LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (26 a 30) DE OUTUBRO
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Planejamento de textos de peças publicitárias de
campanhas sociais.
HABILIDADE: (EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre
questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade,
a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do
público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto,
panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc.
–, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do
recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas
etc.
GÊNERO
TEXTUAL: Campanha publicitária
(escrita ou oral).
Aula 1
O que é um Santinho Político? Tudo o que você
precisa saber para as eleições 2020
Item obrigatório em campanhas eleitorais, o Santinho Político será, sem dúvidas, um dos produtos de
propaganda eleitoral mais vendidos nestas eleições, devido principalmente ao
custo baixíssimo e à capacidade de atingir um grande número de pessoas. Agora
você, profissional da área de produção e revenda gráfica, vai ficar por dentro
das principais informações sobre esse impresso político para atender melhor
seus clientes e fazer das Eleições 2020 um verdadeiro sucesso de vendas!
1. O que é Santinho político?
Um dos produtos mais populares em propagandas eleitorais, os
santinhos políticos são impressos gráficos com as principais informações sobre
um candidato, sendo indispensáveis a divulgação do nome, número, partido e
foto. E, na Paulista Cartões você encontra opções perfeitas e personalizáveis,
desde a escolha do material até a quantidade!
3. O que não pode faltar em Santinhos?
O design do santinho político pode ser feito da maneira que o
cliente preferir. No entanto, algumas informações são obrigatórias, como foto,
nome, número e coligação do candidato. Além dessas, várias outras informações
podem ser colocadas, como slogan, pequena biografia do candidato, promessas de
campanha, obras já realizadas, contatos, site, redes sociais e por aí vai.
Lembre-se de selecionar somente alguns desses itens para não sobrecarregar as
artes, gerando um aspecto visual negativo.
·
Agora é sua vez! Imagine
que você é um candidato a vereador e em seguida crie um “santinho político”. Se
possível utilize uma foto sua e produza o seu texto de acordo com o exemplo
acima.
Aula 2
ATIVIDADE V
Caro aluno, as figuras de linguagem
são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem
mais rica e expressiva. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de
modo original e criativo, explorando o sentido figurado das palavras ou
expressões. A ironia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma
palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e
produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras
deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer
imediatamente a intenção. Por isso, muitas vezes é necessária uma leitura
atenta do texto para que possamos perceber a ironia ou o efeito de humor
presentes nele. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.
1. Nesse texto, o tom irônico
está presente na
a) expressão facial do menino.
b) forma de o pai chamar o filho.
c) representação da música.
d) resposta do menino ao pai.
2. Esse texto é irônico porque a
rã
a) fica irritada por receber
mensagens de bom dia.
b) lê a mensagem no celular da
amiga sem sua permissão.
c) prefere ficar sozinha logo
depois de acordar.
d) se alegra quando recebe
mensagens logo pela manhã.
Leia o texto
A Formiga e a Cigarra
Era uma vez
uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono, a
formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno.
Não aproveitou nada do Sol, da brisa suave do fim da tarde nem do bate-papo com
os amigos ao final do expediente de trabalho, tomando uma cervejinha. Seu nome
era “trabalho” e seu sobrenome, “sempre”. Enquanto isso, a cigarra só queria
saber de cantar nas rodas de amigos e nos bares da cidade; não desperdiçou um
minuto sequer, cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o Sol, curtiu
para valer, sem se preocupar com o inverno que estava por vir. Então, passados
alguns dias, começou a esfriar. Era o inverno que estava começando. A
formiguinha, exausta, entrou em sua singela e aconchegante toca repleta de
comida. Mas alguém chamava por seu nome do lado de fora da toca. Quando abriu a
porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu: sua amiga cigarra,
dentro de uma Ferrari, com um aconchegante casaco de visom. E a cigarra falou
para a formiguinha: – Olá, amiga, vou passar o inverno em Paris. Será que você
poderia cuidar da minha toca?
– Claro, sem
problema! Mas o que lhe aconteceu? Como você conseguiu grana pra ir a Paris e
comprar essa Ferrari? – Imagine você que eu estava cantando em um bar, na
semana passada, e um produtor gostou da minha voz. Fechei um contrato de seis
meses para fazer shows em Paris... A propósito, a amiga deseja algo de lá?
– Desejo, sim.
Se você encontrar um tal de La Fontaine por lá, manda ele pro DIABO QUE O
CARREGUE!
MORAL DA
HISTÓRIA: “Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em
demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine”.
Fonte: h ttp://www.geocities.com.
Acesso em 03 abr. 2020. Adaptado.
3. Em relação ao texto original da fábula, percebe-se ironia
no fato de
a) a cigarra deixar de trabalhar para aproveitar o Sol.
b) a cigarra, sem trabalhar, surgir de Ferrari e ir para
Paris.
c) a cigarra não trabalhar e cantar durante todo o outono.
d) a formiga possuir o nome “trabalho” e o sobrenome
“sempre.
Caro aluno, você já deve ter
percebido ao longo de nossos estudos que, para compreender um texto, precisamos
ir além da tradução das palavras que o compõem, pois, a interpretação correta
depende também de informações que não estão explícitas no texto. Um dos fatores
mais importantes que contribuem para a construção do sentido do texto é a
identificação do tema sobre o qual ele trata. Identificar o tema é dar primeiro
passo para interpretarmos os textos de maneira satisfatória. Podemos definir
tema como aquilo sobre o que falamos em nossa comunicação por meio dos textos,
ou seja, é aquilo que motivou a produção se um texto escrito ou oral. O tema
pode estar explícito no texto, às vezes já conseguimos identificá-lo através do
título. Mas nem sempre é assim. Em muitos textos, o tema está implícito, ou
seja, está nas entrelinhas e nesse caso exige que o leitor faça uma leitura
mais atenta para identificá-lo. Observe a questão a seguir e entenda como
podemos descobrir o tema de um texto.
Leia o texto.
Touro (21/4 a 20/5)
Sua estrela vai brilhar
intensamente nesta semana e quem garante é Vênus, seu planeta regente. Além de
seguir todo serelepe em seu signo, o astro do amor não quer guerra com ninguém!
Todo amorzinho com Júpiter e Plutão, Vênus garante um charme irresistível e
sucesso dobrado na paquera e no romance – tudo online pra não sair de casa, tá?
E se você começar um namoro por esses dias, tem tudo para decolar e virar um
relacionamento duradouro. Seria meu sonho? Mas, a partir do dia 24, cuidado pra
não fazer papel de trouxa, viu? A Lua Nova em sua 12ª casa pode agir como um
capetinha e tentar você a se envolver com gente comprometida, aí, já sabe, pode
dar ruim, viu! O bom da quarentena é que evita esse tipo de coisa, né? No
trabalho, a indicação dos astros é agir em equipe. Nas finanças, tá precisando
de dinheiro? Saiba que não vai cair do céu, não. Pra você, a indicação dos
astros é correr atrás de serviço extra.
Cores: prata e creme.
Números: 15, 37 e 44.
Disponível em: https://joaobidu.com.br/horoscopo-semanal.
Acesso em 20 mar.2020.
4. O tema central abordado no texto são
a) as perspectivas amorosas da pessoa do signo de Touro.
b) as relações existentes entre os planetas no mapa astral.
c) os números da sorte para a pessoa do signo de Touro.
d) as orientações profissionais para a pessoa do signo de
Touro.
Resolva as questões a
seguir e exercite a sua habilidade de identificar o humor presente nos textos.
Leia o texto.
Confira abaixo entrevista com Javier Naranjo, que reuniu
definições dadas por crianças para diferentes palavras. O resultado foi o livro
“Casa das Estrelas”, publicado no Brasil pela editora Foz.
Folha - Essas
definições poderiam ser as mesmas se fossem dadas por crianças de outros
países, como Índia, China, Noruega?
Javier - Apenas
começo a explorar palavras (razão e sentimentos) com crianças de outros países
e sou tomado pela sensação, quase certeza, de que ser criança é igual em todas
as línguas e em todos os países. Entendo que ser criança é uma forma de estar
no mundo. E isto – neles – é o mais comum e o mais profundo. As crianças sonham,
imaginam, ocupam a terra com seus jogos tão sérios e sua inocência. E em todos
os lugares (uns mais, outros menos) sua voz é menosprezada. Por essa condição
de serem crianças, creio que as definições poderiam ser as mesmas em todos os
lugares, porque seu olhar é o mesmo: agudo e sem complacências. Mudam, isso
sim, situações particulares de cada país, e as crianças dão também sua voz para
falarmos dessas situações.
Folha - O que
você achou das ilustrações que o livro ganhou?
Javier - As
ilustrações de Lara Sabatier acompanham muito bem o livro, porque dialogam o
tempo todo com as vozes das crianças. Ela fez várias coisas de que gostei
muito: não são propriamente ilustrações para crianças, às vezes, em outras
publicações os traços são infantilizados para torná-los, digamos,
compreensíveis, menosprezando a inteligência das crianças. Desta vez não. São
ilustrações que chegam a todos e com outra aposta muito interessante: Lara em
cada letra do dicionário faz uma história, é seu traço, é claro, mas nele há uma
narrativa específica para cada uma das seções do livro. Linguagem simples e
direta, estilo que se conta em pequenos relatos.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso
em: 2 ago. 2013. Adaptado.
5. Qual é o tema desse texto?
a) A história de vida de Javier Naranjo.
b) A produção do livro de Javier Naranjo.
c) As ilustrações de um dicionário.
d) As palavras usadas por crianças.
Quatis roubam a cena em parque
Pedalinho, quadras de futebol,
piscina, pista de bicicross. Que nada! A sensação do Parque Ecológico do Tietê,
são os ativos e gulosos quatis. Na trilha ecológica, as crianças se divertem
com os bichos. E os representantes da espécie. Na sua na sua não são nada
"na deles". Se alguém oferece um salgadinho, os quatis querem logo o
pacote inteiro.
E não adianta esconder, porque
eles têm ótimo olfato.
Mais à frente na trilha, famílias
domingueiras se divertem com um bando de pelo menos 30 quatis.
Alimentar os quatis traz risco à
saúde dos bichos e das pessoas.
A contaminação por raiva é
avaliada constantemente nos animais, mas não é possível garantir que o quati
não tenha pego a doença recentemente, explica Liliane Milanelo, que coordena o
centro de recuperação de animais silvestres do parque.
Segundo a veterinária, se as
pessoas não pararem de dar comida aos quatis, os animais poderão ser retirados
do local.
Cotidiano. Folha da São Paulo, 31 out.
2010
6. Qual é o tema desse texto?
a) Alimentação de quatis no
parque.
b) Diversão no parque.
c) Fim de semana no parque.
d) Presença de quatis.
ATIVIDADE VII
Caro aluno, como você já sabe, a
coesão e a coerência são mecanismos fundamentais na construção de um texto. A
coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras
e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência,
por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para
que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. Ambas são importantes
para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja
harmonioso e faça sentido para o leitor. Vários elementos são responsáveis por
estabelecer a coesão e a coerência de um texto, entre eles as conjunções, os
advérbios, preposições, dentre outros. Estes elementos estabelecem, muitas
vezes, relações através de expressões de tempo, de lugar, de comparação, de
oposição, de causalidade, de anterioridade, de posteridade, entre outros. Para
ficar mais claro, observe a questão a seguir.
Observe os trechos.
I - O fino suporte de madeira
sobre o qual o retrato foi pintado sofreu uma deformação
desde que especialistas em conservação examinaram a pintura pela
última vez... II - Seria mais poeta, desde
que fosse menos político.
7. Neles, o elemento coesivo “desde que”, mais do que ligar duas
orações, estabelece uma relação de sentido entre elas. O valor estabelecido por
ele em cada um dos trechos é
a) de tempo, de oposição.
b) de modo, de tempo.
c) de oposição, de modo.
d) de tempo, de tempo.
Leia o texto a seguir.
Naquela
sexta-feira, à meia noite, teria lugar a 13ª Convenção Internacional das
Bruxas, numa ilha super remota no Centro do Umbigo do Mundo, muito, muito
longe.
Os
preparativos para a grande reunião iam adiantados. A maioria das bruxas participantes
já se encontrava no local — cada qual mais feia e assustadora que a outra,
representando seu país de origem. Todas estavam muito alvoroçadas, ou quase
todas, ainda faltavam duas, das mais prestigiadas: a inglesa e a russa.
Estavam
atrasadas de tanto se enfeiarem para o evento. Quando se deram conta da demora,
alarmadíssimas, dispararam a toda, cada uma em seu veículo particular, para o
distante conclave. A noite era tempestuosa, escura como breu, com raios e
trovões em festival desenfreado.
BELINY, Tatiana. In. Era uma vez: 23
poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus
alunos. Revista Nova Escola, edição especial, vol. 4. p 16.
8. Em “Quando se
deram conta da mora, alarmadíssimas, dispararam a toda [...]”, a palavra
destacada indica
a) alternância
b) comparação.
c) explicação.
d) tempo.
9. A palavra “mas”, no terceiro quadrinho, poderia ser
substituída, sem prejuízo para o sentindo do texto, por
a) além disso.
b) enquanto.
c) porém.
d) quando.
Gabarito
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