18 maio, 2020

ARTES- 2ª SEMANA – PROF.: LEONARDO CARRÁ – 8º ANO






Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia

Projeto Professores e Alunos Conectados

 Projeto Professores e Alunos Conectados 1
ARTE – 2ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADE TEMÁTICA: Música
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas.
HABILIDADE: (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Música

Nome das Composições
As obras musicais têm vários nomes oficiais e não oficiais. O nome oficial pode indicar a forma da obra e identificar a sua tonalidade, como em Sinfonia nº9 em Ré Menor; esse nome inclui frequentemente um número de opus (obra) que corresponde à ordem de colocação da música na obra do autor, que poderá ter escrito ou publicado outras obras entre sua 8ª e 9ª sinfonia. Por exemplo: a Sinfonia nº8 em Fá Maior de Beethoven, é opus 93 e a sua 9ª Sinfonia em Ré Menor é opus 125. Os números de opus indicam a ordem de publicação, e não a de composição. As músicas de Mozart são identificadas pelo índice Köchel, como K 550, que corresponde à sua colocação no catálogo publicado pelo musicólogo Ludwig von Köchel, em 1862.

Notação
É o conjunto de sinais convencionados para representar os sons musicais. As partituras são escritas e publicadas de acordo com essa linguagem própria da música. As notas são sinais gráficos que representam os sons musicais, são símbolos escritos em preto e branco na pauta (conjunto de cinco linhas horizontais).

A colocação das notas na pauta é que determina:
1.     a altura dos sons;
2.     sua colocação numa sequência de sons;
3.     sua duração;
4.     indicações do compositor sobre maneira como sua obra deverá ser executada.

A clave, sinal colocado no extremo esquerdo da pauta, determina a posição das notas sobre esta pauta.Existem três claves: sol, fá e dó.

Partituras
Contêm as músicas escritas para vários instrumentos e vozes.
Numa partitura orquestral, a música das madeiras aprece em cima, logo abaixo estão as partes dos instrumentos de percussão e dos metais, segue-se a música dos solistas, tanto vocais como instrumentais e depois os coros, se houver.
A música das cordas aparece na parte de baixo da partitura. Cada intérprete possui apenas uma partitura que contêm só a parte que vai tocar ou cantar e segue sempre as instruções do regente; este sim, tem uma partitura completa com a parte de todos os instrumentos, solistas e coros.
http://cultura.portaldomovimento.com/a_linguagem_da_musica.html

A partir de agora leia o texto abaixo e responda as seguintes questões.

Chopis Centis

Composição: Dinho / Júlio Rasec

Eu 'di' um beijo nela
E chamei pra passear
A gente 'fomos' no shopping,
Pra 'mó de' a gente lanchar

Comi uns bichos estranhos,
Com um tal de gergelim
Até que tava gostoso,
Mas eu prefiro aipim

Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia (2x)
Esse tal "Chópis Cêntis"
É muicho legalzinho,
Pra levar as namoradas
E dar uns rolêzinhos

Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime
Pra pegar um cinema, ver o Schwarzenegger
"Tombém" o Van Daime.

Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia (2x)


01.   Quais palavras chamaram mais sua atenção?
02.   Qual ambiente a música faz referência?
03.   O que seria “rolêzinho”?
04.   Para você qual seria o gênero musical dessa música?
05.   Quais seriam os instrumentos utilizados para se tocar essa canção?
06.   Faça um desenho dos instrumentos utilizados nessa canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário