Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto
Professores e Alunos Conectados
7º ANO
– ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 14ª Semana
Prof. Djan / Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
UNIDADE
TEMÁTICA: Matéria
e Energia.
OBJETO DO
CONHECIMENTO: I) Formas de
propagação do calor; II) Equilíbrio termodinâmico e formas de vida na Terra.
HABILIDADES: (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor
para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes)
na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos
(garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a
partir desse conhecimento.
Atividade 1
Olá estudantes!! Hoje vamos dar continuidade
ao estudo das formas de propagação de calor, com foco em aplicações desse
conhecimento no nosso dia a dia. Para isso, primeiramente vamos ler o texto “Transmissão
de Calor por Convecção”, cujo endereço eletrônico se encontra abaixo. Em
seguida, responda o que se pede:
Link: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/transmissao-calor-por-conveccao.htm
Questão 1: Pela leitura do texto, podemos compreender
que o funcionamento do ar condicionado está relacionado diretamente com o
processo de transmissão de calor por convecção. Sendo assim, explique por que
esse aparelho apresenta melhor desempenho quando instalado em locais mais
altos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Um experimento simples citado no
texto demonstra de maneira prática como a convecção ocorre. Nele, duas velas
acesas de tamanhos diferentes são colocadas no interior de um copo emborcado.
Qual das duas velas se apaga primeiro? Explique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Além da questão da
convecção, por que ambas as velas acabam se apagando?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora, vamos realizar uma atividade prática para
compreendermos melhor outra das formas de propagação de calor que estudamos.
EXPERIÊNCIA:
1º: Pegue um barra
de ferro e um pedaço de madeira de tamanhos semelhantes;
2º: Deixe a barra
de ferro e o pedaço de madeira expostos ao Sol por 30 minutos;
3º: Passados 30
minutos, coloque a mão esquerda na barra de ferro e a mão direita no pedaço de
madeira.
Agora, responda o que se pede:
Questão 1: A barra de ferro e o pedaço de madeira
foram aquecidos? Se sim, qual forma de propagação de calor aqueceu ambos ao
ficarem expostos ao Sol?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Qual dos dois objetos se encontrava
mais quente após 30 minutos de exposição ao Sol?
__________________________________________________________________________
Questão 3: Explique por que os diferentes
materiais estavam com aquecimentos diferentes (= temperaturas diferentes) após
o mesmo tempo de exposição ao Sol.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário