09 setembro, 2020

7º ANO CIÊNCIAS 14ª SEMANA - DJAN / JOÃO MIRANDA

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 

7º ANO – ANOS FINAIS

CIÊNCIAS – 14ª Semana

Prof. Djan / Prof. João Miranda

 

ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.

 

OBJETO DO CONHECIMENTO: I) Formas de propagação do calor; II) Equilíbrio termodinâmico e formas de vida na Terra.

HABILIDADES: (EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

 

Atividade 1

Olá estudantes!! Hoje vamos dar continuidade ao estudo das formas de propagação de calor, com foco em aplicações desse conhecimento no nosso dia a dia. Para isso, primeiramente vamos ler o texto “Transmissão de Calor por Convecção”, cujo endereço eletrônico se encontra abaixo. Em seguida, responda o que se pede:

Link: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/transmissao-calor-por-conveccao.htm

 

Questão 1: Pela leitura do texto, podemos compreender que o funcionamento do ar condicionado está relacionado diretamente com o processo de transmissão de calor por convecção. Sendo assim, explique por que esse aparelho apresenta melhor desempenho quando instalado em locais mais altos.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Questão 2: Um experimento simples citado no texto demonstra de maneira prática como a convecção ocorre. Nele, duas velas acesas de tamanhos diferentes são colocadas no interior de um copo emborcado. Qual das duas velas se apaga primeiro? Explique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 3: Além da questão da convecção, por que ambas as velas acabam se apagando?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atividade 2

Agora, vamos realizar uma atividade prática para compreendermos melhor outra das formas de propagação de calor que estudamos.

 

EXPERIÊNCIA:

1º: Pegue um barra de ferro e um pedaço de madeira de tamanhos semelhantes;

2º: Deixe a barra de ferro e o pedaço de madeira expostos ao Sol por 30 minutos;

3º: Passados 30 minutos, coloque a mão esquerda na barra de ferro e a mão direita no pedaço de madeira.

Agora, responda o que se pede:

 

Questão 1: A barra de ferro e o pedaço de madeira foram aquecidos? Se sim, qual forma de propagação de calor aqueceu ambos ao ficarem expostos ao Sol?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Questão 2: Qual dos dois objetos se encontrava mais quente após 30 minutos de exposição ao Sol?

__________________________________________________________________________

 

Questão 3: Explique por que os diferentes materiais estavam com aquecimentos diferentes (= temperaturas diferentes) após o mesmo tempo de exposição ao Sol.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário