18 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUEJA - EJA - 2ª SEMANA - PROF(A): MARIANE

EJA- Ensino De Jovens e Adultos


Ano/Etapa: EJA
Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA
2ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha 
Profª: Mariane Frota 
Objeto do conhecimento: Estratégias de leitura apreciação e réplica/ Relação entre textos. 


Aluno (a):



Língua Portuguesa

Habilidade EF67LP27 / EF67LP28

Você já ouviu falar ou já leu algum poema? Antigamente as pessoas românticas ou que sofriam de amor escreviam poemas para expressar os seus sentimentos. Depois de um tempo, muitos poemas acabaram se tornando músicas de amor. Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Um dos maiores objetivos dos poemas é conseguir emocionar e sensibilizar o leitor. Abaixo você lerá um texto muito conhecido de um dos maiores autores de poesia do Brasil, “O bicho” de Manuel Bandeira. Vamos lá?

O poema O Bicho - Manuel Bandeira

 

O Bicho

Vi ontem um bicho 
Na imundície do 
pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma
coisa, Não examinava nem 
 cheirava: Engolia com  
voracidade.

O bicho não era um cão, 
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem. 


(EF67LP28) Questão 1. Agora que você leu o texto, responda algumas perguntas sobre o poema o bicho de Manuel Bandeira.

a. Como era o lugar onde o personagem foi visto?




b. O poeta deixa claro logo no início que o personagem “não era um cão, não era um gato, não era um rato”. Por que poderíamos supor, que a personagem fosse um desses bichos?




c. Por que o autor se refere ao homem como “bicho”?




d. Qual o sentimento que o poeta sente ao dizer “meu Deus” no último verso?




e. Qual condição de vida tem o homem, segundo o poema?




f. Você já presenciou cenas reais como a referida no poema. Se já presenciou, como você se sentiu?





g. Na sua opinião, o que pode levar alguém a se transformar em um “bicho” como o do poema?





h. Na sua opinião, o que deveria ser feito para não acontecerem fatos como o descrito no poema?





(EF67LP27) Questão 2. Você sabia que os textos podem conversar entre si? Sim, isso é possível, e a esse fenômeno damos o nome de intertextualidade. Todos eles resgatam referências nos chamados textos-fonte (que são os textos que foram os primeiros a serem escritos). Para que você entenda melhor o conceito de intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra: inter um sufixo de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos. Ainda está difícil de entender? Então vamos lá ler dois textos que possuem intertextualidade

.

Texto I

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha.
Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.
(Bíblia, I Coríntios 13)

Texto II:

Amor é fogo que arde sem se ver; 
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente; 
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; 
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor; 
É ter com quem nos mata lealdade. 
Mas como causar pode seu favor 
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Soneto 11 de Luiz Vaz de Camões (Rimas)

a. Para você, qual é o assunto do texto I?





b. Tendo em vista que o texto I foi tirado da Bíblia, você acha que esse texto foi escrito para que tipo de leitor?




c. Agora que você sabe qual é o assunto do texto I, então qual seria o assunto do texto II?




d. Em sua opinião, qual dos dois textos deve ter sido escrito primeiro do que o outro no tempo? Por quê?




e. Nos dois textos que você acaba de ler, nós vemos algo de semelhante e diferente entre eles, são textos que se relacionam entre si. Explique tirando partes do texto quais são essas semelhanças e diferenças entre  eles.




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