28 maio, 2020

CIÊNCIAS - 3ª SEMANA - PROF: JOÃO MIRANDA - 9º ANO


Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados


9º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS – 3ª SEMANA

ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução

OBJETO DO CONHECIMENTO:
I)   Hereditariedade;
II)  Ideias evolucionistas;
III) Preservação da biodiversidade.

HABILIDADES: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

Atividade 1
Leia o texto:
Eu já sabia!?
“Durante séculos, um cara chamado Van Helmont, dizia que tinha uma receita para produzir ratos, isso mesmo, produzir camundongo com uma receita. A produção desses murganhos se dava da seguinte forma: Helmont colocava uma caixa em um ambiente imundo e dentro dessa caixa ele colocava uma camisa suja de suor e trigo (farinha). Depois de três semanas ele ia buscar a caixa e adivinha o que tinha lá dentro!? Assim, ele “provava” sua tese/teoria (geração espontânea). 
Fonte: Prof. João Miranda.

Antes de introduzirmos o conteúdo, comente COM SUAS PALAVRAS se você concorda ou discorda de VAN HELMONT e porquê.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Caso você tenha discordado no exercício anterior, é por que você tem uma noção do que é GENÉTICA e reprodução. Por isso, você saber que numa goiabeira não nasce maça.
Para compreender melhor o que é genética, e seus os conceitos, eu sugiro que contemple o vídeo do Prof. Thiago, no link a seguir:  https://www.youtube.com/watch?v=lD7IWU9ZBkQ. E, caso necessário, você também pode consultar o resumo no site toda matéria, nesse outro link, https://www.todamateria.com.br/introducao-a-genetica/




Questão 1: O que é genética e o que ela estuda? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: O que são genes (gens) e qual sua função? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: O que o vídeo define que são CROMATINA, CROMOSSOMOS E ALELOS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: O que o vídeo define que são GENÓTIPOS E FENÓTIPOS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2
Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto para expandirmos (desenvolvermos) nossas habilidades a respeito desse assunto. Para isso, eu sugiro você acessar o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4, ou basta realizar uma busca no google, nesse link https://www.todamateria.com.br/primeira-lei-de-mendel/ do toda matéria, também se desejar pode baixar o arquivo no link abaixo https://drive.google.com/file/d/1M8tRQIP_EGKPxSNqE4iHlpmpJCkKfUH-/view.

 Questão 1: Quem foi Gregor Mendel e qual sua contribuição para genética? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Cite pelo menos 5 motivos (exemplos), pelo qual, Mendel resolveu trabalhar com ervilhas. 




___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3: Como é anuncia (ficou conhecida) a 1ª Lei de Mendel?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4: Explique o que são genes Dominantes e Recessivos na 1ª Lei de Mendel. 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 3

Essa atividade, trata-se de uma revisão. Para isso, basta você assistir a paródia no link
 https://www.youtube.com/watch?v=scBQyFbIYQ4. E responder o que se pede a seguir:

Questão 1: Enumere 10 palavras que você estudou e que aparece na paródia “genética clássica – vida de fessô”. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2: Enumere no mínimo 05 palavras que aparecem na paródia “genética clássica – vida de fessô” e que você não aprendeu, ou seja, não sabe seu significado. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Projeto Professores e Alunos Conectados
3




2 comentários: