31 maio, 2020

RELIGIÃO - 4ª SEMANA - PROF: MARIANE / CRISLENE - 6º ANOS

6º Ano- Anos Finais


Ano/Etapa: 6
Componente Curricular: RELIGIÃO 4ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Crislene / Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Ensinamentos da tradição escrita 
Aluno (a):


RELIGIÃO 

Habilidade (EF06ER03)

Você sabe o que é um ateu? Ateu é aquele que não acredita em nenhum Deus e não segue uma religião. Já imaginou o mundo sem religião? Será que teríamos um mundo melhor ou pior? Muitas pessoas acreditam que as religiões passam ensinamentos e valores para que a humanidade possa ter respeito, amor, para que todos nós possamos ser responsáveis pela organização da sociedade, evitando assim a violência, a criminalidade e obtendo a união entre as pessoas. Por outro lado, a religião também gera até hoje conflitos, promove discriminação e diferenças entre as pessoas, impõe crenças sobre os outros, interfere no que é certo e errado e ainda provoca mortes em nome de Deus. Você concorda com qual das duas opiniões? Vamos ler o texto abaixo que fala sobre isso?



VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS

Diná Raquel

Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé. As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida. As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros. Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos.
Dê só uma olhada: 

Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12). Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé). 

Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda). 

Hinduismo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)

Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).

Questão 1. Com a leitura do texto e através da sua experiência em idas a igrejas ou cultos, responda a questão.

  1. Para você, por que as pessoas se reúnem em comunidades/ igrejas ou templos religiosos?





  1. Muitos que têm uma religião acreditam que as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas. Você concorda com isso? Dê sua opinião.







Questão 2. Agora é hora da pesquisa! Faça uma pesquisa sobre alguns ensinamentos da sua religião ou de uma religião ou igreja que existe em sua comunidade. A partir dos dados da pesquisa, escreva no caderno a importância desses ensinamentos para as pessoas.





Questão extra (pontinho extra, também). Agora que discutimos um pouco sobre o quanto a religião pode servir também para que as pessoas tomem atitudes boas com o próximo e a sociedade, vamos ver um vídeo no youtube que mostra exatamente isso, alguém fazendo o bem?


Já viu o vídeo a cima? Agora você vai escrever um texto de 10 linhas comentando sobre o que acontece na história do vídeo, as atitudes do personagem principal, o que ele poderia fazer diferente, o que fez ele mudar a postura dele, se a vida dele mudou de alguma maneira e explique o que houve no final da história. Você faria algo diferente se estivesse no lugar dele?

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