28 outubro, 2020

6º ANO CIÊNCIAS 21ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan / Prof. João Miranda

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: Separação de Materiais.
HABILIDADES: (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
 IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

6º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 Atividade 1

Olá, estudantes!! Na última aula foram estudados os processos de separação de misturas, que se dividem em três tipos: separação de misturas heterogêneas entre sólidos; separação de misturas heterogêneas entre sólidos e líquidos; e separação de misturas homogêneas. Hoje vamos praticar esse conteúdo, através da resolução de exercícios. Se sentir necessidade, releia a aula anterior ou pesquise livremente para poder responder as questões a seguir.

 Questão 1: É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 2: Como se chama o processo realizado em casa para separar a sujeira do feijão antes de colocá-lo no fogo? 

__________________________________________________________________________

 Questão 3: Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. Quais são os processos de separação de misturas envolvidos nessa operação, respectivamente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 4: Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir:

• Preparar cafezinho com café solúvel;
• Preparar chá de saquinho;
• Coar um suco de laranja.

1. Filtração                                               3. Extração
2. Solubilização                                       4. Destilação

A sequência correta é:

a) 2, 3 e 1.
b) 4, 2 e 3.
c) 3, 4 e 1.
d) 1, 3 e 2.
e) 2, 2 e 4.

 Questão 5: Analise as afirmativas a seguir e julgue como verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Na filtração o sólido e o líquido são separados pela diferença do tamanho das partículas.

( ) A centrifugação é um processo de decantação acelerado pela força da gravidade.

( ) A separação na cromatografia é realizada pela interação dos componentes da mistura com a fase móvel e a fase estacionária.

 Atividade 2

Agora, vamos avançar um pouco mais no conteúdo e estudar a respeito de um tipo muito particular de misturas, os medicamentos. Para isso, acesso o link abaixo e leia o texto “Entenda as Diferenças entre Remédio de Referência, Genérico e Similar”. Em seguida, responda o que se pede:

 Link do Texto: https://guiadafarmacia.com.br/entenda-as-diferencas-entre-remedio-de-referencia-generico-e-similar/

 Questão 1: O que é um medicamento ou remédio de referência? Por que os seus preços são mais elevados?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: O que são medicamentos genéricos? Por que são os preferidos no gosto popular?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 3: O que são medicamentos similares? Qual a sua diferença para os medicamentos de referência ou genéricos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA          ANO: 6° ANO

Nº DE AULA: 03, 04 E 05 AULA  DATA /         /          

Nesta atividade você vai entender alguns fenômenos que justificam a esfericidade da Terra. Então, vamos iniciar pela formação do dia e da noite no nosso planeta. Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio). Já a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

1-               A   translação   é   um   distinto   movimento   realizado        pela                 Terra.   Qual      a                 principal consequência do movimento de translação da Terra?

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-               Um dos primeiros instrumentos desenvolvidos para indicar a hora do dia foi o relógio solar, criado há 3.500 anos, utilizava a projeção da sombra no gnómon. Esse relógio indicava as horas a partir de alguns movimentos da Terra. O movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, de oeste para leste, com duração aproximada de 24 horas, resultando na sucessão de dias e noites, é denominado de:

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-               Na hipótese da Terra não realisar mais o movimento de rotação, qual fenômeno deixaria de acontecer e qual seria a consequência?

 _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário