ESCOLA
DALVA PONTES DA ROCHA
PROFESSORA: FRANCIANE SALES
PROJETO PROFESSORES E ALUNOS CONECTADOS
SEGMENTO: 7º Ano A 3ª SEMANA
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
TEMA: Relação entre conduta pessoal e prática social.
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Princípios éticos e valores religiosos.
HABILIDADE: (EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.
TEXTO:
CRENÇAS RELIGIOSAS E FILOSOFIAS DE VIDA
As religiões
são perpassadas por crenças e filosofias de vida. Existe uma pluralidade de
mitos e símbolos que descrevem ou revelam uma tradição religiosa. O mito é um
discurso fundante de uma realidade. Para as Ciências da Religião, a tolerância
e o diálogo inter-religioso suscitam o respeito às diversas narrativas míticas
e filosóficas das tradições religiosas no Brasil e no mundo.
Segundo
Clifford Geertz (2013, p. 95), a religião é formada por um conjunto de mitos e
símbolos sagrados, elaborada “[...] numa espécie de todo ordenado”. Ela possui
mitos, símbolos, ritos e doutrinas com significados específicos em cada
tradição religiosa, logo devem ser compreendidos e respeitados como o amálgama
da estrutura de significado da tradição religiosa.
ATIVIDADES:
ELABORE PESQUISA PARA RESPONDER.
1- Diferencie crença de filosofia.
2- O que é mito?
3- Dê três exemplos de símbolos sagrados e o que
significa.
4- O que são tradições religiosas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário