18 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 2ª SEMANA - PROF(A): THAÍS - 6º ANOS

6º ANO – ANOS FINAIS

LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa: 6º ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa 2ª Semana
Escola: EEF Dalva Pontes da Rocha
Profª: Thaís Saraiva
Objeto do conhecimento: Leitura

Aluno (a):



Habilidade: (EF67LP28)
Questão 01: Agora você vai ler uma interessante lenda brasileira. O texto foi dividido em duas partes para você melhor compreendê-lo. Leia o trecho abaixo e, em seguida, responda as questões no seu caderno.

 Como nasceram as estrelas (Parte 1)


Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca. Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça.
— Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os índios as crianças.) Curumim dá sorte.
(...)

  1. Que história é contada na lenda que você acabou de ler?




  1. Antes de as estrelas existirem, como era o céu?




  1. O narrador nos conta que as mulheres eram as responsáveis pelo preparo de comida na tribo. Porém, quando foram preparar o alimento, elas se deparam com um primeiro problema. Que problema foi esse?




  1. Para solucionar o primeiro problema, as mulheres foram buscar milho nas matas, no entanto, ao encontrar o alimento, outra problemática surgiu. Qual foi?



  1. Qual provável solução elas encontraram para resolver o segundo problema? Por que escolheram essa solução?




  1. Você acha que os curumins realmente conseguirão ajudar as índias? Por que você acha isso?






Questão 02: É hora de conferir se o que você pensou sobre a continuação da história está correto! Leia a parte 2 da lenda e responda o que é pedido.
  


Como nasceram as estrelas (Parte 2)



E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga.
Mas os gatinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.
Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes. Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca.
LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.


  1. Os curumins conseguiram ajudar as índias a encontrarem milho?



  1. Por que os curumins tiveram medo das mães?




  1. O que os curumins fizeram para as mães ficarem assustadas?




  1. Como essas mães tentaram resgatar os seus filhos? Elas conseguiram? Explique.





  1. Algo inesperado acontece no final da história. O que é?

   




  1. Segundo a lenda, como as estrelas foram criadas?




  1. A partir do comportamento dos curumins, qual ensinamento a lenda nos passa?






Questão 03: Registre no espaço abaixo uma imagem que represente o momento da história que você mais gostou. Se necessário, leia novamente a lenda. Use a criatividade!









Habilidade: (EF69LP28)

Questão 04: A história em quadrinho (HQ) é um gênero textual que utiliza bastante linguagem verbal e não verbal, pois é construído através de imagens e textos (geralmente, as falas dos personagens). Para você compreender uma história em quadrinho, precisa observar os detalhes das imagens e as falas dos personagens. A história abaixo foi feita pelo famoso ilustrador brasileiro Ziraldo. Observe as cenas e responda corretamente às próximas questões.




 
  1. Quem são os personagens presentes na história em quadrinho?



  1. Onde eles estão e o que estão fazendo?



  1. Por que, no primeiro quadrinho, Carol usa a expressão “Socorro!”?




  1. No segundo quadrinho, o Menino Maluquinho parece estar preocupado com o fato de ter um saco plástico no mar? Justifique.




  1. E Carol, fica mais tranquila com essa notícia? Por que?










Nenhum comentário:

Postar um comentário