05 outubro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 18ª SEMANA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - ATIVIDADE AVALIATIVA - 6º ANOS - TODOS

 

EEF DALVA PONTES DA ROCHA

 

Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa – 6º ano

3º Bimestre

Profº Thaís Saraiva

 

Aluno (a): _____________________________________________________________

 

Turma: 6º _____

 

 

Olá querido (a) aluno (a), chegamos ao fim de mais um bimestre de estudos. Fechamos o 3º bimestre com essa avaliação que traz todos os conteúdos que estudamos juntos durante o mês de Agosto e de Setembro através das aulas remotas. Aqui você vai encontrar questões sobre os gêneros Reportagem, Fotorreportagem, Entrevista, Artigo Científico e Experimento Científico. Além disso, ao final, temos uma Atividade Desafio sobre o nosso paradidático lido em setembro. Essa Atividade Desafio não é obrigatória, no entanto, vale dois pontos e pode te ajudar a melhorar a sua nota final, portanto, não deixe de fazê-la. No mais, desejo uma ótima avaliação a todos e não se esqueçam: leiam os textos e as questões quantas vezes forem necessárias. Não tenha pressa!

 

 

1) Sobre o gênero textual Reportagem, leia as afirmativas abaixo e depois responda o que se pede:

 

   i.        É um gênero jornalístico que pode ser encontrado em revistas, jornais, sites e programas de televisão.

     ii.        Não contem a opinião do jornalista que o escreveu, sendo, portanto, um texto objetivo.

   iii.        Apresenta falas representadas por aspas (“ “) de pessoas especialistas no assunto tratado na reportagem para dar maior credibilidade ao texto.

     iv.        A reportagem informa ao público assuntos de importância social.

     v.        Os únicos temas abordados pela reportagem são: política, economia e saúde.

Os itens corretos são:

a)    Itens i, iii e v apenas.

b)    Itens ii, iv e v.

c)    Itens i, iii e iv apenas.

d)    Todos os itens estão corretos.

 

2) A Reportagem possui em sua estrutura um parágrafo chamado “lead” (ou lide), que pretende responder algumas perguntas básicas sobre o assunto do texto. Quais são essas perguntas?


a)    O que? Quem? Onde? Quando? Como?

b)    O que? Quando? Onde? Como?

c)    Quem? / O que? E Como?

d)    Onde? Como? E Por que?

 

 

 

3) Sobre o gênero textual Fotorreportagem, é correto afirmar o seguinte item:


a)    Não utiliza imagens na sua composição.

b)    Apresenta mais texto verbal do que texto não verbal

c)    As fotografias servem apenas para apreciação, não tendo o objetivo de informar sobre assuntos relevantes socialmente.

d)    É realizada por um fotojornalista e registra o olhar dele sobre determinado assunto.


4) Observe a imagem a seguir e, em seguida, marque o item que apresenta a informação correta sobre a leitura da imagem:




(Fortaleza, Ce, Brasil. 13.05.2020: Comunidade das Quadras em tempo de coronavírus. Foto: Fabio Lima)


 a)    O jornalista registrou esse momento para mostrar como as pessoas da Comunidade das Quadras se importam com a higiene.

b)    A imagem representa muito bem o “novo normal” do cotidiano das pessoas, em que é preciso usar máscara de proteção e higienizar tudo que entra em casa.

c)    A fotografia pretende conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de sacolas plásticas.

d)    O autor da foto, Fabio Lima, registrou esse momento para falar sobre a importância do isolamento social nesses tempos de pandemia.

 

05) O texto abaixo é a Introdução de uma entrevista realizada com o cartunista Maurício de Sousa. Após a leitura do trecho, responda: para que serve a introdução em uma entrevista?

 

“Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão  interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.”

 

a)    Serve para apresentar o entrevistado e o assunto a ser tratado na entrevista.

b)    Serve para registrar as perguntas feitas pelo entrevistador.

c)    Serve para contar a história de vida do entrevistado.

d)    Serve para tirar as dúvidas dos leitores da entrevista.

 

06) Como é organizada a ordem da estrutura de uma entrevista?

 

a)    A entrevista é organizada em introdução, fala do entrevistado e fala do entrevistador, havendo alternâncias de fala.

b)    A entrevista é organizada em fala do entrevistado, fala do entrevistador e introdução, sem alternância de falas.

c)    A entrevista é organizada em introdução, fala do entrevistador e fala do entrevistado, com alternância de falas.

d)    A entrevista é organizada em fala do entrevistador e fala do entrevistado apenas, sem apresentar alternâncias de falas.

 

07) Nas últimas semanas, você leu e estudou bastante sobre Artigo Científico. Sobre esse gênero textual, responda: qual a sua principal função?

a)    Informar ao leitor sobre os últimos acontecimentos científicos importantes.

b)    Apresentar estudos, pesquisas, resultados e informações científicas importantes à sociedade.

c)    Questionar a comunidade científica sobre novas descobertas acerca de doenças virais.

d)    Despertar no leitor a vontade de também ser um cientista.

 

08)  O seguinte trecho e infográfico foram retirados de um artigo científico sobre poluição sonora. Segundo o que é informado no artigo, responda: quais tipos de sons listados no infográfico podem ser nocivos à audição humana?

 

“Estudos científicos indicam que sons a partir de 80dB começam a ser nocivos à audição humana. Mas existem outros fatores, como frequência e tempo de exposição ao barulho, que também são considerados por quem pesquisa a poluição sonora. (...)”

                                 

a)    Gotejamento de torneira, Conversa normal e Trânsito pesado.
b)    Secador de cabelo, Britadeira, Turbina de avião, Gotejamento de torneira e Conversa normal.
c)    Trânsito pesado, Secador de cabelo, iPod no volume máximo e Gotejamento de torneira.
d)    Turbina de avião, iPod no volume máximo, Britadeira, Trânsito pesado e Secador de Cabelo.


09) Após a leitura do experimento “Por que as coisas caem?”, publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, podemos afirmar que o gênero Experimento Científico se organiza da seguinte maneira:



 a)    Introdução, desenvolvimento, conclusão.

b)    Explicação do experimento, introdução e modo de fazer.

c)    Introdução, material, modo de fazer e explicação.

d)    Introdução, material e modo de fazer.

 

10) Com qual outro gênero textual o Experimento Científico muito se parece devido a forma como ele é organizado e estruturado?

 a)    Receita

b)    Artigo científico

c)    Bula

d)    Manual de instruções


 

 

 

ATIVIDADE DESAFIO: no mês se setembro nós lemos o livro O Rio das Onças, de Josirene Custódio Dantas, e elaboramos uma ficha de leitura na 15ª semana de atividades. A partir dessa leitura, escreva um resumo dessa história contando, na ordem dos acontecimentos, os principais fatos registrados na narrativa. Ao final do seu resumo, você pode escrever também a sua opinião sobre o referido livro.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Gabarito

 

1.

6.

2.

7.

3.

8.

4.

9.

5.

10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário