01 novembro, 2020

6º ANO CF - 7º B - C - EJA - ARTES - 21ª SEMANA - MANOEL GOMES

ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

TERCEIRA SEMANA – DE 26 À 30 DE OUTUBRO/2020

ARTES – 6º A- CF (Correção de Fluxo)

PROF.MANOEL GOMES

OS ARTISTAS DO RENASCIMENTO

O Renascimento Cultural do século XVI teve uma grande quantidade de artistas que inovaram nas técnicas de produção de suas obras.

 

QUESTÃO 1

O renascimento cultural e artístico do século XVI teve grandes nomes da pintura entre os seus protagonistas. Assinale a alternativa que indica o artista renascentista italiano que ficou conhecido como o Pintor das Madonas.

a)      Leonardo da Vinci

b)      Rafael Sanzio

c)      Giordano Bruno

d)     Michelangelo

QUESTÃO 2

O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos seus conhecimentos referentes ao período, responda:

a)   Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?

b)   Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.

QUESTÃO 3

Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

a)      princípios matemáticos e racionais;

b)      o antropocentrismo;

c)      o plano reto e motivos religiosos; ou

d)     a adoção da perspectiva.

QUESTÃO 4

O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas. (Leonardo da Vinci)

Com relação ao Renascimento artístico, literário e científico, elemento típico de transição do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto:

a)      Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difusão das ideias renascentistas.

b)      A reflexão sobre problemas humanos levou o homem renascentista à análise de sua própria individualidade, num esforço de autoconhecimento.

c)      A visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.

d)     A riqueza proveniente do comércio financiou artistas, cientistas, arquitetos, que passaram a ser contratados para dar forma às novas realidades sociais.

e)      O racionalismo passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, estimulando o nascimento da ciência moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário