ATIVIDADES ESCOLARES REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
QUARTA SEMANA – DE 28 À 30 DE SETEMBRO/2020
ARTES– 6º ano CF (Correção de Fluxo)
PROF.MANOEL GOMES
EXERCÍCIOS SOBRE A ARTE BARROCA
A arte barroca foi uma concepção estética que buscava
afirmar os valores católicos. Realize esta lista de exercícios e saiba mais
sobre o barroco.
QUESTÃO 1
O barroco representou um novo padrão estético para a
produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela
religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse
político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna.
Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado
neste contexto.
QUESTÃO 2
O barroco surge como uma resposta no campo artístico
ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo
principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca
como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na
racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este
movimento?
a. Classicismo.
b. Modernismo.
c. Renascimento.
d. Romantismo.
QUESTÃO 3
O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder
de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram
respectivamente:
a. rococó e
liberalismo.
b. renascentismo e
capitalismo.
c. barroco e
mercantilismo.
d. maneirismo e
colonialismo.
e. classicismo e
economicismo.
QUESTÃO 4
O Barroco como afirmação artística religiosa buscava
se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do
antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual
das afirmativas abaixo é incorreta:
a. Há no barroco o
surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b. A preocupação do
barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em
criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c. A história
e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante
frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os
elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das
vezes uma organização diagonal.
d. A valorização
das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na
demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.
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