Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos
Conectados
Projeto Professores e Alunos Conectados 1
ARTE – 2ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 8º Ano/ Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Arte
UNIDADE TEMÁTICA: Música
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas.
HABILIDADE: (EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente,
diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do
conhecimento musical.
Música
Nome das Composições
As
obras musicais têm vários nomes oficiais e não oficiais. O nome oficial pode
indicar a forma da obra e identificar a sua tonalidade, como em Sinfonia nº9 em
Ré Menor; esse nome inclui frequentemente um número de opus (obra) que
corresponde à ordem de colocação da música na obra do autor, que poderá ter
escrito ou publicado outras obras entre sua 8ª e 9ª sinfonia. Por exemplo: a
Sinfonia nº8 em Fá Maior de Beethoven, é opus 93 e a sua 9ª Sinfonia em Ré
Menor é opus 125. Os números de opus indicam a ordem de publicação, e não a de
composição. As músicas de Mozart são identificadas pelo índice Köchel, como K
550, que corresponde à sua colocação no catálogo publicado pelo musicólogo
Ludwig von Köchel, em 1862.
Notação
É o conjunto de
sinais convencionados para representar os sons musicais. As partituras são
escritas e publicadas de acordo com essa linguagem própria da música. As notas
são sinais gráficos que representam os sons musicais, são símbolos escritos em
preto e branco na pauta (conjunto de cinco linhas horizontais).
A colocação das notas
na pauta é que determina:
1.
a altura dos sons;
2.
sua colocação numa sequência de sons;
3.
sua duração;
4.
indicações do compositor sobre maneira
como sua obra deverá ser executada.
A clave, sinal
colocado no extremo esquerdo da pauta, determina a posição das notas sobre esta
pauta.Existem três claves: sol, fá e dó.
Partituras
Contêm
as músicas escritas para vários instrumentos e vozes.
Numa
partitura orquestral, a música das madeiras aprece em cima, logo abaixo estão
as partes dos instrumentos de percussão e dos metais, segue-se a música dos
solistas, tanto vocais como instrumentais e depois os coros, se houver.
A
música das cordas aparece na parte de baixo da partitura. Cada intérprete
possui apenas uma partitura que contêm só a parte que vai tocar ou cantar e
segue sempre as instruções do regente; este sim, tem uma partitura completa com
a parte de todos os instrumentos, solistas e coros.
http://cultura.portaldomovimento.com/a_linguagem_da_musica.html
A partir de agora leia o texto abaixo e
responda as seguintes questões.
Chopis Centis
Composição:
Dinho / Júlio Rasec
Eu 'di' um beijo nela
E chamei pra passear
A gente 'fomos' no shopping,
Pra 'mó de' a gente lanchar
Comi uns bichos estranhos,
Com um tal de gergelim
Até que tava gostoso,
Mas eu prefiro aipim
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia (2x)
Esse tal "Chópis Cêntis"
É muicho legalzinho,
Pra levar as namoradas
E dar uns rolêzinhos
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime
Pra pegar um cinema, ver o Schwarzenegger
"Tombém" o Van Daime.
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia (2x)
Agora escute a música: https://www.youtube.com/watch?v=cmvYIXlSvIY
01. Quais
palavras chamaram mais sua atenção?
02. Qual
ambiente a música faz referência?
03. O
que seria “rolêzinho”?
04. Para
você qual seria o gênero musical dessa música?
05. Quais
seriam os instrumentos utilizados para se tocar essa canção?
06. Faça
um desenho dos instrumentos utilizados nessa canção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário