agora as fotorreportagens na prática?! A fotorreportagem da atividade abaixo foi retirada do jornal virtual O Povo. Leia-o e, em seguida, responda as questões abaixo.



1)  A partir da leitura do título dessa fotorreportagem, responda: sobre o que irão tratar as fotografias?

 

 

2)  Quando essa fotorreportagem foi publicada no jornal?

 


 

3)  Quem foi o fotojornalista que fez os registros fotográficos?

 


 

4)  Em quais comunidades as fotografias foram tiradas?

 


 


Comunidade das Quadras, na Aldeota. (Foto: Fábio Lima)

 

5)  De onde o fotojornalista registrou essa imagem: de dentro ou de fora a comunidade?

 


 

 6)  De acordo com essa foto, você acha que é possível as pessoas dessa comunidade manterem o afastamento social de maneira segura? Justifique.


 

 


 


Fortaleza, Ce, Brasil. 13.05.2020: Comunidade das Quadras em tempo de coronavírus. (Foto: Fábio Lima)

 

7)   O que a mulher da imagem está fazendo na fotografia acima e por que ela está usando máscara?

 


 

 8)  Em sua opinião, por que o repórter resolveu registrar esse momento? Esse registro tem alguma relação com o título da fotorreportagem?

 


 

 

 

9)  Quais informações contem na legenda da fotografia acima?

 


 

 

 

10)      Retorne à sua resposta da primeira questão: as fotografias falaram sobre o assunto que você imaginou ao ler o título da fotorreportagem? Por quê?

 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário