9º ANO – ANOS FINAIS
15ª semana
LÍNGUA PORTUGUESA – SEMANA (14/09 A 18/09)
ANO/SEGMENTO: 9º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Relação entre gêneros e mídias.
HABILIDADE: (EF69LP02) Analisar e comparar peças
publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em
diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a
articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e
mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante
e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão,
como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos
pertencentes a esses gêneros. GÊNERO TEXTUAL: Anúncio publicitário / Propaganda
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Aula1
Antes de
começar acesse ao link e responda:
https://www.youtube.com/watch?v=rzgrrpWnlYQ
01.
Para que serve a propaganda?
02.
É comum comprarmos por impulso?
03.
Existe propaganda enganosa?
04.
Quais os malefícios do consumismo?
LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
I
O TEXTO PUBLICITÁRIO
Profa. Ana Maria C. Bernardelli
Mais
do que informar é preciso persuadir.
Ao
nos valermos do texto publicitário como uma alternativa de leitura, devemos ponderar que esse tipo de
discurso tem como objetivo provocar reações emocionais no receptor. Por isso,
esse texto utiliza recursos retóricos para convencer ou alterar atitudes e
comportamentos. Para tanto, as palavras, no contexto, passam a indicar
ideologias e o modo de conduzi-las é de enorme importância para o efeito de
argumentação.
O
texto publicitário mostra que há uma interação entre aquele que argumenta e o outro,
pois as convicções do primeiro objetivam modificar ou reforçar as idéias do
segundo. Comprova-se, assim, que um enunciador tem, além do objetivo de
informar, o de orientar o receptor em relação a determinadas conclusões,
orientação esta presente na própria estrutura linguística do enunciado.
Os
textos publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e
mais comuns em virtude das características da sociedade em que vivemos, baseada
na produção e no consumo de mercadorias. São textos que atuam justamente no
sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no
sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso
planeta, para problemas sociais, entre outros.
Neste
último caso, os textos publicitários procuram "vender" uma ideia, uma
forma de conceber as coisas ou, então, buscam estimular os leitores a mudar seu
comportamento, suas atitudes. Assim, temos textos publicitários que visam
convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a
conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o
transporte público, etc.
Na
análise dos componentes do texto publicitário, o estudo da argumentação permite
verificar sua influência na manipulação dos elementos linguísticos e icônicos
direcionados para a persuasão. Assim, o texto manifesta-se como um traço da
intenção projetada de um emissor para um receptor, a fim de comunicar uma mensagem e produzir um
efeito.
Um
texto publicitário não costuma seguir normas rígidas, mas usar palavras
simples, manter o trato coloquial, fornecer informação e fazer o leitor acreditar sempre ajuda.
PERSUADIR
uma pessoa significa atingir sua vontade e o seu sentimento por meio de
argumentos plausíveis ou verossímeis, visando obter sua adesão. Significa utilizar estratégias para levar uma pessoa a
fazer algo que se deseja que ela faça.
A linha de discurso utilizada para a criação
de textos publicitários é de fundamental importância para o êxito do processo
de persuasão.
Expressa-se
por meio da escrita e deve ser
persuasivo o suficiente para que os objetivos de uma campanha
publicitária sejam alcançados. O texto publicitário é um dos textos mais
acessíveis à população.
O
texto desenvolvido por um redator publicitário experiente aproveita o potencial
da comunicação para:
1.
Atrair a atenção do leitor para uma determinada ideia;
2.
Envolvê-lo com benefícios que satisfarão as suas necessidades físicas e
emocionais;
3.
Motivá-lo a executar a ação.
Cada
palavra é escolhida minuciosamente para transmitir de forma clara, atraente e
objetiva a mensagem desejada. Como resultado, surgem frases simpáticas que
respeitam, acima de tudo, a estética utilizada e a linguagem do público-alvo do
anunciante.
O
texto publicitário é construído em função do ouvinte ou do leitor virtual. Para
que o texto possa melhor persuadir o público ele é, geralmente, formado por um
texto cuidadosamente selecionado em seus componentes linguísticos.
Os
atos discursivos procuram não só informar, como também modificar comportamentos.
O sujeito comunicante constrói assim sua mensagem através de “estratégias”
discursivas: comunicar é usar estratégias e interpretar é saber reconhecê-las.
Dessa forma, além de uma competência linguística, o sujeito interpretante deve
possuir uma competência semântico-discursiva que lhe permite depreender o
sentido que emana de fatores linguísticos e extra linguísticos.
Em
se tratando de texto publicitário científico, o aspecto mais relevante a ser
abordado é que as afirmações gerais devem ser evitadas. Quanto mais específica
e definida for a mensagem maior e melhor será a força dos argumentos
empregados. Portanto, a mensagem nunca deve mentir, principalmente porque terá
um público receptor informado e eficiente.
01. Responda
os itens abaixo:
a) A que tipo de público o cartaz se
destina?
b) Identifique o slogan do anúncio. A que
possível atitude do consumidor ele se refere?
02. No texto acima podemos observar um
conselho embutido. Qual seria esse conselho?
03. Que argumento foi usado no texto para
convencer o leitor a participar desta campanha?
04. Localize, no texto, a palavra que
realiza a aproximação do anúncio publicitário com o público alvo? Justifique
sua resposta.
05. O que a campanha publicitária quis dizer
com: “Vista o curso com a sua idéia!”
06. Analisando todos os elementos que
compõem o anúncio(slogan, texto e imagem), você diria que ele procura convencer
o consumidor a participar da campanha por meio de uma linguagem sedutora, com
forte apelo emocional? Explique.
07. Qual seria o ponto em comum entre as
duas campanhas publicitárias?
08. Qual é a relação entre a imagem da fruta
e o real motivo da campanha publicitária?
Aula2
Antes de
começar acesse ao link e responda:
https://www.youtube.com/watch?v=xsttl2_1I-U&t=181s
01.
Para você, qual a importância de saber
interpretar um texto publicitário?
02.
Com relação ao texto publicitário, o que seria público
alvo?
03.
Em uma propaganda, que outros elementos além do
texto escrito, nos servem de informação?
04.
Para você, por que se fala que: “a propaganda é
a alma do negócio”?
LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
II
01. Qual produto está sendo anunciado?
02. De acordo com o anúncio em questão qual
a principal utilidade desse produto?
03. Na sua opinião, qual é o destinatário
mais importante para a mensagem que esse texto publicitário veicula?
04. Analise e responda: essa publicidade
está adequada ao objetivo de convencer, de persuadir o destinatário que ela se
propõe atingir? justifique.
05. O texto principal desse anúncio
publicitário lembra as chamadas dos anúncios classificados. Troque ideias com
os colegas:
a) O que é um anúncio classificado?
b) O que o texto da parte superior do
anúncio em estudo apresenta de diferente em relação a um classificado?
06. O anúncio apresenta dois novos produtos:
um microondas e um conjunto compacto de lava-louça, refrigerador e freezer.
Considerando os dois textos do anúncio, responda:
a) Que tipo de consumidor esse anúncio
pretende atingir?
b) Na sua opinião, o anunciante desvaloriza
o consumidor que tem pouca experiência na cozinha? Por quê?
07. O anúncio não cita o número de técnicos
e pesquisadores, mas se refere a milhares de telefonemas.
a) Provavelmente, de quem são os
telefonemas?
b) Por que eles teriam ligado?
c)
Ao
mencionar os milhares de telefonemas, que tipo de impressão o anunciante
quer causar em seu consumidor sobre a importância que ele, o consumidor, tem?
08. Qual foi a intenção do anúncio ao
empregar a voz passiva analítica: evidenciar os produtos ou os consumidores?
Justifique.
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