8º
ANO – ANOS FINAIS
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
OBS: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO.
LÍNGUA PORTUGUESA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Portuguesa
1ª
Semana
Prática
de Linguagem: Leitura
Habilidades:
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e
humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários,
reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares
sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua
produção.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes
formas de composição próprias de cada gênero, os recursos
coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a
escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos
cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos
tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e
das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver)
empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo
como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de
sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero da
caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos
cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do
narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de
pontuação expressiva, pala - vras e expressões conotativas e
processos figurativos e do uso de recursos linguístico -gramaticais
próprios a cada gênero
narrativo.
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas),
crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção
científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero,
usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos
expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso
de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
Para ‘entrarmos no clima’ do gênero, faça e responda o que se
pede:
- Acesse a música disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CKr295fM9Ug;
- Sente em uma posição confortável e, se possível, num ambiente escuro.
- Dê o play na música, feche os olhos, e atente-se para as sensações que ela provoca;
Registre em seu caderno:
- O que você sentiu enquanto ouvia a trilha sonora? O que despertou essa sensação em você?
- Você já escutou essa música em filmes? Em qual(ais)?
- Assista agora ao vídeo “A Noiva da estrada”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G0G0PF-MfwU&t=76s (Acesso em: 22 de julho de 2018);
- Caso você não consiga assistir, leia o resumo abaixo:
Segundo a lenda, a noiva na estrada é o espírito rancoroso de uma
noiva que nunca conseguiu se casar e que aparece para viajantes
desavisados na estrada onde morreu, a história conta que uma noiva
estava prestes a fazer seu tão sonhado casamento e que estava indo
de carro para outra cidade para buscar seu vestido, no caminho um
motorista de caminhão que guiava bêbado bateu de frente com o carro
que a mulher estava matando-a na hora.
Dizem que seu espírito ficou tão amargurado e ressentido por não
ter conseguido realizar seu casamento eu não conseguiu partir em
paz. Ela já foi avistada na beira da estrada pedindo boleia, de
olhar de desânimo e pele pálida, esperando que alguém a leve para
buscar seu vestido.
- Você já conhecia essa lenda urbana da noiva na estrada? Dê exemplos de outras histórias parecidas que você conhece da sua região.
- Qual(ais) foi(ram) a(s) parte(s) da narrativa que te despertou(aram) mais medo? Por quê?
Questão 02: Agora que você já ouviu a música de terror e
assistiu ao vídeo da Noiva na estrada, o desafio dessa
atividade é identificar as mesmas sensações por meio da palavra
escrita e, para isso, você lerá o texto abaixo, e em seguida,
registrará em seu caderno o que se pede.
PARA UMA MENINA COM UMA FLOR
CONTO CARIOCA
O rapaz vinha passando num Cadillac novo pela
avenida Atlântica. Vinha despreocupado, assoviando um blue, os olhos
esquecidos no asfalto em retração. A noite era longa, alta e
esférica, cheia de uma paz talvez macabra, mas o rapaz nada sentia.
Ganhara o bastante na roleta para resolver a despesa do cassino, o
que lhe dava essa sensação de comando do homem que paga: porque
tratava-se de um "duro", e era o automóvel o carro
paterno, obtido depois de uma promessa de fazer força nos estudos. O
show estivera agradável e ele flertara com quase todas as mulheres
da sua mesa. A lua imobilizava-se no céu, imparticipante, clareando
a cabeleira das
ondas que rugiam, mas como que em
silêncio.
De súbito, em frente ao Lido, uma mulher
sentada num banco. Uma mulher de branco, o rosto envolto num véu
branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também, em
sua claridade, um luar dormente. O freio de pé agiu quase
automaticamente e a borracha deslizou, levando o carro maneiroso até
o meio-fio, onde estacou num rincho ousado. Depois ele deu ré, até
junto da dama
branca.
- Sozinha a essas horas?
Ela não respondeu. Limitou-se a olhar
serenamente o rapaz do Cadillac, com seu olhar extraordinariamente
fluido, enquanto o vento sul agitava-lhe docemente os cabelos cor de
cinza.
- Sabe que é muito perigoso ficar aqui até estas horas, uma mulher tão bonita?
A voz veio de longe, uma voz branca, branca
como a mulher, e ao mesmo tempo crestada por um ligeiro sotaque
nórdico:
- Perdi a condução... Não sei... é tão difícil arranjar condução...
O rapaz examinou-a já com olhos de cobiça.
Que criatura fascinante! Tão branca... Devia ser uma coisa branca,
um mar de leite, um amor pálido. Suas pernas tinham uma alvura de
marfim e suas mãos pareciam porcelanas brancas. Veio-lhe uma
sensação estranha, um arrepio percorreu-lhe todo o corpo e ele se
sentiu entregar a um sono triste, onde a volúpia cantava baixinho.
Teve um gesto para
ela:
- Vem... Eu levo você...
Ela foi. Abriu a porta do carro e sentou-se a
seu lado. Fosse porque a madrugada avançasse, a noite se fizera mais
fria e, ao tê-la aconchegada - talvez emoção - o rapaz tiritou.
Seus braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o
éter. Vinha dela um suave perfume de flores que o levou para longe.
Ela se deixou, passiva, em seus braços, entregue a um mundo de
beijos mansos. Quando a madrugada rompeu, ele acordou do seu letargo
amoroso. A moça branca parecia mais branca ainda, e agora olhava o
mar, de onde vinha um vento branco. Ele
disse:
- Amor, vou levar você agora.
Ela
deu-lhe seus olhos quase inexistentes, de tão claros:
- Em Botafogo, por favor.
Tocou o carro. A aventura dera-lhe um delírio
de velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e fez, a pedido dela,
a curva da General Polidoro num ângulo quase absurdo.
- É aqui - disse ela em voz baixa.
Ele
parou. Olhou para ela espantado:
- Por que aqui?
- Eu moro aqui. Venha me ver quando quiser. Muito obrigada por tudo.
E dando-lhe um último longo beijo, frio como o
éter, abriu a porta do carro, passou através do portão fechado do
cemitério e desapareceu.
Vinícius de
Moraes
Fonte:https://brainly.com.br/tarefa/2377274#readmore
Assim como nas músicas ou nos filmes, todo texto escrito também tem
uma função comunicativa, por exemplo: fazer rir, deixar triste etc.
e que, no caso do texto a seguir, a intenção é deixar o leitor com
medo. Dentre as principais características de um conto de terror
está a densidade e a coerência da história, seja ela por escrito
ou mesmo em forma de filme ou série, por exemplo. Esse tipo de conto
sempre é singular e com densidade, buscando despertar o medo no
espectador.
Registre em seu caderno:
- Após a leitura do conto, descreva que sentimentos a leitura provocou em você?
- Onde se passa a história?
- Como são as personagens dessa história? Descreva-as.
- Que semelhanças existem entre esse texto e o vídeo da Noiva na estrada?
- E quais as diferenças dentro da narrativa podemos alencar entre o conto e o vídeo?
- É interessante sabermos um pouco sobre o autor desse texto não acha? Pesquise sobre Vinícius de Moraes e registre aqui.
Questão 03: Já sabemos que um conto de terror e suspense é
uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos,
em que a narrativa é organizada de forma a criar um clima de
expectativa e suspense no leitor, sendo desta forma a sequência de
fatos narrados um elemento importante deste
gênero.
Nos textos narrativos para que a história tenha sentido, ela precisa
atender a critérios específicos no que se refere aos seus elementos
construtivos, como:
Espaço - É
o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam.
Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o
enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos
personagens.
Tempo -
Caracteriza o desencadear dos fatos. É constituído pelo
cronológico,
que, como o próprio nome diz, é ligado a horas, meses, anos, ou
seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo calendário. O outro
é o psicológico,
ligado às lembranças, aos sentimentos interiores vividos pelos
personagens e intrinsecamente relacionados com a característica
pessoal de cada um.
Personagens -
São as peças fundamentais, pois sem elas não haveria o próprio
enredo. Há a predominância de personagens que se destacam pelos
atos heroicos, chamadas de principais, outras que se relacionam pelo
seu caráter de oposição, as antagonistas, e as secundárias, que
não se destacam tanto quanto as primárias, funcionando apenas como
suporte da trama em si.
Narrador -
É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a
história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três
modalidades: Narrador- personagem -
Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a
narrativa é
contada
em
1ª
pessoa.
Narrador-observador
-
Apenas
limita-se
em
descrever
os
fatos sem se envolver com os mesmos. Aí
predomina o uso da 3ª pessoa. Narrador
Onisciente - Esse sabe tudo sobre o
enredo e os personagens, revelando os sentimentos e pensamentos mais
íntimos, de uma maneira que vai além da própria imaginação.
Muitas vezes sua voz se confunde com a dos personagens, é o que
chamamos de Discurso Indireto Livre.
Todos estes elementos correlacionam entre si,
formando o que denominamos de enredo,
que é o desencadear dos fatos, a
essência da história, a qual se constituirá para um desfecho
imprevisível que talvez não corresponda às expectativas do
leitor.
Este,
portanto, poderá ser triste,
alegre, cômico ou trágico, e de terror
dependo do ponto de vista do narrador.
Leia
o texto e em seguida responda as questões.
Pequenos contos de Terror escrita por juao
Capítulo
1
O
espelho
Cheguei em casa depois de um longo dia no
trabalho, estava cansado, apenas passei pela sala e fui para o
banheiro. Tirei a roupa e liguei o chuveiro, mas mesmo assim podia
ouvir aquelas batidas no vidro. Você sabe, você não estranha
batidas no vidro da sua casa, mas quando se mora no terceiro andar,
você começa a achar estranho sim.
Quando saio do banho elas cessaram.
Acordo e olho no relógio, são 3h14 da manhã,
e aquelas mesmas batidas ecoam pelo apartamento, não sei de onde
elas vêm. Volto a dormir.
Chego em casa as 23h00 de sexta, só quero ir
para minha cama, a happy hour com os amigos foi ótima.
Saio do chuveiro e vou para a cama, ligo a TV,
o que dá certa claridade para o quarto todo.
As batidas começam.
Cansado de tudo aquilo, dou um pulo da cama e
saio em direção a todas as janelas do apartamento. Não acho nada.
Volto para a cama, me deito e percebo que elas
param. Elas voltam.
Foi só nesse momento que percebi que as
batidas vinham do lugar que eu não
olhei.
O
espelho.
Notas
finais do
capítulo
e
aí, tem algum espelho perto de você? :p
- Descreva que sentimentos esse conto despertou em você?
- O conto “O espelho” segue as características de um conto de terror e suspense? Quais são elas?
- Onde se passa a história?
- Quando essa história aconteceu? Justifique com uma frase do texto.
- Quais são as personagens do conto?
- O narrador do texto é: participativo ou observador? Justifique com um trecho do texto.
Questão
04: Leia o texto
abaixo
Filme de terror sobre 'Coronavírus' deve
estrear ainda em 2020 Por Victória Bravo
Quarta, 18 março 2020, às 12:37.
Já era de se imaginar que a pandemia de COVID-19 viraria trama para
filmes e séries. No entanto, isso acabou acontecendo mais rápido do
que imaginávamos.
De acordo com o Horror
Society, atualmente existe um filme em pós-produção
intitulado “Corona Zombies”, uma trama sangrenta sobre um surto
de zombies canibais.
Estima-se que a produção será lançada nas plataformas digitais da
Full Moon, incluindo a Amazon, em 10 de abril de 2020.
O longa foi descrito como "uma visão oportuna e satírica de um
pandemia global fora de controle, que faz com que suas vítimas se
tornem… Corona Zombies”.
A história também mostrará um governo que “dorme ao volante”
ao conduzir a sociedade, pessoas ricas não levando o problema a
sério e o vírus se espalhando.
Confira o
pôster no site.
Disponível
em:
https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2020/03/18/coronavirus-filme-de-terror-
corona-zombies-deve-estrear-em-2020-covid-19.html
Se já estão produzindo um filme sobre o Corona vírus, por que não
escrever o seu próprio conto de terror e suspense com esse
tema?
Para começar você precisa organizar suas ideias e estruturar seu
texto. O conto de terror e suspense é um texto narrativo e um texto
narrativo se propõe a narrar um acontecimento entre um período de
tempo e espaço. Para isto, a história conta com uma situação
inicial, o conflito, o clímax e seu desfecho.
A situação inicial de uma história é a parte em que se
apresentam os dados básicos da história, como local, tempo e
personagens. Além disso, é feito um panorama geral sobre onde a
história começa.
O conflito, como o nome indica, se trata do momento em que as
possíveis complicações e entraves da história se iniciam.
O clímax é o ponto auge do conflito, sendo muitas vezes o
momento em que os personagens se deparam com algo de difícil
solução.
O desfecho se trata do fim do conflito. Após o clímax, os
personagens agem de determinada forma que acabam solucionando o
conflito. É possível que aqui sejam relatadas algumas consequências
do conflito.
A partir dessas informações, solte sua imaginação e crie a
estrutura do seu conto de terror preenchendo o quadro abaixo.
1. Crie
os elementos da narrativa do seu conto de terror de acordo com o que
pede.
ESTRUTURA
|
SUA
IMAGINAÇÃO
|
SITUAÇÃO
INICIAL
|
|
CONFLITO
|
|
RESOLUÇÃO
|
MATEMÁTICA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Matemática
1ª Semana
Habilidades:
(EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações
com números racionais.
(EF08MA01 - adaptada) Efetuar cálculos com potências de expoentes
naturais.
Objetos do conhecimento:
- Números racionais representação na decimal: operações.
- Potenciação.
Questão
01: Calcule as
potências a seguir.
Questão 02: Calcule os produtos (nos itens “e” e “h”
da questão 1 você precisou multiplicar números decimais, a
calculadora pode ajudar nesse momento, mas é importante que você
saiba como realizar essa operação sem o auxílio de recursos
tecnológicos, esse não é o momento de utilizar a calculadora, faça
os cálculos em seu caderno. Depois de resolver você pode utilizar a
calculadora para conferir se acertou. Caso não tenha acertado na
primeira tentativa, tente refazer os cálculos)
a) 5,6 . 3 d) 3,65 .
2,12
b) 1,28
. 2,3 e) 1,02 .
2,07
c) 9,01 .
5
LÍNGUA INGLESA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Língua
Inglesa
1ª Semana
Habilidade: (EF08LI05) Inferir informações e relações que
não aparecem de modo explícito no texto para construção de
sentidos.
Objeto
do Conhecimento: Construção
de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos.
Leia o texto sobre o que Tammy come no seu dia e seus hábitos
saudáveis e responda as perguntas abaixo.
TAMMY’S HEALTHY FOOD HABITS
For breakfast, I usually have cereal and milk and a piece of fruit –
an apple or a banana. If I wake up really hungry then I’ll also
have a piece of bread with jam on it. Sometimes
I’ll have eggs, an omelet with cheese and maybe ham. And if
I’m late for class, I’ll just have a cup of
coffee.
I don’t have a lot of time in between classes this semester, so for
lunch I will typically grab something quick to eat, like a slice of
pizza. Or a sandwich, either turkey or bacon with lettuce and
tomatoes. Despite the junk food at lunch time, I try to keep healthy
by having another piece of fruit or a granola bar for a snack in the
middle of the afternoon.
Dinner is my favorite meal, and it’s usually when I eat the most. I
love pasta, so I’ll often have ravioli or lasagna. Once in a while
I will eat chicken with a side of potatoes or spinach. I always have
ice-cream after dinner. Chocolate or vanilla, these are my favorites.
Vocabulário:
grab something quick to eat = comer uma coisa rápida I try to keep
healthy = tento me manter saudável
once in a while = de vez em quando
a side of (something) = uma porção de (alguma coisa) acompanhando o
prato principal
QUESTÃO 01: De acordo com o texto, qual das alternativas
abaixo é VERDADEIRA com relação à Tammy.
- Tammy nunca come fruta.
- Sua refeição favorita é o almoço.
- Ela ama sorvete de baunilha.
- Tammy tem muito tempo para almoçar.
QUESTÃO 02: De acordo com o texto, qual das alternativas
abaixo é FALSA com relação à Tammy.
- Às vezes, Tammy não janta.
- Às vezes, Tammy come ovos no café da manhâ.
- Quando Tammy está atrasada para escola ela simplesmente toma uma xícara de café.
- Ela ama sorvete.
QUESTÃO 03: De acordo com o texto, o que Tammy come no café
da manhã?
- bacon, pizza, and orange juice.
- sandwich, pasta, and ice-cream.
- cereal, milk, and banana or apple.
- junk food, onion, and fast food.
QUESTÃO 04: De acordo com o texto, qual das alternativas
abaixo é VERDADEIRA com relação a
Tammy.
- Tammy nunca come vegetais.
- Ela sempre almoça em casa
- Barras de granola e frutas são exemplos de comida saudável.
- Tammy come sorvete no café da manhã.
CIÊNCIAS
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ciências
1ª Semana
Habilidade: (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes
fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados
em residências, comunidades ou cidades.
Objeto do Conhecimento: Fontes e tipos de energia.
Transformação de energia. Cálculo de consumo de energia elétrica.
Circuitos elétricos. Uso consiente de energia elétrica.
Você sabia que a energia elétrica não é o único tipo de energia
que utilizamos no cotidiano? Para compreender as energias, vamos
primeiro dominar o conceito de recursos naturais. Dizemos que são
recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que
podemos encontrar e retirar da natureza, eles fazem parte da formação
dos lugares sem a intervenção do homem e é através desses
recursos que se torna possível a vida na Terra. Entre os principais
recursos naturais que existem temos: o ar, o solo, a luz e o calor do
sol, a água, as florestas, os animais e muitos outros. É possível
dividir os recursos naturais em recursos naturais renováveis e o dos
recursos naturais não renováveis (ar, carvão mineral, gás
natural, luz do sol, mares e rios, minerais, nuclear e petróleo). Os
renováveis são aqueles recursos que possuem a capacidade de se
regenerar após serem utilizados pelo homem nas atividades. Entre os
recursos que possuem essas caraterísticas temos: A energia solar
(luz do Sol), Águas (hidrelétricas), força dos ventos (Eólica),
materiais orgânicos (Biomassa) entre outras. Já os recursos não
renováveis abrangem todos os outros que não podem se regenerar.
Temos como exemplo: o petróleo (combustível fóssil), carvão
mineral (combustível fóssil), urânio (Nuclear), gás natural
(Combustível fóssil) entre outros. O Semiárido brasileiro
caracteriza-se pelo déficit hídrico, uma vez que as chuvas são
irregulares no tempo e no espaço e a quantidade de chuva é menor do
que o índice de evaporação, que chega a 2.500 mm/ano. A
localização do semiárido brasileiro é privilegiada, no que se
refere à radiação solar e aos ventos. Dessa forma, as
potencialidades de
fontes alternativas de
energia devem
ser mais
exploradas na
região, visto que o custo/benefício a longo prazo é
reduzido, e os impactos ambientais em sua instalação e utilização
são mínimos quando comparados a outras formas de obtenção de
energia.
QUESTÃO 01: É muito importânte conhecer e saber identificar
quais recursos naturais são renováveis e quais não são
renováveis. De acordo com o texto escreva em seu caderno os recursos
naturais que existem, identificando cada um se renovável ou não
renovável.
QUESTÃO 02: O clima do nordeste possui características
destintas e uma dessas características faz com que duas formas
alternativas de energias renováveis possam ser usadas de forma a
minimizar o uso das hidroelétricas e o impacto ambiental que essa
energia hídrica acarreta quando instalada. Sendo assim, responda em
seu caderno:
- Quais as duas energias renováveis que o texto fala que podem ser usadas aproveitando o grande potencial natural do nosso semiárido?
- Agora explique com suas palavras, por que o uso das hidroelétricas causa um grande impacto ambiental onde ela é instalada.
OBSERVAÇÃO: Com o objetivo de desenvolver as Competências
Específicas (sete e oito) de Ciências da Natureza da Base
Nacional Comum Brasileira (BNCC) responda as questões a
seguir.
Sabe de quem iremos falar agora?
É do mosquito aedes aegypti, rajado, geralmente escuro, com listras
brancas no corpo. Ele pica principalmente durante o dia. O macho se
alimenta de frutas. A fêmea se alimenta de sangue, pois é
necessario para o amadurecimento dos ovos. A fêmea deposita seus
ovos próximos à superfície da água, nas paredes dos recipientes,
vasos, pneus, tanques, garrafas, tampinhas de garrafa, latas e etc.
Quando os ovos entram em contato com a água, depois de um tempo,
saem larvas que futuramente se transformarão no mosquito causador da
dengue, zika e chikungunya. Por isso, todos nós devemos combater os
criadouros do mosquito da dengue evitando deixar objetos acumulando
água, principalmente em nossa casa. Aproveite esse tempo que você
está em casa, sem ir para a escola e elimine todos os focos do
mosquito da dengue. Escolha um dia da semana e separe pelo menos 10
minutos para vasculhar sua casa e eliminar todos os focos desse
mosquito.
“VAMOS DAR UMA LIÇÃO NO MOSQUITO”
QUESTÃO 03: É muito importante combater os criadouros do
mosquito da dengue. Mas para isso precisamos saber se você conhece
quais objetos em sua casa o mosquito da dengue pode usar para
depositar seus ovos. Escreva em seu caderno no mínimo seis objetos
que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue em sua casa se
você deixar água parada.
QUESTÃO 04: Agora que você sabe quais objetos em sua casa
podem ser criadouros do mosquito. Escolha um dia da semana para
verificar todos esses objetos e eliminar os possíveis focos do
mosquito da dengue (aedes aegypti). Peça um adulto para lhe ajudar.
Você já pode começar hoje
mesmo.
Faça um relatório de no mínimo 10 linhas em seu caderno onde você
vai responder as seguintes indagações:
- Qual dia da semana você irá combater os focos dos criadouros do mosquito da dengue em sua casa?
- Qual o adulto você vai chamar para lhe ajudar nessa missão?
- Escreva todos os objetos que você identificou que podem ser focos do mosquito da dengue dentro da sua casa e também quintal.
- Quais desses objetos você encontrou água parada?
- Algum possuia as larvas do mosquito da dengue? Quais?
- Se achar alguma larva do mosquito da dengue informe a um adulto para ele ajudar a eliminar esses focos.
- Explique com suas palavras qual a importância dessa ação para protejer você e sua família.
Veja
algumas formas de eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.
- Tampe os tonéis e caixa d’água.
- Mantenha as calhas sempre limpas.
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
- Pneus e qualquer objeto que estejam no quintal devem estar cobertos ou protegidos para evitar o acúmulo de água.
- Mantenha lixeiras bem tampadas.
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
- Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
GEOGRAFIA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais
Componente
Curricular: Geografia
1ª
Semana – TEMA: O
LUGAR ONDE VIVO
Habilidades:
(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana
pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes
períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da
população humana pelos continentes.
(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história
das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando
a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica
demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
Objetos do conhecimento:
Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais.
Questão 01: Sabemos que população mundial vive um período
de Pandemia de COVID-19 (corona vírus) e que isso se deve também, a
dispersão e fluxos migratórios da população humana pelo planeta,
levando o vírus a espalhar-se por vários países. Escreva os
motivos que levaram ao deslocamento populacional de possíveis
contaminados por corona vírus ao Brasil ou à sua
cidade?
Questão 02: A distribuição da população pelo mundo é
influenciada por fatores físicos (condições climáticas, relevo,
acesso aos recursos hídricos) e econômicos. Considerando os fatores
que influenciam na dispersão da população no mundo, escreva quais
seriam os fatores ou condições atuais que levam aos movimentos
migratórios para o Brasil?
Questão 03: Explique como a distribuição populacional
mundial ocorre de forma desigual, ou seja, países muito populosos e
outros pouco populosos?
Questão 04: O envelhecimento da população está mudando
radicalmente as características da população da Europa, onde o
número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar às próximas
décadas a 30% da população total. O que justifica esse
envelhecimento populacional?
HISTÓRIA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: História
1ª Semana
Habilidade: ( EF09HI01) Descrever e contextualizar os
principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da
emergência da República no Brasil.
Objeto do conhecimento: Segmentar e problematizar a relação
entre o individuo e o meio, por meio da oralidade, incentivando o seu
diálogo entre pares.
Questão
01: O que é
identidade pessoal?
Questão 02: Quais as características do lugar onde você
mora?
Questão 03: Quais os aspectos que caracterizam sua
identidade?
Questão 04: Em sua opinião, você como cidadão pode ajudar
a sua comunidade? Como?
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Educação
Artística 1ª
Semana
Habilidades:
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical,
usos e funções da música em seus contextos de produção e
circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes
dimensões da vida social, cultural, política, histórica,
econômica, estética e ética.
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais,
contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a
capacidade de apreciação da estética musical.
Objeto
do conhecimento: Contextos
e práticas
Questão 01: Pesquisar, com os familiares que o aluno tiver
acesso, quais são suas preferências musicais do tempo de sua
juventude.
Questão 02: Desenhar uma árvore genealógica com as
preferências musicais obtidas na pesquisa com seus
familiares.
Texto de
apoio (link):
Vídeo de apoio (link):
ENSINO RELIGIOSO
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Ensino
Religioso 1ª Semana
Habilidade: (EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções
podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
Objeto
do Conhecimento: Crenças,
convicções e atitudes.
QUESTÃO 01: Registre por escrito a sua opinião sobre o que
representa crenças na sua vida.
QUESTÃO 02: Convicção é um argumento convincente, opinião
firme a respeito de algo, com base em provas ou influencias de
outros, tomando por base essa introdução escreva atitudes que
favorecem um bom convívio familiar.
QUESTÃO 03: Relate atitudes que você considera fundamental
como forma de combater a pandemia do coronavírus.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ano/Etapa:
8º Ano – Anos
Finais Componente
Curricular: Educação
Física 1ª Semana
Habilidade:
(EF89EF07)
AQUECIMENTO
Para darmos início a nossa atividade é necessário “acordar” a
nossa musculatura através de um aquecimento simples. Antes de
começarmos vamos verificar nossa frequência cardíaca em repouso? A
Frequência Cardíaca é a quantidade de batimentos que o coração
realiza dentro de 1 minuto.
Como fazer: Para medir, pode-se colocar o dedo indicador e médio na
parte lateral do pescoço (ou sobre o pulso), onde se sente os
batimentos cardíacos e contar quantas pulsações se percebe durante
1 minuto. Anote sua frequência em repouso.
Fonte
da imagem:
https://www.wikihow.com/images_en/thumb/f/fd/Know-if-You-Have-a-Healthy-Heart-Rate-Step-2-
Version-2.jpg/v4-728px-Know-if-You-Have-a-Healthy-Heart-Rate-Step-2-Version-2.jpg
Vamos começar! Realize 30 segundos de polichinelo e descanse 15
segundos. Repita duas vezes.
Fonte
da imagem:
https://abrilboaforma.files.wordpress.com/2018/05/376_site_normal_corredoras1.jpg?quality=90&strip=info&w=640&h=427
O segundo exercício será o “mountain climber” ou escalador.
Para realizar esse exercício você ficará sob os 4 apoios do corpo,
membros superiores e inferiores, e alternará a posição das pernas
dobrando os joelhos sem movimentar a base dos braços, como se
estivesse escalando uma montanha. Realize 10 movimentos e descanse
por 15 segundos. Repita esse exercício duas
vezes.
Fonte
da imagem:
https://image.shutterstock.com/z/stock-vector-mountain-climber-exercise-female-
character-doing-workout-for-belly-burn-fitness-in-the-gym-abs-1348704482.jpg
E aí sentiu o coração acelerar? Então verifique novamente sua
frequência cardíaca conforme você fez quando estava em repouso!
Algo mudou? Anote esse segundo resultado e compare.
Curiosidade:
Calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) é fácil,
rápido e imprescindível para saber os limites do seu corpo antes de
começar a se exercitar. Para encontrar a sua, subtraia sua idade de
220. Por exemplo: uma pessoa de 15 anos deve fazer o cálculo 220 –
15 = 205.
Qual é a frequência cardíaca normal?
Em adultos normais, varia de 50 a 100 batimentos por minuto e em
crianças a frequência é mais elevada, chegando até 140 bpm. E
aí, quanto foi a sua?
Fonte:
Saúde
- iG @
https://saude.ig.com.br/bemestar/calculando-a-frequencia-cardiaca/n1596962277487.html
HORA DE DESAFIAR SEUS MEMBROS SUPERIORES
Vamos realizar um exercício de remada fechada. Esse exercício
tem como foco principal a ativação dos músculos posteriores de
tronco (trapézio, deltoide, redondo maior/menor, latíssimo do dorso
e romboide). Você poderá realizá – lo com o auxílio de uma rede
armada ou de uma toalha de banho colocada dobrada no armador de rede.
Divida os punhos da rede em duas partes iguais, segure em ambas as
partes e puxe trazendo o peso do seu corpo. Realize esse movimento 12
vezes e descanse por 1min. Execute duas vezes essa série de
exercícios.
Dica: Mantenha seu abdômen contraído (barriga dura), observe se sua
coluna está retinha e é muito importante inspirar pelo nariz e
expirar pela boca, num movimento de respiração correto.
Agora com o auxilio de uma cadeira, de preferência encostada na
parede, vamos executar o tríceps mergulho com o seguinte
movimento. Apoie os braços na cadeira como se fosse sentar, flexione
as pernas e realize o movimento de subida e descida movimentando
apenas os braços. Certifique – se de que seu abdômen está
contraído (barriga durinha) e sua coluna bem retinha! Realize o
movimento 12 vezes, descanse 1 minuto e repita o exercício.
Fonte
da imagem:
https://thumbs.dreamstime.com/b/cadeira-mergulhos-do-tr%C3%ADceps-banco-exersice-esporte-
silhuetas-da-mulher-que-fazem-o-exerc%C3%ADcio-treinando-134714683.jpg
AGORA VAMOS TREINAR OS MEMBROS INFERIORES COM UM EXERCÍCIO FÁCIL:
Encoste-se na parede como se estivesse sentado numa cadeira (Wall
Sit), encoste a parte de trás dos braços e contraia o
abdômen (barriga durinha). Mantenha essa posição observando sempre
a respiração por 15 a 20 segundos. Descanse 30 segundos e repita o
exercício. Esse é um exercício isométrico! Você sabe o que isso
significa?
Questão 01: Convide pessoas de sua família de diferentes
idades e realize a medição da frequência cardíaca em repouso e
após realizar alguma atividade como, varrer a casa,
subir uma
escada, após
a ida
ao supermercado
ou à
farmácia, e
compare esses
números. Calcule a frequência máxima cardíaca dessas pessoas e
verifica se estão dentro da normalidade de acordo com valores já
citados ou que você pode pesquisar na internet.
Questão 02: Faça esse pequeno relatório, coloque a data da
atividade e guarde para ser entregue ao seu professor de educação
física no retorno das aulas.
Questão 03: Se puder, faça fotos da realização das
atividades e envie para o whattsapp da escola, registrando assim sua
participação ativa durante a semana.
Não se esqueça de lavar sempre as mãos com água e sabão e tomar
banho após a atividade. Nossa higiene pessoal é a melhor arma
contra o coronavírus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário