15 outubro, 2020

7º ANOS - RELIGIÃO - PROF(A): MARA CIBELLE - 19ª SEMANA - CORREÇÃO DE FLUXO

E.E.E.F.DALVA PONTES

ATIVIDADE DE RELIGIÃO E DO LIVRO

CAUCAIA CIDADE DA GENTE 7º ANO-A - CORREÇÃO DE FLUXO

ATIVIDADE VÁLIDA DO  DIA 12 A 16

ENTREGAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 16 

PROFESSORES: MARA CIBELLE

OBS: NÃO SE ESQUECER DE COLOCAR NA ATIVIDADE

NOME COMPLETO, SÉRIE, TURNO E TURMA.


Ética entre as religiões.

Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa: lei ou norma. A ética existe para que haja a possibilidade da convivência social. São regras de conduta que têm como objetivo o bem estar das sociedades.                                             As diferentes culturas e religiões possuem princípios éticos e valores morais que as guiam e são parte de sua doutrina. Vamos conhecer alguns destes princípios?! Judaíco/Cristão: no Livro de Êxodo, 20:3-17, do Antigo Testamento Moisés, depois de subir ao Monte Sinai, volta com a Tábua da Lei ou os Dez Mandamentos.                                                                                                                                                                       O primeiro dos Dez Mandamentos tornou-se a base da doutrina de Cristo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo.” Indígena: o Guarani Ñandewa tem seu código ético baseado no equilíbrio das relações com a natureza onde tudo é sagrado, pois pertence ao mesmo espírito. Para eles o “Mborayu”, o espírito que nos une, está em tudo, conectando todas as coisas em um fluxo permanente. Budismo: como explica Sua Santidade Dalai Lama, “é difícil imaginar um sistema ético significativo separado da experiência individual do sofrimento e da felicidade”. Para o budismo há  4 (quatro) Nobres Verdades: 1. Existe o sofrimento; 2. Tem as causas do sofrimento; 3. É possível superar o sofrimento; 4. Existe um caminho que leva à esta liberação (o nobre caminho óctuplo – indicado na figura ao lado); princípios do nobre caminho óctuplo: visão correta; pensamento.  Correto; discurso correto, ação correta, modo de vida correto; diligência correta; atenção correta; concentração correta.                                                      Ética na Grécia Antiga: o filósofo grego Aristóteles (século V a.C) afirmava que o sentido da vida é a felicidade. Encontrada por meio da virtude da mediania, ou seja, para Aristóteles seríamos felizes se encontrássemos o caminho do meio entre dois extremos. Por exemplo: um soldado durante uma batalha não pode ser corajoso em excesso, pois poderia por tudo a perder. Mas, também, não pode ser pouquíssimo corajoso, pois isso seria a covardia e assim poderia por tudo a perder. Ele precisa encontrar o equilíbrio entre esses dois extremos para ser virtuoso, desse modo terá sucesso na batalha e será consequentemente feliz.

Agora responda:

1- Toda religião possui uma doutrina que pode ser chamada de código ético ou princípios éticos. A palavra ética vem do grego e significa:

 

a) costume ou hábito.

b) desgoverno ou desmando.

c) equidade ou paridade

d) lei ou norma.

 

2- Para Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, é difícil imaginar um sistema ético que seja realmente significativo sem que vivenciemos duas experiências individuais, são elas:

a) mágoa e perdão.

b) inveja e admiração.

c) sofrimento e felicidade.

d) desobediência e obediência

 

Atividade complementar livro: Caucaia, cidade da gente.

Unidade Temática: Manifestações religiosas

1. A Liderança é um serviço que todos nós exercemos diariamente na nossa vida. Algumas pessoas se destacam mais assumindo com mais responsabilidade o papel de liderar. Pensando na realidade atual complete a frase que segue: O bom líder é aquele que atua em favor do ________________. Integra as pessoas, motivando-as a desenvolver suas____________________________ não apenas a favor de si, mas também ________________________.   


2-Qual das alternativas completa corretamente os espaços da frase acima:   

a. Bem comum, dificuldades, dos outros.  

b. Benefício próprio, capacidades intelectuais, dos animais. 

c. Bem do povo, potencialidades, dos que são individualistas.                                                               

d. Bem pessoal, ideias, dos mais necessitados.                                                                                         

e. Bem comum, capacidades e habilidades, dos outros.

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