Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
6º ANO – ANOS FINAIS
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: Língua Portuguesa
1ª Semana
Habilidade: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror,
lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas
de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás,
poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas
visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e
estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Habilidade: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura
adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros
e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror,
lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas
de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas
de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais,
dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
Objeto do conhecimento: Leitura
Atividade:
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
1
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
Questão 01: Você lerá uma lenda africana. O texto está dividido em três partes. Leia
o trecho a seguir e, em seguida,
responda as questões no seu caderno.
A lenda dos tambores africanos (Parte 1)
A origem dessa
lenda vem das terras de Guiné Bissau e explica como surgiram os tambores,
instrumentos tão importantes na cultura de toda a África.
Conta-se que os
macaquinhos de nariz branco da região quiseram um dia trazer a Lua para perto
da Terra.
Eles não tinham
ideia de como executar tal feito. Até que o macaco menor sugeriu que uns
subissem nos ombros dos outros a fim de alcançar a Lua.
O grupo de
macacos colocou o plano em ação e o macaquinho menor foi o último a subir,
conseguindo chegar no céu e agarrando-se à Lua.
Mas antes que
conseguissem puxar o satélite, a pilha de macacos desmoronou e todos caíram,
menos o macaquinho, que continuou agarrado à Lua.
(...)
a. A lenda foi criada para explicar o quê?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b. Por que os macacos queriam alcançar a lua?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
c. O que eles fizeram para alcançar a lua?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
d. O plano inicial dos macacos deu certo? Por quê?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
e. Na sua opinião, o que acontecerá com o
macaquinho menor?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
2
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
Questão 02: Será que o que você imaginou vai acontecer na continuação da lenda. Leia
o texto e responda as questões no
seu caderno.
A lenda dos tambores africanos (Parte 2)
Uma
amizade então cresceu e a Lua presenteou o pequeno animal com um maravilhoso
tambor branco, que ele logo aprendeu a tocar.
O
macaquinho ficou por muito tempo morando na Lua, mas um dia começou a sentir saudades
da Terra, de seus amigos e da natureza. Ele então pediu à sua amiga que o
ajudasse a retornar para sua casa.
A Lua ficou chateada e respondeu:
— Mas por que
você quer voltar? Não está feliz aqui com o tamborzinho que eu te dei?
O macaco lhe explicou que
gostava muito, mas que tinha saudades. A Lua ficou com pena, prometeu ajudá-lo
e lhe disse:
—
Não toque o tambor enquanto não estiver em terra firme. Toque apenas quando
chegar lá embaixo, assim saberei que chegou e poderei cortar a corda. Então você
estará liberto.
O macaco
concordou. Ele sentou em seu tambor e foi amarrado a uma corda, que começou o
processo de descida.
Enquanto
descia, o macaquinho olhava seu tambor e surgiu uma vontade irresistível de
tocá-lo. Ele começou a tocar bem baixinho, para que a Lua não ouvisse.
a. A história continuou como você imaginou?
Explique.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b. Por qual motivo o macaquinho não quis continuar
morando na Lua?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
c. De que maneira a Lua tentou agradá-lo?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
d. Qual a maneira que a Lua encontrou para leva-lo
de volta à terra?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
3
|
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
e. Qual recomendação a Lua
deu ao macaco para que ele descesse em segurança?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________ f.
Como você acredita que será o desfecho da história?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão
03: Agora
você lerá o desfecho da história. Em seguida, responda as questões no seu caderno.
A lenda dos tambores africanos (Parte 3)
Mas,
mesmo assim, a Lua escutou e cortou a corda conforme o combinado. O macaco
começou a cair e ao chegar ao chão, não resistiu e morreu. Mas antes, uma
menina que passeava por perto viu a queda. Ela foi até o macaco e ele disse:
— Isso é um tambor. Por favor, entregue ao povo
de seu país.
A menina pegou
o instrumento e correu para entregar às pessoas de sua família, contando o que
havia acontecido.
Todos adoraram
o tambor e começaram a tocá-lo. Desde então, o povo africano produz seus
próprios tambores e sempre que possível toca e dança ao som deles.
a. A história teve o
desfecho como você imaginava? Explique.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b. A história contada é uma lenda, um tipo de
texto que mistura fatos reais com fatos irreais. A partir do texto que você
leu, responda:
·
O que a
lenda tem de real? _____________________________________________
·
O que a
lenda tem de irreal ou fantasioso?_________________________________
c. Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o tambor?
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
4
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
d. As lendas são contadas oralmente através dos tempos. Isso significa
que são textos
geralmente antigos e passados de geração em geração. Nisso, elas se
modificam com o
tempo. O que você mudaria na história narrada? Use sua criatividade e
recrie o final da
lenda.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 04: Nas atividades anteriores, você leu uma lenda africana que explica a
criação dos tambores da África, um
instrumento muito utilizado naquela cultura. Agora você lerá uma lenda indígena
brasileira.
Leia o texto com atenção e, em seguida, responda as perguntas no seu caderno.
Vitória-régia
Conta
a lenda que uma índia chamada Naiá, ao
contemplar a lua (Jaci) que brilhava no
céu, apaixonou-se por ela.
Segundo
contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e
transformá-la em estrela do céu. Naiá, ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em
um dia virar estrela ao lado de Jaci.
Assim,
todos as noites, Naiá saia de casa para contemplar a lua, aguardar o momento da
sua descida no
horizonte e sair correndo
para tentar alcançá-la. Todas as noites, Naiá repetia essa busca até que, uma
vez, Naiá decidiu mais uma vez tentar alcançar a lua. Nessa noite, Naiá viu o
reflexo da lua nas águas do igarapé e, sem exitar, mergulhou na tentativa de
tocá-la. A índia acabou se afogando. Jaci se sensibilizou com o esforço de Naiá
e a transformou na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas
pétalas ao luar.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
5
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
a. A lenda ―Vitória-régia‖ foi criada para explicar o quê?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b. Quais são as personagens da história? Onde se passa a história?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
c. O que a lua costumava fazer ao descer à terra?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
d. Qual era o sonho da índia Naiá?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
e. O que a menina costumava fazer ao contemplar a lua?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
f. Por que a menina se afogou no igarapé? No que a pequena índia se
transformou?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
g. Na lenda apresentada, aponte:
·
O que há
de real?_____________________________________________________
·
O que há
de irreal ou fantasioso?_________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
6
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
MATEMÁTICA
Ano/Etapa:
6º Ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Matemática
1ª
Semana
Habilidade: (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos
(mentais ou escritos, exatos ou
aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com
compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objeto do Conhecimento: Operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
com números naturais Divisão euclidiana
Atividade:
Questão 01: Em um estacionamento na avenida beira mar existem motos e carros. O número total de motos é 1 030 e o
número total de carros é 436 a menos que o de motos. Quantos carros existem no
estacionamento?
CÁLCULO:
A) 436
B) 594
C) 1 030
D) 1 466
Questão 02: As bibliotecas das 8 escolas de um município foram premiadas com um programa de incentivo a leitura e
receberam cada uma 987 livros. Quantos livros foram recebidos no total?
CÁLCULO:
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
7
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
A) 995.
B) 7246.
C) 7896.
D) 7946.
Questão 03: Beto tem uma barraca de frutas no centro da
cidade ele tinha 354 laranjas, pela
manhã foram vendidas 74 laranjas e a tarde foram vendidas 191 laranjas. Quantas
laranjas ainda restam?
CÁLCULO:
A) 89
B) 265
C) 280
D) 354
Questão
04: Daniele tinha
584 cartões telefônicos em sua coleção. Hoje, sua prima Juliana
deu-lhe 64 cartões, mas ela perdeu 12 deles.
Quantos cartões Daniele têm em sua coleção
agora?
CÁLCULO:
A) 508
B) 520
C) 636
D) 648
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
8
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
INGLÊS
Ano/Etapa:
6º Ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Inglês
1ª
Semana
Habilidade:
(EF06LI01)
Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a Língua Inglesa em
diferentes contextos de uso.
Objeto
do Conhecimento: Greetings
- Construção de laços afetivos e convívio social.
Atividades:
Greetings
Questão
01: Complete the
greetings com as palavras na caixa abaixo.
night morning afternoon evening
a. Bom dia! – Good__________________.
b. Boa tarde! – Good_________________.
c. Boa noite!( ao encontrar alguém) –
Good__________________.
d. Boa noite! (ao despedir-se de alguém) –
Good________________.
Questão
02 :Leia
atentamente as alternativas e responda o significado de cada item:
a. Good
Morning:__________________________________________________________
b. See you
tomorrow:_______________________________________________________
c. Good
Evening:__________________________________________________________
d. Hello:_________________________________________________________________
e. Good
afternoon:_________________________________________________________
Questão 03: Assinale a alternativa que contém a informação correta: a. Hi!, Hello!,Hallo! São cumprimentos
utilizados somente aos sábados. b. Come again! Significa: Sono atrasado
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
9
|
c. See you later! Dizemos quando nos despedimos
a noite.
d. Bye! Significa tchau!
Questão
04: Relacione as
colunas:
a. Welcome
b. Hi
c. I’m sorry
d. Good Afternoon
e. Good Night
e. Thank you
f. So long
g. Goog Morning
h. Good bye
( ) Tchau
( ) Bom
dia
( ) Até
logo
( ) Oi
( ) Bem- vindo(a) ( )
Desculpe-me ( ) Boa tarde ( ) Boa noite
( )
Obrigado(a)
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
10
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
CIÊNCIAS
Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: Ciências
1ª Semana
Habilidade: (EF06CI01) Classificar como homogênia ou heterogênea a mistura de dois
ou mais materiais
Objeto do Conhecimento: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de materiais. Materiais sintéticos.
Transformações químicas.
Atividade
Hoje você vai
aprender a identificar misturas homogêneas e heterogêneas e outros conceitos
como mistura que é um sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas
podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas; o que as difere é uma
questão de ótica, ou seja, características visuais. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase, enquanto
a heterogênea pode apresentar duas ou
mais fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual
uniforme. Considere as imagens
seguintes:
O sistema
formado por água e óleo (A) é
considerado mistura heterogênea e o
sistema formado por água e sal (B)
completamente dissolvido é considerado mistura
homogênea.
Questão 01: Vamos fazer uma pequena experiência em casa? Peça a ajuda de um adulto. Encha um
copo de plástico com água pela metade e depois adicione areia até cobrir todo o fundo, agora mexa com
uma colher essa mistura por 10 segundo e depois deixe descansar por 1minuto.
Agora que você fez todo esse experimento, responda em seu caderno:
· Essa mistura é homogênea ou heterogênea?
Explique por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
11
|
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
______________________________________________________________________
__________________________________________________________________
· Se você fizer outra
experiencia, em vez de usar água e areia, usar água e açucar (uma colher
pequena com açucar em um copo de plástico cheio de água e mexer essa mistura
com a colher por 20 segundos). Teremos uma mistura homogênea ou heterogênea?
Explique por quê?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Questão 02: O álcool em gel (álcool 70% - mistura de água e
álcool etílico, excelente antisséptico
capaz de destruir o vírus que transmite o novo Corona) é considerado uma
mistura homogênea ou heterogênea? Responda e justifique a sua resposta. E
CUIDADO, NUNCA MANUSEI ESSE PRODUTO SEM A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências
Específicas (sete e oito)
de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum
Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.
Sabe de quem iremos falar agora?
É do mosquito aedes aegypti,
rajado, geralmente escuro, com listras brancas no corpo. Ele pica
principalmente durante o dia. O macho se alimenta de frutas. A fêmea se
alimenta de sangue, pois é necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea
deposita seus ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes,
vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc. Quando os
ovos entram em contato com a água, depois de um tempo, saem larvas que
futuramente se transformarão no mosquito causador da dengue, zika e
chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os criadouros do mosquito da
dengue evitando deixar objetos acumulando água, principalmente em nossa casa.
Aproveite esse tempo que você está em casa, sem ir para a escola e elimine
todos os focos do mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo
menos 10 minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
12
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
focos desse mosquito.
“VAMOS DAR
UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”
Questão
01. É
muito importânte combater os criadouros do mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece
quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para depositar seus
ovos. Escreva no mínimo seis objetos que podem se tornar criadouros do mosquito
da dengue em sua casa se você deixar água parada.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 02. Agora que você sabe quais objetos em sua casa
podem ser criadouros do mosquito.
Escolha um dia da semana para verificar todos esses objetos e eliminar os
possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe
ajudar. Você pode começar hoje mesmo.
Faça um
relatório de no mínimo 10 linhas no seu caderno ou nas linhas abaixo onde você
vai responder as seguintes indagações:
a. Qual dia da semana você irá
combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
b. Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar
nessa missão?
c. Escreva todos os objetos
que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal;
d. Quais desses objetos você encontrou água parada?
e. Algum possuia as larvas do mosquito da dengue?
Quais?
f.
Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele
ajudar a eliminar esses focos.
g.
Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para protejer
você e sua família.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
13
|
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
________________________________________________________________________
______________________________________________________________
Veja algumas formas de
eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.
·
Tampe os
tonéis e caixa d’água.
·
Mantenha as calhas sempre limpas.
·
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
·
Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou
protegidos para evitar o acúmulo de água.
·
Mantenha lixeiras bem tampadas.
·
Deixe ralos
limpos e com aplicação de tela.
·
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
·
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
·
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar
roupa.
·
Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e
escova/bucha.
·
Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
·
Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para
consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do
larvicida.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
14
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
GEOGRAFIA
Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: Geografia
1ª Semana
Habilidade: EF06GE01 Comparar modificações das paisagens
nos lugares de vivência e os usos
desses lugares em diferentes tempos.
Habilidade: EF06GE02 Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com
destaque para os povos originários.
Habilidade: EF06GE08 Medir distâncias na superfície pelas
escalas gráficas e numéricas dos
mapas.
Objeto de conhecimento: Identidade sociocultural;
Transformação das paisagens naturais e
antrópicas; Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.
Atividade:
Questão 01: Explique com suas palavras o que é Espaço geográfico. _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 02: Quais foram as principais mudanças observadas
por você e sua família, na
paisagem do seu bairro ou na rua onde mora, devido ao período de
isolamento social em
decorrência da COVID-19?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 03: Explique a importância da escala cartográfica em um mapa. _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 04: Devido a Pandemia de COVID-19 muitos hábitos e costumes em diferentes sociedades foram modificados, em
especial a maneira como está sendo feito atualmente o
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
15
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
uso dos lugares comuns a todos. Como exemplo: a
suspensão de aglomeração de pessoas para os ritos e festas religiosas, a
suspensão de festas populares, entre outros. Escreva alguns exemplos de como
está sendo feito o uso dos espaços públicos (praças, parques, estádios de futebol,
shoppings), comparando antes da Pandemia de COVID-19 e agora.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
16
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
HISTÓRIA
Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: História
1ª Semana
Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de
tempo e de periodização dos processos
históricos (continuidades e rupturas)
Objeto do conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias:
reflexões sobre o
sentido das cronologias: construção da identidade (natural ,social e
cultural)
Converse com seus pais
sobre as questões a seguir e responda.
Questão 01: Em que lugar você nasceu?
_______________________________________________________________________
Que lembranças você guarda desse lugar?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão
02: O
lugar onde você nasceu sofreu modificações ou continua como era antigamente? Explique sua resposta.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 03: Como você pode contribuir para melhorar o lugar onde você vive?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
17
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
ARTE
Ano/Etapa:
6º Ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Arte
1ª
Semana
Habilidades: (EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da
apreciação musical, usos e funções
da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas
musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
Habilidade: (EF69AR19) Identificar e analisar diferentes
estilos musicais, contextualizando-os
no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da
estética musical.
Objeto
de conhecimento: Contextos
e práticas
Atividades:
Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua
juventude.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as
preferências musicais obtidas na pesquisa
com seus familiares.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
18
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados ENSINO RELIGIOSO
Ano/Etapa: 6º Ano – Anos Finais
Componente Curricular: Religião
1ª Semana
Atividade:
Habilidades: (EF06ER03) Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados ao modo de ser e viver.
Objeto de conhecimento: Valorização de si mesmo e do outro.
Questão 01: Pergunte a alguém da sua família o que é tolerância? Registre a
resposta no caderno ou nas linhas
abaixo.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Questão 02: Todos somos seres humanos e temos o nosso modo de ser e viver e essas diferenças devem ser respeitadas. Como
seria o mundo se todos fossem mais tolerantes? Crie uma história em quadrinhos
onde as pessoas estão praticando a tolerância. Registre no caderno ou abaixo.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
19
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados EDUCAÇÃO FÍSICA
Ano/Etapa:
6º Ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Educação Física
1ª
Semana
Habilidades: (EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem
diferentes capacidades físicas.
Habilidade: (EF67EF09)Construir coletivamente procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na
prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde
Objeto
do conhecimento:
Ginástica de Condicionamento
Atividade:
Aquecimento
· Antes de fazer algo mais agitado, vamos correr
sem sair do lugar durante 1 minuto;
· Se sua casa tiver um
corredor, corra levemente para frente e para trás, nesta parte da casa;
· Descanse e retome o fôlego
por 90 segundos;
· Sem moleza agora! Vamos
fazer 25 movimentos de polichinelo (Se não souber, pergunte a alguém da casa
como se faz do jeito correto, ou se não se der por satisfeito com a informação,
pesquise em livros e na internet);
· Corra sem sair do lugar,
elevando os joelhos (por 40 segundos):
· Descanse por 30 segundos;
· Corra sem sair do lugar,
agora elevando os calcanhares (batendo o calcanhar nos glúteos);
· Onde ficam os glúteos? Como
conhecemos essa parte do corpo? Pesquise.
Curiosidade:
Os exercícios
de alongamento são utilizados, por muitas pessoas, como uma forma de preparação
para a atividade mais forte, como se fosse um tipo de aquecimento. Porém, o
exercício de alongamento não aquece os músculos, além disso, ele pode ser feito
em qualquer momento do treino, inclusive no final.
A musculatura aquecida, por
exercícios que você acabou de realizar, pode ser alongada com mais segurança
para nossos músculos e tendões.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
20
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
Hora de
desafiar seus membros superiores:
· Apoie-se nas suas mãos,
deixando seus braços estendidos com firmeza, enquanto deixa seu abdômen
contraído (barriga dura), assim como sua lombar e coxas, deixe seu joelho reto
e apoie seus pés no chão, somente com a parte de baixo dos dedos.
· Vamos fazer Apoio de Frente
(também conhecido como flexão de braços). Para isso, devemos manter a posição
comentada acima, descer devagar, controladamente, flexionando os cotovelos,
apontando-os para as laterais. Descer e subir é preciso para se contar uma
repetição completa. Vamos ver se você consegue 10 ou 12 repetições completas?
· Peça ajuda e supervisão de
um adulto. Utilize um colchonete ou uma toalha para forrar o chão abaixo de
você (mas ajude lavar depois ;P).
· Se você achar muito
difícil, pode fazer como na figura abaixo, apoiando os joelhos. Porém, mantendo
o cuidado de não empurrar os quadris para trás quando subir.
(Fonte da
imagem: www.aprovataf.com.br)
· Se você achar o exercício
fácil, descanse por 1 minuto e repita a sequência de 10 ou 12 apoios de frente,
1 ou 2 vezes.
Agora
vamos treinar os membros inferiores com um exercício fácil:
Cruze os braços
na frente do peito, contraia a lombar, enquanto senta e levanta de uma cadeira,
banco ou sofá, por 20 vezes seguidas. Lembrando que, para que o exercício tenha
bons resultados, você não pode sentar totalmente, não pode descansar. Basta
tocar bem de leve, o banco com o bumbum. Repita 3 ou 4 vezes.
PESQUISA
Converse com as pessoas
mais velhas da família sobre como realizar o agachamento, e, que cuidados
devemos ter enquanto o fazemos. Pergunte se conhecem, se já fizeram, se acha
fácil ou difícil. Pesquise outros exercícios de membros inferiores.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
21
|
Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
Pesquise também exercícios
de alongamento para os músculos peitorais,
tríceps, quadríceps,
ísquio-tibiais e adutores do quadril. Os exercícios desta tarefa devem ser repetidos, pelo menos 3 vezes na semana, a partir da segunda vez,
devem ser seguidos por exercícios de alongamento dos músculos sublinhados que
você vai pesquisar, como uma forma de terminar a sessão de treino, diminuindo o
ritmo cardíaco e respiratório.
É importante tomar banho sempre depois de brincar, jogar e fazer
exercícios. Nessa época de pandemia de coronavírus, a higinenização das roupas
deve ser constante.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
22
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário