27 maio, 2020

HISTÓRIA - 2ª SEMANA - PROF: MANOEL GOMES - 6º Ano: A B C D e EJA

 ESCOLA DALVA PONTES DA ROCHA

Prof. Manoel Gomes DIA 13/MAI/2020 4ª feira

Projeto Professores e Alunos Conectados



HISTÓRIA - 6º Ano: A B C D e EJA

HISTÓRIA – 2ª semana

Habilidade:

(EF06HI02) - Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Objetos do Conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

ATIVIDADE
Produza um texto sobre a linha do tempo abaixo com fatos referentes de cada período. __________2018________________2019________________2020_______________________    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________


CAPÍTULO 2     FONTES E CONHECIMENTO EM HISTÓRIA

As fontes da História O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, como, por exemplo, um fio de cabelo, um brinco, uma lata vazia... O historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Os vestígios (escritos, imagens, objetos etc.) produzidos pelas pessoas na sua passagem pela Terra são chamados de fontes históricas.

As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais ou da cultura material.
Cédulas de identidade, diários, leis etc. são exemplos de fontes escritas. Fotografias, pinturas, desenhos, cartões- -postais são exemplos de fontes visuais.

DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE:

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento [...].

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

 I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II – opinião e expressão;
III – crença e culto religioso;
IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI – participar da vida política, na forma da lei;
VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.

(Trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente, aprovado em 13 de julho de 1990.)


Cantigas, lendas, entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da história de seu povo. As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da História.
Brinquedos, móveis, vestimentas etc. são objetos da cultura material de um grupo ou povo e, como tal, também são importantes fontes históricas.
O conhecimento histórico O termo história vem do grego antigo e significa “procura”, “pesquisa”. Portanto, para os antigos gregos, historiador é aquele que pesquisa, investiga, procura saber. Hoje, História é o nome dado a uma disciplina que estuda os seres humanos no tempo e no espaço. E a palavra historiador passou a significar profissional formado em universidade cujo trabalho é pesquisar e escrever sobre o passado e o presente e as relações entre um e outro.

De um modo simplificado, o conhecimento histórico é construído por meio dos seguintes passos:

Passo 1: o historiador escolhe o assunto que quer conhecer e delimita o tempo. Um exemplo: ele quer conhecer como viviam as jovens em cidades brasileiras nos anos 1980: o dia a dia, o estudo, a diversão, o namoro etc.
Passo 2: o historiador reúne as fontes históricas que irá utilizar: textos, revistas, jornais, fotografias, objetos, entrevistas com senhoras que naquele tempo eram adolescentes.
Passo 3: lê, ouve, vê e organiza esse material todo e verifica se as fontes são confiáveis.
Passo 4: usando o método histórico, constrói uma interpretação sobre como viviam as adolescentes brasileiras nos anos 1980.
Ao final do trabalho, o historiador não constrói uma verdade completa ou definitiva; o que ele constrói é uma versão da História, que pode ser criticada e/ou superada por novas pesquisas.

A colaboração de outros profissionais

Para construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio, o historiador necessita do saber elaborado pelos profissionais de outras áreas, como os geógrafos e arqueólogos. Os arqueólogos estudam os povos por meio dos vestígios materiais deixados por eles, como restos de casas, instrumentos de trabalho, pinturas feitas em rochas, vasos, entre outros. O pedaço de um machado de pedra escavado por um arqueólogo e examinado em laboratório pode nos contar sobre a idade daquela pedra e o modo de vida do povo que utilizou aquele machado. Vasos, potes e jarros para beber água estão entre os achados mais comuns nas escavações arqueológicas, porém são poucos os encontrados inteiros.
Assim, incorporando os saberes acumulados por outros estudiosos, o historiador vai aumentando seu conhecimento sobre os seres humanos e sua trajetória ao longo do tempo.


Quem faz a História?

A História não é feita apenas pelos grandes personagens (reis, generais, presidentes), mas por todos nós; isto é, por pessoas como eu, você, sua professora, a diretora, o prefeito etc.; grupos, como o dos artesãos, o dos idosos, o dos soldados, o dos ricos, o das mulheres, o das crianças etc.; instituições sociais como a Igreja, a Câmara dos Deputados, o Exército etc.
Assim, pode-se dizer que você, eu, seu professor, seus parentes, os artistas, os políticos, a Igreja e o Exército... todos nós, portanto, somos sujeitos da História.

ATIVIDADES:

Observe a si próprio: suas roupas, seus sapatos, seus brincos, seu anel, seus óculos, sua mochila... Cada um desses elementos conta um pouco sobre você, não é mesmo? Depois de observá-los com atenção, responda:

a)Esses elementos constituem que tipo de fonte?

Resposta...

Observação! o celular conta um pouco sobre a comunicação nos nossos dias; os enfeites (brincos, anéis, piercings etc.) revelam o “estilo adotado” por pré-adolescentes e adolescentes de hoje; o modo de se vestir indica a moda predominante no grupo. Se os alunos usarem uniforme, ele pode indicar também algumas características da escola.

b)O que é possível saber a seu respeito, com base na observação dos objetos que você está usando ou carregando?

A resposta da b é pessoal.

Crianças no combate às doenças! 

Em Pereira Barreto, nos últimos dias, alunos da EMEI “Assumpta Scatena Garcia” realizaram uma passeata de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A passeata percorreu a área central da cidade e fez uma parada no Calçadão Municipal, além de passar também nos semáforos do cruzamento entre as Avenidas Jonas Alves de Mello e Avenida Brasil. As crianças entregaram folhetos de alerta com orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. [...]
Todo o evento foi apoiado pela Polícia Militar garantindo assim a segurança de todos os envolvidos, em especial as crianças. Além da passeata, uma palestra com apoio de vídeos educativos foi ministrada aos alunos. [...]

SECRETARIAS Municipais de Saúde e Educação fazem parceria em ações de combate à dengue. Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, 8 jun. 2018. Disponível em: . Acesso em: 7 ago. 2018.

a) O que o texto conta?

b) Pode-se dizer que os manifestantes (mulheres, homens e crianças) fizeram história?

Observação:

Antes de responder a questão C, lembre-se de que alguns historiadores preferem o termo “ator social” em vez de “sujeito histórico”.

c) O sujeito histórico pode ser individual ou coletivo. Você seria capaz de dar um exemplo de sujeito histórico individual e um exemplo de sujeito histórico coletivo?

AGORA RESPONDA:

1. Assinale a opção abaixo que apresenta apenas exemplos de fontes escritas:

a) Jornais, diários e leis.
b) Pinturas, celulares e leis.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, leis e móveis.
e) Fósseis, pinturas e livros.

2. Assinale a correta.

a) As imagens são fontes visuais. Elas podem ser fotografias, pinturas, desenhos, entre outras.
b) As imagens podem ser utilizadas pelos historiadores desde que tenham licença do governo.
c) Apesar de serem utilizadas pelos historiadores em suas pesquisas, as imagens são uma fonte histórica menos importante que as fontes orais.
d) As imagens fazem parte da cultura imaterial de um povo.
e) As imagens, jornais, músicas e entrevistas são fontes secundárias no estudo do passado. Os registros escritos continuam sendo as mais importantes fontes históricas.

3. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. A seguir, corrija as falsas.

a) A História é uma ciência exata que chega a verdades definitivas.
b) Em seus trabalhos, os historiadores consultam diferentes fontes históricas: documentos escritos, como leis e cartas; documentos visuais, como fotografias e filmes; fontes orais, como entrevistas e depoimentos; fontes materiais, como armas e utensílios; enfim, tudo o que puder servir de pista sobre o passado.
c) O resultado do trabalho do historiador depende das fontes que selecionou, de seu modo de pensar, da época em que está vivendo e das perguntas que faz.
d) A História é feita somente por reis, generais e políticos importantes.

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