26 outubro, 2020

9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 21ª SEMANA - PROF. LEONARDO

 

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (26 a 30) DE OUTUBRO

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais.

HABILIDADE: (EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

GÊNERO TEXTUAL: Campanha publicitária (escrita ou oral).

Aula 1

O que é um Santinho Político? Tudo o que você precisa saber para as eleições 2020

Item obrigatório em campanhas eleitorais, o Santinho Político será, sem dúvidas, um dos produtos de propaganda eleitoral mais vendidos nestas eleições, devido principalmente ao custo baixíssimo e à capacidade de atingir um grande número de pessoas. Agora você, profissional da área de produção e revenda gráfica, vai ficar por dentro das principais informações sobre esse impresso político para atender melhor seus clientes e fazer das Eleições 2020 um verdadeiro sucesso de vendas!

1. O que é Santinho político?

 


Um dos produtos mais populares em propagandas eleitorais, os santinhos políticos são impressos gráficos com as principais informações sobre um candidato, sendo indispensáveis a divulgação do nome, número, partido e foto. E, na Paulista Cartões você encontra opções perfeitas e personalizáveis, desde a escolha do material até a quantidade!

3. O que não pode faltar em Santinhos?

O design do santinho político pode ser feito da maneira que o cliente preferir. No entanto, algumas informações são obrigatórias, como foto, nome, número e coligação do candidato. Além dessas, várias outras informações podem ser colocadas, como slogan, pequena biografia do candidato, promessas de campanha, obras já realizadas, contatos, site, redes sociais e por aí vai. Lembre-se de selecionar somente alguns desses itens para não sobrecarregar as artes, gerando um aspecto visual negativo.



 

·         Agora é sua vez!  Imagine que você é um candidato a vereador e em seguida crie um “santinho político”. Se possível utilize uma foto sua e produza o seu texto de acordo com o exemplo acima.

 

 

 

 

Aula 2

ATIVIDADE V

Caro aluno, as figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, explorando o sentido figurado das palavras ou expressões. A ironia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. Por isso, muitas vezes é necessária uma leitura atenta do texto para que possamos perceber a ironia ou o efeito de humor presentes nele. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.

 


1. Nesse texto, o tom irônico está presente na

a) expressão facial do menino.

b) forma de o pai chamar o filho.

c) representação da música.

d) resposta do menino ao pai.


2. Esse texto é irônico porque a rã

a) fica irritada por receber mensagens de bom dia.

b) lê a mensagem no celular da amiga sem sua permissão.

c) prefere ficar sozinha logo depois de acordar.

d) se alegra quando recebe mensagens logo pela manhã.

 

Leia o texto

A Formiga e a Cigarra

Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno. Não aproveitou nada do Sol, da brisa suave do fim da tarde nem do bate-papo com os amigos ao final do expediente de trabalho, tomando uma cervejinha. Seu nome era “trabalho” e seu sobrenome, “sempre”. Enquanto isso, a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos e nos bares da cidade; não desperdiçou um minuto sequer, cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o Sol, curtiu para valer, sem se preocupar com o inverno que estava por vir. Então, passados alguns dias, começou a esfriar. Era o inverno que estava começando. A formiguinha, exausta, entrou em sua singela e aconchegante toca repleta de comida. Mas alguém chamava por seu nome do lado de fora da toca. Quando abriu a porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu: sua amiga cigarra, dentro de uma Ferrari, com um aconchegante casaco de visom. E a cigarra falou para a formiguinha: – Olá, amiga, vou passar o inverno em Paris. Será que você poderia cuidar da minha toca?

– Claro, sem problema! Mas o que lhe aconteceu? Como você conseguiu grana pra ir a Paris e comprar essa Ferrari? – Imagine você que eu estava cantando em um bar, na semana passada, e um produtor gostou da minha voz. Fechei um contrato de seis meses para fazer shows em Paris... A propósito, a amiga deseja algo de lá?

– Desejo, sim. Se você encontrar um tal de La Fontaine por lá, manda ele pro DIABO QUE O CARREGUE!

MORAL DA HISTÓRIA: “Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine”.

Fonte: h ttp://www.geocities.com. Acesso em 03 abr. 2020. Adaptado.

3. Em relação ao texto original da fábula, percebe-se ironia no fato de

a) a cigarra deixar de trabalhar para aproveitar o Sol.

b) a cigarra, sem trabalhar, surgir de Ferrari e ir para Paris.

c) a cigarra não trabalhar e cantar durante todo o outono.

d) a formiga possuir o nome “trabalho” e o sobrenome “sempre.

 

Caro aluno, você já deve ter percebido ao longo de nossos estudos que, para compreender um texto, precisamos ir além da tradução das palavras que o compõem, pois, a interpretação correta depende também de informações que não estão explícitas no texto. Um dos fatores mais importantes que contribuem para a construção do sentido do texto é a identificação do tema sobre o qual ele trata. Identificar o tema é dar primeiro passo para interpretarmos os textos de maneira satisfatória. Podemos definir tema como aquilo sobre o que falamos em nossa comunicação por meio dos textos, ou seja, é aquilo que motivou a produção se um texto escrito ou oral. O tema pode estar explícito no texto, às vezes já conseguimos identificá-lo através do título. Mas nem sempre é assim. Em muitos textos, o tema está implícito, ou seja, está nas entrelinhas e nesse caso exige que o leitor faça uma leitura mais atenta para identificá-lo. Observe a questão a seguir e entenda como podemos descobrir o tema de um texto.

Leia o texto.

Touro (21/4 a 20/5)

Sua estrela vai brilhar intensamente nesta semana e quem garante é Vênus, seu planeta regente. Além de seguir todo serelepe em seu signo, o astro do amor não quer guerra com ninguém! Todo amorzinho com Júpiter e Plutão, Vênus garante um charme irresistível e sucesso dobrado na paquera e no romance – tudo online pra não sair de casa, tá? E se você começar um namoro por esses dias, tem tudo para decolar e virar um relacionamento duradouro. Seria meu sonho? Mas, a partir do dia 24, cuidado pra não fazer papel de trouxa, viu? A Lua Nova em sua 12ª casa pode agir como um capetinha e tentar você a se envolver com gente comprometida, aí, já sabe, pode dar ruim, viu! O bom da quarentena é que evita esse tipo de coisa, né? No trabalho, a indicação dos astros é agir em equipe. Nas finanças, tá precisando de dinheiro? Saiba que não vai cair do céu, não. Pra você, a indicação dos astros é correr atrás de serviço extra.

Cores: prata e creme.

Números: 15, 37 e 44.

Disponível em: https://joaobidu.com.br/horoscopo-semanal. Acesso em 20 mar.2020.

4. O tema central abordado no texto são

a) as perspectivas amorosas da pessoa do signo de Touro.

b) as relações existentes entre os planetas no mapa astral.

c) os números da sorte para a pessoa do signo de Touro.

d) as orientações profissionais para a pessoa do signo de Touro.

 

Resolva as questões a seguir e exercite a sua habilidade de identificar o humor presente nos textos.

Leia o texto.

Confira abaixo entrevista com Javier Naranjo, que reuniu definições dadas por crianças para diferentes palavras. O resultado foi o livro “Casa das Estrelas”, publicado no Brasil pela editora Foz.

Folha - Essas definições poderiam ser as mesmas se fossem dadas por crianças de outros países, como Índia, China, Noruega?

Javier - Apenas começo a explorar palavras (razão e sentimentos) com crianças de outros países e sou tomado pela sensação, quase certeza, de que ser criança é igual em todas as línguas e em todos os países. Entendo que ser criança é uma forma de estar no mundo. E isto – neles – é o mais comum e o mais profundo. As crianças sonham, imaginam, ocupam a terra com seus jogos tão sérios e sua inocência. E em todos os lugares (uns mais, outros menos) sua voz é menosprezada. Por essa condição de serem crianças, creio que as definições poderiam ser as mesmas em todos os lugares, porque seu olhar é o mesmo: agudo e sem complacências. Mudam, isso sim, situações particulares de cada país, e as crianças dão também sua voz para falarmos dessas situações.

Folha - O que você achou das ilustrações que o livro ganhou?

Javier - As ilustrações de Lara Sabatier acompanham muito bem o livro, porque dialogam o tempo todo com as vozes das crianças. Ela fez várias coisas de que gostei muito: não são propriamente ilustrações para crianças, às vezes, em outras publicações os traços são infantilizados para torná-los, digamos, compreensíveis, menosprezando a inteligência das crianças. Desta vez não. São ilustrações que chegam a todos e com outra aposta muito interessante: Lara em cada letra do dicionário faz uma história, é seu traço, é claro, mas nele há uma narrativa específica para cada uma das seções do livro. Linguagem simples e direta, estilo que se conta em pequenos relatos.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/. Acesso em: 2 ago. 2013. Adaptado.

5. Qual é o tema desse texto?

a) A história de vida de Javier Naranjo.

b) A produção do livro de Javier Naranjo.

c) As ilustrações de um dicionário.

d) As palavras usadas por crianças.

Quatis roubam a cena em parque

Pedalinho, quadras de futebol, piscina, pista de bicicross. Que nada! A sensação do Parque Ecológico do Tietê, são os ativos e gulosos quatis. Na trilha ecológica, as crianças se divertem com os bichos. E os representantes da espécie. Na sua na sua não são nada "na deles". Se alguém oferece um salgadinho, os quatis querem logo o pacote inteiro.

E não adianta esconder, porque eles têm ótimo olfato.

Mais à frente na trilha, famílias domingueiras se divertem com um bando de pelo menos 30 quatis.

Alimentar os quatis traz risco à saúde dos bichos e das pessoas.

A contaminação por raiva é avaliada constantemente nos animais, mas não é possível garantir que o quati não tenha pego a doença recentemente, explica Liliane Milanelo, que coordena o centro de recuperação de animais silvestres do parque.

Segundo a veterinária, se as pessoas não pararem de dar comida aos quatis, os animais poderão ser retirados do local.

Cotidiano. Folha da São Paulo, 31 out. 2010

6. Qual é o tema desse texto?

a) Alimentação de quatis no parque.

b) Diversão no parque.

c) Fim de semana no parque.

d) Presença de quatis.

ATIVIDADE VII

Caro aluno, como você já sabe, a coesão e a coerência são mecanismos fundamentais na construção de um texto. A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. Ambas são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja harmonioso e faça sentido para o leitor. Vários elementos são responsáveis por estabelecer a coesão e a coerência de um texto, entre eles as conjunções, os advérbios, preposições, dentre outros. Estes elementos estabelecem, muitas vezes, relações através de expressões de tempo, de lugar, de comparação, de oposição, de causalidade, de anterioridade, de posteridade, entre outros. Para ficar mais claro, observe a questão a seguir.

Observe os trechos.

I - O fino suporte de madeira sobre o qual o retrato foi pintado sofreu uma deformação

desde que especialistas em conservação examinaram a pintura pela última vez... II - Seria mais poeta, desde que fosse menos político.

7. Neles, o elemento coesivo “desde que”, mais do que ligar duas orações, estabelece uma relação de sentido entre elas. O valor estabelecido por ele em cada um dos trechos é

a) de tempo, de oposição.

b) de modo, de tempo.

c) de oposição, de modo.

d) de tempo, de tempo.

 

Leia o texto a seguir.

Naquela sexta-feira, à meia noite, teria lugar a 13ª Convenção Internacional das Bruxas, numa ilha super remota no Centro do Umbigo do Mundo, muito, muito longe.

Os preparativos para a grande reunião iam adiantados. A maioria das bruxas participantes já se encontrava no local — cada qual mais feia e assustadora que a outra, representando seu país de origem. Todas estavam muito alvoroçadas, ou quase todas, ainda faltavam duas, das mais prestigiadas: a inglesa e a russa.

Estavam atrasadas de tanto se enfeiarem para o evento. Quando se deram conta da demora, alarmadíssimas, dispararam a toda, cada uma em seu veículo particular, para o distante conclave. A noite era tempestuosa, escura como breu, com raios e trovões em festival desenfreado.

BELINY, Tatiana. In. Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Revista Nova Escola, edição especial, vol. 4. p 16.

8. Em “Quando se deram conta da mora, alarmadíssimas, dispararam a toda [...]”, a palavra destacada indica

a) alternância

b) comparação.

c) explicação.

d) tempo.

 



9. A palavra “mas”, no terceiro quadrinho, poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentindo do texto, por

a) além disso.

b) enquanto.

c) porém.

d) quando.

 

Gabarito

1

2

3

4

5

6

7

8

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





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