ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA
Anos/Segmentos:
8º
Ano/Anos Finais
Componente
Curricular: Matemática
Unidade
Temática: Números
Objetos
de Conhecimento:
I) Notação científica;
II) Potenciação e radiciação.
Habilidades:
(EF08MA01) Efetuar
cálculos com potências de expoentes inteiros a aplicar esse conhecimento na
representação de números em notação científica.
(EF08MA02)
Resolver a elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação,
para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.
Matemática - Semana (13,14 e 16) de Outubro
1)
Escreva os dados numéricos das informações
seguintes em notação científica.
a)
A area da superficie de Formosa, pais da
Asia, é 36.000 Km²
b)
Um ano corresponde a 8766 horas
c)
Um quilograma equivale a 1.000 gramas
d)
Um livro equivale a 0,001 metros cúbicos
e)
Um centímetro é igual a 0,00001 quilômetro
2) O
diâmetro do Sol é aproximadamente igual a 1.390.000 km. Esse número escrito em
notação científica é …
a)
13,9 x 105 Km
b)
139 x 105 Km
c)
1,39 x 106 Km
d)
1,39 x 10-6 Km
3) O
raio do átomo de hidrogênio é igual a 0,000000005 cm
a)
5 x 108 Km
b)
5 x 10-9 Km
c)
5 x 10-8 Km
d)
5 x 109 Km
4) O
resultado de (-1001)2 é :
a)
1101
b)
-11011
c)
1002001
d)
-1002001
5) Se
a= -2 e c= 5, então ac é igual a:
a)
32
b)
-32
c)
10
d)
-10
6) O
valor da expressão 26 – 21
– 22 é:
a)
-4
b)
-5
c)
8
d)
0
7) Sejam
as afirmações :
I) (-2)6= 64
II) (-13)²= 169
III) (-10)3= -100
IV) (-3)²= +6
8)
Quantas
são verdadeiras?
a)
1
b)
2
c) 3
BOM DESEMPENHO!!!
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