EEF DALVA PONTES
DA ROCHA
Avaliação
Bimestral de Língua Portuguesa – 6º ano
3º Bimestre
Profº Thaís
Saraiva
Aluno (a):
_____________________________________________________________
Turma: 6º _____
Olá
querido (a) aluno (a), chegamos ao fim de mais um bimestre de estudos. Fechamos
o 3º bimestre com essa avaliação que traz todos os conteúdos que estudamos
juntos durante o mês de Agosto e de Setembro através das aulas remotas. Aqui
você vai encontrar questões sobre os gêneros Reportagem, Fotorreportagem,
Entrevista, Artigo Científico e Experimento Científico. Além disso, ao final,
temos uma Atividade Desafio sobre o nosso paradidático lido em setembro. Essa
Atividade Desafio não é obrigatória, no entanto, vale dois pontos e pode te
ajudar a melhorar a sua nota final, portanto, não deixe de fazê-la. No mais,
desejo uma ótima avaliação a todos e não se esqueçam: leiam os textos e as
questões quantas vezes forem necessárias. Não tenha pressa!
1) Sobre o gênero
textual Reportagem, leia as afirmativas abaixo e depois responda o que se pede:
i.
É um gênero jornalístico que pode
ser encontrado em revistas, jornais, sites e programas de televisão.
ii.
Não contem a opinião do jornalista
que o escreveu, sendo, portanto, um texto objetivo.
iii.
Apresenta falas representadas por
aspas (“ “) de pessoas especialistas no assunto tratado na reportagem para dar
maior credibilidade ao texto.
iv.
A reportagem informa ao público
assuntos de importância social.
v.
Os únicos temas abordados pela
reportagem são: política, economia e saúde.
Os itens corretos
são:
a) Itens i, iii e v apenas.
b) Itens ii, iv e v.
c) Itens i, iii e iv apenas.
d) Todos os itens estão corretos.
2) A Reportagem
possui em sua estrutura um parágrafo chamado “lead” (ou lide), que
pretende responder algumas perguntas básicas sobre o assunto do texto. Quais
são essas perguntas?
a) O que? Quem? Onde? Quando? Como?
b) O que? Quando? Onde? Como?
c) Quem? / O que? E Como?
d) Onde? Como? E Por que?
3) Sobre o gênero
textual Fotorreportagem, é correto afirmar o seguinte item:
a) Não utiliza imagens na sua composição.
b) Apresenta mais texto verbal do que texto não verbal
c) As fotografias servem apenas para apreciação, não tendo o objetivo de informar sobre assuntos relevantes socialmente.
d) É realizada por um fotojornalista e registra o olhar dele sobre determinado assunto.
4) Observe a imagem
a seguir e, em seguida, marque o item que apresenta a informação correta sobre
a leitura da imagem:
(Fortaleza, Ce, Brasil. 13.05.2020: Comunidade das Quadras em tempo de coronavírus. Foto: Fabio Lima)
b) A imagem representa muito bem o “novo normal” do cotidiano das pessoas, em que é preciso usar máscara de proteção e higienizar tudo que entra em casa.
c) A fotografia pretende conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de sacolas plásticas.
d) O autor da foto, Fabio Lima, registrou esse momento para falar sobre a importância do isolamento social nesses tempos de pandemia.
05) O texto abaixo
é a Introdução de uma entrevista realizada com o cartunista Maurício de Sousa.
Após a leitura do trecho, responda: para que serve a introdução em uma
entrevista?
“Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar
gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de
gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos
teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista
Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em
2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”.
(...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso
global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros
de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras
entre países.”
a) Serve para apresentar o entrevistado e o assunto a ser tratado na entrevista.
b) Serve para registrar as perguntas feitas pelo entrevistador.
c) Serve para contar a história de vida do entrevistado.
d) Serve para tirar as dúvidas dos leitores da entrevista.
06) Como é organizada a ordem da
estrutura de uma entrevista?
a) A entrevista é organizada em introdução, fala do entrevistado e fala do entrevistador, havendo alternâncias de fala.
b) A entrevista é organizada em fala do entrevistado, fala do entrevistador e introdução, sem alternância de falas.
c) A entrevista é organizada em introdução, fala do entrevistador e fala do entrevistado, com alternância de falas.
d) A entrevista é organizada em fala do entrevistador e fala do entrevistado apenas, sem apresentar alternâncias de falas.
07) Nas últimas semanas, você leu
e estudou bastante sobre Artigo Científico. Sobre esse gênero textual,
responda: qual a sua principal função?
a) Informar ao leitor sobre os últimos acontecimentos científicos importantes.
b) Apresentar estudos, pesquisas, resultados e informações científicas importantes à sociedade.
c) Questionar a comunidade científica sobre novas descobertas acerca de doenças virais.
d) Despertar no leitor a vontade de também ser um cientista.
08) O seguinte trecho e infográfico foram
retirados de um artigo científico sobre poluição sonora. Segundo o que é
informado no artigo, responda: quais tipos de sons listados no infográfico
podem ser nocivos à audição humana?
“Estudos científicos indicam que sons a partir de 80dB começam a
ser nocivos à audição humana. Mas existem outros fatores, como frequência e
tempo de exposição ao barulho, que também são considerados por quem pesquisa a
poluição sonora. (...)”
09) Após a leitura do experimento “Por que as coisas caem?”, publicado na revista Ciência Hoje das Crianças, podemos afirmar que o gênero Experimento Científico se organiza da seguinte maneira:
a) Introdução, desenvolvimento, conclusão.
b) Explicação do experimento, introdução e modo de fazer.
c) Introdução, material, modo de fazer e explicação.
d) Introdução, material e modo de fazer.
10) Com qual outro gênero textual
o Experimento Científico muito se parece devido a forma como ele é organizado e
estruturado?
a) Receita
b) Artigo científico
c) Bula
d) Manual de instruções
ATIVIDADE DESAFIO: no mês se setembro nós
lemos o livro O Rio das Onças, de Josirene Custódio Dantas, e elaboramos uma
ficha de leitura na 15ª semana de atividades. A partir dessa leitura, escreva
um resumo dessa história contando, na ordem dos acontecimentos, os principais
fatos registrados na narrativa. Ao final do seu resumo, você pode escrever
também a sua opinião sobre o referido livro.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gabarito
1. |
6. |
2. |
7. |
3. |
8. |
4. |
9. |
5. |
10. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário