MATEMÁTICA – SEMANA (13, 14 e 16) DE OUTUBRO
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Números.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: I) Notação científica; II)
Potenciação e radiciação.
HABILIDADES:
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes
inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação
científica.
(EF08MA02) Resolver e elaborar problemas usando a relação
entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de
expoente fracionário.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
VÍDEOS SOBRE POTÊNCIAS DE EXPOENTES INTEIROS, NOTAÇÃO CIENTÍFICA E A RELAÇÃO ENTRE POTÊNCIA
E RAIZ.
https://www.youtube.com/watch?v=QC5OTp1sVP0
https://www.youtube.com/watch?v=zlkqCb4P6Nc
https://www.youtube.com/watch?v=MQQJ-lxftro
https://www.youtube.com/watch?v=7cW7sDoQ8Dg
https://www.youtube.com/watch?v=tBgctYgDm38
POTÊNCIAS DE EXPOENTES INTEIROS:
Potência de base inteira:
Quando trabalhamos com
base sendo números inteiros é necessário obedecer algumas regras no cálculo da
potência.
O cálculo da potência de base de número inteiro
é dividido em base positiva e base negativa.
• Base positiva:
Quando a base é positiva resolvemos a potência
normalmente.
(+2)5 = +2 . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = 32
Como a base é positiva
podemos escrever essa mesma potência sem representação do sinal de +.
25 = 2 . 2 . 2 . 2 . 2 = 32
• Base negativa:
Quando a base for negativa devemos fazer o jogo
de sinais utilizados na multiplicação.
(-5)3 = (-5) .
(-5) . (-5) = - 125
Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e
todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou
seja, sempre
que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.
(-3)4 = (-3) . (-3) . (-3) . (-3) = 81
Nesse caso, a potência (resultado) ficou positiva, pois
quando multiplicamos quantidades pares de fatores negativos a potência sempre
será positiva, ou seja, quando a Base for negativa e o expoente for par a potência será
positiva.
Exemplos:
(-15)2 = 225
(-3)3 = -27
Potências com expoente
negativo:
Uma potência com expoente
negativo é calculada utilizando-se o inverso da base e o oposto do expoente.
Quando aprendemos a operar potências, a primeira e mais simples regra que dominamos é que
devemos sempre multiplicar a base por ela mesma quantas vezes indicar o
expoente. Por exemplo, se temos a potência 210, devemos multiplicar o 2 por 10 vezes da seguinte forma:
210 =
2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 = 1024
Mas e se o expoente for um número negativo? Como resolver a
potência 2–
10? Vejamos uma nova regra que
ajudará na resolução de potências com expoente menor do que zero!
Dada
uma potência x – y, com x e y reais,
o seu resultado é igual ao inverso de x elevado
a y.
Para compreender essa definição, precisamos primeiro
compreender o que é o inverso de um número. Dado um número qualquer, seu
inverso é a fração cujo numerador é 1, e o denominador é o próprio número. Por
exemplo, o inverso de 5 é 1/5, e o inverso de 10 é 1/10 . Mas qual é o inverso de uma fração? A ideia é a mesma! Vejamos a fração ½: para encontrar seu
inverso, vamos colocá-la como denominador de uma fração em que o numerador
é 1 e
fazer uma simples divisão de fração:
Agora se você quiser simplificar mais ainda o
processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração,
trocando o denominador de lugar com o numerador! Por
exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2,
o inverso de 7/3 é 3/7 e
o inverso de 1/4 é 4/1,
ou, simplesmente, 4.
Voltando para a pergunta do início do texto, vamos
calcular o valor de 2– 10.
Vejamos alguns outros exemplos de potências com
expoente negativo e observe como esse assunto relaciona-se com a potenciação de números
racionais:
1° Exemplo: 3 – 2
O inverso de 3 é 1/3. Logo,
para calcular 3 – 2, faremos:
2° Exemplo: 10 – 1
O inverso de 10 é 1/10.
Calculando 10 – 1, temos:
3° Exemplo: (3/4) – 3
O inverso de 3/4 é 4/3. Então (3/4) –
3 será dado da seguinte forma:
4° Exemplo: (– 2/3) – 4
O inverso de – 2/3 é – 3/2.
Calculando (– 2/3) – 4,
teremos:
NOTAÇÃO
CIENTÍFICA:
A notação científica é uma forma de escrever números usando
potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam
muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente
encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita
fazer comparações e cálculos.
Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:
N
. 10n
Sendo:
N um
número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
n um
número inteiro.
Exemplos
a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Transformar
um número em notação científica:
Veja abaixo como transformar os números em notação científica de
forma prática:
1º Passo: Escrever o
número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da
vírgula.
2º Passo: Colocar no
expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que
"andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número
diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o
produto do número pela potência de 10.
Exemplos:
1) Transformar o número 32 000 em notação científica.
·
Primeiro "andar" com a
vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o
algarismo 3 antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição
verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos
números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será
o expoente da potência de 10.
·
Escrevendo em notação científica: 3,2
. 104
2) A massa de um elétron é de aproximadamente
0,000000000000000000000000000911 g. Transforme esse valor para notação
científica.
·
Primeiro "andar" com a
vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o
algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição
"andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a
vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não
modificar seu valor o expoente ficará negativo;
·
Escrevendo a massa do elétron em
notação científica: 9,11 . 10 - 28 g
RELAÇÃO
ENTRE POTÊNCIA E RAIZ:
Potência fracionária:
Nos estudos de
potências, estudamos inúmeras propriedades acerca dos expoentes. Estudaremos os
expoentes fracionários, a fim de compreender o verdadeiro significado destes
expoentes, quando escritos em forma de frações.
Façamos nosso
estudo partindo de um número qualquer:
Podemos
escrever este número em forma de uma raiz quadrada (pois o denominador da
fração é 2).
Com isso você
deve estar se perguntando, e o número 1 que está no numerador? Ele está
presente no expoente do número (a), entretanto não existe a necessidade de
escrevê-lo. Tendo um número em uma raiz, podemos realizar o processo inverso
também, escrevendo-o como um número com potência fracionária.
Note que
quando escrevemos um número com potência fracionária, teremos a seguinte
propriedade:
O numerador da
potência corresponde ao expoente do número que está na base.
O denominador
da potência corresponde ao grau da raiz. No nosso caso é uma raiz de grau 3
(raiz cúbica).
Fazer essa
transformação de um número em uma raiz para um número com potência fracionária
nos auxilia quando queremos multiplicar números de mesma base, porém em raízes
de graus diferentes.
Vejamos o
seguinte exemplo:
Faremos a
transformação de cada uma dessas radiciações para números com potência
fracionária e depois disso efetuaremos a multiplicação desses números.
Agora podemos
realizar a multiplicação dos números que possuem mesma base:
Se quisermos
escrever este número em forma de radiciação, teremos:
Podemos
simplificar números elevados ao quadrado que estão dentro de uma raiz quadrada,
pois o numerador e denominador são iguais.
Vejamos alguns exemplos:
Por fim,
façamos a generalização da transformação de um expoente fracionário para uma
radiciação e vice-versa.
Vejamos alguns
exemplos:
ATIVIDADES
PROPOSTAS:
01. Qual dos resultados a seguir é solução da potência 10– 6?
a) 0,01
b) 0,001
c) 0,0001
d) 0,00001
e) 0,000001
02.Calcule as seguintes potências com expoente
negativo: Não esqueça:
a) 10 -2 b) (-5/8)-2 c) (-3/2)-3 d) (-3) -3 e) (+2/3)-2 f) (+1/2)-5
03.Passe os números a seguir para notação científica.
a) 105 000
b) 0,0019
04. A distância entre o Sol e a Terra é de 149 600
000 km. Quanto é esse número em notação científica?
05.(Enem/2015) As exportações de soja no
Brasil totalizaram 4,129 milhões em toneladas no mês de julho de 2012 e
registraram um aumento em relação ao mês de julho de 2011, embora tenha havido
uma baixa em relação ao mês de maio de 2012
A quantidade, em quilogramas, de soja exportada pelo Brasil no mês de
julho de 2012 foi de:
a) 4,129 x 103
b) 4,129 x 106
c) 4,129 x 109
d) 4,129 x 1012
e) 4,129 x 1015
06. (Enem/2017) Uma das
principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No
Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa
prova, com a marca de 43,18 segundos.
Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é
a) 0,4318 x 102
b) 4,318 x 101
c) 43,18 x 100
d) 431,8 x 10-1
e) 4 318 x 10-2
07.Escreva em forma de potência com expoente fracionário:
a) ³√7²
=
b) ⁵√a³
=
c) √10
=
d) ⁴√a³
=
e) √x⁵
=
f) ³√m
=
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