7° ANO
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
LÍNGUA
PORTUGUESA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais
Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
1ª
Semana
Habilidades:
Questões 01 e 02: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o
fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática
retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais
temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em
relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica,
ironia ou humor presente.
Questões 03 e 04: (EF06LP02) Estabelecer relação entre os
diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da
notícia.
Prática
de Linguagem: Leitura
Questão 01: O que tem acontecido de diferente nas últimas
semanas ao seu redor? Como as pessoas têm se comportado há
alguns meses? Quando você soube o que tem ocorrido nestes
dias? Onde as pessoas devem ou deveriam estar nestes últimos
meses? As respostas remetem a um fato único em que a sociedade está
vivendo: a pandemia motivada pela COVID-19 doença causada pelo
coronavírus.
Essas perguntas são importantes para situar você do que está
acontecendo na sua rua, no seu bairro, no seu município, no seu
estado e até mesmo no mundo inteiro. E as respostas encontram-se nos
noticiários. É através da notícia que você, sua família,
seus amigos e as pessoas em geral fica sabendo do contexto social, ou
seja, do que está acontecendo.
Observe e leia atentamente a notícia a seguir e após a leitura,
reflita e responda às questões solicitadas.
Governos
liderados por mulheres viram exemplo de combate ao coronavírus
Finlândia,
Alemanha e Taiwan são alguns dos locais com bons números no combate
à covid-19, como a baixa taxa de letalidade
Por
Estadão Conteúdo access_time
Publicado em 15
abr 2020, 10h47
As respostas dos países à crise do coronavírus têm sido variadas
e de resultados heterogêneos, mas as de maior sucesso têm em comum
governos chefiados por mulheres. Em dois exemplos, Alemanha e Nova
Zelândia, as estratégias foram diferentes, mas o êxito foi
parecido, em comparação a outras grandes economias.
No primeiro caso, o governo da chanceler Angela Merkel realizou um
vasto número de testes, ofereceu milhares de leitos de UTI e equipou
seu pessoal de saúde com as proteções necessárias para lidar com
a pandemia.
O país foi atingido duramente pelo vírus, mas com uma taxa de
mortalidade baixa, cerca de 1,6%. Em comparação, na Itália, ela
foi de 12%, na Espanha e no Reino Unido, de 10%.
A Nova Zelândia, liderada por Jacinda Ardern, também se destacou
com apenas nove mortes. Muito graças a sua geografia e tamanho: o
país tem apenas 5 milhões de habitantes, menos do que a cidade de
São Paulo. No entanto, a liderança de Ardern também contribuiu.
Ela determinou testes em massa e tomou a rápida decisão de fechar
fronteiras e ordenar o isolamento no início da pandemia.
Disponível
em:
https://exame.abril.com.br/mundo/governos-liderados-por-mulheres-viram-exemplo-de-
combate-ao-coronavirus/
Agora, responda às questões a seguir:
- Qual é o assunto discutido na notícia?
- Na sua opinião, qual a importância de essa notícia ser publicada nos meios jornalísticos?
- Selecione um trecho do texto que retrata um aspecto positivo da notícia.
- Vamos identificar alguns elementos da notícia?! Indique: Onde ocorre? Quando aconteceu? Como? Quem são os envolvidos?
- Considerando os exemplos apontados no texto, o que o governo brasileiro deveria fazer para reduzir os problemas causados pela pandemia?
Questão 02: Observe e leia o texto a seguir e responda às
questões:
Disponível
em: https://blogdoaftm.com.br/charge-1-caso-confirmado/
- Quais são os elementos que compõem a charge?
- Sobre o que as personagens conversam? Quais elementos visuais (imagem) ajudaram a identificar o assunto da charge? Explique.
- Na legenda acima que diz: ―1º caso confirmado‖, qual é esse caso? Está explícito no texto? Como você identificou?
- As charges geralmente apresentam um teor humorístico para criticar determinado assunto. Em que o humor se revela? Explique expondo sua opinião sobre este assunto.
O texto acima é uma charge, ou seja, é um desenho
que carrega traços humorísticos, com ou sem legenda ou balão,
veiculado no meio jornalístico, assim como a notícia, e que tem
como tema algum acontecimento atual, podendo ter uma crítica
referente ao assunto tratado. Além disso, é composta por linguagem
verbal (escrita) e não-verbal (imagens).
Questão
03: Leia a notícia
abaixo e responda às questões.
Pais criam sala de cinema para o filho na quarentena no México
Um
menino mexicano de seis anos conseguiu fazer na quarentena —
imposta pelo coronavírus — aquilo que sempre amou: ir ao cinema. E
sem sair de casa. Mariel Mavil e Martín fizeram, na sala, uma sessão
de filmes com direito a pipoca, bilheteria e poltrona de cinema. "Meu
filho é um fã de cinema e eu acho que o que ele mais sente falta é
visitar [um] nesta
contingência", escreveu a mãe em uma publicação no Facebook.
O post chegou a ter mais de 12 mil curtidas e 34 mil
compartilhamentos.
A família que mora na cidade de Veracruz, no México, fez tudo igual
ao cinema: os pais se vestiram com uniformes, montaram uma bilheteria
e serviram comidas para Matias. Depois, ele escolheu o filme que
queria assistir e retirou os ingressos. "Como não podemos ir,
eu e o pai trouxemos o cinema pra casa. Foi uma grande surpresa",
escreveu Mariel.
Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/04/27/cinema-casa-quarentena-
mexico.htm
O texto acima foi publicado na rede social Facebook. Isso causou uma
repercussão mundial, pois muitas pessoas compartilharam esta notícia
e, posteriormente, foi publicada em jornais do mundo inteiro. Reflita
e responda:
- Como você classificaria a ação dos pais do garoto diante essa pandemia? Explique.
- Relembre seus conhecimentos sobre a charge e compare com a notícia. Quais são as diferenças entre elas? Cite duas.
- Imagine que você é o autor desta notícia. Você tomaria a decisão de divulgar nos jornais com qual objetivo? Qual reação você queria que os leitores tivessem?
- Você, ao ler a notícia, compartilharia em sua rede social? Por quê?
Questão 04:
Observe a charge e responda às questões abaixo:
- A charge faz referência a qual história?
- Ao ler as falas das personagens, qual a relação delas com a imagem? A qual contexto social faz referência?
- Qual a reflexão desenvolvida através desta charge? Relacione com o atual momento em que a sociedade vive e dê um exemplo da sua vivência.
- Imagine que você trabalha em um jornal e precisa publicar uma notícia. Com isso, transforme a charge em uma notícia. Não esqueça que uma notícia precisa conter informações essenciais: O que aconteceu? Quem eram os envolvidos? Como aconteceu? Quando? Onde?
MATEMÁTICA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Matemática
1ª Semana
Habilidades:
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos
(mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais,
por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens,
com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da
―regra de três‖, utilizando estratégias pessoais, cálculo
mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre
outros.
Objetos do conhecimento:
Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais.
Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer
uso da ―regra de três‖
Questão 01: Em uma concessionária, uma
determinada motocicleta é financiada por R$ 2.500,00 de entrada mais
24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao final dos 24 meses qual o
valor total do financiamento?
Questão 02: Uma
empresa faturou 1.430.820 reais em 2014 e em 2015 o seu faturamento
foi de 2.020.460 reais.
- Em quantos reais aumentou o faturamento dessa empresa no período?
- O aumento do faturamento no período foi maior ou menor que 50%? Explique sua resposta.
Questão 03: Ari comprou 5 caixas de
suco. A vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi
à vista, fez um desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais
pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes do desconto?
Questão 04: Leia o trecho
abaixo, em seguida responda as questões.
Ceará
ultrapassou
a
marca
dos
500
óbitos
pelo
novo
coronavírus
(Sars-Cov-2),
segundo
dados
divulgados
às
9h04
desta
sexta-feira
(1º)
pela
Secretaria
da
Saúde
do
Ceará
(Sesa).
De
acordo
com
o órgão,
o Estado
registrou 505
mortes
provocadas pela
doença e 7.879
casos confirmados.
A
taxa
de
letalidade
é
de
6,4%.
Fortaleza, epicentro da contaminação pelo
vírus no estado, registra 5.997 casos confirmados de infecção e
387 mortes em decorrência da Covid-19. Dos 184 municípios
cearenses, 150 cidades têm casos confirmados de coronavírus, até
esta sexta-feira.
(Disponível em:
<https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/01/ceara-ultrapassa-500-
obitos-por-covid-19-e-registra-78-mil-casos-em-150-municipios.ghtml>. Acesso:
01/05/2020)
- Quantos municípios do CE não tem casos registrados de coronavírus?
- Retirando os casos registrados em Fortaleza, quantos casos de coronavírus foram registrados nos demais municípios do CE?
LÍNGUA INGLESA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Inglesa
1ª Semana
Habilidade: (EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio
oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa
e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e
jogos.
Objeto
do Conhecimento: Funções
e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de
aula
QUESTÃO
01: Circule os meios de transporte em Inglês no quadro abaixo.
QUESTÃO 02: Circule abaixo qual meio de transporte mais
conveniente para você usar em cada situação abaixo.
QUESTÃO 03: Utilizando as palavras abaixo complete o nome
de cada meio de transporte em Inglês.
- helicopter
- car
- boat
- bus
- ship
- truck
- motorcycle
QUESTÃO 04: Assinale as colunas corretamente com relação
aos meios de transporte.
- car ( ) avião
- bike ( ) navio
- bus ( ) barco
- truck ( ) moto
- plane ( ) carro
- boat ( ) helicóptero
- ship ( ) trem
- motorcycle ( ) bicicleta
- train ( ) ônibus
- helicopter ( ) caminhão
CIÊNCIAS
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ciências
1ª Semana
Habilidade: (EF07C10) Argumentar sobre a importância da
vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a
maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da
vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e
para a erradicação de doenças.
Objeto de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas, fenômenos
naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde
pública.
O que acontece no nosso corpo quando somos vacinados? E qual a
importância das vacinas? As vacinas servem para estimular o sistema
imunológico. Ao serem aplicadas, elas aplicam vírus ou bactérias
inativas (antígenos causadores da doença) no organismo saudável e
fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam
doenças produzindo anticorpos (defesa) que evitam as doenças
causadas por esses microrganismos. Tal método é chamado de
imunização ativa. A vacinação tem eficácia comprovada,
prevenindo doenças como febre amarela, gripe e hepatite A e em
alguns casos erradicando-as, como é ocorreu com a poliomielite, que
não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às
políticas de prevenção do Sistema
Único de Saúde.
As vacinas são fabricadas a partir de antígenos mortos ou atenuados
(baixa atividade vital), que são aplicados em um indivíduo saudável
para que ele desenvolva uma resposta imunológica, ou seja, de
proteção contra a doença.
QUESTÃO 01: A primeira vacina foi criada no século XVIII por
Edward Jenner e garantia
proteção contra
a varíola.
O princípio
utilizado nessa
época é
o mesmo
utilizado nos dias atuais. Leia o texto e identifique que
princípio é esse.
QUESTÃO 02: Segundo o texto qual paralavra completa essa
afirmação?
As doenças virais, geralmente, não possuem um tratamento
específico, sendo ideal, portanto, a prevenção. Uma das principais
formas de se prevenir de doenças como a febre amarela e a gripe
é a . Justifique essa afirmativa em seu caderno.
OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências
Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional
Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.
Sabe de quem iremos falar agora?
É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras
brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se
alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é
necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus
ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes,
vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc.
Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo,
saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da
dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os
criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando
água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você
está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do
mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10
minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse
mosquito.
“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”
QUESTÃO 03: É muito importante combater os criadouros do
mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece
quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para
depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos
que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa se
você deixar água parada.
QUESTÃO 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa
podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para
verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do
mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar.
Você já pode começar hoje
mesmo.
Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você
vai responder as seguintes
indagações:
- Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
- Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
- Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.
- Quais desses objetos você encontrou água parada?
- Algum possuía as larvas do mosquito da dengue? Quais?
- Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
- Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para proteger você e sua família.
Veja
algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.
- Tampe os tonéis e caixa d’água.
- Mantenha as calhas sempre limpas.
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
- Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
- Mantenha lixeiras bem tampadas.
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
- Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
GEOGRAFIA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais
Componente
Curricular: Geografia
1ª Semana – Tema: O lugar onde vivo
Habilidades:
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e
populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas.
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades
dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de
quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e
caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como
direitos legais dessas comunidades.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população
brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena,
africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e
idade nas regiões brasileiras.
Objetos
do conhecimento: Formação
territorial do Brasil; Diversidade étnica e cultural.
Questão 01: Por que o Brasil é um país tão diverso sob o
ponto de vista de sua população?
Questão 02: Quais as atividades econômicas praticadas após
a chegada dos portugueses e que favoreceram as ocupações
territoriais do Brasil?
- Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.
CORONAVÍRUS PODE DIZIMAR POVOS INDÍGENAS, DIZ PESQUISADORA
João
Fellet - @joaofellet
Da
BBC News Brasil em São Paulo,25 março 2020
À medida que o novo coronavírus se alastra pelo Brasil, crescem os temores de que comunidades indígenas sejam dizimadas pela covid-19, a doença causada pelo patógeno.
Doenças respiratórias já são a principal causa de morte entre as
populações nativas brasileiras, o que torna a pandemia atual
especialmente perigosa para esses grupos.
Há ainda preocupações quanto ao desabastecimento de muitas
comunidades indígenas que compram alimentos em cidades e dependem de
programas sociais como o Bolsa Família, mas estão sendo orientadas
a evitar os deslocamentos para impedir o contágio.
"Há um risco incrível de o vírus se alastrar pelas
comunidades e provocar um genocídio", diz a médica sanitarista
Sofia Mendonça, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp).
Ela afirma que o novo coronavírus pode ter para povos indígenas
brasileiros impacto comparável ao de grandes epidemias do passado,
como as causadas pelo sarampo.
"Todos adoecem, e você perde todos os velhos, sua sabedoria e
organização social. Fica um buraco nas aldeias", afirma.
Mendonça diz que métodos usados em áreas urbanas para reduzir o
contágio - como higienizar as mãos com álcool gel - são
impraticáveis em muitas aldeias. Por isso ela defende concentrar os
esforços em impedir que o vírus chegue às comunidades e isolar
eventuais infectados.
Nas últimas semanas, vários grupos cancelaram reuniões e rituais
abertos a turistas. O Acampamento Terra Livre - principal evento do
movimento indígena brasileiro, que ocorre em Brasília a cada mês
de abril - foi suspenso.
Mesmo assim, Mendonça diz que há chances consideráveis de que o
vírus chegue às aldeias - e que será preciso isolar os doentes
antes que eles infectem os parentes.
Segundo ela, os modos de vida de vários povos indígenas - que
incluem compartilhar utensílios como cuias e morar em habitações
com muitas pessoas - tendem a ampliar o poder de contágio de doenças
infecciosas.
FONTE:
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52030530
(adaptado).
Questão 03: Compare a realidade e contexto de vida da
população indígena apresentada no texto, com a população que
vive em sua cidade.
Questão 04: É possível afirmar que existem diferenças
muito grandes entre essas duas populações quanto perigo de contágio
da COVID-19?
HISTÓRIA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: História
1ª Semana
Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de
compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos
históricos (continuidades e rupturas)
Objeto do conhecimento: A questão do tempo, sincronias e
diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias: construção
da identidade (natural, social e cultural)
Converse com seus pais sobre as questões a seguir e responda.
Questão
01: Em que lugar
você nasceu?
Que lembranças você guarda desse lugar?
Questão 02: O lugar que você nasceu sofreu modificações ou
continua como era antigamente? Explique.
Questão 03: Como você pode contribuir para melhorar o lugar
onde você vive?
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais
Componente
Curricular: Educação
Artística
1ª
Semana
Habilidades:
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação
musical, usos e funções da música em seus contextos de produção
e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais,
contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a
capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto
de conhecimento: Contextos
e práticas
Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver
acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua
juventude.
Questão
02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências
musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.
Texto de apoio (link):
Vídeo de apoio (link):
ENSINO RELIGIOSO
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ensino
Religioso
1ª Semana
Habilidade (EF07ER06): identificar princípios éticos em
diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo
como podem influenciar condutas pessoais práticas sociais.
Objeto
do Conhecimento: Princípios
éticos e valores religiosos.
Questão
01: Fazer um
acróstico (Composição poética na qual as letras formam outras
palavras ou frases) sobre os valores: Solidariedade
e respeito.
Questão 02: Conversar com seus pais sobre as práticas
sociais que existem na sua comunidade onde acontece solidariedade,
fazer registro por escrito.
Questão 03: Diante dessa pandemia escreva os cuidados que
devemos tomar como prevenção ao coronavírus.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ano/Etapa:
7º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Educação
Física
1ª Semana
Habilidades:
(EF67EF08);
(EF67EF10)
Vamos aprender a diferença entre Atividade Física X Exercício Físico
Questão 01: Vamos iniciar nossa atividade indo arrumar a
casa, colocando todas as coisas, objetos, e, tudo que estiver fora do
lugar, em seus devidos locais da casa. Em seguida você irá anotar
no caderno as atividades que já realizou hoje de forma que possa ter
tido algum gasto de energia durante o dia, pelo esforço da
arrumação.
Você perceberá que as atividades normalmente realizadas pelo nosso
corpo que vão além do repouso (em pé parado, sentado, deitado ou
dormindo) e que ocorre o movimento corporal, com gasto maior de
energia, consideramos como atividade
física.
Questão 2: Em seguida, vamos realizar a atividade de corrida
(sem sair do lugar) com elevação dos joelhos durante 30 segundos,
seguido do agachamento durante 30 segundos e um intervalo (descanso)
de 15 segundos, repetindo esse conjunto por três vezes.
- Lembre-se que o agachamento é aquele movimento de subida e descida, do tronco, flexionando quadril e joelhos, como se fosse sentar-se em uma cadeira, sempre mantendo a coluna reta e peito ―estufado‖.
Conclui-se que essa atividade com movimentos do corpo realizados com
intencionalidade, programados e sistematizados e com regularidade
define a atividade como sendo exercício físico.
DESAFIO
Após realizar os exercícios da atividade abaixo, o aluno deverá
identificar qual foi a capacidade física (Força, Flexibilidade,
Velocidade, Resistência, Equilíbrio) utilizada em cada estação do
circuito abaixo.
- Deitar com as costas no chão, joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Levante a parte superior (costas) em seguida retorne a posição inicial, realizar o máximo de vezes que você conseguir.
2. Você
irá se deslocar rapidamente em várias direções em movimentos de
zigue- zague.
3. Agora
você irá tentar ficar na ponta dos pés o máximo de tempo que
conseguir sem
sair do
lugar.
4. As
capacidades restantes o aluno irá pesquisar alguma imagem que
consiga
identificar cada capacidade física que esteja faltando no desafio
acima.
Se você não conseguiu acertar o desafio acima, leia as dicas abaixo
e volte a responder o desafio. Se acertou, confirme suas respostas
após a leitura destas dicas:
Força tem a ver com esforço contra uma dificuldade de movimento,
para erguer um objeto ou uma parte do corpo; Flexibilidade envolve a
facilidade de mover livremente nossas articulações (juntas);
Velocidade é a habilidade de fazer uma tarefa corporal com rapidez;
Resistência é ser capaz de fazer uma tarefa de esforço leve por
bastante tempo; Equilíbrio é manter o corpo numa posição ou
movimento, superando a dificuldade de ficar alinhado.
PESQUISA e ENVIO
Os benefícios da prática da atividade física são inúmeros e
amplamente divulgados nos meios de comunicação e na internet.
Pesquise sobre os benefícios da atividade física ou converse com
alguém na sua família que pratica ou sabe sobre isso.
Em seguida, escreva um texto, com suas próprias palavras, sobre os
principais cuidados e observações, para quem vai começar a prática
da atividade física. Fale também sobre alguns benefícios e também
as conseqüências que podem ocorrer daqueles que não praticam.
Escreva tudo numa folha de caderno, com seu nome completo, série,
turma, turno e peça para seus pais ou responsáveis enviarem para a
escola, via WhatsApp, e-mail ou entregue presencialmente, para que
seu trabalho faça parte de um belo mural com os textos da sua
turma.
Obs.: Somente uma pessoa da família, se não for possível enviar,
deve ir sair de casa, com máscara, e, se possível, de luvas e
óculos de proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário