Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 21ª SEMANA
Prof. Djan / Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia
OBJETO DO CONHECIMENTO: Separação
de Materiais.
HABILIDADES: (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção
de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _________________________________________
Escola: _________________________________________________
6º ano/Turma: ____ Turno: ________ Data: ___/___/_____
Olá, estudantes!! Na última aula foram
estudados os processos de separação de misturas, que se dividem em três tipos:
separação de misturas heterogêneas entre sólidos; separação de misturas
heterogêneas entre sólidos e líquidos; e separação de misturas homogêneas. Hoje
vamos praticar esse conteúdo, através da resolução de exercícios. Se sentir
necessidade, releia a aula anterior ou pesquise livremente para poder responder
as questões a seguir.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
• Preparar cafezinho com
café solúvel;
• Preparar chá de saquinho;
• Coar um suco de laranja.
1.
Filtração
3. Extração
2.
Solubilização
4. Destilação
A sequência correta é:
a) 2, 3 e 1.
b) 4, 2 e 3.
c) 3, 4 e 1.
d) 1, 3 e 2.
e) 2, 2 e 4.
( ) Na
filtração o sólido e o líquido são separados pela diferença do tamanho das
partículas.
( ) A
centrifugação é um processo de decantação acelerado pela força da gravidade.
( ) A
separação na cromatografia é realizada pela interação dos componentes da
mistura com a fase móvel e a fase estacionária.
Agora, vamos avançar um pouco mais no
conteúdo e estudar a respeito de um tipo muito particular de misturas, os
medicamentos. Para isso, acesso o link abaixo e leia o texto “Entenda as Diferenças
entre Remédio de Referência, Genérico e Similar”. Em seguida, responda o que se
pede:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O que são medicamentos genéricos? Por que são os preferidos no gosto popular?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 2020
COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA ANO: 6° ANO
Nº DE AULA: 03, 04 E 05 AULA DATA / /
Nesta atividade você vai entender alguns fenômenos que justificam a esfericidade da Terra. Então, vamos iniciar pela formação do dia e da noite no nosso planeta. Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites. A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas. A principal consequência é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio). Já a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.
1-
A translação é um distinto movimento realizado pela Terra. Qual a principal consequência do movimento de translação da Terra?
2-
Um dos primeiros instrumentos
desenvolvidos para indicar a hora do dia foi o relógio solar, criado há 3.500
anos, utilizava a projeção da sombra no gnómon. Esse relógio indicava as horas
a partir de alguns movimentos da Terra. O movimento da Terra em torno do seu
próprio eixo, de oeste para leste, com duração aproximada de 24 horas,
resultando na sucessão de dias e noites, é denominado de:
3-
Na hipótese da Terra não realisar
mais o movimento de rotação, qual fenômeno deixaria de
acontecer e qual seria a consequência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário