13 outubro, 2020

6º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF(A): THAÍS SARAIVA - 19ª SEMANA - (A/B/C/D/CF)

 Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Período: 19ª Semana

Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha

Prof.ª: Thaís Saraiva

Objeto do conhecimento: Estratégias de leitura, Apreciação e Réplica

 

Aluno (a):

_____________________________________________________________________

 

Habilidade: Identificar o tema de um texto. / (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis) expressando avaliação sobre o texto lido.

Caro aluno, para estabelecer comunicação, há na sociedade diferentes tipos de textos que podem ser usados e cada texto pode apresentar um tema específico. Num texto de uma propaganda, por exemplo, encontramos divulgação de um produto de beleza, eletrodoméstico, perfumes, uma marca específica; já em um texto de artigo de opinião, encontramos um tema polêmico, geralmente, de algo que verificamos em grande destaque na sociedade. Dessa forma, podemos afirmar que o tema de um texto é o assunto que é abordado nele. Para compreender melhor, observe a questão a seguir.

Leia o texto abaixo.

Mata Atlântica

A floresta densa e úmida que você vê, quando vai a muitas de suas praias preferidas é a Mata Atlântica. Quando o Brasil foi descoberto, ela margeava todo o litoral, desde o Nordeste até o Sul do país. Hoje, restam apenas 7% da vegetação, abrigo de mais de 20 mil espécies de plantas, 261 espécies de mamíferos, 340 de anfíbios, 192 de répteis e 1 020 de pássaros. Boa parte dessas espécies só existe na Mata Atlântica.

Fonte: Nova Escola. mar. 2009.

1.              Qual é o assunto desse texto?

 

a)             A constituição da Mata Atlântica.

b)             A extensão do litoral brasileiro.

c)              O desaparecimento da floresta.

d)             O descobrimento do Brasil.

 

Observe a tirinha abaixo.



Fonte: http://mulher30.com.br/2009/01/independencia.html. Acessado em 05 de abril de 2019.

 

1.    Qual é o tema da tirinha?

 


 

Leia o texto a seguir.

O homem faz o clima. E faz mal

A interferência do homem no meio ambiente pode acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas.

Em consequência, fenômenos como a elevação da taxa de emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera podem atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver num ambiente de catástrofe.

Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar o mar a invadir parte das grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, como os rios que nele deságuam, salinizando- as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades em seu entorno. Espécies mais sensíveis correm o risco de extinção, causando desequilíbrio nos ecossistemas e nas cadeias alimentares.

O cenário de catástrofe está desenhado. Resta ao homem fazer alguma coisa para evitar a concretização dessas profecias.

GIMENEZ, Karen. O homem faz o clima. E faz mal. Superinteressante, São Paulo, set. 2008.Edição especial. As 30 maiores descobertas da ciência, p. 34. Adaptado.

 

2.    Qual o tema central do texto?


Hoje você vai conhecer um novo gênero textual, que se chama Poema! Vamos lá?

 

O poema é um gênero textual literário formado por versos (linhas do poema), que formam uma ou mais estrofes (blocos de versos). Ele muito se diferencia dos textos em prosa, que não admitem versos. Veja abaixo a diferença entre poema (formado por versos) e entre um texto escrito em prosa:


·         Exemplo de poema

 

Logias e analogias

 

No Brasil a medicina vai bem
mas o doente ainda vai mal.
Qual o segredo profundo
desta ciência original?
É banal: certamente
não é o paciente
que acumula capital.

                                                                                  Cacaso


·         Exemplo de prosa

 

Hoje, no trem, vim com o Apocalipse. É um sujeito magro, esgrouviado, sempre com a barba por fazer. As calças sujas e curtas dão o talhe exato de suas pernas, que são finas, parecendo somente de ossos. O curioso é que o Apocalipse, de fisionomia de símio velho domesticado, bondoso, etc. etc., tem três filhos: um está na Escola do Realengo; outro no ginásio, e o outro, no mosteiro de São Bento

(Trecho do livro Diário íntimo, de Lima Barreto.)

 

 

Os poemas ainda podem apresentar ou não RIMA, que é um recurso que o poeta usa para atribuir sonoridade, ritmo, musicalidade ao poema.

 

Esse gênero textual ainda apresenta muito mais conteúdo para nós conversaremos, mas isso fica para a próxima aula. Nesse mês de outubro trabalharemos e nos encantaremos bastante com Poemas.

 

Vamos à prática!


Leia, mais de uma vez, o poema abaixo, de Sidónio Muralha. Em seguida, responda o que se pede.


A Caminhada

 

Nessa mata ninguém mata

a pata que vive ali,

com duas patas de pata,

pata acolá, pata aqui.

 

Pata que gosta de matas

visita as matas vizinhas,

com as suas duas patas

seguidas de dez patinhas.

 

E cada patinha tem,

como a pata lá da mata,

duas patinhas também

que são patinhas de pata.


 

1) O poema é formado por quantos versos e por quantas estrofes?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Quantos versos formam cada estrofe?

 

__________________________________________________________________________

 

3) Qual o tema central, isto é, o assunto desse poema?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Na primeira estrofe, quais palavras rimam, isto é, tem sons parecidos?

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Essa rima acontece também nas outras estrofes? Se sim, com quais pares de palavras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6) Em qual local do verso as rimas acontecem, no começo ou no final dele?

 

__________________________________________________________________________

 

7) No primeiro verso, a palavra “mata” aparece duas vezes. Elas apresentam o mesmo sentido? Por que?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8) Na segunda estrofe, qual o sentido das palavras pata, patas e patinhas, respectivamente?

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9) Como o último verso da primeira estrofe, “pata acolá, pata aqui”, relacionam o seu sentido com o título do poema, A Caminhada?

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 







Nenhum comentário:

Postar um comentário