Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Período: 19ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Prof.ª: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Estratégias de leitura, Apreciação e Réplica
Aluno (a):
_____________________________________________________________________
Habilidade: Identificar o tema de um texto. /
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender poemas de forma livre e fixa
(como sonetos e cordéis) expressando avaliação sobre o texto lido.
Caro aluno, para estabelecer comunicação, há na sociedade diferentes tipos de textos que podem ser usados e cada texto pode apresentar um tema específico. Num texto de uma propaganda, por exemplo, encontramos divulgação de um produto de beleza, eletrodoméstico, perfumes, uma marca específica; já em um texto de artigo de opinião, encontramos um tema polêmico, geralmente, de algo que verificamos em grande destaque na sociedade. Dessa forma, podemos afirmar que o tema de um texto é o assunto que é abordado nele. Para compreender melhor, observe a questão a seguir.
Leia
o texto abaixo.
Mata Atlântica
A floresta densa e úmida que você vê, quando vai a muitas de suas
praias preferidas é a Mata Atlântica. Quando o Brasil foi descoberto, ela
margeava todo o litoral, desde o Nordeste até o Sul do país. Hoje, restam
apenas 7% da vegetação, abrigo de mais de 20 mil espécies de plantas, 261
espécies de mamíferos, 340 de anfíbios, 192 de répteis e 1 020 de pássaros. Boa
parte dessas espécies só existe na Mata Atlântica.
Fonte: Nova Escola. mar. 2009.
1.
Qual é o assunto desse texto?
a)
A
constituição da Mata Atlântica.
b)
A
extensão do litoral brasileiro.
c)
O
desaparecimento da floresta.
d)
O
descobrimento do Brasil.
Observe a tirinha abaixo.
Fonte: http://mulher30.com.br/2009/01/independencia.html.
Acessado em 05 de abril de
2019.
1. Qual é
o tema da tirinha?
Leia o texto a seguir.
O homem faz o clima. E faz mal
A interferência do homem no meio ambiente pode
acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e
trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão
demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas.
Em consequência, fenômenos como
a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir
picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se
adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de
catástrofe.
Se a temperatura não parar de
subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência
de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos,
consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das
grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os
rios que nele deságuam, salinizando- as. Águas provenientes do derretimento dos
picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno.
Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos
ecossistemas e nas cadeias alimentares.
O cenário de catástrofe está desenhado. Resta
ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.
GIMENEZ, Karen. O homem faz o clima. E
faz mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2008.Edição especial. As 30 maiores
descobertas da ciência, p. 34. Adaptado.
2. Qual o
tema central do texto?
Hoje você
vai conhecer um novo gênero textual, que se chama Poema! Vamos lá?
O poema
é um gênero textual literário formado por versos (linhas do poema), que
formam uma ou mais estrofes (blocos de versos). Ele muito se diferencia
dos textos em prosa, que não admitem versos. Veja abaixo a diferença entre
poema (formado por versos) e entre um texto escrito em prosa:
·
Exemplo de poema
Logias e
analogias
Cacaso
·
Exemplo de prosa
Hoje, no
trem, vim com o Apocalipse. É um sujeito magro, esgrouviado, sempre com a barba
por fazer. As calças sujas e curtas dão o talhe exato de suas pernas, que são
finas, parecendo somente de ossos. O curioso é que o Apocalipse, de fisionomia
de símio velho domesticado, bondoso, etc. etc., tem três filhos: um está na
Escola do Realengo; outro no ginásio, e o outro, no mosteiro de São Bento.
(Trecho do
livro Diário íntimo,
de Lima Barreto.)
Os
poemas ainda podem apresentar ou não RIMA, que é um recurso que o poeta
usa para atribuir sonoridade, ritmo, musicalidade ao poema.
Esse
gênero textual ainda apresenta muito mais conteúdo para nós conversaremos, mas
isso fica para a próxima aula. Nesse mês de outubro trabalharemos e nos
encantaremos bastante com Poemas.
Vamos à prática!
Leia, mais de uma vez, o poema abaixo, de Sidónio Muralha. Em seguida, responda o que se pede.
A Caminhada
Nessa mata ninguém mata
a pata que vive ali,
com duas patas de pata,
pata acolá, pata aqui.
Pata que gosta de matas
visita as matas vizinhas,
com as suas duas patas
seguidas de dez patinhas.
E cada patinha tem,
como a pata lá da mata,
duas patinhas também
que são patinhas de pata.
1) O
poema é formado por quantos versos e por quantas estrofes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Quantos versos formam cada estrofe?
__________________________________________________________________________
3) Qual
o tema central, isto é, o assunto desse poema?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Na
primeira estrofe, quais palavras rimam, isto é, tem sons parecidos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Essa
rima acontece também nas outras estrofes? Se sim, com quais pares de palavras?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Em
qual local do verso as rimas acontecem, no começo ou no final dele?
__________________________________________________________________________
7) No
primeiro verso, a palavra “mata” aparece duas vezes. Elas apresentam o mesmo
sentido? Por que?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Na
segunda estrofe, qual o sentido das palavras pata, patas e patinhas,
respectivamente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Como
o último verso da primeira estrofe, “pata acolá, pata aqui”, relacionam o seu
sentido com o título do poema, A Caminhada?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário