04 setembro, 2020

HISTÓRIA - PROF(A): FRANCIANE SALES - AVALIAÇÃO - 8º ANOS

 ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

ALUNO(A) : _____________________________________________ SÉRIE/ANO: 8º ANO ____

PROFESSORA: FRANCIANE SALES          TURNO: _________                     DATA: 03/09/2020

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA-1ª E 2ª ETAPA

1)      Em que consistia o Ato de Navegação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Quem assumiu o trono da Inglaterra com a morte de Elizabeth I?

_______________________________________________________________________________

3)      Diferencie Puritanismo de Anglicanismo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)      O que foi a revolução industrial?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5)      Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:

 

 

a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.

b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.

c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.

d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho. 

 

 

 

6)       (Unesp) "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")

Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:

a) isolacionismo em sua política externa.

b) capitalismo monopolista contrário à concorrência.

c) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.

d) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

 

7) Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?

a)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).

c)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).

d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).

 

8) A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se expandiu para outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?

a) Portugal.

b) EUA.

c) Alemanha.

d) França.

 

9) A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:

a) Romantismo

b) Iluminismo

c) Socialismo

d) Anarquismo

10) Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses. Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:

a) a burguesia.

b) a nobreza.

c) o clero.

d) os vassalos.

 

                                                                                                                          BOM DESEMPENHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário