05 outubro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 18ª SEMANA - 6º ANOS - TODOS

 Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Período: 18ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof.ª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento:  Leitura

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

 

Habilidade: Inferir informações explícitas do texto

 

Leia os textos abaixo e, em seguida, responda o que se pede em cada questão.

 

Berto

Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.

Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra. Silenciosamente, ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho. Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto mergulhou na moita para se esconder.

Mas... AAAAIIII ! Os galhos tinham vários espinhos! O garotinho andou até Berto: Desculpe-me – ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom.

-   Quem é você?

-   Eu sou Berto, um abominável homem das neves!

Fonte: BUCKINGHAM, M. O não tão abominável homem das Neves. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005. s/p.

1.              De acordo com o texto, Berto se assustou porque viu

a)             duas borboletas na pedra.

b)             o caminho de casa muito distante.

c)             os vários espinhos no galho.

d)             um ser humano pela primeira vez.

 

 

Quadras Populares

 

Você me mandou cantar

Pensando que eu não sabia

Pois eu sou que nem cigarra

Canto sempre todo dia

Já fui galo, já cantei

Já fui dono do terreiro

Não me importo que outros cantem

Onde eu já cantei primeiro.

 

Fonte: Azevedo, Ricardo. Bazardo Folclore. São Paulo: Ed. Ática, 2002.

 

2.             O poema acima trata

a)             da arte de cantar.

b)            de quem canta desolado.

c)             de quem não sabia cantar.

d)            do galo cantor dono do terreiro.

 

O Astronauta Jean

Em um futuro não muito distante, no ano de 2030, cientistas brasileiros descobrem um novo planeta. Isso até que não é surpreendente, porque há anos pesquisadores já desconfiavam da possibilidade de outros lugares habitáveis no universo. Mais perto da Lua do que da Terra, surgiu  um novo lugar: o planeta chamado “Mundo Digital”. Lá tudo funciona com o uso de celulares! Sim, se quiser ligar a televisão, abrir a geladeira ou fechar a porta de casa, tudo está ao alcance de um clique (ou dois) na palma da mão.

Entretanto, o problema maior foi saber chegar lá. Para que cientistas conhecessem esse maravilhoso lugar, foi necessário que o governo contratasse Jean, um astronauta experiente e corajoso. Ao pisar em solo firme, nem precisou pegar o rádio da nave, um dos habitantes emprestou o celular, e ele prontamente ligou para a Terra:

-   Nossa! Quanta tecnologia, eu estou muito impressionado!

-   Jean? Você está ligando de um celular? Falou seu chefe intrigado.

-              Sim! Até o Whatsapp está pegando! Vou conhecer melhor tudo aqui, vou filmar para mostrar na minha volta! Um abraço, chefe!

-   Os habitantes do novo planeta estranharam tanta empolgação com o uso de celular, já que estavam acostumados a fazer ligações para várias partes do seu mundo. Jean explicou que na Terra usam celulares há muito tempo, todavia nunca de uma distância tão grande [...].

Fonte: Prof. André Martins – www.andremartinsprofessor.com.br. Acessado em 03 de abril de 2019

 

3.              O personagem Jean foi fundamental à história, pois

a)             com sua ajuda, jornalistas puderam visitar o novo planeta.

b)             ele era um cientista e jornalista de sucesso.

c)             graças a ele, cientistas descobriram um novo planeta.

d)      possibilitou conhecer melhor o novo planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário