9º ANO – ANOS FINAIS
ARTES
Ano/Etapa:
9º ano – Anos Finais
Componente
Curricular: Artes
3ª
Semana
Escola:
EEF Dalva Pontes da Rocha
Profs:
Mariane
Frota
Objeto
do conhecimento:
I) Elementos da linguagem; II) Patrimônio cultural; III) Contextos e
práticas
Aluno
(a):
_____________________________________________________________________
Habilidades
(EF69AR20) / (EF69AR34) / (EF69AR03)
Você
já escutou alguma música que tenha o gênero musical Hip Hop? O Hip
hop iniciou na década
de 1970,
nas comunidades jamaicanas,
latinas
e afro-americanas da
cidade
de Nova Iorque.
O termo "hip"
é usado no Inglês
afro-americano
desde
1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e
"hop"
refere-se ao movimento de dança.
Um ritmo parecido com o hip hop é o rap que engloba, principalmente,
rimas.
A tradução literal de rap
é "ritmo e poesia"
ou
seja, uma poesia
feita
através de rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior à do
hip
hop.
Existem algumas bandas ou músicas que conseguem unir os dois
gêneros: hip hop/ rap, como é o caso do grupo que você vai
conhecer e escutar mais abaixo. Vamos lá?
Questão
01 –
A
Poesia
Acústica
da
Pineapple/ Brainstorm já é um grande sucesso, ao todo eles já
lançaram quatro acústicos e um Spin-off que somados contam com mais
der 140 milhões de visualizações e um time de peso composto por
BK’,
Luiz Lins, Djonga, MV Bill, Froid Bob do Contra, Tiago Mac, Maria,
Azzy, Kayuá, Delacruz. Para essa atividade, será necessário que
você aumente o som do seu computador ou celular para escutar uma
música e responder as questões. Divirta-se
Agora
que você apreciou o vídeo e a letra da música, vamos falar sobre o
que ela significou para você.
a)
Ao escutar essa música, você:
(
) Desliga imediatamente ( ) Ouve atentamente ( )
Compra o CD ( ) Deixa tocando como música de fundo
b)
Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome:
_____________________________________________________________________
c)
Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome:
_____________________________________________________________________
d)
O que você sente ao ouvir essa música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)
O que você vê ou imagina se fechasse os olhos e ouvisse essa
música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto
seria vendido?
_____________________________________________________________________
g)
Em que tipo de lugar tocaria essa música?
_____________________________________________________________________
h)
Você gosta desse tipo de música? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i)
A música é: ( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( )
Melancólica
j)
A letra da música é: ( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( )
Bonita ( ) Romântica
k)
O videoclipe é: ( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( )
Triste ( ) Agradável
l)
Quando ouve a música, você: ( ) Quer dançar ( ) Quer chorar (
) Quer namorar ( ) Sente saudades
m)
O/A cantor/a da música parece estar: ( ) Apaixonado/a ( )
Nervoso/a ( ) Agitado ( ) Triste ( ) Feliz
Questão
2 –
Agora que você contou sobre sua experiência sonora e de sentidos
com essa música, vamos estudá-la.
a)
O grupo que canta/toca essa música é chamado poesia acústica,
pesquise e explique o porquê desse nome. Qual a relação do
ritmo/som da música deles com o nome do grupo.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Por que o nome da música é “todo mundo odeia acústico”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Na música, o autor parece revoltado, refletindo sobre a vida e a
sociedade. Explique o que ele quer dizer quando fala “É
essa intolerância que ainda vai matar vocês”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Em
um verso da música ele diz: “Isso
é coisa preto na visão de Willian Waack”. Procure saber quem é
Willian Waack e o por quê dele ter sido citado na letra dessa
música.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)
Qual a maior crítica que a música quer passar para quem a escuta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário