EJA-
Educação de Jovens e Adultos LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa:
EJA- Educação de Jovens e Adultos
Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
4ª
Semana
Escola:
EEF
Dalva Pontes da Rocha
Profª:
Mariane Frota
Objeto
do conhecimento: Leitura
e Produção Textual
Aluno
(a):
Habilidades:
(EF69LP45)
/
(EF67LP31)
Questão
1
–
Você
já
ouviu
falar
em
poemas?
Poemas,
parlendas,
cantigas
de
roda
e trava-linguas que fazem parte das brincadeiras: músicas que ouvem
e cantam, quadrinhas e cordel – todas são formas poéticas. Um
poema pode, ou não, apresentar rimas, ele pode ainda falar sobre
qualquer assunto: pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou
acontecimentos comuns. O poema é criado como se fosse um jogo de
palavras. Ele motiva o leitor a buscar e ver o mundo de um jeito
novo, com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou
divertir os leitores. Vamos ler um poema
agora?
Enfim, só!
Finalmente,
Hoje
trago a certeza de não ser só.
Será
isto maturidade? Será isto autenticidade?
Já
não espero do outro, Ninguém me decepciona mais.
E assim, vivo
leve e
solta!
É
bom dividir, doar,
amar.
Mas
ninguém me acolherá completamente. Ninguém terá tudo a me dar...
E
sem cobrar, irei trocar.
Dependo
de mim, do que fizer,
do
que me der...
vou
sempre buscar e nunca me saciar,
só
assim poderei me amar, libertar e
CRIAR!
Dora
Lúcia Âlcantara
- Após a leitura do poema, diga que sentimentos você experimentou ao lê-lo?
- Leia novamente o poema e reflita, do que ele fala?
- O que provavelmente o eu-lírico do poema sofre? Você já passou por algo parecido com o que ele passa?
- Qual das seguintes mensagens pode ser aplicada ao texto? Marque a opção e cite uma passagem do texto que justifique sua resposta.
- A solidão é a maior causa dos conflitos humanos.
- Quanto mais nos conhecemos, mais vivemos plenamente nossa condição humana e nunca estamos sós.
- Nossa vida só será realmente plena quando conseguirmos estabelecer a paz entre todos os seres humanos.
- Nossa vida dependemos de outras pessoas e sem elas não podemos ser felizes.
- Observando o que o poema fala no todo, o que significa o título do poema “enfim, só”?
Questão 2 – Vocês sabe o que é uma
resenha crítica? A resenha é um texto resumido, porém com
informações claras, concisas e que mereçam destaque sobre
determinado produto cultural. O objetivo é orientar as pessoas sobre
os diferentes produtos culturais como: filmes, documentários,
livros,
peças
de
teatro,
espetáculos,
pinturas
etc.
Se
eles
são
bons
ou
tem
algo
de negativo
sobre
eles.
O
importante
é
dar
uma
opinião
sincera.
Abaixo
você
lerá
uma
resenha
crítica de
um
filme
bem
polêmico.
Na
época
que
ele
foi
produzido,
surgiram
muitos
comentários
positivos e negativos. Uns
amavam, outros odiavam. Vamos ver qual
é?
A
história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que
nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se casa
novamente, se muda da
ensolarada
Phoenix para a chuvosa
cidade
de Forks para viver
com o
pai. Lá,
ela
começa
a
viver
um romance
com
o
misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros.
Assim como os
outros
de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também
não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros
vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um
pelo
outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao
desejo de beber
o
sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os
dois
quando um
grupo
de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade
procurando por Bella. Crepúsculo
é
o
mais
recente
fenômeno
entre
a
garotada.
Tendo
custado
US$
37
milhões, rendeu mais de US$
145
milhões ao redor do planeta em
duas
semanas nos cinemas. O filme
reúne
elementos
que
atraem
em
cheio
os
espectadores
mais
jovens:
romance
e
fantasia,
além
de
toques
de suspense. Um
romance
adolescente – já complicado por definição - que ganha toques de
dramaticidade por conta dele ser um vampiro. Edward é mais ou
menos
tudo que uma garota sonha (num mundo fantasioso,
evidentemente):
lindo,
protege
Bella
e
ainda
tem
superpoderes.
Deve
ser
por
isso
que
ele
é
capaz
de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da platéia
feminina
também.
O
conflito
é
transformado
em
tensão,
sofrimento,
dor
e
tudo
isso
que
o
amor
provoca,
mesmo
nos
seres humanos normais que não brilham como diamantes sob
o
sol
como
os vampiros.. As cenas nas quais Edward mostra toda a sua
força
e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes,
principalmente quando
ele
praticamente
flutua
pelas
paisagens
geladas
das
florestas
que
circundam
a
cidade
de
Forks
A fotografia
gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a
história precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo: a trilha sonora.
Essa
já cansativa mania dos produtores de Hollywood de utilizarem a
música exageradamente para sublinhar sentimentos e momentos de
tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo uma
continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em
2010.
Enfim, Crepúsculo é o tipo de filme a ser
recomendado
aos espectadores adolescentes que embarcam em sua
viagem.
(Joana
Vieira Silva – 1º ano, 17 anos, MG.)
- A autora do texto se coloca a favor ou contra ao filme que ela está analisando?
- Cite um ponto positivo que ela vê nesse filme?
- Segundo o texto que elementos esse filme tem que atraem em cheio os espectadores mais jovens?
- De acordo com o texto para que tipo de publico é recomendado o filme Crepúsculo?
- Você já assistiu esse filme da resenha crítica? Se sim, qual é a sua opinião sobre ele? Se não, com a leitura do texto, te deu vontade de assistir a ele ou não? Por quê?
- Comente sobre algum filme que já assistiu e amou e indique aqui para a gente, argumentando o que faz dele tão bom.
Questão
3 - Leia
o texto a seguir com atenção:
O
que é, o que é?
E a vida o que é, meu irmão?
E a vida o que é, diga lá, meu irmão? Ela é
a batida de um coração?
Ela é uma doce desilusão Mas é a vida? Ela é
maravilha ou é sofrimento?
Ela
é alegria ou lamento?
O que é o que é, meu irmão?
(...) Há quem fale que é um divino mistério
profundo É o sopro do Criador Numa atitude repleta de amor.
(...) Somos nós que fazemos a vida Como der ou
puder ou quiser Sempre
desejada
Por mais que esteja errada Mas ninguém quer a
morte, Só saúde e
sorte.
(Gonzaguinha)
Agora é sua vez!
FOLHA DE REDAÇÃO - Rascunho
Aluno(a): ________________________________________
Título: ___________________________________________
1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
4. _______________________________________________________
5. _______________________________________________________
6. _______________________________________________________
7. _______________________________________________________
8. _______________________________________________________
9. _______________________________________________________
10. _______________________________________________________
11. _______________________________________________________
12. _______________________________________________________
13. _______________________________________________________
14. _______________________________________________________
15. _______________________________________________________
16. _______________________________________________________
17. _______________________________________________________
18. _______________________________________________________
19. _______________________________________________________
20. _______________________________________________________
FOLHA DE REDAÇÃO - Final
Aluno(a): ________________________________________
Título: ___________________________________________
1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
4. _______________________________________________________
5. _______________________________________________________
6. _______________________________________________________
7. _______________________________________________________
8. _______________________________________________________
9. _______________________________________________________
10. _______________________________________________________
11. _______________________________________________________
12. _______________________________________________________
13. _______________________________________________________
14. _______________________________________________________
15. _______________________________________________________
16. _______________________________________________________
17. _______________________________________________________
18. _______________________________________________________
19. _______________________________________________________
20. _______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário