25 maio, 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 3ª SEMANA - PROF: MARCOS / MARIANE / THAÍS - 7º ANOS

LÍNGUA PORTUGUESA – 3ª SEMANA

ANO/SEGMENTO:7ºANOS

COMPONENTECURRICULAR:LÍNGUAPORTUGUESA

UNIDADESTEMÁTICAS:PRODUÇÃODETEXTOS/LEITURAS

 OBJETOS DE CONHECIMENTO:
  1. Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição;

  1. Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção;

  1. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

HABILIDADES:

(EF67LP10) Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO:

Você tem hábito de assistir aos telejornais? E quanto aos jornais impressos ou online, você os lê? Todos esses veículos de comunicação são alimentados principalmente por notícias. Elas levam às pessoas as informações mais importantes e recentes. Nas atividades a seguir você estudará sobre o gênero notícias através de uma notícia veiculada por um site.

Atividade 1 - LEIA A NOTÍCIA ABAIXO:

Casos de coronavírus no Brasil em 19 de março. 
Secretarias estaduais de saúde contabilizam 647 infectados em 21 estados e no DF. Último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 621. Já são sete mortos no Brasil, cinco em SP e dois no RJ. Por G1 19/03/2020 09h01 Atualizado há 37 minutos.
Confirmada segunda morte por novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 22h10 desta quinta-feira (18), 647 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado.
Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em SP e duas no RJ.Também nesta quinta, a secretaria de Saúde de Alagoas atualizou o número de 1 para 4 casos. O Rio Grande do Sul registrou mais casos confirmados e agora registra 37 infectados. A secretaria de saúde do Paraná informou que o estado registra 23 casos. Em São Paulo, o número de casos confirmados do novo coronavírus aumentou de 240 para 286.
Fonte: Secretarias estaduais da Saúde e Ministério da Saúde.

 

Transmissão comunitária

De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
A transmissão comunitária está configurada nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima). Por fim, a pasta também considera o mesmo status apenas para o sul de Santa Catarina, mais especificamente a região da cidade de Tubarão. A declaração não vale para todo o estado.


Lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira para prevenir o coronavírus — Foto: Carlos Pol.

Situação no mundo

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (atualizadas às 16h40 de quartafeira), houve 207.855 casos confirmados e mais de 9.000 mortes por Covid-19 em 166 países e territórios.
O balanço apontou que cerca de 34 % das mortes estão concentradas em Hubei, província chinesa onde se iniciou o surto: lá, foram ao menos 3.130 vítimas fatais. A Itália aparece como o segundo país com mais mortes por novo coronavírus, são 2.978, 32% de todas as mortes no mundo.
Autoridades da China reportam 34 novos casos de coronavírus todos vindos de fora do país
A China anunciou nesta quinta-feira que, pela 1ª vez desde o início do surto, não registrou qualquer novo caso de transmissão local do novo coronavírus, mas teve 34 novos casos de infectados que vieram do exterior.
Também nesta quinta, os governos da Austrália e da Nova Zelândia anunciaram a suspensão da entrada de pessoas não residentes no país, para reforçar as medidas destinadas a conter a propagação da pandemia de Covid-19.
Até o momento, os países não determinaram o fechamento das escolas nem adotaram medidas de confinamento. A Austrália registra 642 casos confirmados do novo coronavírus e a Nova Zelândia, 28.
Brasil contraria OMS e só faz testes nos casos graves O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que não mudará agora o critério adotado na fase de mitigação, e só as pessoas com casos graves serão testadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, na última sexta-feira (13), que os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para "achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19.
O governo federal, que disse ter comprado kits da Fiocruz para 30 mil testes nos laboratórios públicos, disse que o objetivo da medida é economizar testes para as pessoas com complicações.

HORA DE EXERCITAR

Atividade 2 - Releia o primeiro parágrafo da notícia e responda às perguntas.
a. Qual foi o acontecimento?

_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


b. Onde ocorreu?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


c. Quando ocorreu?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________


Atividade 3 - Explique a relação entre a primeira foto e a notícia, observando a legenda.


_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

Informações sobre o gênero:Notícia
É um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.:

Releia o trecho da notícia.

“A China anunciou nesta quinta-feira que, pela 1ª vez desde o início do surto, não registrou qualquer novo caso de transmissão local do novo coronavírus, mas teve 34 novos casos de infectados que vieram do exterior.”
a. Qual o fato apresentado nesse trecho?


____________________________________________________________________
____________________________________________________________________



b. De acordo com a notícia o que significa “transmissão comunitária”?

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________



Releia o trecho da notícia.


os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19‖.
a. Explique o emprego das aspas no trecho acima.

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________



b. Qual o tempo verbal foi empregado? Que efeito de sentido ele provocou no texto?

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c. Releia a notícia e observe que os adjetivos são pouco utilizados. Por quê?



__________________________________________________________________
__________________________________________________________________



d. Qual classe gramatical predomina em uma notícia?

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________



PARA SABER MAIS!

A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais ou revistas. Caracteriza-se por apresentar uma linguagem simples, clara, objetiva e precisa, pautando-se no relato de fatos que interessam ao público em geral.
A notícia online é um texto multimodal, isto é, constituído por elementos verbais (texto escrito) e não verbais (visuais) (imagens estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos etc.).
Blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e hipermidiáticos (recursos audiovisuais, como os vídeos, por exemplo) que compõem a notícia online e possibilitam ao leitor mais flexibilidade e autonomia, já que ele pode
escolher diferentes percursos de leitura, a fim de desenvolver uma melhor compreensão dos fatos noticiados.

Elementos constituintes do texto notícia:


Manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Título auxiliar (Linha fina) – Serve como um complemento do título principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.

Lide (lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê? Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e pode levar informações rápidas e claras ao leitor.

Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos – tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas.

Outras informações com detalhes mais importantes vêm logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícia, os eventos são apresentados pelo interesse na perspectiva de quem conta e pelo que o leitor pode considerar mais importante.
ATIVIDADES:

AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE MAIS SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA (PÁGINA 1) E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:

Atividade 1 – Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje?

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


Atividade 2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de causar impacto no leitor?

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim, quais?


__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


Atividade 4 – De acordo com a notícia lida, preencha o quadro abaixo:


MANCHETE: ____________________________________

SUBTÍTULO: ___________________________________

PRODUZIDO POR:  ________________________________

LIDE: (QUEM - QUANDO - POR QUE - COMO - ONDE)
 ____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________

 Leia uma notícia na internet, jornal ou revista e complete:


Manchete: _____________________________




Subtítulo: ____________________________





Produzido por: ________________________





Lide: (Quem? /Quando? /Onde? /Por que? /Como?)



_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________



Corpo da Notícia:



_____________________________________________
_____________________________________________

Fechamento da Notícia:


___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Atividade 2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito? (1ª OU 3ª pessoa)


__________________________________________________________________

__________________________________________________________________



Atividade 3 – Agora é hora de produzir.

Produza uma notícia para um jornal online sobre a COVID-19, coronavírus, utilizando dados atualizados sobre a propagação da doença no Brasil. 
Verifique se sua notícia possui todos os elementos do quadro acima. BOM TRABALHO!
__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário