E.E.E.F.DALVA PONTES
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 7º ANO
ATIVIDADE VÁLIDA PELA 2ª SEMANA DE SETEMBRO.
ENTREGAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 11/09/2020.
PROFESSORES: MARA CIBELLE E SÉRGIO.
OBS: NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE
NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA.
TEMA: FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL E CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES:
A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses.
Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América. A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.
Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas. O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi à exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar. Observe o aspecto do mapa brasileiro com os limites do Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias: om a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Com o fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.
1- QUANDO
COMEÇOU A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO?
2- O QUE
FOI ASSINADO PELA ESPANHA E PORTUGAL PARA EVITAR CONFLITO ENTRE ELES?
3- QUAL A
PRIMEIRA REGIÃO A SER POVOADA PELOS PORTUGUESES?
4- O QUE OBRIGAVA
O TRATADO DE TORDESILHAS?
5- OBSERVE O MAPA A CIMA E ESCREVA OS NOMES QUE NELE APARECE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário