Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
7º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS –
3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 7º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO:
I) Diversidade de ecossistemas;
II) Fenômenos naturais e impactos ambientais;
III)
Programas e indicadores de saúde pública.
HABILIDADES: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à
paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz
solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e
fauna específicas.
Atividade 1
Leia
o texto:
Isso é
apenas um exemplo!
“Numa
determinada aula(...), eu li para meus alunos um anuncio jornalístico que
trazia a seguinte manchete: Afinal, a fumaça que deixou São Paulo no escuro
veio mesmo da Amazônia? O fato que o anuncio narrava, tinha acontecido
no dia 19 de agosto de 2019, no Estado de S. Paulo, nesse dia uma a cidade
escureceu entre as 15 e 16, por conta de nuvens escura trazidas de queimas na
floresta amazônicas. Esse, foi o melhor a mais atual exemplo que mostra a
importância desse assunto. Os BIOMAS brasileiros”.
Fonte:
Prof. João Miranda.
Para
melhor compreensão desse assunto, contemple o vídeo, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=aPa7qR4mvAU.
Caso
necessário, você também pode consultar o site
toda matéria nesse outro link, https://www.todamateria.com.br/biomas-brasileiros/
Questão 1: Qual o assunto principal do texto “isso é apenas um exemplo!”?
___________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
1
|
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
Questão 2: Defina (explique o que é) o que são BIOMAS.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Defina com alguns palavras os seis (06) grandes biomas brasileiro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos aprofundar um pouco mais no assunto para expandirmos (desenvolvermos)
nossas habilidades a respeito desse assunto. Para isso, eu sugiro você acessar
o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=A7WZ5iandqc,
ou basta realizar uma busca pelo assunto no google.
Questão 1: Qual o bioma exclusivamente brasileiro.
A)
Cerrado. B) Mata atlântica. C) Pantanal. D) Caatinga.
Questão 2: Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das
águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma
é o caranguejo.
A)
Restinga. B) Mangue. C) Dunas. D) Falésias.
Questão 3: Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é
caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com
cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com
alta concentração de alumínio.
A)
Mata atlântica. B) Pantanal. C) Cerrado. D) Floresta amazônica.
“Assim Como
Os cortes doem,
Os cortes doem,
Assim como os
das árvores.
A prisão é ruim,
A prisão é ruim,
Assim como
dos pássaros.
A destruição da natureza é ruim,
A destruição da natureza é ruim,
Assim como a
destruição da confiança.
O desperdício
da água é ruim,
Como o
desperdício de uma chance”.
Texto de Gabriele Vieira
.
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
2
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário