28 maio, 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 3ª SEMANA - 6º ANOS


EDUCAÇÃO FÍSICA – 3ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 6º Ano – Anos Finais

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

UNIDADE TEMÁTICA: Danças

OBJETO DO CONHECIMENTO: Danças Urbanas (Hip Hop, Break Dance)
HABILIDADES: (EF67EF11) (EF67EF12)


PARTE 1 - ATIVIDADES TEÓRICAS

Leitura:

O movimento hip-hop

Trata-se de um movimento cultural complexo, composto de múltiplas vertentes, como a dança, a música e a arte. Manifestação cultural procedente dos guetos estadunidenses, o hip-hop tem ganhado as ruas de diversas cidades do mundo, agregando um forte significado à sociedade contemporânea (VALDERRAMAS; HUNGER, 2009), em especial entre os jovens. Há, portanto, uma aproximação com a vida cotidiana da juventude, associando temas relacionados a seus problemas e projetos de vida.

O hip-hop possui basicamente quatro pilares:

1. O DJ (disc jokey), que mixa as músicas;

2. O MC (mestre de cerimônia), que realiza a parte de canto;

3. O break, que se refere à dança;

4. Os desenhos/pinturas, que são os grafites. No universo do hip-hop, há muitos outros estilos que podem ser conhecidos, como o locking, o popping, o waaking etc.

ATIVIDADE

Questão 01: Descrevam as principais características das danças urbanas, destacando como se sentiram ao praticá-las.

Questão 02: Escrevam sobre o contexto de surgimento do movimento hip-hop, destacando seus principais pilares.



PARTE 2 - ATIVIDADES PRÁTICAS
Passos de freestyle
Ø  Experimentar os diversos passos do freestyle. Dispositivo eletrônico para reprodução de músicas e músicas do movimento hip-hop, que podem ser pesquisadas na internet.
·         Faça um pequeno vídeo dançando os passos do freestyle.
Sugestões de vídeos para aprendizagem de passos:
• Como dançar hip-hop para iniciantes.
• Aprenda a dançar hip-hop – passos para iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário