27 maio, 2020

GEOGRAFIA -3ª SEMANA - PROF: MANOEL GOMES - 6º ANO

GEOGRAFIA

3ª SEMANAS – Capítulo - 2 - Cartografia e representação do espaço geográfico.

Geografia 6º ano A<B<C<D

Habilidade:

(EF06GE08) Compreender que a Cartografia consiste na arte ou técnica de elaborar mapas. Perceber que a localização espacial é uma necessidade do ser humano há milhares de anos. Verificar que as novas tecnologias possibilitam representações cada vez mais precisas da superfície terrestre. Compreender o que são mapas e como são produzidos. Verificar a diferença entre globos terrestres e planisfério. Reconhecer a maquete como uma representação tridimensional do espaço. Identificar os diferentes pontos de vista (horizontal, oblíquo e vertical) e compreender que o mapa é fruto da visão vertical. Reconhecer o uso dos pontos de referência para a localização espacial.

Objetivos do conhecimento:

Cartografia: dos antigos registros à atualidade...
Cartografia e tecnologia...
Imagens de satélite...
Diferentes representações do espaço terrestre...
O globo e o planisfério...
As representações tridimensionais...
O mapa é fruto da visão vertical...

Capítulo 2

Cartografia: dos antigos registros à atualidade

As representações da superfície terrestre fazem parte da vida do ser humano há milhares de anos, antes mesmo da escrita. Diferentes povos, no passado, como babilônios, egípcios, chineses e maias, já tinham o hábito de representar o espaço onde viviam, os percursos de caça, os trajetos dos rios, os territórios conquistados, entre outros. Para isso, utilizavam materiais disponíveis na época, como argila, conchas, pedaços de madeira, que podiam ser fixados nas paredes das cavernas ou em troncos de árvores.
Além do espaço em que viviam, os povos antigos representavam suas explicações sobre fenômenos da natureza e cenas do convívio em sociedade. Essas representações, como as pinturas rupestres, eram repletas de mitos e expressavam as crenças desses povos.
Uma das representações cartográficas mais antigas de que se tem registro foi encontrada na região da Mesopotâmia, onde hoje se localiza o Iraque. Trata-se de um mapa conhecido por Ga-Sur , produzido em uma pequena placa de argila cozida, entre os anos 2400 e 2200 a.C.
Ao longo do tempo, a necessidade crescente de se registrar áreas da superfície terrestre fez o ser humano desenvolver e aprimorar as técnicas de representação do espaço. Estudos e descobertas realizados por diversos povos, como chineses, árabes e europeus, contribuíram para que essas técnicas se tornassem cada vez mais elaboradas. Todo esse movimento levou à evolução da Cartografia, que consiste em um conjunto de técnicas e métodos científicos e artísticos para elaborar mapas.


Entre os séculos XV e XVI, quando os europeus promoveram as Grandes Navegações, as representações cartográficas passaram por importantes avanços. Nesse período, os participantes dessas viagens de exploração necessitavam de mapas cada vez mais precisos das rotas oceânicas e das terras conhecidas. As descrições das rotas e das terras recém- -descobertas foram essenciais para que os novos mapas passassem a representar a superfície do planeta com mais detalhes e precisão.
No decorrer do século XX, várias inovações tecnológicas foram incorporadas à Cartografia, como fotografias aéreas e imagens de satélite. Desse modo, é possível notar um aprimoramento das técnicas cartográficas. Nos dias de hoje, podemos encontrar variados tipos de representações bem detalhadas e fidedignas em relação ao espaço e às informações representadas

Cartografia e tecnologia:

O uso de novas tecnologias na Cartografia tem possibilitado a produção de representações cartográficas cada vez mais sofisticadas e precisas, assim como o aprimoramento e o desenvolvimento de instrumentos de localização, orientação e registro têm permitido ao ser humano representar a superfície terrestre com mais eficiência. A utilização desses equipamentos altamente sofisticados tem se tornado imprescindível não apenas para o trabalho dos cartógrafos, mas também para outros profissionais ligados às ciências da Terra, como os geógrafos e os geólogos, que, com esses recursos, obtêm informações bem mais detalhadas da superfície do planeta.

Fotografias aéreas:

As fotografias aéreas são imagens de uma determinada área da superfície terrestre obtidas por meio de sensores geralmente instalados em aeronaves.
Seu uso na produção de representações cartográficas mais aperfeiçoadas, desde o início do século XX, ocasionou uma revolução na produção dessas representações.

Esse recurso propiciou a análise, em conjunto, dos diferentes elementos existentes no espaço geográfico, como rios, plantações, construções, rodovias, entre outros. Além disso, permitiu a elaboração de mapas mais completos e com informações mais pertinentes aos estudos dos espaços representados


Imagens de satélite:

As imagens de satélite são obtidas pela técnica do sensoriamento remoto e têm a finalidade de obter informações a respeito da superfície terrestre. Por meio do sensoriamento remoto é possível captar imagens de grandes extensões e acompanhar as alterações que possam ocorrer nessas áreas, uma vez que as informações sobre um mesmo local são obtidas pelos sensores e registradas diversas vezes em intervalos que podem variar entre algumas horas e alguns dias. Desse modo, com o uso do sensoriamento, é possível elaborar diferentes tipos de mapas, identificar regiões de florestas em processo de desmatamento, analisar as condições meteorológicas e visualizar as áreas urbana e agrícola nos municípios, como podemos observar na imagem a seguir.

Diferentes representações do espaço terrestre

Os mapas:

Os mapas são representações do espaço geográfico elaboradas em uma superfície plana e em tamanho reduzido. Neles, são registradas várias características da superfície terrestre, por meio de diferentes símbolos e outros recursos visuais, como: altitudes do relevo, tipos de clima e de vegetação, estradas e rodovias ou ainda a distribuição da população por um território.
Os mapas podem fornecer muitas informações que auxiliam na compreensão de fenômenos naturais ou de intervenções do ser humano no espaço geográfico.
Para que possamos interpretar um mapa corretamente, devemos identificar cada um dos elementos que constituem uma representação cartográfica.

O globo e o planisfério:

Tanto o globo terrestre como o planisfério representam de maneiras diferentes a superfície do nosso planeta.
Os globos terrestres representam a superfície da Terra de maneira mais aproximada de sua forma real. No entanto, por causa desse formato arredondado, não conseguimos ver, de uma só vez, toda a superfície representada. Já os planisférios representam a Terra em uma superfície plana. Graças a essa característica, conseguimos observar toda a superfície do planeta, mas com algumas distorções.

As representações tridimensionais:

As características do espaço terrestre também podem ser registradas por meio de representações tridimensionais, a exemplo do globo mostrado na página 51. Esse tipo de representação apresenta três dimensões do espaço – comprimento, largura e altura –, diferentemente das representações bidimensionais, como os mapas, que apresentam duas dimensões – comprimento e largura.
As maquetes também são representações tridimensionais muito comuns no estudo do espaço. Esse tipo de representação nos permite observar o espaço concebido de diferentes pontos de vista.
As construtoras costumam elaborar maquetes de seus empreendimentos imobiliários, de modo que os futuros compradores possam ter uma visão panorâmica do imóvel que pretendem adquirir em tamanho menor e guardadas as devidas proporções. Observe a maquete ao lado.
O mapa transpõe as características de um espaço tridimensional para uma representação bidimensional. Isso pode ser observado quando elaboramos uma planta da sala de aula, por exemplo, com base em uma maquete desse local. Veja a seguir como isso é possível.
Para produzir a maquete da sala de aula, é possível utilizar materiais recicláveis, como embalagens de papel ou plástico (sucata), que podem representar os elementos que compõem o espaço da sala.
Escolha os materiais que representem aproximadamente os elementos da sala de aula, como carteiras, armário etc. Lembre-se de que se um móvel for maior que outro na realidade, na maquete também deverá ser, respeitando a proporcionalidade. Disponha os objetos como se encontram em sua sala.
A maquete permite a visualização do espaço sob diferentes pontos de vista, sobretudo da visão vertical, da qual se produzem as plantas e os mapas.
Com a maquete da sala pronta, é possível produzir uma planta, que é um tipo de mapa que representa espaços menores

O mapa é fruto da visão vertical:

Um mapa representa uma ou mais características da superfície terrestre ou de parte dela. Todo mapa representa o ponto de vista vertical da superfície, ou seja, aquele por meio do qual a observamos do alto e de cima para baixo.

ATIVIDADES (da página 41)

A- Que tipo de representação cartográfica a pessoa da fotografia ao lado está observando?

B- Quais representações cartográficas são mostradas na gravura acima?

C- Você já utilizou algum tipo de representação cartográfica em seu dia a dia? Qual? Ela auxiliou você em quê?

D- Converse com os colegas da sala sobre a importância das representações cartográficas

E- Construa uma rota (mapa mental) entre a sua casa e a escola.

F- Indique os pontos de referência que você considera mais importantes nesse caminho.

G- Olhando para as fotos da página 45, descreva com suas palavras, como são obtidos os registros de fotografias aéreas:

EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO (página 48):

1.Com base no que você estudou, defina, no caderno, o que é Cartografia.

2.Dê um exemplo de como eram realizados os primeiros registros cartográficos produzidos pelo ser humano.

3.De acordo com o que você estudou, podemos afirmar que o desenvolvimento tecnológico tem contribuído de maneira significativa para a evolução da Cartografia? Justifique sua resposta.

4.O mapa abaixo foi produzido em 1725 por John Senex. Compare-o com o mapa de Francesco Rosselli, mostrado na página 43, e responda às questões a seguir no caderno.

a)Quais são as principais diferenças entre essas representações cartográficas?

b)Que mapa representa a América do Sul de forma mais precisa?

c)Cite um exemplo de recurso tecnológico utilizado na produção de mapas na atualidade.

5.A seguir são apresentadas situações em que o emprego de inovações tecnológicas e de instrumentos sofisticados na Cartografia se tornou imprescindível para a obtenção de resultados mais precisos da superfície da Terra. De acordo com o que você estudou, identifique que recurso tecnológico está sendo empregado em cada um dos casos:

a) Uma organização não governamental (ONG) faz o monitoramento da Mata Atlântica por meio de um sistema de alta tecnologia. Esse sistema utiliza informações de sensores instalados em satélites artificiais localizados a quilômetros de distância da Terra.
Resposta:
Obs: na dúvida recorra à página 47

b) Luísa está fazendo um trabalho escolar e precisa identificar o uso do solo em seu município. Para isso, está utilizando imagens obtidas com câmeras fotográficas especiais instaladas em aviões. Que tipo de imagens ela obterá? (na dúvida recorra às págs 44/45)
Resposta:

c) Sobre o globo e o planisfério da (página 51), responda: qual das duas formas de representação cartográfica permite visualizar todos os continentes e oceanos ao mesmo tempo?
Resposta:


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