04 setembro, 2020

HISTÓRIA - PROF(A): FRANCIANE SALES - AVALIAÇÃO - 9º ANOS

 

ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

ALUNO (A) : _______________________________________  SÉRIE/ANO: 9º ANO ____

PROFESSORA: FRANCIANE SALES        Turno:  _______                            Data: 03/09/2020

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – 1ª E 2ª ETAPA

1)  Quais países ou continentes fizeram parte da Segunda Revolução Industrial?

a) Inglaterra, Estados Unidos, Itália e URSS.
b) Inglaterra, Estados Unidos, URSS e Ásia.
c) Estados Unidos, Japão e Europa.
d) Itália, Estados Unidos, Japão e Ásia.

2) (Unesp) No final do século XIX deu-se a passagem do capitalismo de livre concorrência para o capitalismo dos monopólios. Neste período situa-se a fase em que, para as grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais importante do que a exportação de mercadorias. Esta é uma das explicações para

 a) A origem do imperialismo.

b) O pioneirismo industrial britânico.

c) O surgimento dos bancos.

d) A eclosão da Guerra Fria.


3)  O que é Imperialismo?

a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

4)(Fuvest) A expansão colonialista europeia do século XIX foi um dos fatores que levaram:

 a) À diminuição dos contingentes militares europeus.

b) À eliminação da liderança industrial da Inglaterra.

c) À implantação do regime de monopólio.

d) Ao rompimento do equilíbrio europeu, dando origem à Primeira Guerra Mundial.

 

5)   Durante a República Velha houve o início da diversificação da economia brasileira, alterando lentamente a dependência de apenas uma mercadoria produzida no país. Indique a alternativa que possui uma mercadoria que não foi produzida no Brasil neste período histórico.

(A)  Borracha

(B)  Industrialização

(C)  Café

(D)  Petróleo

6) (PUC) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

(A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
(B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.
(C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
(D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

7) (Fuvest) A política do café, durante a Primeira República,

(A) chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté passando depois a reger-se pelas leis do mercado.
(B) procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
(C) pode ser equiparada à de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
(D) atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais, através dos Planos de Defesa.

8) Quais das alternativas abaixo apresenta o nome de dois importantes líderes fascistas e os países que governaram?

(A) Winston Churchill na Inglaterra e Roosevelt nos Estados Unidos

(B) Stalin na União Soviética e Gandhi na Índia

(C) Adolf Hitler na Alemanha e Benito Mussolini na Itália

(D) Montgomery na Inglaterra e Eisenhower nos Estados Unidos


9) Em relação a Revolta da Vacina, qual foi a reação dos cariocas em meio a obrigatoriedade imposta pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz?

(A) Aceitaram muito bem a ideia do Dr. Oswaldo Cruz.

(B) Agradeceram ao Doutor, pois reconheceram a importância de sua imposição.

(C) Os cariocas reagiram com muita violência. Prédios e lojas foram atacados e depredados, trilhos foram retirados e bondes foram virados.

(D) Atacaram o médico e apedrejaram a casa dele.


10) Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:

(A) Pacto de Varsóvia

(B) New Deal

(C) Acordo de 1931

(D) Projeto Manhattan


11)  Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar:

(A) o ideário da "raça pura".

(B) conflitos entre burguesia e nobreza.

(C) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

(D) as consequências do fracasso das ofensivas dos dois países contra a Tríplice Aliança, durante a Primeira Guerra Mundial.


12) (PUC) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira,      revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

(A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
(B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.
(C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
(D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista 

GABARITO

10º

11º

12º

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário