13 maio, 2020

8º ANO - Projeto Professores e Alunos Conectados do Dalva Pontes

8º ANO – ANOS FINAIS

OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.

LÍNGUA PORTUGUESA


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Portuguesa  
1ª Semana
Prática de Linguagem: Leitura

Habilidades:


(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, pala - vras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico -gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


Questão 01: Nessa atividade vamos iniciar o conhecimento sobre o gênero Conto de suspense e terror.
Para ‘entrarmos no clima’ do gênero, faça e responda o que se pede:

  • Acesse a música disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CKr295fM9Ug;
  • Sente em uma posição confortável e, se possível, num ambiente escuro.
  • Dê o play na música, feche os olhos, e atente-se para as sensações que ela provoca;

Registre em seu caderno:

  1. O que você sentiu enquanto ouvia a trilha sonora? O que despertou essa sensação em você?      
  2. Você já escutou essa música em filmes? Em qual(ais)?


  • Caso você não consiga assistir, leia o resumo abaixo:

Segundo a lenda, a noiva na estrada é o espírito rancoroso de uma noiva que nunca conseguiu se casar e que aparece para viajantes desavisados na estrada onde morreu, a história conta que uma noiva estava prestes a fazer seu tão sonhado casamento e que estava indo de carro para outra cidade para buscar seu vestido, no caminho um motorista de caminhão que guiava bêbado bateu de frente com o carro que a mulher estava matando-a na hora.

Dizem que seu espírito ficou tão amargurado e ressentido por não ter conseguido realizar seu casamento eu não conseguiu partir em paz. Ela já foi avistada na beira da estrada pedindo boleia, de olhar de desânimo e pele pálida, esperando que alguém a leve para buscar seu vestido.


  1. Você já conhecia essa lenda urbana da noiva na estrada? Dê exemplos de outras histórias parecidas que você conhece da sua região.


  1. Qual(ais) foi(ram) a(s) parte(s) da narrativa que te despertou(aram) mais medo? Por quê?


      4. Para que você possa entende melhor sobre o gênero conto de suspense e terror, faça uma pesquisa e registre.



Questão 02: Agora que você já ouviu a música de terror e assistiu ao vídeo da Noiva na estrada, o desafio dessa atividade é identificar as mesmas sensações por meio da palavra escrita e, para isso, você lerá o texto abaixo, e em seguida, registrará em seu caderno o que se pede.

PARA UMA MENINA COM UMA FLOR


CONTO CARIOCA

O rapaz vinha passando num Cadillac novo pela avenida Atlântica. Vinha despreocupado, assoviando um blue, os olhos esquecidos no asfalto em retração. A noite era longa, alta e esférica, cheia de uma paz talvez macabra, mas o rapaz nada sentia. Ganhara o bastante na roleta para resolver a despesa do cassino, o que lhe dava essa sensação de comando do homem que paga: porque tratava-se de um "duro", e era o automóvel o carro paterno, obtido depois de uma promessa de fazer força nos estudos. O show estivera agradável e ele flertara com quase todas as mulheres da sua mesa. A lua imobilizava-se no céu, imparticipante, clareando a cabeleira das ondas que rugiam, mas como que em silêncio.

De súbito, em frente ao Lido, uma mulher sentada num banco. Uma mulher de branco, o rosto envolto num véu branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também, em sua claridade, um luar dormente. O freio de pé agiu quase automaticamente e a borracha deslizou, levando o carro maneiroso até o meio-fio, onde estacou num rincho ousado. Depois ele deu ré, até junto da dama branca.

  • Sozinha a essas horas?

Ela não respondeu. Limitou-se a olhar serenamente o rapaz do Cadillac, com seu olhar extraordinariamente fluido, enquanto o vento sul agitava-lhe docemente os cabelos cor de cinza.

  • Sabe que é muito perigoso ficar aqui até estas horas, uma mulher tão bonita?

A voz veio de longe, uma voz branca, branca como a mulher, e ao mesmo tempo crestada por um ligeiro sotaque nórdico:

  • Perdi a condução... Não sei... é tão difícil arranjar condução...

O rapaz examinou-a já com olhos de cobiça. Que criatura fascinante! Tão branca... Devia ser uma coisa branca, um mar de leite, um amor pálido. Suas pernas tinham uma alvura de marfim e suas mãos pareciam porcelanas brancas. Veio-lhe uma sensação estranha, um arrepio percorreu-lhe todo o corpo e ele se sentiu entregar a um sono triste, onde a volúpia cantava baixinho. Teve um gesto para ela:
  • Vem... Eu levo você...

Ela foi. Abriu a porta do carro e sentou-se a seu lado. Fosse porque a madrugada avançasse, a noite se fizera mais fria e, ao tê-la aconchegada - talvez emoção - o rapaz tiritou. Seus braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o éter. Vinha dela um suave perfume de flores que o levou para longe. Ela se deixou, passiva, em seus braços, entregue a um mundo de beijos mansos. Quando a madrugada rompeu, ele acordou do seu letargo amoroso. A moça branca parecia mais branca ainda, e agora olhava o mar, de onde vinha um vento branco. Ele disse:

  • Amor, vou levar você agora.

Ela deu-lhe seus olhos quase inexistentes, de tão claros:

  • Em Botafogo, por favor.

Tocou o carro. A aventura dera-lhe um delírio de velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e fez, a pedido dela, a curva da General Polidoro num ângulo quase absurdo.

  • É aqui - disse ela em voz baixa.

Ele parou. Olhou para ela espantado:

  • Por que aqui?

  • Eu moro aqui. Venha me ver quando quiser. Muito obrigada por tudo.

E dando-lhe um último longo beijo, frio como o éter, abriu a porta do carro, passou através do portão fechado do cemitério e desapareceu.

Vinícius de Moraes

Fonte:https://brainly.com.br/tarefa/2377274#readmore



Assim como nas músicas ou nos filmes, todo texto escrito também tem uma função comunicativa, por exemplo: fazer rir, deixar triste etc. e que, no caso do texto a seguir, a intenção é deixar o leitor com medo. Dentre as principais características de um conto de terror está a densidade e a coerência da história, seja ela por escrito ou mesmo em forma de filme ou série, por exemplo. Esse tipo de conto sempre é singular e com densidade, buscando despertar o medo no espectador.
Registre em seu caderno:

  1. Após a leitura do conto, descreva que sentimentos a leitura provocou em você?

  1. Onde se passa a história?

  1. Como são as personagens dessa história? Descreva-as.

  1. Que semelhanças existem entre esse texto e o vídeo da Noiva na estrada?

  1. E quais as diferenças dentro da narrativa podemos alencar entre o conto e o vídeo?

  1. É interessante sabermos um pouco sobre o autor desse texto não acha? Pesquise sobre Vinícius de Moraes e registre aqui.


Questão 03: Já sabemos que um conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, em que a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor, sendo desta forma a sequência de fatos narrados um elemento importante deste gênero.

Nos textos narrativos para que a história tenha sentido, ela precisa atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos construtivos, como:

Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

Tempo - Caracteriza o desencadear dos fatos. É constituído pelo cronológico, que, como o próprio nome diz, é ligado a horas, meses, anos, ou seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo calendário. O outro é o psicológico, ligado às lembranças, aos sentimentos interiores vividos pelos personagens e intrinsecamente relacionados com a característica pessoal de cada um.

Personagens - São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio enredo. Há a predominância de personagens que se destacam pelos atos heroicos, chamadas de principais, outras que se relacionam pelo seu caráter de oposição, as antagonistas, e as secundárias, que não se destacam tanto quanto as primárias, funcionando apenas como suporte da trama em si.

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades: Narrador- personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em pessoa. Narrador-observador - Apenas limita-se em descrever os
fatos sem se envolver com os mesmos. Aí predomina o uso da 3ª pessoa. Narrador Onisciente - Esse sabe tudo sobre o enredo e os personagens, revelando os sentimentos e pensamentos mais íntimos, de uma maneira que vai além da própria imaginação. Muitas vezes sua voz se confunde com a dos personagens, é o que chamamos de Discurso Indireto Livre.

Todos estes elementos correlacionam entre si, formando o que denominamos de enredo, que é o desencadear dos fatos, a essência da história, a qual se constituirá para um desfecho imprevisível que talvez não corresponda às expectativas do leitor.

Este, portanto, poderá ser triste, alegre, cômico ou trágico, e de terror
dependo do ponto de vista do narrador.

Leia o texto e em seguida responda as questões.

Pequenos contos de Terror escrita por juao


Capítulo 1

O espelho

Cheguei em casa depois de um longo dia no trabalho, estava cansado, apenas passei pela sala e fui para o banheiro. Tirei a roupa e liguei o chuveiro, mas mesmo assim podia ouvir aquelas batidas no vidro. Você sabe, você não estranha batidas no vidro da sua casa, mas quando se mora no terceiro andar, você começa a achar estranho sim.

Quando saio do banho elas cessaram.

Acordo e olho no relógio, são 3h14 da manhã, e aquelas mesmas batidas ecoam pelo apartamento, não sei de onde elas vêm. Volto a dormir.

Chego em casa as 23h00 de sexta, só quero ir para minha cama, a happy hour com os amigos foi ótima.

Saio do chuveiro e vou para a cama, ligo a TV, o que dá certa claridade para o quarto todo.

As batidas começam.

Cansado de tudo aquilo, dou um pulo da cama e saio em direção a todas as janelas do apartamento. Não acho nada.

Volto para a cama, me deito e percebo que elas param. Elas voltam.


Foi só nesse momento que percebi que as batidas vinham do lugar que eu não
olhei.

O espelho.

Notas finais do capítulo

e aí, tem algum espelho perto de você? :p




  1. Descreva que sentimentos esse conto despertou em você?

  1. O conto “O espelho” segue as características de um conto de terror e suspense? Quais são elas?

  1. Onde se passa a história?

  1. Quando essa história aconteceu? Justifique com uma frase do texto.

  1. Quais são as personagens do conto?

  1. O narrador do texto é: participativo ou observador? Justifique com um trecho do texto.


Questão 04: Leia o texto abaixo

Filme de terror sobre 'Coronavírus' deve estrear ainda em 2020 Por Victória Bravo
Quarta, 18 março 2020, às 12:37.

Já era de se imaginar que a pandemia de COVID-19 viraria trama para filmes e séries. No entanto, isso acabou acontecendo mais rápido do que imaginávamos.

De acordo com o Horror Society, atualmente existe um filme em pós-produção intitulado “Corona Zombies”, uma trama sangrenta sobre um surto de zombies canibais.

Estima-se que a produção será lançada nas plataformas digitais da Full Moon, incluindo a Amazon, em 10 de abril de 2020.
O longa foi descrito como "uma visão oportuna e satírica de um pandemia global fora de controle, que faz com que suas vítimas se tornem… Corona Zombies”.

A história também mostrará um governo que “dorme ao volante” ao conduzir a sociedade, pessoas ricas não levando o problema a sério e o vírus se espalhando.

Confira o pôster no site.


Se já estão produzindo um filme sobre o Corona vírus, por que não escrever o seu próprio conto de terror e suspense com esse tema?

Para começar você precisa organizar suas ideias e estruturar seu texto. O conto de terror e suspense é um texto narrativo e um texto narrativo se propõe a narrar um acontecimento entre um período de tempo e espaço. Para isto, a história conta com uma situação inicial, o conflito, o clímax e seu desfecho.

A situação inicial de uma história é a parte em que se apresentam os dados básicos da história, como local, tempo e personagens. Além disso, é feito um panorama geral sobre onde a história começa.

O conflito, como o nome indica, se trata do momento em que as possíveis complicações e entraves da história se iniciam.

O clímax é o ponto auge do conflito, sendo muitas vezes o momento em que os personagens se deparam com algo de difícil solução.

O desfecho se trata do fim do conflito. Após o clímax, os personagens agem de determinada forma que acabam solucionando o conflito. É possível que aqui sejam relatadas algumas consequências do conflito.

A partir dessas informações, solte sua imaginação e crie a estrutura do seu conto de terror preenchendo o quadro abaixo.

1. Crie os elementos da narrativa do seu conto de terror de acordo com o que pede.

ESTRUTURA
SUA IMAGINAÇÃO
SITUAÇÃO INICIAL

CONFLITO

RESOLUÇÃO





MATEMÁTICA

Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Matemática 
 1ª Semana

 

Habilidades:


(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.
(EF08MA01 - adaptada) Efetuar cálculos com potências de expoentes naturais.

Objetos do conhecimento:


  • Números racionais representação na decimal: operações.

  • Potenciação.

Questão 01: Calcule as potências a seguir.

a)                                  f)                               
b)                            g)  

                                       

c)                                h) 

d)                              i)                     
e)                           j) 
                                       

Questão 02: Calcule os produtos (nos itens “e” e “h” da questão 1 você precisou multiplicar números decimais, a calculadora pode ajudar nesse momento, mas é importante que você saiba como realizar essa operação sem o auxílio de recursos tecnológicos, esse não é o momento de utilizar a calculadora, faça os cálculos em seu caderno. Depois de resolver você pode utilizar a calculadora para conferir se acertou. Caso não tenha acertado na primeira tentativa, tente refazer os cálculos)
a) 5,6 . 3                                   d) 3,65 . 2,12

b) 1,28 . 2,3                              e) 1,02 . 2,07

c) 9,01 . 5

 LÍNGUA INGLESA


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Língua Inglesa 
1ª Semana
Habilidade: (EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Objeto do Conhecimento: Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos.

Leia o texto sobre o que Tammy come no seu dia e seus hábitos saudáveis e responda as perguntas abaixo.


TAMMY’S HEALTHY FOOD HABITS

For breakfast, I usually have cereal and milk and a piece of fruit – an apple or a banana. If I wake up really hungry then I’ll also have a piece of bread with jam on it. Sometimes I’ll have eggs, an omelet with cheese and maybe ham. And if I’m late for class, I’ll just have a cup of coffee.
I don’t have a lot of time in between classes this semester, so for lunch I will typically grab something quick to eat, like a slice of pizza. Or a sandwich, either turkey or bacon with lettuce and tomatoes. Despite the junk food at lunch time, I try to keep healthy by having another piece of fruit or a granola bar for a snack in the middle of the afternoon.
Dinner is my favorite meal, and it’s usually when I eat the most. I love pasta, so I’ll often have ravioli or lasagna. Once in a while I will eat chicken with a side of potatoes or spinach. I always have ice-cream after dinner. Chocolate or vanilla, these are my favorites.

Vocabulário:


grab something quick to eat = comer uma coisa rápida I try to keep healthy = tento me manter saudável
once in a while = de vez em quando
a side of (something) = uma porção de (alguma coisa) acompanhando o prato principal
QUESTÃO 01: De acordo com o texto, qual das alternativas abaixo é VERDADEIRA com relação à Tammy.
  1. Tammy nunca come fruta.

  1. Sua refeição favorita é o almoço.

  1. Ela ama sorvete de baunilha.

  1. Tammy tem muito tempo para almoçar.


QUESTÃO 02: De acordo com o texto, qual das alternativas abaixo é FALSA com relação à Tammy.
  1. Às vezes, Tammy não janta.

  1. Às vezes, Tammy come ovos no café da manhâ.

  1. Quando Tammy está atrasada para escola ela simplesmente toma uma xícara de café.
  2. Ela ama sorvete.


QUESTÃO 03: De acordo com o texto, o que Tammy come no café da manhã?

  1. bacon, pizza, and orange juice.

  1. sandwich, pasta, and ice-cream.

  1. cereal, milk, and banana or apple.

  1. junk food, onion, and fast food.


QUESTÃO 04: De acordo com o texto, qual das alternativas abaixo é VERDADEIRA com relação a Tammy.
  1. Tammy nunca come vegetais.

  1. Ela sempre almoça em casa

  1. Barras de granola e frutas são exemplos de comida saudável.


  1. Tammy come sorvete no café da manhã.

 CIÊNCIAS


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ciências 1ª Semana
Habilidade: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

Objeto do Conhecimento: Fontes e tipos de energia. Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica. Circuitos elétricos. Uso consiente de energia elétrica.


Você sabia que a energia elétrica não é o único tipo de energia que utilizamos no cotidiano? Para compreender as energias, vamos primeiro dominar o conceito de recursos naturais. Dizemos que são recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que podemos encontrar e retirar da natureza, eles fazem parte da formação dos lugares sem a intervenção do homem e é através desses recursos que se torna possível a vida na Terra. Entre os principais recursos naturais que existem temos: o ar, o solo, a luz e o calor do sol, a água, as florestas, os animais e muitos outros. É possível dividir os recursos naturais em recursos naturais renováveis e o dos recursos naturais não renováveis (ar, carvão mineral, gás natural, luz do sol, mares e rios, minerais, nuclear e petróleo). Os renováveis são aqueles recursos que possuem a capacidade de se regenerar após serem utilizados pelo homem nas atividades. Entre os recursos que possuem essas caraterísticas temos: A energia solar (luz do Sol), Águas (hidrelétricas), força dos ventos (Eólica), materiais orgânicos (Biomassa) entre outras. Já os recursos não renováveis abrangem todos os outros que não podem se regenerar. Temos como exemplo: o petróleo (combustível fóssil), carvão mineral (combustível fóssil), urânio (Nuclear), gás natural (Combustível fóssil) entre outros. O Semiárido brasileiro caracteriza-se pelo déficit hídrico, uma vez que as chuvas são irregulares no tempo e no espaço e a quantidade de chuva é menor do que o índice de evaporação, que chega a 2.500 mm/ano. A localização do semiárido brasileiro é privilegiada, no que se refere à radiação solar e aos ventos. Dessa forma, as potencialidades de fontes alternativas de energia devem ser mais exploradas na região, visto que o custo/benefício a longo prazo é reduzido, e os impactos ambientais em sua instalação e utilização são mínimos quando comparados a outras formas de obtenção de energia.
QUESTÃO 01: É muito importânte conhecer e saber identificar quais recursos naturais são renováveis e quais não são renováveis. De acordo com o texto escreva em seu caderno os recursos naturais que existem, identificando cada um se renovável ou não renovável.


QUESTÃO 02: O clima do nordeste possui características destintas e uma dessas características faz com que duas formas alternativas de energias renováveis possam ser usadas de forma a minimizar o uso das hidroelétricas e o impacto ambiental que essa energia hídrica acarreta quando instalada. Sendo assim, responda em seu caderno:

    1. Quais as duas energias renováveis que o texto fala que podem ser usadas aproveitando o grande potencial natural do nosso semiárido?

    1. Agora explique com suas palavras, por que o uso das hidroelétricas causa um grande impacto ambiental onde ela é instalada.


OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base Nacional Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a seguir.


Sabe de quem iremos falar agora?

É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes, vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc. Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo, saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10 minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse mosquito.


“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”

QUESTÃO 03: É muito importante combater os criadouros do mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa se você deixar água parada.

QUESTÃO 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar. Você já pode começar hoje mesmo.

Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você vai responder as seguintes indagações:

  1. Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
  2. Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
  3. Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.
  4. Quais desses objetos você encontrou água parada?
  5. Algum possuia as larvas do mosquito da dengue? Quais?
  6. Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
  7. Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para protejer você e sua família.

Veja algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.


  • Tampe os tonéis e caixa d’água.
  • Mantenha as calhas sempre limpas.
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
  • Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
  • Mantenha lixeiras bem tampadas.
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.

 GEOGRAFIA


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais

Componente Curricular: Geografia

1ª Semana – TEMA: O LUGAR ONDE VIVO

Habilidades:


(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

Objetos do conhecimento:

Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.

Questão 01: Sabemos que população mundial vive um período de Pandemia de COVID-19 (corona vírus) e que isso se deve também, a dispersão e fluxos migratórios da população humana pelo planeta, levando o vírus a espalhar-se por vários países. Escreva os motivos que levaram ao deslocamento populacional de possíveis contaminados por corona vírus ao Brasil ou à sua cidade?

Questão 02: A distribuição da população pelo mundo é influenciada por fatores físicos (condições climáticas, relevo, acesso aos recursos hídricos) e econômicos. Considerando os fatores que influenciam na dispersão da população no mundo, escreva quais seriam os fatores ou condições atuais que levam aos movimentos migratórios para o Brasil?

Questão 03: Explique como a distribuição populacional mundial ocorre de forma desigual, ou seja, países muito populosos e outros pouco populosos?


Questão 04: O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar às próximas décadas a 30% da população total. O que justifica esse envelhecimento populacional?

 HISTÓRIA


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: História 1ª Semana
Habilidade: ( EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
Objeto do conhecimento: Segmentar e problematizar a relação entre o individuo e o meio, por meio da oralidade, incentivando o seu diálogo entre pares.


Questão 01: O que é identidade pessoal?



Questão 02: Quais as características do lugar onde você mora?




Questão 03: Quais os aspectos que caracterizam sua identidade?




Questão 04: Em sua opinião, você como cidadão pode ajudar a sua comunidade? Como?



 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Educação Artística 1ª Semana

Habilidades:


(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto do conhecimento: Contextos e práticas

Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua juventude.


Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as preferências musicais obtidas na pesquisa com seus familiares.


Texto de apoio (link):

Vídeo de apoio (link):




ENSINO RELIGIOSO


Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Ensino Religioso 1ª Semana
Habilidade: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
Objeto do Conhecimento: Crenças, convicções e atitudes.


QUESTÃO 01: Registre por escrito a sua opinião sobre o que representa crenças na sua vida.




QUESTÃO 02: Convicção é um argumento convincente, opinião firme a respeito de algo, com base em provas ou influencias de outros, tomando por base essa introdução escreva atitudes que favorecem um bom convívio familiar.




QUESTÃO 03: Relate atitudes que você considera fundamental como forma de combater a pandemia do coronavírus.




 EDUCAÇÃO FÍSICA



Ano/Etapa: 8º Ano – Anos Finais Componente Curricular: Educação Física 1ª Semana
Habilidade: (EF89EF07)

AQUECIMENTO


Para darmos início a nossa atividade é necessário “acordar” a nossa musculatura através de um aquecimento simples. Antes de começarmos vamos verificar nossa frequência cardíaca em repouso? A Frequência Cardíaca é a quantidade de batimentos que o coração realiza dentro de 1 minuto.
Como fazer: Para medir, pode-se colocar o dedo indicador e médio na parte lateral do pescoço (ou sobre o pulso), onde se sente os batimentos cardíacos e contar quantas pulsações se percebe durante 1 minuto. Anote sua frequência em repouso.



Fonte da imagem: https://www.wikihow.com/images_en/thumb/f/fd/Know-if-You-Have-a-Healthy-Heart-Rate-Step-2- Version-2.jpg/v4-728px-Know-if-You-Have-a-Healthy-Heart-Rate-Step-2-Version-2.jpg

Vamos começar! Realize 30 segundos de polichinelo e descanse 15 segundos. Repita duas vezes.


Fonte da imagem: https://abrilboaforma.files.wordpress.com/2018/05/376_site_normal_corredoras1.jpg?quality=90&strip=info&w=640&h=427

O segundo exercício será o “mountain climber” ou escalador. Para realizar esse exercício você ficará sob os 4 apoios do corpo, membros superiores e inferiores, e alternará a posição das pernas dobrando os joelhos sem movimentar a base dos braços, como se estivesse escalando uma montanha. Realize 10 movimentos e descanse por 15 segundos. Repita esse exercício duas vezes.


Fonte da imagem: https://image.shutterstock.com/z/stock-vector-mountain-climber-exercise-female- character-doing-workout-for-belly-burn-fitness-in-the-gym-abs-1348704482.jpg

E aí sentiu o coração acelerar? Então verifique novamente sua frequência cardíaca conforme você fez quando estava em repouso! Algo mudou? Anote esse segundo resultado e compare.

Curiosidade:


Calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) é fácil, rápido e imprescindível para saber os limites do seu corpo antes de começar a se exercitar. Para encontrar a sua, subtraia sua idade de 220. Por exemplo: uma pessoa de 15 anos deve fazer o cálculo 220 – 15 = 205.

Qual é a frequência cardíaca normal?


Em adultos normais, varia de 50 a 100 batimentos por minuto e em crianças a frequência é mais elevada, chegando até 140 bpm. E aí, quanto foi a sua?


HORA DE DESAFIAR SEUS MEMBROS SUPERIORES


Vamos realizar um exercício de remada fechada. Esse exercício tem como foco principal a ativação dos músculos posteriores de tronco (trapézio, deltoide, redondo maior/menor, latíssimo do dorso e romboide). Você poderá realizá – lo com o auxílio de uma rede armada ou de uma toalha de banho colocada dobrada no armador de rede. Divida os punhos da rede em duas partes iguais, segure em ambas as partes e puxe trazendo o peso do seu corpo. Realize esse movimento 12 vezes e descanse por 1min. Execute duas vezes essa série de exercícios.
Dica: Mantenha seu abdômen contraído (barriga dura), observe se sua coluna está retinha e é muito importante inspirar pelo nariz e expirar pela boca, num movimento de respiração correto.





Agora com o auxilio de uma cadeira, de preferência encostada na parede, vamos executar o tríceps mergulho com o seguinte movimento. Apoie os braços na cadeira como se fosse sentar, flexione as pernas e realize o movimento de subida e descida movimentando apenas os braços. Certifique – se de que seu abdômen está contraído (barriga durinha) e sua coluna bem retinha! Realize o movimento 12 vezes, descanse 1 minuto e repita o exercício.



AGORA VAMOS TREINAR OS MEMBROS INFERIORES COM UM EXERCÍCIO FÁCIL:


Encoste-se na parede como se estivesse sentado numa cadeira (Wall Sit), encoste a parte de trás dos braços e contraia o abdômen (barriga durinha). Mantenha essa posição observando sempre a respiração por 15 a 20 segundos. Descanse 30 segundos e repita o exercício. Esse é um exercício isométrico! Você sabe o que isso significa?



Questão 01: Convide pessoas de sua família de diferentes idades e realize a medição da frequência cardíaca em repouso e após realizar alguma atividade como, varrer a casa, subir uma escada, após a ida ao supermercado ou à farmácia, e compare esses
números. Calcule a frequência máxima cardíaca dessas pessoas e verifica se estão dentro da normalidade de acordo com valores já citados ou que você pode pesquisar na internet.

Questão 02: Faça esse pequeno relatório, coloque a data da atividade e guarde para ser entregue ao seu professor de educação física no retorno das aulas.




Questão 03: Se puder, faça fotos da realização das atividades e envie para o whattsapp da escola, registrando assim sua participação ativa durante a semana.




Não se esqueça de lavar sempre as mãos com água e sabão e tomar banho após a atividade. Nossa higiene pessoal é a melhor arma contra o coronavírus!












Nenhum comentário:

Postar um comentário