Secretaria Municipal de Educação, Ciência e TecnologiaProjeto
Professores e Alunos Conectados7º ANO – CORREÇÃO DE FLUXO – ANOS FINAISATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 19ª SEMANAProf. João MirandaANO/SEGMENTO: 7º Ano – Correção de Fluxo –
Anos FinaisCOMPONENTE
CURRICULAR: CiênciasUNIDADE
TEMÁTICA: Vida
e evolução OBJETO DO CONHECIMENTO: Mecanismos reprodutivos / SexualidadeHABILIDADES:
(EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e
animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. / (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a
atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
IDENTIFICAÇÃO
Nome Completo: _______________________________________________
Escola: ______________________________________________________
7º/8º ano/Turma: Correção de fluxo Turno: ________ Data: ___/___/_____
Atividade 1
Olá
estudantes, nesta aula iremos dar continuidade aos estudos sobre mecanismos
reprodutivos, com ênfase nas transformações que ocorrem
na puberdade. Para isso, acesse o texto “Puberdade: O despertar da primavera”,
cujo link se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:
Link do Texto: https://super.abril.com.br/saude/puberdade-o-despertar-da-primavera/
Questão 1: Comente por que o título da matéria compara a puberdade com
a primavera?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2:
De acordo com o texto, qual a transformação mais radical na adolescência?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Qual a justificativa que o texto
apresenta para chamar a adolescência de “aborrescência”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Qual é o sistema responsavél
diretamente pela puberdade, já que “a base da puberdade é hormonal”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 5: De acordo com o texto, qual é a
grande mudança que acontece quando os meninos viram homens e as meninas,
mulheres?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Nessa atividade, vamos analisar as
informações que se encontram abaixo. Em seguida, responda o que se pede:
Muito mais que hormônios e espinhas: a relação do sistema nervoso com a
puberdade.
Questão 1: O que ocorre no Sistema Nervoso do
adolescente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Qual a “influência” do cérebro nessa fase?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Qual a função do hipotálamo e da
hipófise nessa fase?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Qual a relação entre o sistema
nervoso e reprodução humana, nesse caso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Exercícios de revisão do conteúdo, para
resolução dessas atividades, você também pode pesquisar em https://escolakids.uol.com.br/ciencias/puberdade.htm
Questão 1: Marque o item correto sobre puberdade:
a)
A puberdade
sempre inicia na mesma época entre os adolescentes.
b)
A puberdade
é um período caracterizado por transformações físicas e psicossociais.
c)
A puberdade é uma
fase que ocorre, geralmente, na fase
adulta.
d)
Durante a puberdade não ocorre a maturação biológica.
Questão 2: Marque o intem INCORRETO: A
adolescência é um periodo muito difícil pois:
a)
Ocorrem
diversas transformações.
b)
Causa
mudança psicossociais.
c)
Todo o
organismo é afetado.
d)
É um período de tranquilidade homonal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário