EJA
– ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: EJA
20ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Leitura
Aluno (a):
Habilidade: (EF89LP34)
(EF89LP34)
Olá, pessoal! Essa semana nós iremos conhecer um novo gênero
textual. Para iniciarmos, observe as imagens abaixo.
Questão 1. Você sabe que local é esse? Já esteve antes
nele? O que você acha que normalmente as pessoas fazem nele?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora vamos observar outra imagem.
Questão 2. Você já viu esses personagens alguma vez? Se
sim, quem são?
_____________________________________________________________________________
Todas as imagens
que você analisou nessa atividade tem relação com o gênero teatral. O teatro do
grego théatron é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores,
interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e
técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar
sentimentos no público. O teatro é também o termo usado para o local onde há
jogos, espetáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.
Vamos ler um
texto teatral agora?
Busca Ao Tesouro
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa
tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para
contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro
escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e
tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa,
quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua
caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você
tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está
falando?
Emília: Sou eu, a boneca
Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas
bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que
beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não
é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca
o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava
exagerar. Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para
encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai
procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que
eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o
escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o
bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então,
juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a
fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho,
descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas prá que
lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde:
(entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me
perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali.
Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe
o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela
estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela
tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que
esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu
também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu
já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do
Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de
um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está
fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande
tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me
ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com
você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse
grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.
Após a leitura, responda:
Questão 3. Que personagens atuam nessas
cenas?
Questão 4. Qual era a grande missão de
Pedrinho?
Questão 5. Quem se oferece para ajudar
Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?
Questão 6. Por que você acha que Dona
Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em
ajudá-la? Por quê?
Questão 7. Em textos como esse, de que
maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?
Questão 8. As frases entre parênteses fazem
parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?
Questão 9. No trecho: “Pedrinho: Ái,
doeu sabia.!”, por que foi usado o ponto de exclamação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário