ATIVIDADE – VALE 1 PONTO NA PROVA
BIMESTRAL
·
Caro aluno, os textos nem sempre apresentam
todas as informações de forma explícita, ou seja, nem tudo o que podemos
compreender sobre um texto está expresso em palavras ou expressões. Muitas
vezes, algumas informações estão implícitas, ou seja, não estão aparentes no
texto e precisam ser compreendidas através do contexto. Essa habilidade de
leitura é conhecida como inferência. Inferir informações em um texto é entender
o que o texto diz, mas que não está explícito nele. Significa, pois, ler nas
entrelinhas, entender o que está implícito na mensagem. É muito importante ir
além do que está explícito em uma produção escrita e compreender seus sentidos
a partir de outros conhecimentos de mundo e do contexto para poder relacionar
essas informações e compreender melhor os textos que lemos. Para que isto fique
claro, observe a questão a seguir.
Leia o texto a seguir.
Almoço na casa da amiga Fui almoçar ontem na casa de uma
amiga. Quando terminamos de almoçar, ela me disse:
- Fiz o almoço, agora
a louça é sua.
Peguei a louça, coloquei tudo em um saco plástico e fui
embora.
Agora, a mulher está aqui na frente de casa com a polícia
querendo a louça de volta...
Vai entender esse povo, dá e depois toma. Estranho, viu!
Disponível em: https://www.piadas.com.br/ Acesso em: 24
ago. 2019 (adaptado).
1. De acordo com o contexto apresentado no texto, qual o
verdadeiro sentido da frase: “Agora a louça é sua”?
a) Significa que na divisão de tarefas, a narradora lavaria
a louça.
b) Significa que a narradora ganhou um presente da amiga.
c) Significa que naquele momento a narradora podia levar a
louça para casa.
d) Significa que a louça era da narradora só no momento do
almoço.
Leia os textos a
seguir.
Texto 1
Quem é Thanos?
Thanos é o maior
vilão dos cinemas na atualidade, especialmente depois do sucesso de
“Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores Ultimato”. O que move o vilão é o
desafio de reunir as joias do Infinito e destruir metade da raça humana. O
vilão é um deus com poderes superiores aos dos super-heróis da Marvel.
Disponível
em: https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br. Acesso em: 24 ago. 2019
(adaptado).
Texto 2
“Quem é Thanos perto de mainha com a chinela na mão?”
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 24
ago. 2019 (adaptado).
2. A partir da leitura dos textos podemos inferir que o
poder de mainha
a) com a chinela na mão é inferior ao de Thanos.
b) mesmo com a chinela na mão perde para o de Thanos.
c) com a chinela na mão se aproxima ao poder de Thanos.
d) com a chinela na mão é maior até que o poder de Thanos.
Leia o texto a
seguir.
3. A intenção da mãe ao mandar Antoninho pular na água era
de
a) afastá-lo do predador
b) escondê-lo do macaco.
c) dar um banho no filho
d) brincar com o filho.
·
Identificar o tema de um texto. Caro aluno, você
já deve ter percebido ao longo de nossos estudos que, para compreender um
texto, precisamos ir além da tradução das palavras que o compõem, pois, a
interpretação correta depende também de informações que não estão explícitas no
texto. Um dos fatores mais importantes que contribuem para a construção do
sentido do texto é a identificação do tema sobre o qual ele trata. Identificar
o tema é dar primeiro passo para interpretarmos os textos de maneira
satisfatória. Podemos definir tema como aquilo sobre o que falamos em nossa
comunicação por meio dos textos, ou seja, é aquilo que motivou a produção se um
texto escrito ou oral. O tema pode estar explícito no texto, às vezes já
conseguimos identificá-lo através do título. Mas nem sempre é assim. Em muitos
textos, o tema está implícito, ou seja, está nas entrelinhas e nesse caso exige
que o leitor faça uma leitura mais atenta para identifica - lo. Observe a
questão a seguir e entenda como podemos descobrir o tema de um texto.
Leia o texto a
seguir.
Relato de viagem Minha viagem à
Turquia, presente que me dei para festejar meu aniversário, foi um dos mais
lindos e sensíveis momentos que tive. A Turquia é um país complexo,
encruzilhada de inúmeras culturas e essa foi minha iniciação no Oriente Médio.
Cheguei a Istambul com neve e a paisagem da cidade fica ainda mais delicada com
suas mesquitas e igrejas bizantinas enfeitadas de neve. Viajar para a Turquia é
conhecer um país com paisagens belíssimas, regiões bem diferentes entre si,
muita história e um povo afável. A cidade que hoje se chama Istambul já foi
Constantinopla e, antes, Bizâncio. Fundada pelos gregos, pertenceu ao Império
Romano, foi conquistada pelos otomanos e depois islamizada. Fiquei encantada
com a beleza local e a cidade já me chama para uma próxima viagem e novas
emoções. A lamparina, comprada num passeio pelas ruas de Istambul, vai trazer
meus próximos desejos.
Disponível em:
https://www.terramundi.com.br/blog/relato-de-viagem. Acesso em 19 mar. 2020.
4. O tema principal abordado no
texto
a) são as impressões da autora
quanto a viagem à Turquia.
b) são as informações históricas
sobre as cidades da Turquia.
c) são os motivos que levaram a
autora à Turquia.
d) são as informações sobre o
tempo e o clima na Turquia.
Leia o texto a seguir.
O avanço histórico da Dengue
A dengue é considerada a mais
importante doença por arbovírus, pois mais da metade da população mundial vive
em países com epidemias de dengue. Uma estimativa global sugere que cerca de 50
a 200 milhões de casos de dengue ocorram anualmente, culminando em cerca de 20
mil mortes. Os primeiros surtos de dengue notificados datam de 1779 e 1780, na
Ásia, África e América do Norte. Provavelmente o vírus chegou ao Brasil no
período colonial trazido da África pelos escravos. Há referências de epidemias
de dengue desde 1916, em São Paulo, e em 1923 no Rio de Janeiro. No entanto, a
primeira epidemia documentada ocorreu no início da década de 1980 quando foram
registrados muitos casos em Roraima. Após um silêncio epidemiológico, uma
epidemia de grandes proporções assolou a cidade do Rio de Janeiro em 1986. A
partir de 1994, a circulação do vírus se expandiu para mais de 600 municípios
distribuídos em 18 estados do Brasil, com um progressivo aumento da incidência
da doença na população. Nas últimas duas décadas, o país viveu quatro grandes
epidemias em 1998, 2002, 2008 e 2010. Em 2010, a epidemia de dengue no Brasil
atingiu 21 estados. Desde então, o número de casos vem aumentando a cada anão
no Brasil, sobretudo nos períodos de maior índice de chuvas.
Disponível em:
http://www.rbac.org.br/artigos/dengue-e-seus-avancos/. Acesso em 21 mar.2020
5. O tema central abordado no artigo é
a) o histórico das epidemias de dengue no Brasil
b) a disseminação da dengue pelo mundo
c) o número de casos de dengue ao redor do mundo
d) a hipótese do surgimento da dengue no Brasil
Leia o texto a seguir.
19 de Abril
Muito além do 19 de abril, instituído como o Dia do Índio no
Brasil, estão em todos os dias na vida dos índios a afirmação da sua
identidade, a defesa das suas tradições e cultura, assim como a luta pelo
direito à terra e por ocupação de espaços na sociedade. No Estado do Ceará são
14 os povos indígenas, espalhados por 18 municípios, que fortalecem esse legado
de resistência. Através deles o que ainda há de mais ancestral em solo cearense
mostra-se vivo e pulsando ativamente. Anacé, Gavião, JenipapoKanindé, Kalabaça,
Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tapeba, Tabajara,TapuiaKariri, Tremembé,
Tubiba-Tapuia e Tupinambá. São as comunidades que diariamente, seja ao pé da
serra, na Região Metropolitana de Fortaleza, litoral ou sertão, celebram a
memória dos seus antepassados, educam suas crianças por meio de escolas
indígenas, se organizam enquanto etnias sobreviventes. (...) Além dos atuais 14
povos indígenas registrados, existem alguns outros grupos que estão se
levantando, se organizando. Um dos povos que surgiu no ano passado é o povo
chamado Jaguaribara. Eles estão ali perto dos Kanindé, em Baturité e lutam
diariamente para manter as tradições de sua etnia.
Disponível em: https://www.ceara.gov.br. Acesso em: 20
out. 2019
6. O tema desenvolvido no texto é
a) a data em que se comemora o dia do índio.
b) os povos indígenas que vivem em território cearense.
c) a luta para manter a identidade dos povos indígenas e
defender suas terras e sua cultura.
d) as atividades realizadas pelos povos indígenas nas tribos
espalhadas pelo Ceará.
MARQUE AQUI SEU
GABARITO
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário