Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados 9° LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 9°ano -Anos
Finais
CAMPO
DE ATUAÇÃO: Jornalístico-midiático
OBJETOS
DE CONHECIMENTO: efeitos de sentido
HABILIDADE:(EF69LP04). Identificar e analisar os efeitos de sentido e apelo
ao consumo consciente com base nos textos anúncios publicitários e propagandas
COMPONENTE
CURRICULAR: PORTUGUÊS- 19ª SEMANA
Mas o que é
um panfleto? É um impresso que tem como principal finalidade divulgar uma empresa,
um evento ou uma marca. Os panfletos podem conter uma variedade imensa de
informações, desde instruções sobre utensílios de cozinha, até informações
médicas, promoções ou tratados religiosos. Eles são elementos publicitários
muito importantes em uma campanha de marketing, pois são baratos de produzir e
podem ser facilmente distribuídos a um público muito vasto. Além disso, um
panfleto pode assumir uma variedade imensa de formas e tamanhos.
Disponível
em: https://blog.trakto.io/saiba-como-fazer-um-panfleto-bonito/ acesso em 30 de maio de
2020.
Analise os textos panfletos para responder as questões de 1 a 2:
TEXTO 1
TEXTO 2
1) Sobre os textos panfletos da
imagem 1 e imagem 2, responda:
A) Os folhetos/panfletos aborda um tema,
transmite informações e explicações sobre ele ou oferece um
produto/serviço?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) O nível de linguagem empregado no folheto/panfleto é formal ou informal? O que te fez pensar assim? Justifique
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Quais imagens
foram usadas e qual o público alvo destes folhetos/panfletos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D) A distribuição de folheto/panfleto é feita de mão em mão em locais de
grande circulação, pensando no seu folheto, qual seria o melhor local para
distribuí-lo, por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E) Analisando de forma especificas, existe
imagens sobre o tema ou do produto no folheto/panfleto? Elas são
importantes para o produto/serviço oferecido?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Identifique nos textos panfletos, as estratégias de persuasão usadas como tempo
verbais, visuais ou sonoros, outros elementos e aspectos relevantes:
A) Há texto verbal nos folhetos? Que relação se
estabelece com o texto não verbal?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Você acha que a maneira que os folhetos/panfletos foram
feitos estão em harmonia ou em oposição ao seu objetivo de informação? Veja as
imagens e Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C) Os produtores dos folhetos/panfletos
esperam e até mesmo incentivam que tipo de ação por parte de seus leitores?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Analise o texto e responda questões 3 a 6, de acordo com o gênero da atividade:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
3) Em sua
opinião, essas imagens foram escolhidas intencionalmente, por quê? Onde circulam os folhetos/panfletos e como
são distribuídos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais imagens foram utilizadas
nos folhetos/panfletos e que assuntos podem ser tratados em um folheto/panfleto? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual fonte e tamanho o autor dos folhetos/panfletos
escolheu para compor as imagens? Na sua opinião, o que justifica essas
escolhas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Qual cor é predominante no
folheto/panfleto? Por que você acha que essa cor, fonte, imagem foram
escolhidas? Essas escolhas foram
importantes para que você compreendesse o texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário