Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia
Projeto Professores e Alunos Conectados
9º ANO – ANOS FINAIS
CIÊNCIAS –
3ª SEMANA
ANO/SEGMENTO: 9º Ano – Anos Finais
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
UNIDADE TEMÁTICA: Vida e Evolução
OBJETO DO CONHECIMENTO:
I) Hereditariedade;
II) Ideias evolucionistas;
III)
Preservação da biodiversidade.
HABILIDADES: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
Atividade 1
Leia
o texto:
Eu já
sabia!?
“Durante
séculos, um cara chamado Van Helmont, dizia que tinha uma receita para produzir
ratos, isso mesmo, produzir camundongo com uma receita. A produção desses
murganhos se dava da seguinte forma: Helmont colocava uma caixa em um ambiente
imundo e dentro dessa caixa ele colocava uma camisa suja de suor e trigo
(farinha). Depois de três semanas ele ia buscar a caixa e adivinha o que tinha
lá dentro!? Assim, ele “provava” sua tese/teoria (geração espontânea).
Fonte: Prof. João Miranda.
Antes de introduzirmos o conteúdo, comente COM
SUAS PALAVRAS se você concorda ou discorda de VAN HELMONT e porquê.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Caso
você tenha discordado no exercício anterior, é por que você tem uma noção do
que é GENÉTICA e reprodução. Por
isso, você saber que numa goiabeira não nasce maça.
Para
compreender melhor o que é genética,
e seus os conceitos, eu sugiro que contemple o vídeo do Prof. Thiago, no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=lD7IWU9ZBkQ.
E, caso necessário, você também pode consultar o resumo
no site toda matéria, nesse outro
link, https://www.todamateria.com.br/introducao-a-genetica/
Questão 1: O que é genética e o que ela estuda?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: O que são genes (gens) e qual sua função?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: O que o vídeo define que são CROMATINA, CROMOSSOMOS E ALELOS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: O que o vídeo define que são GENÓTIPOS E FENÓTIPOS.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 2
Agora,
vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto para expandirmos (desenvolvermos)
nossas habilidades a respeito desse assunto. Para isso, eu sugiro você acessar
o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4,
ou basta realizar uma busca no google, nesse link https://www.todamateria.com.br/primeira-lei-de-mendel/
do toda matéria, também se desejar pode baixar o arquivo no link abaixo https://drive.google.com/file/d/1M8tRQIP_EGKPxSNqE4iHlpmpJCkKfUH-/view.
Questão
1: Quem foi Gregor Mendel e qual sua contribuição para genética?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Cite pelo menos 5 motivos (exemplos), pelo qual, Mendel resolveu
trabalhar com ervilhas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3: Como é anuncia (ficou conhecida) a 1ª Lei de Mendel?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4: Explique o que são genes Dominantes e Recessivos na 1ª Lei de Mendel.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3
Essa
atividade, trata-se de uma revisão. Para isso, basta você assistir a paródia no
link
Questão 1: Enumere 10 palavras que você
estudou e que aparece na paródia “genética clássica – vida de fessô”. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2: Enumere no mínimo 05 palavras que
aparecem na paródia “genética clássica – vida de fessô” e que você não
aprendeu, ou seja, não sabe seu significado. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Projeto Professores e Alunos Conectados
|
3
|
quando sera a volta aulas
ResponderExcluirdava pontes tenta organizar
ResponderExcluir