17 maio, 2020

ARTES E RELIGIÃO- PROF(a): MARIANE - 9º ANO - 2ª SEMANA

ARTES E RELIGIÃO- 9º ANO- 2ª SEMANA


ARTES

Fala galerinha, beleza? Espero que todos estejam bem e se cuidando… 

Na nossa aula de hoje vamos conversar sobre nossa relação e de nossa família com a Arte. Você já parou para pensar que a Arte está presente em vários momentos do nosso cotidiano? Sim cotidiano! Não sabe o que é Isso? Então deixa eu explicar. Cotidiano são as ações do nosso dia-a-dia, ou seja, a nossa rotina, as coisas que fazemos durante nosso dia. Nesse momento todos tivemos nossas rotinas afetadas de alguma forma, não é mesmo? Mesmo assim acho difícil que dentro da sua rotina, ou seja, no seu cotidiano não exista um espaço para a Arte. Às vezes o que nós que não percebemos, mas a Arte está em quase tudo à nossa volta. Possivelmente hoje mesmo você já entrou em contato com algum tipo de arte ao ouvir uma música, assistir um filme, assistir TV, ler um livro, entre outras coisas. Para te ajudar a perceber melhor o seu contato diário com a Arte vamos criar um diário da sua semana, onde você deve colocar os momentos do seu dia que você fez algo relacionado a Arte. Nesse diário você pode escrever, desenhar, fazer colagens e todas as outras coisas que você preferir. O importante é não esquecer de colocar cada momento relacionado a Arte, desde de cantar no chuveiro (risos) até aquele filme antes de dormir.

Feito o seu diário, responda o questionário que está logo abaixo. Essas perguntas vão ajudar você a perceber a sua relação com a Artes e a relação de sua família com a Arte. Esse questionário é muito importante, por isso não deixe de responder.
 
Link para você poder acessar o formulário: As artes e a minha família (6º ao 9º ano)
 

 
RELIGIÃO:

Leia o texto abaixo para responder a questão 1:

VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS

Diná Raquel

Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé. As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida. As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros. Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:

Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12).
 
Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé).
 
Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda).
 
Hinduismo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)
 
Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).



Questão 1. Após a leitura do texto a cima que tanto dialoga sobre as religiões, responda as questões abaixo:


a) Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b) Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Como as religiões podem contribuir com a humanização dos indivíduos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o texto abaixo para responder as questões 2 e 3.


A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL


A religião ou tradição religiosa faz parte da vida de um povo. Cultura você já deve saber, é o jeito ou o modo de ser de um povo. Em outras palavras, tudo o que o povo acredita, valoriza, respeita, transmite, ensina, canta, dança e comemora, faz parte da cultura. A cultura é um conjunto de valores materiais e espirituais que fazem parte do modo de vida de um povo ou grupo social. O povo brasileiro é um povo culturalmente religioso. As manifestações dessa religiosidade estão por toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo, etc. Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo solidário, humano e justo. É importante conhecer as outras religiões para respeitar e compreender as diferenças religiosas existentes no mundo. O conhecimento da diversidade religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar os preconceitos e o fanatismo religioso. Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é muito importante para a promoção de culturas de paz.



Questão 2. Responda de acordo com o que você leu no texto acima:

a) O que é cultura?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b) O que está ficando cada vez mais comum em alguns países e no Brasil?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



c) Por que é importante conhecer as outras religiões?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 
Questão 3. Procure em um dicionário ou na internet o significado das palavras:

a) cidadão

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) preconceito

________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) fanatismo

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário