31 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SEMANA - PROF: MARIANE FROTA - EJA

EJA- Educação de Jovens e Adultos LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: EJA- Educação de Jovens e Adultos
Componente Curricular: Língua Portuguesa
4ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Mariane Frota
Objeto do conhecimento: Leitura e Produção Textual
Aluno (a):


Habilidades: (EF69LP45) / (EF67LP31)


Questão 1 Você ouviu falar em poemas? Poemas, parlendas, cantigas de roda e trava-linguas que fazem parte das brincadeiras: músicas que ouvem e cantam, quadrinhas e cordel – todas são formas poéticas. Um poema pode, ou não, apresentar rimas, ele pode ainda falar sobre qualquer assunto: pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou acontecimentos comuns. O poema é criado como se fosse um jogo de palavras. Ele motiva o leitor a buscar e ver o mundo de um jeito novo, com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou divertir os leitores. Vamos ler um poema agora?


Enfim, só!

Finalmente,
Hoje trago a certeza de não ser só.
Será isto maturidade? Será isto autenticidade?
Já não espero do outro, Ninguém me decepciona mais. E assim, vivo leve e solta!
É bom dividir, doar, amar.
Mas ninguém me acolherá completamente. Ninguém terá tudo a me dar...
E sem cobrar, irei trocar.

Dependo de mim, do que fizer,
do que me der...
vou sempre buscar e nunca me saciar,
só assim poderei me amar, libertar e
CRIAR!

Dora Lúcia Âlcantara

  1. Após a leitura do poema, diga que sentimentos você experimentou ao lê-lo?




  1. Leia novamente o poema e reflita, do que ele fala?




  1. O que provavelmente o eu-lírico do poema sofre? Você já passou por algo parecido com o que ele passa?




  1. Qual das seguintes mensagens pode ser aplicada ao texto? Marque a opção e cite uma passagem do texto que justifique sua resposta.

  1. A solidão é a maior causa dos conflitos humanos.
  2. Quanto mais nos conhecemos, mais vivemos plenamente nossa condição humana e nunca estamos sós.
  3. Nossa vida só será realmente plena quando conseguirmos estabelecer a paz entre todos os seres humanos.
  4. Nossa vida dependemos de outras pessoas e sem elas não podemos ser felizes.





  1. Observando o que o poema fala no todo, o que significa o título do poema “enfim, só”?




Questão 2 – Vocês sabe o que é uma resenha crítica? A resenha é um texto resumido, porém com informações claras, concisas e que mereçam destaque sobre determinado produto cultural. O objetivo é orientar as pessoas sobre os diferentes produtos culturais como: filmes, documentários, livros, peças de teatro, espetáculos, pinturas etc. Se eles são bons ou tem algo de negativo sobre eles. O importante é dar uma opinião sincera. Abaixo você lerá uma resenha crítica de um filme bem polêmico. Na época que ele foi produzido, surgiram muitos comentários positivos e negativos. Uns amavam, outros odiavam. Vamos ver qual é?

A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se  casa novamente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.                                                                       Crepúsculo é o mais recente fenômeno entre a garotada. Tendo custado US$ 37 milhões, rendeu mais de US$ 145 milhões ao redor do planeta em duas semanas nos cinemas. O filme reúne elementos que atraem em cheio os espectadores mais jovens: romance e fantasia, além de toques de suspense. Um romance adolescente – já complicado por definição - que ganha toques de dramaticidade por conta dele ser um vampiro. Edward é mais ou menos tudo que uma garota sonha (num mundo fantasioso, evidentemente): lindo, protege Bella e ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da platéia feminina também.
            O conflito é transformado em tensão, sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros.. As cenas nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas paisagens geladas das florestas que circundam a cidade de Forks A fotografia gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo: a trilha sonora.
Essa já cansativa mania dos produtores de Hollywood de utilizarem a música exageradamente para sublinhar sentimentos e momentos de tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo uma continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em 2010. Enfim, Crepúsculo é o tipo de filme a ser recomendado aos espectadores adolescentes que embarcam em sua viagem.

(Joana Vieira Silva – 1º ano, 17 anos, MG.)

  1. A autora do texto se coloca a favor ou contra ao filme que ela está analisando?



  1. Cite um ponto positivo que ela vê nesse filme?





  1. Segundo o texto que elementos esse filme tem que atraem em cheio os espectadores mais jovens?





  1. De acordo com o texto para que tipo de publico é recomendado o filme Crepúsculo?



  1. Você assistiu esse filme da resenha crítica? Se sim, qual é a sua opinião sobre ele? Se não, com a leitura do texto, te deu vontade de assistir a ele ou não? Por quê?





  1. Comente sobre algum filme que já assistiu e amou e indique aqui para a gente, argumentando o que faz dele tão bom.






Questão 3 - Leia o texto a seguir com atenção:

O que é, o que é?
E a vida o que é, meu irmão?
E a vida o que é, diga lá, meu irmão? Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce desilusão Mas é a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é o que é, meu irmão?

(...) Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do Criador Numa atitude repleta de amor.
(...) Somos nós que fazemos a vida Como der ou puder ou quiser Sempre desejada
Por mais que esteja errada Mas ninguém quer a morte, Só saúde e sorte.

(Gonzaguinha)

Agora é sua vez!


Vimos o que o compositor pensa sobre a vida. Ora é maravilha, ora é sofrimento. Às vezes, é alegria ou lamento. E para você? Como é, ou como deveria ser, a vida? Escreva um poema com 4 estrofes, não é obrigatório ter rima. Apenas expresse por meio de um poema seus sentimentos sobre a vida, sobre esse momento que estamos vivendo hoje, tantas mortes, sem poder sair de casa e nos unirmos com os amigos. Lembre apenas de seguir a estutura de um poema, com as estrofes.

















FOLHA DE REDAÇÃO - Rascunho

Aluno(a): ________________________________________



Título: ___________________________________________


1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
4. _______________________________________________________
5. _______________________________________________________
6. _______________________________________________________
7. _______________________________________________________
8. _______________________________________________________
9. _______________________________________________________
10. _______________________________________________________
11. _______________________________________________________
12. _______________________________________________________
13. _______________________________________________________
14. _______________________________________________________
15. _______________________________________________________
16. _______________________________________________________
17. _______________________________________________________
18. _______________________________________________________
19. _______________________________________________________
20. _______________________________________________________
                                      
FOLHA DE REDAÇÃO - Final
 
Aluno(a): ________________________________________



Título: ___________________________________________


1. _______________________________________________________
2. _______________________________________________________
3. _______________________________________________________
4. _______________________________________________________
5. _______________________________________________________
6. _______________________________________________________
7. _______________________________________________________
8. _______________________________________________________
9. _______________________________________________________
10. _______________________________________________________
11. _______________________________________________________
12. _______________________________________________________
13. _______________________________________________________
14. _______________________________________________________
15. _______________________________________________________
16. _______________________________________________________
17. _______________________________________________________
18. _______________________________________________________
19. _______________________________________________________
20. _______________________________________________________

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário