16 maio, 2020

MATEMÁTICA - 7º ANOS - PROF: STÊNIO - 2ª SEMANA

MATEMÁTICA – 2ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 7º Ano/ Anos Finais COMPONENTE CURRICULAR: Matemática UNIDADES TEMÁTICAS: Números

HABILIDADES:

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. 

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

  1. Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais. Divisão euclidiana;
  2. Cálculo de porcentagens por meio de estratégias diversas, sem fazer uso da “regra de três”.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Exercício 1.

Efetue as seguintes adições:
a)110 + 251. b)225 + 312. c)763 + 249. d)1.258 + 2.407. e)27 +319



Exercício 2:

Efetue as seguintes subtrações:

a)379 125. b)432 321. c)1.278 1.154. d)411 277. e)1.007 328.

Exercício 3:
Efetue:
a)234 x2. b)129 x6. c)23 x21. d)341 x37.



Exercício 4.
Determine o quociente:
a)44 : 2. b)69 : 3. c)72 : 4. d)144 : 6.



Exercício 5.
Quando Júlia tinha 7 anos, seu pai tinha 33 anos. Se hoje ela tem 11 anos, qual a soma da sua idade com a de seu pai?

Exercício 6.

A soma de dois números e´ 75. Se um deles e´ 31, qual e´ o outro?

Exercício 7.

Qual a soma de todos os números de três algarismos que podem ser formados com os algarismos 1, 5 e 6?

Exercício 8.

Telma comprou uma boneca, usando 50 reais. Se o troco foi 13 reais, quanto custou a boneca?

Exercício 9.

Jonas nasceu em 1992. Quantos anos tinha em 2011?

Exercício 10.

Em uma partida de basquete, os ”Abelhas” venceram os ”Legumes” por uma diferença de 19 pontos. Se os ”Abelhas” fizeram 104 pontos, quantos pontos fizeram os ”Legumes”?


VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE PORCENTAGEM:

Pequena explicação sobre a porcentagem:
Porcentagem ou percentagem é usada para calcular descontos, acréscimo de preços, lucros, etc. É uma fração em que o denominador é igual a 100. O símbolo para representar uma porcentagem é % e vem precedido por um número.

Definição:

Ao número p associamos a razão p100, ou seja, tomamos p partes de um todo que foi dividido em 100 partes iguais.
Exemplo: 5% (leia-se: cinco por cento) equivale a fração 5100.
O nome tem origem do latim (per centum) e quer dizer por cento, ou seja, uma razão de base 100. É frequentemente utilizado para cálculos de transações comerciais, entre outros.
Essas razões com denominadores 100 são chamadas de razões centesimais, taxas percentuais ou, simplesmente, porcentagens.

Porcentagem no dia a dia

Um dos assuntos que caem em vestibulares, dos mais concorridos aos menos concorridos do país, também aparece frequentemente em questões do ENEM.
Além disso, sempre vimos nos telejornais notícias relacionadas, por exemplo: “O preço da gasolina aumentou 10%”. Dessa forma, se a gasolina custa 5,00 reais e esta irá sofrer um reajuste (aumento) de 10%, na matemática escreveremos assim:
10% de 5,00 = 10100 . 5 = 0,50
Ou seja, a gasolina sofrerá um aumento de 50 centavos por litro.
Ao calcularmos uma porcentagem em relação a um valor dado, estamos também representando uma proporção em que um dos denominadores é igual a 100.



Pelo exemplo acima dado, dizemos que 0,50 representa em 5 o mesmo que 10 representa em 100. Veja:

proporção em porcentagem

Como representar porcentagem?

Existem três formas de representarmos uma porcentagem: na forma percentual, forma fracionária ou forma decimal. Veja:



Forma percentual Forma fracionário Forma decimal
10% 10100 0,1
30% 30100 0,30
5,3% 5,3/100 0,053



Podemos perceber como a porcentagem está presente na nossa vida. Descontos em lojas, promoções na internet, dificilmente você vai se livrar do assunto.
Usamos a porcentagem quando queremos expressar alguma quantidade como a porcentagem de um valor. Veja um exemplo:
Digamos que você vai em uma loja no shopping ou numa loja virtual na internet e encontre um produto com desconto de 10%. Seu custo inicial era de R$ 50,00. Esse desconto de 10% corresponde à divisão do preço inicial por 100, tomando 10 partes. Veja:


Resumindo: calcular a porcentagem de a% de x é o mesmo que multiplicar a/100 por x.
Entender porcentagem é fundamental para o dia a dia. Se você for a um posto de combustível abastecer seu carro, após ouvi na televisão que a gasolina teve tantos por cento de aumento e, digamos que seu carro seja flex, então você para e pensa: “devo abastecer com álcool ou gasolina? Quantos por cento devo abastecer de álcool ou gasolina?”.
São problemas como esse que nos deparamos e percebemos que a porcentagem é muito importante em nossa vida.

ATIVIDADES SOBRE PORCENTAGEM:
OBS: CALCULE AS PORCENTAGENS SEM FAZER A REGRA DE TRÊS
Questao 01:
Passe da linguagem formal para a forma matemática:
a) 20 por cento de 50
Resolução:
20/100 x 50 (Forma matemática)
b) 30 por cento de 70
c) 60 por cento de 150
d) 15 por cento de 230

Questão 02:
Calcule as porcentagens abaixo:
a) 20% de 60
Resolução:
20/100 x 60 (cortamos os zeros do numerador e do denominador)
2/10 x 60 (multiplicamos o número 2 com o número 60 que dá igual a 120)
120/10 (dividimos o 120 por 10 que dá 12)
R = 12

b) 30% de 120
c) 40% de 200
d) 70% de 300
e) 90% de 420
f) 50% de 50
Questão 03:
Obs: Utilizando o mesmo método da questão 2, resolva os problemas a seguir:
a) Camila comprou uma sandália que custava R$ 80,00 reais, como ela comprou a vista, ela ganhou 20% de desconto. Quanto Camila pagou pela sandália?
Resolução:
20% de 80
20/100 x 80
2/10 x80
160/10 = R$ 16,00 (desconto)
Como o desconto foi de R$ 16,00 então temos:
80 (valor da sandália) – 16 (desconto) = R$ 64,00
b) Rodrigo abasteceu seu carro e deu R$ 230,00 reais como ela pagou em dinheiro, obteve 30% de desconto. Quanto ele pagou pelo combustível.
c) Mario comprou 3 blusas, 2 pares de meias, 1 par de sapato. Sabendo que cada blusa custou R$ 30,00 reais, cada meia custou R$ 5,00 reais e o sapato custou R$ 160,00 reais. No final da compra ele ganhou um desconto de 40%. Quanto ele pagou?
d) Vicente queria comprar um violão que custava R$ 380,00 reais. Como Vicente demorou para ir comprar o violão, o produto teve um aumento de 20%. Quanto foi o aumento? Quanto Vicente pagou?
e)  Marina acertou 80% da prova. Sabendo que a prova tinha 160 questões. Quantas questões Marina acertou?

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