25 maio, 2020

ARTES - 3ª SEMANA - PROF(A): THAÍS - 6º ANOS

ARTES - 6º ANOS

LINK DE APOIO PARA AUXILIAR NAS ATIVIDADES DE ARTES:

  • https://www.youtube.com/watch?v=LYzMyzji-Ps&feature=youtu.be

TEXTO DE APOIO PARA 3ª SEMANA

Olá pessoal, tudo bem? Vamos começar nossa conversa com uma pergunta: Onde você mora? Nós moramos no Brasil, né? Mas, onde exatamente você mora? em Caucaia, né?! Pois é. Vou conversar com você sobre um jeito de se fazer música aqui em Caucaia e na região do Brasil onde moramos (no Nordeste). Esse tipo de música ficou muito famosa por causa de um artista muito importante para a nossa história que Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do “Baião” ou Gonzagão.
O tipo de música que estou falando é o Baião. Você sabe de onde veio o “Baião”? Veio do lundu, um gênero musical e uma dança que era uma mistura entre música branca e a música negra e tornou-se o primeiro gênero afro-brasileiro da canção popular. Com o passar do tempo ele se tornou o Baião que conhecemos hoje . Ele ficou popular lá para os anos de mil oitocentos e bolinhas….. pense como é antigo, mas tudo que é antigo tem influência sobre o que acontece hoje em dia, né não?
Naquela época não era nem conhecido como Baião, e sim como Baiano e ficou conhecido assim porque foi criado no interior da Bahia, mas o nome se transformou para Baião. Foi a música usada por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira para um projeto que eles fizeram para trazer a música que eles sentiam saudade (eles estavam morando no Rio de Janeiro, mas sentiam saudades do Nordeste). Saudade é uma palavra bem forte, né? Que motivou muitas músicas, mas isso é outra história e dá uma boa conversa.
Então, vamos falar de uma música que quase todo mundo conhece. Será que você conhece? Ela é conhecida como Hino do Nordeste. Conhece? Estou falando da música Asa Branca. Ela é muito legal. Mas com esse ritmo dá pra fazer também outra música. Já sabe qual? Sim. Marcha Soldado.
Quando a gente bate palma (falando na cabeça 1,2), sem mudar muita coisa, a gente faz uma coisa muito importante para a música…. a gente marca o tempo da música…. o tempo pode ser rápido (acelerado) ou devagar (lento).
A gente pode fazer até assim: tempo 1 com palma, tempo 2 sem palma, tempo 1 com palma, tempo 2 meche a cabeça para o lado. Treina em casa para fazer essa marcação de tempo bem legal. Aqui vai um exemplo pra ti ajudar.
 Essas músicas me lembram alguns personagens. Você sabe quais foram?


 
 



Fui eu que fiz, sabia? O que você achou desses desenhos? Agora Copie esses desenhos que eu fiz, mas com um desafio. Só utilize linhas e círculos e, se possível, identifique os desenhos com a palavra (SOLDADO e a palavra ASA BRANCA). Se quiser, pode colorir. Manda pra gente os desenhos que você fez. quem sabe não aparece aqui na próxima vez!


Nenhum comentário:

Postar um comentário