9º ano- Anos Finais
RELIGIÃO
Ano/Etapa: 9º – Anos Finais
Componente Curricular: Religião
10ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Josiane/ Manoel/ Mariane
Objeto do conhecimento: Vida e morte.
Aluno (a):
Habilidade: (EF09ER03)
Olá,
pessoal! Nessa semana a nossa atividade
será repleta de música e sua relação com a religião. Preparados? A música é uma
linguagem que toca a alma humana. Por isso, em todas as culturas e religiões
ela é utilizada tanto nos momentos alegres, quanto nos tristes. Um grupo
conhecido por Casuarina fez uma música que fala sobre as possibilidades de
existirem diferentes pontos de vistas sobre determinado assunto, comentando
sobre a importância do respeito, especialmente em relação às diferenças
culturais e religiosas.
- Para ouvir, clique em https://www.youtube.com/watch?v=1dmQmMUdMt8
a) Você já tinha escutado essa música? O que achou?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A música a todo momento fala sobre “um ponto de vista”. O que você acha que é esse ponto de vista?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual é a relação da música que você acabou de escutar com o respeito a religião do outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Atualmente é comum muitas pessoas irem em diferentes religiões. Quando isso ocorre, o termo que melhor traduz esse fenômeno é “sincretismo religioso”. Martinho da Vila, cantor e compositor brasileiro, escreveu uma música justamente com este tema. Nela, ele expressa a riqueza da diversidade religiosa brasileira ao utilizar uma série de expressões próprias das diferentes religiões presentes no país.
Ouça aqui https://www.youtube.com/watch?v=Q09A8ZT_v1M
a) Pesquise na internet o que significa o título da música “sincretismo religioso” e escreva no caderno.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Após escutar a música, escreva no caderno quais são as expressões/palavras que o cantor utiliza que são religiosas (exemplo, saravá é uma palavra que vem da religião umbanda, significa salve e ele fala na música). Escreva todas palavras que você considera que faz parte de uma religião e no caderno ao lado delas, escreva de qual religião cada uma pertence.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário