12 maio, 2020

7º ANO - Projeto Professores e Alunos Conectados do Dalva Pontes - 7° anos


7° ANO 

OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.

LÍNGUA PORTUGUESA

Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais 
Componente Curricular: Língua Portuguesa 
1ª Semana

Habilidades:


Questões 01 e 02: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Questões 03 e 04: (EF06LP02) Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

Prática de Linguagem: Leitura

Questão 01: O que tem acontecido de diferente nas últimas semanas ao seu redor? Como as pessoas têm se comportado há alguns meses? Quando você soube o que tem ocorrido nestes dias? Onde as pessoas devem ou deveriam estar nestes últimos meses? As respostas remetem a um fato único em que a sociedade está vivendo: a pandemia motivada pela COVID-19 doença causada pelo coronavírus.

Essas perguntas são importantes para situar você do que está acontecendo na sua rua, no seu bairro, no seu município, no seu estado e até mesmo no mundo inteiro. E as respostas encontram-se nos noticiários. É através da notícia que você, sua família, seus amigos e as pessoas em geral fica sabendo do contexto social, ou seja, do que está acontecendo.

Observe e leia atentamente a notícia a seguir e após a leitura, reflita e responda às questões solicitadas.



Governos liderados por mulheres viram exemplo de combate ao coronavírus

Finlândia, Alemanha e Taiwan são alguns dos locais com bons números no combate à covid-19, como a baixa taxa de letalidade

Por Estadão Conteúdo access_time Publicado em 15 abr 2020, 10h47


 As respostas dos países à crise do coronavírus têm sido variadas e de resultados heterogêneos, mas as de maior sucesso têm em comum governos chefiados por mulheres. Em dois exemplos, Alemanha e Nova Zelândia, as estratégias foram diferentes, mas o êxito foi parecido, em comparação a outras grandes economias.


No primeiro caso, o governo da chanceler Angela Merkel realizou um vasto número de testes, ofereceu milhares de leitos de UTI e equipou seu pessoal de saúde com as proteções necessárias para lidar com a pandemia.

O país foi atingido duramente pelo vírus, mas com uma taxa de mortalidade baixa, cerca de 1,6%. Em comparação, na Itália, ela foi de 12%, na Espanha e no Reino Unido, de 10%.

A Nova Zelândia, liderada por Jacinda Ardern, também se destacou com apenas nove mortes. Muito graças a sua geografia e tamanho: o país tem apenas 5 milhões de habitantes, menos do que a cidade de São Paulo. No entanto, a liderança de Ardern também contribuiu. Ela determinou testes em massa e tomou a rápida decisão de fechar fronteiras e ordenar o isolamento no início da pandemia.


Agora, responda às questões a seguir:

  1. Qual é o assunto discutido na notícia?

  1. Na sua opinião, qual a importância de essa notícia ser publicada nos meios jornalísticos?

  1. Selecione um trecho do texto que retrata um aspecto positivo da notícia.

  1. Vamos identificar alguns elementos da notícia?! Indique: Onde ocorre? Quando aconteceu? Como? Quem são os envolvidos?

  1. Considerando os exemplos apontados no texto, o que o governo brasileiro deveria fazer para reduzir os problemas causados pela pandemia?

Questão 02: Observe e leia o texto a seguir e responda às questões:


  1.   Quais são os elementos que compõem a charge?

  1. Sobre o que as personagens conversam? Quais elementos visuais (imagem) ajudaram a identificar o assunto da charge? Explique.

  1. Na legenda acima que diz: caso confirmado‖, qual é esse caso? Está explícito no texto? Como você identificou?                                                                                                                               
  2. As charges geralmente apresentam um teor humorístico para criticar determinado assunto. Em que o humor se revela? Explique expondo sua opinião sobre este assunto.

 O texto acima é uma charge, ou seja, é um desenho que carrega traços humorísticos, com ou sem legenda ou balão, veiculado no meio jornalístico, assim como a notícia, e que tem como tema algum acontecimento atual, podendo ter uma crítica referente ao assunto tratado. Além disso, é composta por linguagem verbal (escrita) e não-verbal (imagens).

Questão 03: Leia a notícia abaixo e responda às questões.

Pais criam sala de cinema para o filho na quarentena no México


De Universa, em São Paulo 27/04/2020 14h13
 Um menino mexicano de seis anos conseguiu fazer na quarentena — imposta pelo coronavírus — aquilo que sempre amou: ir ao cinema. E sem sair de casa. Mariel Mavil e Martín fizeram, na sala, uma sessão de filmes com direito a pipoca, bilheteria e poltrona de cinema. "Meu filho é um fã de cinema e eu acho que o que ele mais sente falta é visitar [um] nesta
contingência", escreveu a mãe em uma publicação no Facebook. O post chegou a ter mais de 12 mil curtidas e 34 mil compartilhamentos.

A família que mora na cidade de Veracruz, no México, fez tudo igual ao cinema: os pais se vestiram com uniformes, montaram uma bilheteria e serviram comidas para Matias. Depois, ele escolheu o filme que queria assistir e retirou os ingressos. "Como não podemos ir, eu e o pai trouxemos o cinema pra casa. Foi uma grande surpresa", escreveu Mariel.


O texto acima foi publicado na rede social Facebook. Isso causou uma repercussão mundial, pois muitas pessoas compartilharam esta notícia e, posteriormente, foi publicada em jornais do mundo inteiro. Reflita e responda:

  1.   Como você classificaria a ação dos pais do garoto diante essa pandemia? Explique.

  1. Relembre seus conhecimentos sobre a charge e compare com a notícia. Quais são as diferenças entre elas? Cite duas.

  1. Imagine que você é o autor desta notícia. Você tomaria a decisão de divulgar nos jornais com qual objetivo? Qual reação você queria que os leitores tivessem?

  1. Você, ao ler a notícia, compartilharia em sua rede social? Por quê?

 Questão 04:



 Observe a charge e responda às questões abaixo:

  1.   A charge faz referência a qual história?

  1. Ao ler as falas das personagens, qual a relação delas com a imagem? A qual contexto social faz referência?

  1. Qual a reflexão desenvolvida através desta charge? Relacione com o atual momento em que a sociedade vive e dê um exemplo da sua vivência.

  1. Imagine que você trabalha em um jornal e precisa publicar uma notícia. Com isso, transforme a charge em uma notícia. Não esqueça que uma notícia precisa conter informações essenciais: O que aconteceu? Quem eram os envolvidos? Como aconteceu? Quando? Onde?


 MATEMÁTICA

Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Matemática 1ª Semana

Habilidades:


(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da ―regra de três‖, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetos do conhecimento:


Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais.
Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da ―regra de três‖


Questão 01: Em uma concessionária, uma determinada motocicleta é financiada por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$ 630,00. Ao final dos 24 meses qual o valor total do financiamento?




Questão 02: Uma empresa faturou 1.430.820 reais em 2014 e em 2015 o seu faturamento foi de 2.020.460 reais.

  1. Em quantos reais aumentou o faturamento dessa empresa no período?


  1. O aumento do faturamento no período foi maior ou menor que 50%? Explique sua resposta.



Questão 03: Ari comprou 5 caixas de suco. A vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes do desconto?





Questão 04: Leia o trecho abaixo, em seguida responda as questões.

Ceará ultrapassou a marca dos 500 óbitos pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo dados divulgados às 9h04 desta sexta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com o órgão, o Estado registrou 505 mortes provocadas pela doença e 7.879 casos confirmados. A taxa de letalidade é de 6,4%.
Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.997 casos confirmados de infecção e 387 mortes em decorrência da Covid-19. Dos 184 municípios cearenses, 150 cidades têm casos confirmados de coronavírus, até esta sexta-feira. 
(Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/01/ceara-ultrapassa-500- obitos-por-covid-19-e-registra-78-mil-casos-em-150-municipios.ghtml>. Acesso: 01/05/2020)

  1. Quantos municípios do CE não tem casos registrados de coronavírus?




  1. Retirando os casos registrados em Fortaleza, quantos casos de coronavírus foram registrados nos demais municípios do CE?



 LÍNGUA INGLESA


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Inglesa 
1ª Semana

Habilidade: (EF07LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral para realizar as atividades em sala de aula, de forma respeitosa e colaborativa, trocando ideias e engajando-se em brincadeiras e jogos.

Objeto do Conhecimento: Funções e usos da língua inglesa: convivência e colaboração em sala de aula



QUESTÃO 01: Circule os meios de transporte em Inglês no quadro abaixo.


QUESTÃO 02: Circule abaixo qual meio de transporte mais conveniente para você usar em cada situação abaixo.


QUESTÃO 03: Utilizando as palavras abaixo complete o nome de cada meio de transporte em Inglês.

  • helicopter
  • car
  • boat
  • bus
  • ship
  • truck
  • motorcycle

QUESTÃO 04: Assinale as colunas corretamente com relação aos meios de transporte.
  1. car                                                                             ( ) avião
  1. bike                                                                           ( ) navio
  1. bus                                                                             ( ) barco
  1. truck                                                                          ( ) moto
  1. plane                                                                         ( ) carro
  1. boat                                                                           ( ) helicóptero
  1. ship                                                                           ( ) trem
  1. motorcycle                                                                ( ) bicicleta
  1. train                                                                           ( ) ônibus
  1. helicopter                                                                   ( ) caminhão

 CIÊNCIAS


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ciências 1ª Semana

Habilidade: (EF07C10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

Objeto de Conhecimento: Diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública.


O que acontece no nosso corpo quando somos vacinados? E qual a importância das vacinas? As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas aplicam vírus ou bactérias inativas (antígenos causadores da doença) no organismo saudável e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos (defesa) que evitam as doenças causadas por esses microrganismos. Tal método é chamado de imunização ativa. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças como febre amarela, gripe e hepatite A e em alguns casos erradicando-as, como é ocorreu com a poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde.
As vacinas são fabricadas a partir de antígenos mortos ou atenuados (baixa atividade vital), que são aplicados em um indivíduo saudável para que ele desenvolva uma resposta imunológica, ou seja, de proteção contra a doença.


QUESTÃO 01: A primeira vacina foi criada no século XVIII por Edward Jenner e garantia proteção contra a varíola. O princípio utilizado nessa época é o mesmo utilizado nos dias atuais. Leia o texto e identifique que princípio é esse.



QUESTÃO 02: Segundo o texto qual paralavra completa essa afirmação?
As doenças virais, geralmente, não possuem um tratamento específico, sendo ideal, portanto, a prevenção. Uma das principais formas de se prevenir de doenças como a febre amarela e a gripe é a . Justifique essa afirmativa em seu caderno.



OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.


Sabe de quem iremos falar agora?

É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes, vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc. Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo, saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10 minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse mosquito.

“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”



QUESTÃO 03: É muito importante combater os criadouros do mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa se você deixar água parada.




QUESTÃO 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar. Você já pode começar hoje mesmo.
Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você vai responder as seguintes indagações:
  1. Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
  2. Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?

  1. Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.

  1. Quais desses objetos você encontrou água parada?

  1. Algum possuía as larvas do mosquito da dengue? Quais?

  1. Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.                                                                                                                                                                                                                                                                            
  2. Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para proteger você e sua família.


Veja algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.


  • Tampe os tonéis e caixa d’água.
  • Mantenha as calhas sempre limpas.
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
  • Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
  • Mantenha lixeiras bem tampadas.
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.


 GEOGRAFIA


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Geografia

1ª Semana – Tema: O lugar onde vivo


Habilidades:

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Objetos do conhecimento: Formação territorial do Brasil; Diversidade étnica e cultural.

Questão 01: Por que o Brasil é um país tão diverso sob o ponto de vista de sua população?






Questão 02: Quais as atividades econômicas praticadas após a chegada dos portugueses e que favoreceram as ocupações territoriais do Brasil?







  • Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.


CORONAVÍRUS PODE DIZIMAR POVOS INDÍGENAS, DIZ PESQUISADORA


João Fellet - @joaofellet

Da BBC News Brasil em São Paulo,25 março 2020

À medida que o novo coronavírus se alastra pelo Brasil, crescem os temores de que comunidades indígenas sejam dizimadas pela covid-19, a doença causada pelo patógeno.


Doenças respiratórias já são a principal causa de morte entre as populações nativas brasileiras, o que torna a pandemia atual especialmente perigosa para esses grupos.

Há ainda preocupações quanto ao desabastecimento de muitas comunidades indígenas que compram alimentos em cidades e dependem de programas sociais como o Bolsa Família, mas estão sendo orientadas a evitar os deslocamentos para impedir o contágio.

"Há um risco incrível de o vírus se alastrar pelas comunidades e provocar um genocídio", diz a médica sanitarista Sofia Mendonça, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ela afirma que o novo coronavírus pode ter para povos indígenas brasileiros impacto comparável ao de grandes epidemias do passado, como as causadas pelo sarampo.

"Todos adoecem, e você perde todos os velhos, sua sabedoria e organização social. Fica um buraco nas aldeias", afirma.

Mendonça diz que métodos usados em áreas urbanas para reduzir o contágio - como higienizar as mãos com álcool gel - são impraticáveis em muitas aldeias. Por isso ela defende concentrar os esforços em impedir que o vírus chegue às comunidades e isolar eventuais infectados.

Nas últimas semanas, vários grupos cancelaram reuniões e rituais abertos a turistas. O Acampamento Terra Livre - principal evento do movimento indígena brasileiro, que ocorre em Brasília a cada mês de abril - foi suspenso.

Mesmo assim, Mendonça diz que há chances consideráveis de que o vírus chegue às aldeias - e que será preciso isolar os doentes antes que eles infectem os parentes.
Segundo ela, os modos de vida de vários povos indígenas - que incluem compartilhar utensílios como cuias e morar em habitações com muitas pessoas - tendem a ampliar o poder de contágio de doenças infecciosas.

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52030530 (adaptado).


Questão 03: Compare a realidade e contexto de vida da população indígena apresentada no texto, com a população que vive em sua cidade.








Questão 04: É possível afirmar que existem diferenças muito grandes entre essas duas populações quanto perigo de contágio da COVID-19?





 HISTÓRIA

Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: História 1ª Semana
Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)
Objeto do conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias: construção da identidade (natural, social e cultural)
Converse com seus pais sobre as questões a seguir e responda.

Questão 01: Em que lugar você nasceu?



Que lembranças você guarda desse lugar?





Questão 02: O lugar que você nasceu sofreu modificações ou continua como era antigamente? Explique.






Questão 03: Como você pode contribuir para melhorar o lugar onde você vive?





 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais 
Componente Curricular: Educação Artística 
1ª Semana

Habilidades:


(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas

Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua juventude.




Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.




Texto de apoio (link):

Vídeo de apoio (link):

ENSINO RELIGIOSO


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ensino Religioso 
1ª Semana

Habilidade (EF07ER06): identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais práticas sociais.

Objeto do Conhecimento: Princípios éticos e valores religiosos.


Questão 01: Fazer um acróstico (Composição poética na qual as letras formam outras palavras ou frases) sobre os valores: Solidariedade e respeito.





Questão 02: Conversar com seus pais sobre as práticas sociais que existem na sua comunidade onde acontece solidariedade, fazer registro por escrito.






Questão 03: Diante dessa pandemia escreva os cuidados que devemos tomar como prevenção ao coronavírus.




 EDUCAÇÃO FÍSICA


Ano/Etapa: 7º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Educação Física 
1ª Semana

Habilidades: (EF67EF08); (EF67EF10)


Vamos aprender a diferença entre Atividade Física X Exercício Físico


Questão 01: Vamos iniciar nossa atividade indo arrumar a casa, colocando todas as coisas, objetos, e, tudo que estiver fora do lugar, em seus devidos locais da casa. Em seguida você irá anotar no caderno as atividades que já realizou hoje de forma que possa ter tido algum gasto de energia durante o dia, pelo esforço da arrumação.
Você perceberá que as atividades normalmente realizadas pelo nosso corpo que vão além do repouso (em pé parado, sentado, deitado ou dormindo) e que ocorre o movimento corporal, com gasto maior de energia, consideramos como atividade física.


Questão 2: Em seguida, vamos realizar a atividade de corrida (sem sair do lugar) com elevação dos joelhos durante 30 segundos, seguido do agachamento durante 30 segundos e um intervalo (descanso) de 15 segundos, repetindo esse conjunto por três vezes.

  • Lembre-se que o agachamento é aquele movimento de subida e descida, do tronco, flexionando quadril e joelhos, como se fosse sentar-se em uma cadeira, sempre mantendo a coluna reta e peito ―estufado‖.

Conclui-se que essa atividade com movimentos do corpo realizados com intencionalidade, programados e sistematizados e com regularidade define a atividade como sendo exercício físico.



 DESAFIO


Após realizar os exercícios da atividade abaixo, o aluno deverá identificar qual foi a capacidade física (Força, Flexibilidade, Velocidade, Resistência, Equilíbrio) utilizada em cada estação do circuito abaixo.
  1. Deitar com as costas no chão, joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Levante a parte superior (costas) em seguida retorne a posição inicial, realizar o máximo de vezes que você conseguir.


2. Você irá se deslocar rapidamente em várias direções em movimentos de zigue- zague.



3. Agora você irá tentar ficar na ponta dos pés o máximo de tempo que conseguir sem sair do lugar.



4. As capacidades restantes o aluno irá pesquisar alguma imagem que consiga identificar cada capacidade física que esteja faltando no desafio acima.



Se você não conseguiu acertar o desafio acima, leia as dicas abaixo e volte a responder o desafio. Se acertou, confirme suas respostas após a leitura destas dicas:

Força tem a ver com esforço contra uma dificuldade de movimento, para erguer um objeto ou uma parte do corpo; Flexibilidade envolve a facilidade de mover livremente nossas articulações (juntas); Velocidade é a habilidade de fazer uma tarefa corporal com rapidez; Resistência é ser capaz de fazer uma tarefa de esforço leve por bastante tempo; Equilíbrio é manter o corpo numa posição ou movimento, superando a dificuldade de ficar alinhado.


PESQUISA e ENVIO


Os benefícios da prática da atividade física são inúmeros e amplamente divulgados nos meios de comunicação e na internet. Pesquise sobre os benefícios da atividade física ou converse com alguém na sua família que pratica ou sabe sobre isso.
Em seguida, escreva um texto, com suas próprias palavras, sobre os principais cuidados e observações, para quem vai começar a prática da atividade física. Fale também sobre alguns benefícios e também as conseqüências que podem ocorrer daqueles que não praticam.
Escreva tudo numa folha de caderno, com seu nome completo, série, turma, turno e peça para seus pais ou responsáveis enviarem para a escola, via WhatsApp, e-mail ou entregue presencialmente, para que seu trabalho faça parte de um belo mural com os textos da sua turma.
Obs.: Somente uma pessoa da família, se não for possível enviar, deve ir sair de casa, com máscara, e, se possível, de luvas e óculos de proteção.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário