14 outubro, 2020

7º ANO CF CIÊNCIAS 19ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAIS
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 19ª SEMANA
Prof. João Miranda
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos reprodutivos / Sexualidade
HABILIDADES: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. / (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _______________________________________________

Escola: ______________________________________________________

7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo  Turno: ________ Data: ___/___/_____

Atividade 1

Olá estudantes, nesta aula iremos dar continuidade aos estudos sobre mecanismos reprodutivos, com ênfase nas transformações que ocorrem na puberdade. Para isso, acesse o texto “Puberdade: O despertar da primavera”, cujo link se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

Link do Texto: https://super.abril.com.br/saude/puberdade-o-despertar-da-primavera/

Questão 1: Comente por que o título da matéria compara a puberdade com a primavera?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: De acordo com o texto, qual a transformação mais radical na adolescência?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Qual a justificativa que o texto apresenta para chamar a adolescência de “aborrescência”?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Qual é o sistema responsavél diretamente pela puberdade, já que “a base da puberdade é hormonal”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 5: De acordo com o texto, qual é a grande mudança que acontece quando os meninos viram homens e as meninas, mulheres?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2

Nessa atividade, vamos analisar as informações que se encontram abaixo. Em seguida, responda o que se pede:

Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a puberdade.


Questão 1: O que ocorre no Sistema Nervoso do adolescente?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Qual a “influência” do cérebro nessa fase?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Qual a função do hipotálamo e da hipófise nessa fase?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Qual a relação entre o sistema nervoso e reprodução humana, nesse caso?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 3

Exercícios de revisão do conteúdo, para resolução dessas atividades, você também pode pesquisar em https://escolakids.uol.com.br/ciencias/puberdade.htm

Questão 1: Marque o item correto sobre puberdade:

a) A puberdade sempre inicia na mesma época entre os adolescentes.

b) A puberdade é um período caracterizado por transformações físicas e psicossociais.

c) puberdade é uma fase que ocorre, geralmente, na fase adulta.

d) Durante a puberdade não ocorre a maturação biológica.

Questão 2: Marque o intem INCORRETO: A adolescência é um periodo muito difícil pois:

a) Ocorrem diversas transformações.

b) Causa mudança psicossociais.

c) Todo o organismo é afetado.

d) É um período de tranquilidade homonal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário