14 setembro, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. LEONARDO - 9º ANO 15ª SEMANA

 

9º ANO – ANOS FINAIS  15ª semana

LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (14/09 A 18/09)

ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Relação entre gêneros e mídias.

HABILIDADE: (EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros. GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Aula1

Antes de começar acesse ao link e responda:

https://www.youtube.com/watch?v=rzgrrpWnlYQ

 

01.   Para que serve a propaganda?

02.   É comum comprarmos por impulso?

03.   Existe propaganda enganosa?

04.   Quais os malefícios do consumismo?

 

 

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA I

 

O TEXTO PUBLICITÁRIO

 

 Profa. Ana Maria C. Bernardelli

 

Mais do que informar é preciso persuadir.

Ao nos valermos do texto publicitário como uma alternativa de  leitura, devemos ponderar que esse tipo de discurso tem como objetivo provocar reações emocionais no receptor. Por isso, esse texto utiliza recursos retóricos para convencer ou alterar atitudes e comportamentos. Para tanto, as palavras, no contexto, passam a indicar ideologias e o modo de conduzi-las é de enorme importância para o efeito de argumentação.

O texto publicitário mostra que há uma interação entre aquele que argumenta e o outro, pois as convicções do primeiro objetivam modificar ou reforçar as idéias do segundo. Comprova-se, assim, que um enunciador tem, além do objetivo de informar, o de orientar o receptor em relação a determinadas conclusões, orientação esta presente na própria estrutura linguística do enunciado.

Os textos publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade em que vivemos, baseada na produção e no consumo de mercadorias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso planeta, para problemas sociais, entre outros.

Neste último caso, os textos publicitários procuram "vender" uma ideia, uma forma de conceber as coisas ou, então, buscam estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes. Assim, temos textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.

 

 Na análise dos componentes do texto publicitário, o estudo da argumentação permite verificar sua influência na manipulação dos elementos linguísticos e icônicos direcionados para a persuasão. Assim, o texto manifesta-se como um traço da intenção projetada de um emissor para um receptor,  a fim de comunicar uma mensagem e produzir um efeito.

Um texto publicitário não costuma seguir normas rígidas, mas usar palavras simples, manter o trato coloquial, fornecer informação e fazer o  leitor acreditar sempre ajuda.

PERSUADIR uma pessoa significa atingir sua vontade e o seu sentimento por meio de argumentos plausíveis ou verossímeis, visando obter sua adesão. Significa utilizar estratégias para levar uma pessoa a fazer algo que se deseja que ela faça.

 A linha de discurso utilizada para a criação de textos publicitários é de fundamental importância para o êxito do processo de persuasão.

 Expressa-se por meio da escrita e deve ser  persuasivo o suficiente para que os objetivos de uma campanha publicitária sejam alcançados. O texto publicitário é um dos textos mais acessíveis à população.

  

O texto desenvolvido por um redator publicitário experiente aproveita o potencial da comunicação para:

 

1. Atrair a atenção do leitor para uma determinada ideia;

2. Envolvê-lo com benefícios que satisfarão as suas necessidades físicas e emocionais;

3. Motivá-lo a executar a ação.

 

Cada palavra é escolhida minuciosamente para transmitir de forma clara, atraente e objetiva a mensagem desejada. Como resultado, surgem frases simpáticas que respeitam, acima de tudo, a estética utilizada e a linguagem do público-alvo do anunciante.

O texto publicitário é construído em função do ouvinte ou do leitor virtual. Para que o texto possa melhor persuadir o público ele é, geralmente, formado por um texto cuidadosamente selecionado em seus componentes linguísticos.

Os atos discursivos procuram não só informar, como também modificar comportamentos. O sujeito comunicante constrói assim sua mensagem através de “estratégias” discursivas: comunicar é usar estratégias e interpretar é saber reconhecê-las. Dessa forma, além de uma competência linguística, o sujeito interpretante deve possuir uma competência semântico-discursiva que lhe permite depreender o sentido que emana de fatores linguísticos e extra linguísticos.

Em se tratando de texto publicitário científico, o aspecto mais relevante a ser abordado é que as afirmações gerais devem ser evitadas. Quanto mais específica e definida for a mensagem maior e melhor será a força dos argumentos empregados. Portanto, a mensagem nunca deve mentir, principalmente porque terá um público receptor informado e eficiente.

 

 


01. Responda os itens abaixo:

 

a)  A que tipo de público o cartaz se destina?

 

b)  Identifique o slogan do anúncio. A que possível atitude do consumidor ele se refere?

 

02. No texto acima podemos observar um conselho embutido. Qual seria esse conselho?

 

03. Que argumento foi usado no texto para convencer o leitor a participar desta campanha?

 

04. Localize, no texto, a palavra que realiza a aproximação do anúncio publicitário com o público alvo? Justifique sua resposta.

 

05. O que a campanha publicitária quis dizer com: “Vista o curso com a sua idéia!”

 

06. Analisando todos os elementos que compõem o anúncio(slogan, texto e imagem), você diria que ele procura convencer o consumidor a participar da campanha por meio de uma linguagem sedutora, com forte apelo emocional? Explique.



 

07. Qual seria o ponto em comum entre as duas campanhas publicitárias?

 

 

 

 

 

 

 

 

08. Qual é a relação entre a imagem da fruta e o real motivo da campanha publicitária?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula2

Antes de começar acesse ao link e responda:

https://www.youtube.com/watch?v=xsttl2_1I-U&t=181s


01.   Para você, qual a importância de saber interpretar um texto publicitário?

02.   Com relação ao texto publicitário, o que seria público alvo?

03.   Em uma propaganda, que outros elementos além do texto escrito, nos servem de informação?

04.   Para você, por que se fala que: “a propaganda é a alma do negócio”?

 

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA II

 



01. Qual produto está sendo anunciado?

 

 

 

 

02. De acordo com o anúncio em questão qual a principal utilidade desse produto?

 

 

 

 

03. Na sua opinião, qual é o destinatário mais importante para a mensagem que esse texto publicitário veicula?

 

 

 

 

04. Analise e responda: essa publicidade está adequada ao objetivo de convencer, de persuadir o destinatário que ela se propõe atingir? justifique.

 

 

 



 

05. O texto principal desse anúncio publicitário lembra as chamadas dos anúncios classificados. Troque ideias com os colegas:

 

a)  O que é um anúncio classificado?

 

 

b)  O que o texto da parte superior do anúncio em estudo apresenta de diferente em relação a um classificado?

 

06. O anúncio apresenta dois novos produtos: um microondas e um conjunto compacto de lava-louça, refrigerador e freezer. Considerando os dois textos do anúncio, responda:

 

a)  Que tipo de consumidor esse anúncio pretende atingir?

b)  Na sua opinião, o anunciante desvaloriza o consumidor que tem pouca experiência na cozinha? Por quê?

 



 

 

07. O anúncio não cita o número de técnicos e pesquisadores, mas se refere a milhares de telefonemas.

 

a)  Provavelmente, de quem são os telefonemas?

 

 

b)  Por que eles teriam ligado?

 

 

c)   Ao mencionar os milhares de telefonemas, que tipo de impressão o anunciante quer causar em seu consumidor sobre a importância que ele, o consumidor, tem?

 

 

08. Qual foi a intenção do anúncio ao empregar a voz passiva analítica: evidenciar os produtos ou os consumidores? Justifique.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário