19 outubro, 2020

EJA - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): MARIANE - 20ª SEMANA - III e IV

 

EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: EJA

20ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Profª: Mariane Frota

Objeto do conhecimento: Leitura

Aluno (a):

 

Habilidade:  (EF89LP34) (EF89LP34)

 

 

Olá, pessoal! Essa semana nós iremos conhecer um novo gênero textual. Para iniciarmos, observe as imagens abaixo.




Questão 1. Você sabe que local é esse? Já esteve antes nele? O que você acha que normalmente as pessoas fazem nele?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Agora vamos observar outra imagem.



Questão 2. Você já viu esses personagens alguma vez? Se sim, quem são?

 

 

_____________________________________________________________________________

 

 

Todas as imagens que você analisou nessa atividade tem relação com o gênero teatral. O teatro do grego théatron é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. O teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espetáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.

 

 

Vamos ler um texto teatral agora?

 

 

                                             Busca Ao Tesouro

 

 

1ª CENA

 

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

 

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

 

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?

 

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

 

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

 

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

 

 Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.

 

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?

 

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está preparado?

 

Pedrinho: Preparado prá que?

 

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

 

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

 

Emília: O que você vai procurar.

 

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

 

Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

 

 2ª CENA

 

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...

 

Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?

 

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

 

Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

 

Visconde: Posso ir com você?

 

Pedrinho: Eu acho que pode.

 

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)

 

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

 

3ª CENA

 

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

 

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

 

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

 

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

 

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.

 

 

 

Após a leitura, responda:

 

 

Questão 3. Que personagens atuam nessas cenas?

 

 

Questão 4. Qual era a grande missão de Pedrinho?

 

 

Questão 5. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?

 

 

Questão 6. Por que você acha que Dona Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?    

 

 

Questão 7. Em textos como esse, de que maneira o leitor sabe quem é o personagem que está falando?

 

 

 Questão 8. As frases entre parênteses fazem parte da conversa entre os personagens? Para que elas servem?

 

 

 

Questão 9. No trecho: “Pedrinho: Ái, doeu sabia.!”, por que foi usado o ponto de exclamação?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário