06 novembro, 2020

6º ANOS - RELIGIÃO - 22ª SEMANA - (A/B/C/D/CF)

 ENSINO RELIGIOSO

Ano/Etapa: 6º – Anos Finais 

Componente Curricular: Religião

22ª Semana

Escola: E.E.I.E.F Dalva Pontes da Rocha

Profs.: Crislane / Mariane

Objeto do conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos.


Aluno (a):

 


HABILIDADE: (EF06ER06)

 

Leia o texto:

 

 

                            A  IMPORTÂNCIA DOS MITOS PARA AS RELIGIÕES

Os mitos são similares ás metáforas que explicam algo complexo de forma mais simples por meio de comparações e por serem importantes para as religiões, na forma de linguagem por meio da qual se explicam os mistérios da vida e da morte, o surgimento dos elementos da natureza, os comportamentos humanos e na bíblia, existem várias histórias complexas explicadas de maneira mais simples que são chamadas de parábolas e Jesus utilizava parábolas, através de histórias que transmitem mensagens por meio de metáforas para explicar coisas fáceis, os problemas difíceis e para falar sobre o reino de Deus que utilizava as parábolas como a do semeador que deixou algumas sementes caírem no caminho, em terreno rochoso e entre os espinhos e elas se perderam. As sementes que caíram em boa terra cresceram e deram frutos. Nessa parábola, as sementes representam a mensagem de salvação e os solos diferentes representam o coração de diferentes tipos de pessoa.

Há mitos que falam sobre a fundação de grandes cidades e reinos. Um exemplo é o mito de Rômulo e Remo, os irmãos gêmeos que teriam fundado a cidade de Roma e já os ritos, fazem parte de diversas sociedades há milhares de anos que podem ser religiosos ou seculares que em muitos casos, há a presença de momentos religiosos.

O filosofo grego Platão utiliza mitos filosóficos para explicar conceitos complexos como o mito da caverna. Esse mito conta a história de pessoas que não conheciam o mundo real, pois viviam presas em uma caverna. Certo dia, um desses prisioneiros conseguiu escapar. Depois de acostumar os olhos à luz e perceber a realidade, voltou à caverna para contar aos outros o que vira. Porém, ninguém acreditou nele, porque estavam acostumados à escuridão e se sentiam mais confortáveis permanecendo ali.

 

 

 

Com base no texto e nas suas pesquisas, responda:

 

 1) Utilize as palavras do quadro para completar corretamente as frases.

 

invisível         linguagem religiosa     símbolos        sagrado

 

Quando uma comunidade religiosa reconhece ou cria ___________, isso é feito de acordo com os laços afetivos que tem com o________________e entre o próprio grupo. A ______________ dá sentido e significado ao que é________________, fazendo com que ele passe a fazer parte do cotidiano.

 

 

 

 

2) Analise as afirmações a seguir e indique V nas verdadeiras e F nas falsas.:

 

 

(      ) O desejo pela felicidade pessoal e pelo bem comum é algo que as diversas religiões têm em comum.

(       ) Os mitos, ritos e símbolos não têm importância para as religiões.

(       ) Os símbolos religiosos podem auxiliar na compreensão dos ensinamentos de uma religião.

(       ) Os ensinamentos de uma religião são transmitidos somente por meio de mitos.

(        ) Todos os ritos são religiosos.

 

 

3) Pesquise e comente sobre:

 

A)   Mito da caverna.

B)   Vitrais.

C)   O que são as linguagens simbólicas das religiões? Cite alguns exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário