13 outubro, 2020

9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 19ª SEMANA - PROF. LEONARDO

 

                  

                  Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia     

                      Projeto Professores e Alunos Conectados             9° LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 9°ano -Anos Finais                                    

CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático                          

OBJETOS DE CONHECIMENTO: efeitos de sentido

HABILIDADE:(EF69LP04). Identificar e analisar os efeitos de sentido e apelo ao consumo consciente com base nos textos anúncios publicitários e propagandas

COMPONENTE CURRICULAR: PORTUGUÊS- 19ª SEMANA

Mas o que é um panfleto? É um impresso que tem como principal finalidade divulgar uma empresa, um evento ou uma marca. Os panfletos podem conter uma variedade imensa de informações, desde instruções sobre utensílios de cozinha, até informações médicas, promoções ou tratados religiosos. Eles são elementos publicitários muito importantes em uma campanha de marketing, pois são baratos de produzir e podem ser facilmente distribuídos a um público muito vasto. Além disso, um panfleto pode assumir uma variedade imensa de formas e tamanhos.

Disponível em: https://blog.trakto.io/saiba-como-fazer-um-panfleto-bonito/ acesso em 30 de maio de 2020.

 

Analise os textos panfletos para responder as questões de 1 a 2:

 

                                         

                                                                    TEXTO 1     


                                                                      TEXTO 2



1) Sobre os textos panfletos da imagem 1 e imagem 2, responda:

 

A) Os folhetos/panfletos aborda um tema, transmite informações e explicações sobre ele ou oferece um produto/serviço?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

B) O nível de linguagem empregado no folheto/panfleto é formal ou informal? O que te fez pensar assim? Justifique

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

C)  Quais imagens foram usadas e qual o público alvo destes folhetos/panfletos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

D) A distribuição de folheto/panfleto é feita de mão em mão em locais de grande circulação, pensando no seu folheto, qual seria o melhor local para distribuí-lo, por quê? 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

E) Analisando de forma especificas, existe imagens sobre o tema ou do produto no folheto/panfleto? Elas são importantes para o produto/serviço oferecido?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2) Identifique nos textos panfletos, as estratégias de persuasão usadas como tempo verbais, visuais ou sonoros, outros elementos e aspectos relevantes:

 

A) Há texto verbal nos folhetos? Que relação se estabelece com o texto não verbal?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

B) Você acha que a maneira que os folhetos/panfletos foram feitos estão em harmonia ou em oposição ao seu objetivo de informação? Veja as imagens e Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

C) Os produtores dos folhetos/panfletos esperam e até mesmo incentivam que tipo de ação por parte de seus leitores?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Analise o texto e responda questões 3 a 6, de acordo com o gênero da atividade:

 

                                                         

                                                                   IMAGEM 1   


                                                                           IMAGEM 2
        


     

3) Em sua opinião, essas imagens foram escolhidas intencionalmente, por quê? Onde circulam os folhetos/panfletos e como são distribuídos?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

4) Quais imagens foram utilizadas nos folhetos/panfletos e que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto? Justifique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5) Qual fonte e tamanho o autor dos folhetos/panfletos escolheu para compor as imagens? Na sua opinião, o que justifica essas escolhas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                            

  6) Qual cor é predominante no folheto/panfleto? Por que você acha que essa cor, fonte, imagem foram escolhidas? Essas escolhas foram importantes para que você compreendesse o texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário