ATIVIDADE
AVALIATIVA DE PORTUGUÊS - ARTIGO DE OPINIÃO –
9º ANO
Professor:
Leonardo Carrá
A incerteza
da opinião em época de pandemia
Por Elis
Radman (Mestra em ciência política pela UFRGS)
É
difícil para as pessoas responderem pesquisas de opinião que tratam sobre a
Codiv-19. E esse dilema está associado à dicotomia entre o que aparece na
televisão e a realidade em que se vive, o cotidiano de cada cidade. A maioria
da população afirma que está preocupada e bem informada sobre o Coronavírus. Na
prática, afirmam que “não aguentam mais” receber mensagens sobre a Covid-19
pelo WhatsApp ou assistir às notícias pelos meios de comunicação, em especial,
pelos telejornais. É como se assistissem a uma novela onde o vilão não para de
fazer maldade.
E
esse sentimento ocorre porque há muita incerteza e dúvidas. De um lado, se vê
as estatísticas das mortes, as notícias sobre enterros em massa, hospitais
entrando em colapso e os tristes depoimentos de quem perdeu um familiar. De
outro lado, se sai à rua com a sensação de que não há perigo eminente. Tem-se a
percepção de que a vida irá voltar ao normal e, inclusive, há quem acredite que
o isolamento foi um exagero.
Quando
o tema avaliado questiona o isolamento social, há mais dúvidas. Metade dos
gaúchos é favorável ao isolamento e a outra metade é contra. Mas essa avaliação
não está associada apenas a uma posição, a uma opinião. Ela é resultado de uma
necessidade básica de sobrevivência, que tem como base a ideia de que a
economia é mais importante do que a defesa de “uma ciência que parece não
entender a realidade das pessoas”.
Os que concordam com o
isolamento, são aqueles que tem renda fixa, maior grau de escolaridade e
condições de executar as suas tarefas remotamente. A grande maioria, que se
mostra contra o isolamento social, vive o dilema de manter seu empreendimento,
de lutar pelo seu negócio, de garantir o seu emprego ou até mesmo de tentar
sobreviver como trabalhador autônomo ou informal. São pessoas que nãos sabem
como irão pagar as contas que chegam ou como irão alimentar sua família. Muitas
pessoas que têm essa opinião estão nas filas do auxílio emergencial, sendo que
alguns continuam invisíveis ao sistema de proteção social (não tendo nem CPF).
Quem é contra o isolamento pela necessidade de
subsistência básica afirma que “se o vírus não matar, a fome irá matar”. A
maior parte dessas pessoas tendem a apoiar as indicações do Presidente
Bolsonaro, pedindo a retomada das atividades econômicas. É como se o Presidente
entendesse a angústia dessas pessoas e as representasse. Quem está focado na
necessidade econômica não acredita que haverá mortes e muitos indicam um
culpado, seja um país ou até mesmo o sensacionalismo dos meios de comunicação.
As pessoas são movidas
por expectativas ou dores. E nesse momento, muitos gaúchos se preocupam com a
realidade econômica e a sua dor está associada à diminuição das perdas
econômicas ou à necessidade de provir a alimentação de sua família. A realidade
dá o passo para a opinião e se alinha, naturalmente, a posições políticas que
tratam a pandemia como uma crise qualquer. Essa instabilidade política na
condução da pandemia pode transformar a dor daqueles que sofrem com as perdas
ou as dificuldades econômicas em um luto pela morte de seus amigos e
familiares.
1. (SAEB D12) O
texto que você acabou de ler é um artigo de opinião, isso se justifica porque a
autora
a) busca apresentar uma
informação nova ao leitor.
b) tenta entreter o
leitor com informações pertinentes à literatura.
c) busca narrar fatos
ocorridos no cotidiano da população.
d) expõe seu
posicionamento sobre um determinado tema de interesse público.
2. (SAEB D1)
Segundo o texto,
a) a maioria da população ainda não se sente
informada o suficiente quanto ao Coronavírus.
b) há uma percepção de semelhança para as
pessoas entre o que se vê na televisão e a na realidade em que se vive.
c) a população em geral está atribulada com a
pandemia do Coronavírus.
d) as pessoas têm facilidade em participarem de
pesquisas de opinião.
3. (SAEB D4) O
tema central do texto é
a) os impactos da pandemia na saúde pública.
b) a desarmonia de pensamento sobre isolamento
social.
c) as mortes causadas pelo Coronavírus.
d) o excesso de informações sobre a pandemia da
Covid-19.
4. (SAEB D13) No trecho: “Na prática, afirmam
que “não aguentam mais” receber mensagens sobre a Covid-19...”, o termo
grifado foi colocado entre aspas por ser uma expressão de linguagem
a) informal.
b) técnica.
c) culta.
d) formal.
5. (SAEB D14) Há uma opinião em
a) “É como se assistissem a uma novela onde o
vilão não para de fazer maldade.”
b) “A maioria da população afirma que está
preocupada...”
c) “Na prática, afirmam que “não aguentam
mais” receber mensagens sobre a Covid-19 pelo WhatsApp...”
d) “... e, inclusive, há quem acredite que o
isolamento foi um exagero.”
6. (SAEB D8) No trecho: “Quando o tema
avaliado questiona o isolamento social, há mais dúvidas. Metade dos gaúchos é
favorável ao isolamento e a outra metade é contra.” Ao citar sobre os gaúchos,
a autora
a) faz uso de um argumento para comprovar sua
opinião.
b) usa fatos para dar credibilidade ao seu
texto.
c) esclarece sua tese para consolidar seu
pensamento.
d) revela sua opinião em desfavor do
isolamento social.
7. (SAEB D2) No trecho: “Ela é
resultado de uma necessidade básica de sobrevivência...”, o pronome grifado faz
uma retomada da palavra
a) opinião.
b) posição.
c) avaliação.
d) necessidade.
Brazuca
Compositor(es): Gabriel O Pensador
Futebol?
Futebol não se aprende na escola
No
país do futebol o sol nasce para todos mas só brilha para poucos e brilhou pela
janela do barraco da favela onde morava esse garoto chamado Brazuca
Que
não tinha nem comida na panela mas fazia embaixadinha na canela e deixava a
galera maluca
Era
novo e já diziam que era o novo Pelé
Que
fazia o que queria com uma bola no pé
Que
cobrava falta bem melhor que o Zico e o Maradona e que driblava bem melhor que
o Mané, pois é
E o
Brazuca cresceu, despertando o interesse em empresários e a inveja nos otários
(...)
0 08. O poeta focaliza
a) a dificuldade de se jogar futebol
b) um personagem bem sucedido no futebol.
c)
a
falta de alimentação na favela
d) a falta de oportunidade para a
população.
09
De
acordo com o poeta,
a) o talento para o futebol se desenvolve
na escola.
b) quem nasce na favela não tem chance de
sucesso.
c)
o
sol do sucesso brilha para poucos.
d) todos têm oportunidades iguais de
vencer.
10
O
talento de Brazucar desperta
a) desconfiança nos amigos.
b) a competição com outros jogadores.
c)
preocupação
na família.
d) interesse dos empresários.
GABARITO
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