LÍNGUA
PORTUGUESA – 3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO:7ºANOS
COMPONENTECURRICULAR:LÍNGUAPORTUGUESA
UNIDADESTEMÁTICAS:PRODUÇÃODETEXTOS/LEITURAS
OBJETOS
DE CONHECIMENTO:
- Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão e o uso adequado de ferramentas de edição;
- Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção;
- Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.
HABILIDADES:
(EF67LP10) Produzir notícia impressa tendo em vista características
do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha
fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de
importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam
precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir
notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das
características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o
manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e
humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários,
reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares
sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria
e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de
recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações
etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico
espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua
relação com o texto verbal.
DESENVOLVIMENTO DO PLANO:
Você tem hábito de assistir aos telejornais? E quanto aos jornais
impressos ou online, você os lê? Todos esses veículos de
comunicação são alimentados principalmente por notícias. Elas
levam às pessoas as informações mais importantes e recentes. Nas
atividades a seguir você estudará sobre o gênero notícias através
de uma notícia veiculada por um site.
Atividade 1 - LEIA A NOTÍCIA ABAIXO:
Casos de coronavírus no Brasil em 19 de março.
Secretarias estaduais
de saúde contabilizam 647 infectados em 21 estados e no DF. Último
balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 621. Já são sete
mortos no Brasil, cinco em SP e dois no RJ. Por G1 19/03/2020 09h01 Atualizado há 37 minutos.
Confirmada segunda morte por novo coronavírus no estado do Rio de
Janeiro. As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 22h10
desta quinta-feira (18), 647 casos confirmados de novo coronavírus
(Sars-Cov-2) no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último
balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta,
contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros
casos da doença no estado.
Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira
pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco
mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de
óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro
mortes em SP e duas no RJ.Também nesta quinta, a secretaria de Saúde de Alagoas atualizou o
número de 1 para 4 casos. O Rio Grande do Sul registrou mais casos
confirmados e agora registra 37 infectados. A secretaria de saúde do
Paraná informou que o estado registra 23 casos. Em São Paulo, o
número de casos confirmados do novo coronavírus aumentou de 240
para 286.
Fonte: Secretarias estaduais da Saúde e Ministério da
Saúde.
Transmissão comunitária
De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas
áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma
região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou
sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem
da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não
viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
A transmissão comunitária está configurada nos estados de São
Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três
capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das
capitais de SP e PE, já incluídas acima). Por fim, a pasta também
considera o mesmo status apenas para o sul de Santa Catarina, mais
especificamente a região da cidade de Tubarão. A declaração não
vale para todo o estado.
Lavar
as mãos com água e sabão é a melhor maneira para prevenir o
coronavírus — Foto: Carlos Pol.
Situação no mundo
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde
(atualizadas às 16h40 de quartafeira), houve 207.855 casos
confirmados e mais de 9.000 mortes por Covid-19 em 166 países e
territórios.
O balanço apontou que cerca de 34 % das mortes estão concentradas
em Hubei, província chinesa onde se iniciou o surto: lá, foram ao
menos 3.130 vítimas fatais. A Itália aparece como o segundo país
com mais mortes por novo coronavírus, são 2.978, 32% de todas as
mortes no mundo.
Autoridades
da China reportam 34 novos casos de coronavírus todos vindos de fora
do país
A China anunciou nesta quinta-feira que, pela 1ª vez desde o início
do surto, não registrou qualquer novo caso de transmissão local do
novo coronavírus, mas teve 34 novos casos de infectados que vieram
do exterior.
Também nesta quinta, os governos da Austrália e da Nova Zelândia
anunciaram a suspensão da entrada de pessoas não residentes no
país, para reforçar as medidas destinadas a conter a propagação
da pandemia de Covid-19.
Até o momento, os países não determinaram o fechamento das escolas
nem adotaram medidas de confinamento. A Austrália registra 642 casos
confirmados do novo coronavírus e a Nova Zelândia, 28.
Brasil contraria OMS e só faz testes nos casos graves O
secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo,
afirmou que não mudará agora o critério adotado na fase de
mitigação, e só as pessoas com casos graves serão testadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, na última
sexta-feira (13), que os países apliquem testes em massa para
descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para "achatar
a curva" da disseminação da doença Covid-19.
O governo federal, que disse ter comprado kits da Fiocruz para 30 mil
testes nos laboratórios públicos, disse que o objetivo da medida é
economizar testes para as pessoas com complicações.
HORA DE EXERCITAR
Atividade 2 - Releia o primeiro
parágrafo da notícia e responda às perguntas.
a. Qual
foi o
acontecimento?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Atividade 3 - Explique a relação
entre a primeira foto e a notícia, observando a legenda.
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Informações
sobre o gênero:Notícia –
“É um gênero textual
jornalístico e não literário, que está presente em nosso
cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação.
É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento
real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais,
revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.:
Releia o trecho da notícia.
“A China anunciou nesta quinta-feira que, pela 1ª vez desde o
início do surto, não registrou qualquer novo caso de transmissão
local do novo coronavírus, mas teve 34 novos casos de infectados que
vieram do exterior.”
a. Qual
o fato apresentado nesse
trecho?
b. De
acordo com a notícia o que significa “transmissão
comunitária”?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
Releia o trecho da notícia.
―os
países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado
e isolar esses pacientes para achatar a curva" da disseminação
da doença Covid-19‖.
a. Explique
o emprego das aspas no trecho
acima.
b. Qual
o tempo verbal foi empregado? Que efeito de sentido ele provocou no
texto?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
c. Releia
a notícia e observe que os adjetivos são pouco utilizados. Por
quê?
d. Qual
classe gramatical predomina em uma
notícia?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
PARA SABER MAIS!
A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos
existentes e tem como intenção informar acerca de determinada
ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de
comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou
impresso em jornais ou revistas. Caracteriza-se por apresentar uma
linguagem simples, clara, objetiva e precisa, pautando-se no relato
de fatos que interessam ao público em geral.
A notícia online é um texto multimodal, isto é, constituído por
elementos verbais (texto escrito) e não verbais (visuais) (imagens
estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos etc.).
Blocos hipertextuais (o hipertexto são os nós que ligam palavras,
textos, imagens etc.) e hipermidiáticos (recursos audiovisuais, como
os vídeos, por exemplo) que compõem a notícia online e
possibilitam ao leitor mais flexibilidade e autonomia, já que ele
pode
escolher diferentes percursos de leitura, a fim de desenvolver uma
melhor compreensão dos fatos noticiados.
Elementos constituintes do texto notícia:
Manchete
ou título principal –
Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de
chamar a atenção do leitor.
Título auxiliar (Linha fina) – Serve como um complemento do
título principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim
de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.
Lide (lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e nele são
expostas as informações que mais despertam a atenção do leitor
para continuar com a leitura do texto. Busca responder às questões:
Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê? Esta estratégia é
bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e
pode levar informações rápidas e claras ao leitor.
Corpo da notícia – Trata-se da informação propriamente
dita, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos
mencionados. Após trazer as informações mais importantes no
primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros
acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As
informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos –
tais como as personagens, o espaço e o tempo – são priorizadas.
Outras informações com detalhes mais importantes vêm logo em
seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as
consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no
lead, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes.
Em uma notícia, os eventos são apresentados pelo interesse na
perspectiva de quem conta e pelo que o leitor pode considerar mais
importante.
ATIVIDADES:
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE MAIS SOBRE O GÊNERO, RELEIA A NOTÍCIA
(PÁGINA 1) E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:
Atividade
1 – Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos
inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Atividade 2 – Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi
bem elaborada a fim de causar impacto no leitor?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Atividade 3 - Há recursos multimodais na notícia mostrada? Se sim,
quais?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Atividade
4 – De acordo com a notícia lida, preencha o quadro abaixo:
MANCHETE: ____________________________________
SUBTÍTULO: ___________________________________
PRODUZIDO
POR: ________________________________
LIDE: (QUEM - QUANDO - POR QUE -
COMO - ONDE)
____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Leia
uma notícia na internet, jornal ou revista e complete:
Manchete: _____________________________
Subtítulo: ____________________________
Produzido
por: ________________________
Lide:
(Quem? /Quando? /Onde? /Por que? /Como?)
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
Corpo
da Notícia:
_____________________________________________
_____________________________________________
Fechamento
da Notícia:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Atividade
2 – Em qual pessoa o texto noticioso que você leu foi escrito? (1ª
OU 3ª pessoa)
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Verifique
se sua notícia possui todos os elementos do quadro acima. BOM
TRABALHO!
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário