EJA
III – 1º SEMANA
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes
e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música,
artes visuais emidiáticas), referências explícitas ou implícitas
a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários
e semióticos.
Objeto
do Conhecimento: Relação
entre textos
ATIVIDADE
1 - Leia o
poema abaixo para responder as questões 1 e 2.
Pássaro em vertical Cantava o pássaro e voava Cantava para lá
Voava para cá Voava o pássaro e cantava.
De Repente Um Tiro
Seco Penas fofas Leves plumas Mole espuma .
E um risco Surdo N O R T E S U L
Fonte:
NEVES. Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento
Perspectiva, 1965.
- Qual é o assunto do texto:
- Um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
- Um pássaro que cantava o dia todo.
- Um pássaro que sonhava com a liberdade.
- A queda de um pássaro que não sabia voar.
- De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em vertical”?
- A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
- As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
- O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
- O termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.
- Leia o texto abaixo para responder as questões 3 e 4:
Como um filho querido
Tendo agradado ao marido nas primeiras semanas de casados, nunca quis
ela se separar da receita daquele bolo. Assim, durante 40 anos, a
sobremesa louvada compôs sobre a mesa o almoço de domingo, e
celebrou toda data em que o júbilo se fizesse necessário.
Por fim, achando ser chegada a hora, convocou ela o marido para o
conciliábulo apartado no quarto. E tendo decidido ambos, comovidos,
pelo ato solene, foi a esposa mais uma vez à cozinha assar a massa
açucarada, confeitar a superfície.
Pronto o bolo, saíram juntos para levá-lo ao tabelião, a fim de
que se lavrasse ato de adoção, tornando-se ele legalmente
incorporado à família, com direito ao prestigioso sobrenome Silva,
e nome Hermógenes, que havia sido do avô.
Fonte:
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco,
1986. p.57.
- No conto “Como um filho querido” a esposa e o esposo foram ao tabelião com intuito de:
- Regularizar a situação de um parente registrando seu nome.
- Registrar o nome do filho querido que há 40 anos fazia parte da família, mas não tinha registro.
- Lavrar o ato de adoção do bolo no tabelionato, e assim, incorporá-lo à família como um filho querido com direito ao sobrenome da família Silva.
- Lavrar o ato de adoção do filho querido para que o mesmo recebesse o nome do seu avô paterno, Hermógenes.
4. A expressão no 2º parágrafo “Convocou ela o marido para o
conciliábulo apartado no quarto” significa:
- A mulher chamou o marido para uma conversa séria no quarto a fim de convencê-lo de que era preciso dar um nome ao bolo e registrá-lo no tabelionato.
- A mulher convidou o marido para uma breve reunião no quarto do casal na qual decidiriam pelo registro do nome do bolo no tabelionato.
- A esposa determinou ao marido que fosse ao quarto a fim de convencê-lo de dar um nome e registro ao bolo no cartório por meio de uma comemoração íntima.
- A esposa pediu para o marido que a acompanhasse até o quarto onde decidiriam registrar o nome do bolo no cartório de registros por meio de uma assembleia geral.
5. Escolha um dos textos das questões anteriores e reconte com suas
próprias palavras como você compreendeu em seu caderno.
MATEMÁTICA
Habilidade: (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração
decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar
semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional
e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e
decomposição de números naturais e números racionais em sua
representação decimal.
Objeto do Conhecimento: Sistema de numeração decimal:
características, leitura, escrita e comparação de números
naturais e de números racionais representados na forma decimal.
ATIVIDADES
1. Considerando o grupo de dedos de uma mão e o grupo das vogais do alfabeto.
a)
Relacione
a quantidade de elementos dos dois grupos, são iguais ou
diferentes?
b) Qual
é o nome e o símbolo que associamos à quantidade de elementos
dos dois grupos?
2. Cite
cinco situações diferentes que são usados os números
naturais.
Escreva o
sucessor de cada número natural.
a)302 f) 999
b)
0 g)125
c)
12 531 h) 600
d)
99 i) 99
999
e)
45 444 j) 15
899
3. Todo
número natural tem um sucessor.
Para encontrá-lo basta acrescentar
1.
Habilidade: (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração
decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar
semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional
e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e
decomposição de números naturais e números racionais em sua
representação decimal.
Objeto do Conhecimento: Sistema de numeração decimal:
características, leitura, escrita e comparação de números
naturais e de números racionais representados na forma decimal.
1. Quantos
algarismos você usa para escrever cada um desses números
naturais?
a)
362 e)
10.567.902
b)
1.504 f) 4
c)
30.000 g)
500
d)
8750040 h)
10.005
2. Com
exceção do zero, que é o menor dos números naturais, todo número
natural tem um antecessor.
Para encontrá-lo, basta tirar 1.
Escreva o antecessor de cada um dos números naturais a
seguir?
a) 888 d) 1
b) 100 e)12 00
c) 9
471 f) 7001
3. Dois
ou mais números que se seguem na sucessão dos números naturais
são
denominados consecutivos. Exemplo: 20, 21, 22 são números
consecutivos.
Na sucessão dos números naturais, qual é o primeiro número
consecutivo de:
a) 1000? c)
4001?
b) 20
009 d) 6005?
Habilidade: (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com
números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão
dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objeto do Conhecimento: Operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais
Divisão euclidiana
1. Escreva
todos os possíveis números formados por estes algarismos, sem
repeti-los: 5 ,
2 ,
7.
a) Qual
o maior número
formado?
b) Qual
o menor número
formado?
2. A
altura de um prédio é medida em metros, o tempo é medido em
horas, minutos, segundo...e o consumo de energia elétrica é medido
em
quilowatts-horas(KWh).
O consumo de energia elétrica residencial no Brasil, em janeiro de
2015, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, foi de 190
KWh.
a) Como
se escreve esse número por
extenso?
b) Consulte
a conta de luz deste mês de sua casa e verifique o consumo. Escreva
o resultado por extenso.
c) O
que vc acha a respeito do consumo de energia em sua casa
?
3. Pesquise
modelos e preços de três carros. Escreva no caderno esses preços
usando algarismos e registre, por extenso, os números
encontrados.
Habilidade: (EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com
números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão
dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objeto do Conhecimento: Operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais
Divisão euclidiana.
1. Para calcular a soma dos
números 275, 428 e 715, Fernando calculou primeiro, a soma entre 275
e 428, e a seguir adicionou 715 ao resultado obtido. Calcule o
resultado final de cada um. O que você observa em relação aos
resultados que Fernando e Carlos obtiveram?
Caio fez 2107 + 5096
Theo fez
5096 + 2107
a) Você
pode afirmar que 2107 + 5096 = 5096 + 2107
?
b) A afirmação ´´ A ordem das parcelas não altera a soma`` é
verdadeira ou falsa?
3. Se
a +b = 100, qual o valor da adição b + a
?
Obs: De acordo com a complexidade da atividade pode ser apenas 01
CIÊNCIAS
ATIVIDADE 1 ( Leitura )
Objeto
do Conhecimento: Misturas
homogêneas e heterogêneas Separação de materiais sintéticos
Transformações químicas
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são
formadas por duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato
de serem ou não perceptíveis.
Misturas Homogêneas
São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas
ou mais substâncias.
Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase
(monofásica).
Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na
verdade, uma solução.
Exemplos:
- copo de água com açúcar - mistura homogênea líquida
- cadeado de latão (embora não se consiga ver, o latão é feito a partir de uma
- mistura entre cobre e zinco) - mistura homogênea sólida
- ar - mistura homogênea gasosa
Misturas Heterogêneas
O mesmo não acontece com as Misturas Heterogêneas. Neste caso é
nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura.
Apresenta duas ou mais fases (polifásica).
Exemplos:
- água com óleo - mistura heterogênea líquida
- ouro e areia - mistura heterogênea sólida
Não
existem misturas heterogêneas gasosas.
Habilidade:
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a
mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água
e areia etc.)
Objeto
do Conhecimento: Misturas
homogêneas e heterogêneas Separação de materiais sintéticos
Transformações químicas
1. (UCDB)
Em um laboratório de Química foram preparadas as seguintes
misturas:
- água /gasolina
- água/sal
- água/areia
- gasolina/sal
- gasolina/areia
a) Nenhuma.
b) Somente
II.
c)II
e
III.
d)I
e
II.
e)II
e
IV.
2. (UFES)
Em um sistema, bem misturado, constituído de areia, sal, açúcar,
água
e gasolina, o
número de fases
é:
3. (MACKENZIE)
Constitui um sistema heterogêneo a mistura formada
de:
- 2.
- 3.
- 4.
- 5.
- 6.
- cubos de gelo e solução aquosa de açúcar (glicose).
- gases N2 e CO2.
- água e acetona.
- água e xarope de groselha.
- querosene e óleo diesel.
- (VUNESP) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir.
Composição química provável: Sulfato de cálcio 0,0038ml/L e
Bicarbonato de cálcio 0,0038 mg/L
Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral
como:
- substância pura.
- substância simples.
- mistura heterogênea.
- mistura homogênea.
- suspensão coloidal.
5. (UFMG)
Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas
propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam
propriedades
que são úteis
para identificar essa substância,
exceto:
- densidade.
- massa da amostra.
- solubilidade em água.
- temperatura de ebulição.
- temperatura de fusão
- Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas:
- Água mineral
- Ferro
- Aço
- Salmoura
- Refrigerante
- Gasolina
- Ouro 18 quilates
- Leite
7. (UFES)
Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus
componentes.
Indique a quantidade do número de fases em cada um, marcando a
alternativa correta:
8. Relacione
corretamente as colunas a
seguir:
Exercício sobre misturas
- óleo, água e gelo.
- água gaseificada e gelo.
- água salgada, gelo, óleo e granito.a) 3,2,6.
b) 3,3,4.
c) 2,2,4.
d)
3,2,5.
e)
3,3,6.
Coluna I :
- Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.
- Mistura bifásica formada por três substâncias.
- Mistura trifásica formada por duas substâncias.
- Solução líquida.
- Mistura homogênea constituída por três substâncias.
Coluna II :
- água + álcool + areia
- vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio
- sal + água
- água + areia + gelo
- álcool hidratado.
GEOGRAFIA
Habilidade:
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a
circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos.
Objetos
do Conhecimento: Relações
entre os componentes físico naturais.
ATIVIDADE
Observação: Antes de realizar a atividade, procure realizar
uma pesquisa sobre o assunto em estudo – ATMOSFERA – em livros ou
pela internet, estude e em seguida resolva a atividade.
1. Complete
as lacunas com as palavras e medidas
abaixo:
exosfera
- termosfera -
estratosfera - vida -80 km – meteorológicos temperaturas -
superfície - troposfera
- atmosfera -15 km
– ionizados
- A ____________ é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a ___________ terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de ____________ da Terra.
- A ____________ é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos ________________ , como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de _________________ .
- Acima da Troposfera, encontra-se a ______________ , que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
- A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até ________________ de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores ________________atmosféricas.
- Depois da Mesosfera vem a _____________ , que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
- Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a _____________ , camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.
5. Ilustre
através de figuras ou desenho a terra e as camadas que a
envolvem.
HISTÓRIA
Habilidade:
Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Objetos
do Conhecimento: A
questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o
sentido das cronologias.
Produza
um texto sobre a linha do tempo abaixo com fatos referentes de cada
período.
ATIVIDADE
2018
2019
2020
ARTE
Habilidade:
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes
estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações
artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras,
jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes
estéticas e culturais.
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes
estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações
artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais
tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético.
Objetos do Conhecimento:
- Matrizes estéticas e culturais
- Contextos e práticas
ATIVIDADES
Roteiro
- Pesquise os pontos turísticos de sua cidade, em seguida procure imagens desses locais e construa um álbum, lembrando-se de comentar cada um dos pontos turísticos.
- Realize pesquisas sobre os seguintes gêneros musicas, abaixo:
Baião - Bossa Nova – Forró – Lambada - Música Sertaneja -
Música Popular Brasileira – Samba.
- Pesquise e construa um portfolio sobre brincadeiras populares.
- Realize uma pesquisa sobre a história do município de Caucaia, não se esqueça de ilustrar sua pesquisa.
- Desenvolver uma pesquisa voltada para a construção de um documento com imagens focadas na diversidade racial e cultural do município, depois escreva um texto sobre o referido assunto.
- Através dos recursos tecnológicos e outros, realize uma pesquisa sobre a história do teatro.
ENSINO RELIGIOSO
Habilidade:
(EF06ER02) Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos
escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo,
Islamismo, Judaísmo, entre outros) (EF06ER06) Reconhecer a
importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação
das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
(EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por
suas contribuições á sociedade.
Objetos do Conhecimento:
- Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados
- Símbolos, ritos e mitos religiosos.
- Lideranças religiosas
ATIVIDADE
Roteiro:
- Produção textual – tema: A filosofia de diversas religiões.
- Pesquise e escreva sobre os conceitos religiosos
- Teísmo;
- Monoteísmo;
- Politeísmo;
- Faça um estudo sobre os símbolos, ritos e mitos das diversas práticas religiosas, depois faça um resumo do estudo realizado.
- Realize pesquisa, sobre líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições na sociedade, em seguida faça uma produção textual sobre o assunto.
- Pesquise sobre a o papel que as crenças religiosas desempenham na vida social das pessoas, depois comente com suas palavras o assunto.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Aproveite e traga a pessoa
para fazer a aula os exercícios juntos!
AQUECIMENTO
Antes de fazer algo mais agitado, vamos correr sem sair do lugar
durante 1 minuto;
Se sua casa tiver um corredor, corra levemente para frente e para
trás, nesta parte da casa;
Descanse
e retome o fôlego por 90 segundos;
Sem moleza agora! Vamos fazer 25 movimentos de polichinelo (Se não
souber, pergunte a alguém da casa como se faz do jeito correto, ou
se não se der por satisfeito com a informação, pesquise em livros
e na internet);
Corra sem sair do lugar, elevando
os joelhos (por40segundos):
Descanse por 30 segundos;
Corra sem sair do lugar, agora elevando os calcanhares (batendo o
calcanhar nos
glúteos);
Onde
ficam os glúteos? Como conhecemos essa parte do corpo? Pesquise.
EXERCÍCIO EM DUPLA
Faça com
alguém da sua família, os dois exercícios seguintes:
Se a sua condição física precisar deixar o exercício mais leve,
experimente agachar somente
“metade” do movimento.
Obs.: Na falta de um parceiro, pode segurar em um batente ou janela,
mas cuidado. Cada vez que subir descer é um movimento completo,
então conte uma vez cada. Vamos tentar 10 movimentos???
ALONGAMENTO - RELAXAMENTO
A atividade inicia-se com o aluno em pé fazendo movimento de elevar
os braços acima da cabeça, mantendo na mesma posição durante 20
segundos, depois incline o corpo para o lado e depois do outro,
mantendo os braços estendidos. Em seguida movimentar o pescoço
direcionando o olhar para o alto mantendo na mesma posição durante
20 segundos e depois para baixo. Em seguida ficarão na ponta dos pés
com os braços estendidos também por 20
segundos.
MEDITAÇÃO
Em seguida irá sentar-se no chão, cruzar as pernas, fechar os
olhos, manter a postura correta da coluna e em seguida procurar
respirar de modo lento, observando os movimentos de sua respiração.
É importante que cada parte do corpo seja percebida: pés, pernas,
joelhos, quadril, braços, mãos, cotovelos, pescoço.
AUTOMASSAGEM
Nessa atividade o aluno irá higienizar os pés e mãos e, em seguida
irá se tocar com as mãos iniciando pelas pernas, braços, ombros.
Durante essa prática, o aluno irá procurar perceber como está seu
corpo, se há alguma região dolorida ou sensível, se sua pele esta
macia ou áspera, se sente dor nos ossos e se os músculos estão
tensos ou relaxados. Em seguida irá tocar de formas variadas
explorando o corpo todo (batidas com a ponta dos dedos, movimentos
circulares, e dar beliscões suaves). Realizar essa atividade por 5 a
15 minutos. Não tenha pressa.
Trocando ideias
Converse com outras pessoas da família sobre essa forma de
exercício. Pergunte se conhecem, sabem o nome, se já fizeram, se
acha fácil ou difícil, que parte do corpo ele deixa mais forte.
Como foi essa experiência com os exercícios propostos?
Fale sobre o que gostou, o que achou difícil, grave em áudio, tire
fotos de seus momentos de treino ou faça um vídeo contando o que
você achou dos exercícios da aula.
Envie seu vídeo e suas fotos para o professor/escola, para que seja
construído um painel com a participação da turma.
Se não for possível fazer um vídeo ou gravar um áudio com sua
opinião sobre a prática dos exercícios, escreva um texto falando
sobre isso. Caso tenha dificuldade de escrita, vá falando para
alguém escrever numa folha de caderno, mas não esqueça de pôr seu
nome completo, a sua turma, turno e nome do seu professor de educação
física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário