6º ANO – ANOS FINAIS
LÍNGUA
PORTUGUESA
Ano/Etapa:
6º ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Portuguesa 2ª
Semana
Escola:
EEF Dalva Pontes da
Rocha
Profª:
Thaís Saraiva
Objeto
do conhecimento: Leitura
Aluno (a):
Habilidade:
(EF67LP28)
Questão 01: Agora você vai ler uma interessante lenda
brasileira. O texto foi dividido em duas partes para você melhor
compreendê-lo. Leia o trecho abaixo e, em seguida, responda as
questões no seu caderno.
Como
nasceram as estrelas (Parte 1)
Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas
pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o
céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar
a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam,
pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma:
deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres
cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que
fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas
matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e
embaixo delas havia sombra e água fresca. Quando
saíam de
debaixo das
copas encontravam
o calor,
bebiam no
reino das
águas dos riachos
buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas
que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam
espigazinhas murchas e sem
graça.
— Vamos voltar e trazer conosco uns curumins. (Assim chamavam os
índios as crianças.) Curumim dá sorte.
(...)
- Que história é contada na lenda que você acabou de ler?
- Antes de as estrelas existirem, como era o céu?
- O narrador nos conta que as mulheres eram as responsáveis pelo preparo de comida na tribo. Porém, quando foram preparar o alimento, elas se deparam com um primeiro problema. Que problema foi esse?
- Para solucionar o primeiro problema, as mulheres foram buscar milho nas matas, no entanto, ao encontrar o alimento, outra problemática surgiu. Qual foi?
- Qual provável solução elas encontraram para resolver o segundo problema? Por que escolheram essa solução?
- Você acha que os curumins realmente conseguirão ajudar as índias? Por que você acha isso?
Questão 02: É hora de conferir se o que você pensou sobre a
continuação da história está correto! Leia a parte 2 da lenda e
responda o que é pedido.
Como
nasceram as estrelas (Parte 2)
E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho
em frente e numa clareira
da floresta
— eis
um milharal
viçoso crescendo
alto. As
índias maravilhadas
disseram: toca a colher tanta
espiga.
Mas os gatinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando
à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó
assim fez e os curumins se
encheram de
bolo que
logo se
acabou. Só
então tiveram
medo das
mães que
reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa
caverna a avó e o papagaio porque os dois
contariam tudo.
Mas —
e se
as mães
dessem falta
da avó
e do
papagaio tagarela?
Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó
no topo do céu. Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo
os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir
atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo
deles.
Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães
caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins,
como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje,
transformados em gordas estrelas brilhantes. Mas, quanto a mim, tenho
a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são
os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E,
como se sabe, “sempre” não acaba nunca.
LISPECTOR,
Clarice. Como
nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
- Os curumins conseguiram ajudar as índias a encontrarem milho?
- Por que os curumins tiveram medo das mães?
- O que os curumins fizeram para as mães ficarem assustadas?
- Como essas mães tentaram resgatar os seus filhos? Elas conseguiram? Explique.
- Algo inesperado acontece no final da história. O que é?
- Segundo a lenda, como as estrelas foram criadas?
- A partir do comportamento dos curumins, qual ensinamento a lenda nos passa?
Questão 03: Registre no espaço abaixo uma imagem que
represente o momento da história que você mais gostou. Se
necessário, leia novamente a lenda. Use a criatividade!
Habilidade:
(EF69LP28)
Questão 04: A história em quadrinho (HQ) é um gênero
textual que utiliza bastante linguagem verbal e não verbal, pois é
construído através de imagens e textos (geralmente, as falas dos
personagens). Para você compreender uma história em quadrinho,
precisa observar os detalhes das imagens e as falas dos personagens.
A história abaixo foi feita pelo famoso ilustrador brasileiro
Ziraldo. Observe as cenas e responda corretamente às próximas
questões.
- Quem são os personagens presentes na história em quadrinho?
- Onde eles estão e o que estão fazendo?
- Por que, no primeiro quadrinho, Carol usa a expressão “Socorro!”?
- No segundo quadrinho, o Menino Maluquinho parece estar preocupado com o fato de ter um saco plástico no mar? Justifique.
- E Carol, fica mais tranquila com essa notícia? Por que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário