25 maio, 2020

ARTES - 3ª SEMANA - PROF(A): MARIANE FROTA - 9º ANOS

9º ANO – ANOS FINAIS
ARTES
Ano/Etapa: 9º ano – Anos Finais
Componente Curricular: Artes
3ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: I) Elementos da linguagem; II) Patrimônio cultural; III) Contextos e práticas
Aluno (a):
_____________________________________________________________________


Habilidades (EF69AR20) / (EF69AR34) / (EF69AR03)


Você já escutou alguma música que tenha o gênero musical Hip Hop? O Hip hop iniciou na década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. O termo "hip" é usado no Inglês afro-americano desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança. Um ritmo parecido com o hip hop é o rap que engloba, principalmente, rimas. A tradução literal de rap é "ritmo e poesia" ou seja, uma poesia feita através de rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior à do hip hop. Existem algumas bandas ou músicas que conseguem unir os dois gêneros: hip hop/ rap, como é o caso do grupo que você vai conhecer e escutar mais abaixo. Vamos lá?





Questão 01 – A Poesia Acústica da Pineapple/ Brainstorm já é um grande sucesso, ao todo eles já lançaram quatro acústicos e um Spin-off que somados contam com mais der 140 milhões de visualizações e um time de peso composto por BK’, Luiz Lins, Djonga, MV Bill, Froid Bob do Contra, Tiago Mac, Maria, Azzy, Kayuá, Delacruz. Para essa atividade, será necessário que você aumente o som do seu computador ou celular para escutar uma música e responder as questões. Divirta-se




Agora que você apreciou o vídeo e a letra da música, vamos falar sobre o que ela significou para você.


a) Ao escutar essa música, você:

( ) Desliga imediatamente ( ) Ouve atentamente ( ) Compra o CD ( ) Deixa tocando como música de fundo


b) Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome:

_____________________________________________________________________


c) Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome:

_____________________________________________________________________


d) O que você sente ao ouvir essa música?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) O que você vê ou imagina se fechasse os olhos e ouvisse essa música?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________


f) Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?

_____________________________________________________________________


g) Em que tipo de lugar tocaria essa música?

_____________________________________________________________________


h) Você gosta desse tipo de música? Por quê?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


i) A música é: ( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica


j) A letra da música é: ( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica


k) O videoclipe é: ( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável


l) Quando ouve a música, você: ( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades


m) O/A cantor/a da música parece estar: ( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado ( ) Triste ( ) Feliz



Questão 2 – Agora que você contou sobre sua experiência sonora e de sentidos com essa música, vamos estudá-la.

a) O grupo que canta/toca essa música é chamado poesia acústica, pesquise e explique o porquê desse nome. Qual a relação do ritmo/som da música deles com o nome do grupo.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Por que o nome da música é “todo mundo odeia acústico”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Na música, o autor parece revoltado, refletindo sobre a vida e a sociedade. Explique o que ele quer dizer quando fala “É essa intolerância que ainda vai matar vocês”.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Em um verso da música ele diz: “Isso é coisa preto na visão de Willian Waack”. Procure saber quem é Willian Waack e o por quê dele ter sido citado na letra dessa música.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) Qual a maior crítica que a música quer passar para quem a escuta?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário