LÍNGUA PORTUGUESA – 19ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais
Texto 1
Disponível em <https://www.memoriadapropaganda.org.br/mulher-marervilha-e-a-nova-peca-da-campanha-hortiflix-da- hortifruti/> Acesso em 04 de ago. de 2020.
1- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?
2- A que público-alvo essa propaganda se destina?
3-
Justifique sua resposta anterior com elementos da propaganda.
4- Sobre a propaganda é correto afirmar
a)
( ) apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
b)
( ) toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções:
vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
c) ( ) o público-alvo não é um
elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
d) ( ) o texto publicitário não
é, necessariamente, argumentativo.
5- Assinale a alternativa
correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos de propaganda.
a)
( ) São veiculadas apenas em revistas e jornais impressos.
b)
( ) São os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas alertando
as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.
c)
( ) Circulam apenas na internet, em sites e blogs.
d)
( ) São veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas,
outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.
Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm>
Acesso em 04 de ago. de 2020.
Texto 2
Disponível em <https://www.ricardoshimosakai.com.br/a-pressa-passa-as-consequencias-ficam/> Acesso em 05 de ago. de 2020.
6- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?
7- A que público-alvo essa propaganda se destina?
8-
Você considera a propaganda convincente ao público alvo? Justifique sua
resposta com elementos do gênero apresentado.
9- Com relação ao gênero textual
propaganda, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.
a)
( ) A propaganda tem o objetivo de divulgar as produções literárias e
não literárias escritas pelos publicitários.
b)
( ) A propaganda tem o objetivo de informar os leitores a respeito das
atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.
c)
( ) A propaganda tem o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma
informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
d)
( ) A propaganda tem o objetivo de anunciar quais são os produtos em
oferta nos supermercados de médio e grande portes.
Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm>
Acesso em 05 de ago. de 2020.
10- Neste cartaz, o uso da imagem
que compõe o texto não-verbal tem a função de
a) ( ) chamar a atenção do
público para o combate à violência, ilustrando a mensagem do slogan.
b)
( ) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do
publicitário que criou a propaganda.
c)
( ) alertar o público com a exposição de uma cena que demonstra as
consequências da imprudência e velocidade no trânsito.
d) ( ) convencer o público sobre
o fim dos relacionamentos.
11-
Ao observar a relação de sentido entre os períodos “A pressa passa. As consequências ficam”,
indique a conjunção que poderia ser usada adequadamente para fazer a ligação
entre as ideias.
a)
( ) Porque.
b) ( ) E.
c)
( ) Quando.
d)
( ) Como.
Disponível
em <https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/search?updated-max=2018-05-29T03:52:00-07:00&max- results=7&start=55&by-date=false>
Acesso em 05 de ago. de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário