14 outubro, 2020

9º ANO CIÊNCIAS 19ª SEMANA - JOÃO MIRANDA

                                 Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 19ª SEMANA
Prof. João Miranda
 ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia.
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estrutura da Matéria.
 HABILIDADES: (EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

 

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo: _________________________________________

Escola: _________________________________________________

9º ano/Turma: ____  Turno: ________ Data: ___/___/_____

 

 

ATIVIDADE 1

Olá estudantes!!! A aula de hoje será sobre mecanismos revolucionários dos sistemas de som e imagem produzidos pelo Ser Humano. Inicialmente, vamos aprender um pouco sobre dois equipamentos amplamente utilizados pelo Homem, que são o rádio e a televisão. Para isso, leia o texto “Transmissão de Rádio e Televisão”, cujo link de acesso se encontra abaixo e, em seguida, responda o que se pede:

 

Link do Texto: https://www.preparaenem.com/fisica/transmissao-radio-televisao.htm

 

Questão 1: Que tipo de ondas são utilizadas nas transmissões de rádio e televisão? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Questão 2: Por que as ondas eletromagnéticas são classificadas como ondas transversais?

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Questão 3: Por que as ondas sonoras de um rádio AM podem ser recebidas à longas distâncias?

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Questão 4: Por que é mais fácil sintonizar estações de rádio AM de outras cidades ao fim da tarde e à noite?

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Questão 5: Por que é necessário haver várias estações retransmissoras de sinais de televisão?

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ATIVIDADE 2

Agora, faça uma pesquisa e preencha o espaço abaixo com exemplos de aparelhos utilizados na comunicação ao longo do tempo. Comece com os equipamentos mais antigos e finalize com os equipamentos mais modernos atualmente.

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ATIVIDADE 3

Agora, vamos praticar um pouco do que foi estudado resolvendo as questões a seguir. Se necessário, releia o texto e/ou procure por fontes próprias de pesquisa.

 

Questão 1: O funcionamento de televisores, rádios e celulares se dá por meio da transmissão da informação a partir da antena do emissor até o aparelho do usuário. A propagação dessa informação ocorre sob a forma de ondas:

a) eletromagnéticas, que são formadas pela oscilação de um campo elétrico e um magnético perpendiculares entre si.

b) sonoras, que transportam energia e entram em ressonância com os elétrons das antenas desses equipamentos.

c) de pressão, que oscilam em movimento harmônico simples (MHS) com amplitude proporcional à frequência do sinal.

d) gravitacionais, que são ondulações na curvatura espaço-tempo, previstas pela teoria da relatividade geral.

 

Questão 2: Marque M para ondas do tipo mecânica e E para ondas do tipo eletromagnéticas.

(  ) Ondas do mar.
(  ) Ondas sonoras.
(  ) Ondas de radiofrequência.
(  ) Ondas nas cordas de um piano.
(  ) Bluetooth.
(  ) Raios X.
(  ) Ondas produzidas pelo aparelho de ultrassonografia.

a) M,M,M,E,M,E,M

b) M,M,E,M,E,E,M

c) M,M,M,M,E,E,E

d) E,E,E,E,E,E,E

e) E,E,E,M,M,M,M

 

Questão 3: Marque a alternativa que apresenta os nomes corretos dos conceitos abaixo:

1) Tipo de onda que precisa de um meio de propagação.
2) Onda que se propaga em duas dimensões.
3) Onda que possui a direção de propagação perpendicular à vibração.

 

a) Ondas eletromagnéticas, ondas unidimensionais, ondas transversais.

b) Ondas eletromagnéticas, ondas bidimensionais, ondas transversais.

c) Ondas mecânicas, ondas bidimensionais, ondas longitudinais.

d) Ondas eletromagnéticas, ondas tridimensionais, ondas longitudinais.

e) Ondas mecânicas, ondas bidimensionais, ondas transversais.

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